Sonata Kreutzer

Sonata Kreutzer Leon Tolstói

Resenhas - A Sonata a Kreutzer

natália rocha 25/10/2021

nas primeiras páginas do livro já pude considerar que tolstói tinha ideias polêmicas sobre o amor e o matrimônio, assim como sobre as diferenças nas relações de homens e mulheres. não sabia que o ciúmes tomaria conta do enredo, ainda mais de uma forma tão intensa e monstruosa.

o enredo do livro se passa dentro de uma conversa entre dois homens em uma viagem de trem. gosto bastante de livros assim, uma história dentro da história.

a música também é algo bem importante. no posfácio do tradutor conheci um lado de tolstói muito sensível para a música, sendo algo que, mesmo que prazeroso, o perturbava imensamente.

a escolha de ''a sonata a kreutzer'' de beethoven como título da obra faz bastante sentido. há um trecho que tolstói diz que a música excita a alma, que não deveria ser permitido que essa sonata fosse tocada casualmente em uma sala de visitas. o autor vê um caráter libidinoso na música, que seria capaz de provocar ''a mais perigosa proximidade entre um homem e uma mulher''. e quem resolveu tocar essa música em uma sala de visitas? os alvos do ciúmes do nosso protagonista.

não foi minha novela favorita do autor - ''felicidade conjugal'' segue na frente -, mas foi uma leitura que me permitiu conhecer um lado obscuro de tolstói.

vou encerrar com uma frase do posfácio de boris schnaiderman: ''a literatura nos obriga às vezes a conviver com aquilo que nos parece mais odioso em nosso cotidiano''.
Diego Rodrigues 25/10/2021minha estante
Preciso ler! Tem duas coisas que adoro aí: a música e o enquadramento de uma história dentro da outra ?

natália rocha 26/10/2021minha estante
então grandes chances de curtir o livro ?

renatavisani 22/09/2021

Não concordei com uma palavra desse livro. Dito isso, brilhante. Tolstói constrói o panorama de uma Rússia na qual o divórcio começa a ser normalizado.

Thiago 21/09/2021

Perfeito
Tolstói nunca me decepciona. Ele consegue fazer com que o leitor sinta as emoções dos personagens. Nesse caso em particular fanatismo e amor doentio. Algumas vezes colocamos coisas na cabeça que só estão lá, mas acabam modificando o nosso mundo real.

Washington 28/08/2021

Um livro com um personagem intragável, com opiniões difíceis de engolir sobre casamento, sexo, papel da mulher na sociedade, mas é escrito de uma forma genial como em tudo que o Tolstoi escreveu.
Uma experiência de leitura muito boa. Nem sempre vamos nos separar com opiniões igual as nossas, né.

Daniel Lucca 29/07/2021

Uma fase triste de Tolstoi
Em sonata de Kreutzer fica evidente o a amargura de Tolstoi com o casamento, em vários trechos a personagem relata suas desilusões. Como tudo que Tolstoi escreve é muito bom! Ele prende mesmo na tristeza.

"A espécie mais elevada dos animais, a espécie humana, devia, para se manter na luta contra os outros animais, assemelhar-se em tudo a um enxame de abelhas; não se multiplicar até ao infinito. Devia, como as abelhas, criar assexuados, isto é, caminhar para a continência e não para o sensualismo para o qual está organizada a vida moderna."

Ramalho 18/07/2021

A desarmonia humana
Boris Schnaiderman termina o posfácio de Sonata a Kreutzer com: A Sonata a kreutzer desafia-nos até hoje a parecer insistir em que a literatura nos obriga às vezes a conviver com aquilo que nos parece mas odioso em nosso cotidiano. E nada resume mais essa novela do que isso.
O que Tolstói nos propôs aqui, faz jus a mais completa desarmonia humana: a contradição. A nossa contradição nos coloca ao pé de não somente homens racionais, mas totalmente irracionais. E o que tem não de mais belo, mas de mais horrível na cotidianidade humana é essa contradição que nos faz sorrir com a morte ou chorar com a felicidade.
Em uma cotação de história simples sobre um assunto complexo, vemos todas as dores e desgraças de um homem preso em sua própria desarmonia; isso acompanhado a todas as críticas que fazem ao feminismo e ao semitismo (tão controvérsia ao nosso tempo) recai ao personagem um caráter de estranheza ao leitor. Assim como nosso abismo perante o personagem.
A parte do sentimentalismo controverso da música é algo também condizente com a desarmonia humana; de um lado toca nossos sentimentos de outro pode nos desfazer e nos desmoronar. Tolstói sabe disso, e é disso que o personagem está encarregado de desenvolver. Uma obra fantástica, uma das melhores do autor. Muito notável.
Tradução perfeita e edição completa.

bia 07/07/2021

a escrita de tolstoi é impressionante, eu odiei o personagem principal mas como a escrita te faz devorar o livro rapidamente

literar 30/06/2021

Um livro muito bom. Curto, mas com uma grande história, Tolstói apresenta por meio desta obra pensamentos e perturbações relativos ao tema aqui tratado.

Cris 19/06/2021

Alerta de incel
"Uns cedem-lhe o lugar, levantam-lhe o lenço, outros reconhecem seu direito de ocupar todos os cargos, de participar no governo, etc. Fazem tudo isso, mas o modo de encará-la é sempre o mesmo. Ela é um instrumento de prazer."
A sensação que eu tive lendo esse livro era que eu tava vendo aqueles vídeos do Spotnik do YouTube "Colocamos uma machista e uma feminista pra conversar sem que eles soubessem". A capacidade de Tolstói de abordar em 1891 um tema que ainda é pertinente em 2021 é simplesmente impressionante. Além de trazer a tona diversas reflexões sobre os supostos papéis do homem e da mulher na sociedade, tem uma leitura super agradável e ótimo pra quem quer começar a ler clássicos que não sejam tão complexos.

marcosandrade.e 06/05/2021

Polêmico e reflexivo
A partir da narrativa de A Sonata a Kreutzer, de Liev Tolstói, podemos criar reflexões acerca da violência e opressão contra a mulher, a romantização de casamentos abusivos e também sobre a visão que temos enquanto sociedade sobre a diferença nas liberdades de homens e mulheres na relação com a sua sexualidade e seus próprios corpos.

Renata Rezende 24/04/2021

Perfeito!
Super fã de Tolstói. Cada vez mais.
O personagem de quem a história fala, narra a voz de Tolstói, ressentido e perturbado, mas não é sobre ele. Existe um paralelo com os sentimentos provocados pela música e a experiência do personagem.

Acho que o livro conversa muito com o 'Felicidade Conjugal'. Há uma análise sobre a natureza do matrimônio, expectativas e a vida real surgindo logo após o sonho do enlace. Aos meus olhos é bem pé no chão, bem realista. Nesse caso agora, com uma pitada de ciúmes doentio e descontrolado.

Imperdível!

jurripe 28/03/2021

Curtinho e entretém
A novela é bem curta e dividida entre duas partes, uma sobre reflexões a respeito do matrimônio, monogamia e lealdade e a segunda sobre um relato de um dos personagens sobre seu casamento. Eu curti bastante, mas acho importante destacar aqui que não confiem no personagem que só expõe seu ponto de vista (poderia até citar certa semelhança com Dom Casmurro, mas acho que seria ousadia demais da minha parte. Super recomendo a leitura.

Carolina.Gomes 11/03/2021

Esse curto romance traz à baila questões sobre o amor romântico e a deterioração das relações. Há forte crítica ao modelo do casamento e ao papel da mulher na sociedade com um cunho moralista tal qual em Anna K.

Particularmente, eu sou fã da estética narrativa de Tolstói e vi muitos pontos de semelhança entre o personagem principal desse livro e Bentinho de Machado e Otelo de WS.

O romance segue o ritmo da sonata de Beethoven: o monólogo alucinado de Pózdnichev tem uns loopings de tirar o fôlego. Trata-se de uma mente extremamente perturbada que conduz o personagem a um ato tresloucado.

Durante a leitura, eu lembrei muito da célebre frase de Otelo: ?Oh! Cuidado com o ciúme, meu senhor! Ele é um monstro de olhos verdes, que produz o alimento do qual se nutre.?

Recomendadíssimo!
Bruna 11/03/2021minha estante
Ansiosa ??

Carolina.Gomes 12/03/2021minha estante
Gostei muito!

Camila 07/03/2021

Curto e denso
Em Sonata a Kreuzter, Tolstoi relata uma relação trágica de amor, ódio e adultério.
Apesar das muitas ideias absurdas apresentadas, sua genialidade é indiscutível.

Atila.Carlos 27/02/2021

Eu, de praxe, não sou muito incomodado com nomes de livros, principalmente em adaptações de nomes para o português. Todavia, quando me deparo, no meio da história com o significado do título do Livro em questão e percebo o quão pertinente lhe foi empregado, me regozijo! Pois assim foi com essa belíssima novela.
Ela nos leva para os tempos áureos da literatura russa, no século XIX e nos faz entender um pouco mais a dinâmica do casamento e a relação entre homens e mulheres de um modo geral, naquele tempo. Tudo isso se passa praticamente por um monólogo, muito bem fluido e progressivo. Li em formato de ebook e percebi que lá para os 40% de leitura, a história engatou de uma tal forma que não consegui parar até acabar. Impossível não se lembrar de Dom casmurro, guardadas suas devidas proporções, obviamente.

Tá afim de ler uma baita novela? Aquela leitura rápida e satisfatória? Eis aqui o que procura.

Indico!