Sonata Kreutzer

Sonata Kreutzer Leon Tolstói

Resenhas - A Sonata a Kreutzer

Cristina 11/11/2023

Musicalmente trágico
Em momentos até li ouvido a sonata, imaginando a traição ou não traição. Não sei. Um relato muito emocionante e crítico, quanto a relação de homens e mulheres perante a sociedade, e dentro de casa. Gostei muito, leitura fácil e rápida.

Lele_nlima 11/09/2023

Eu nunca imaginei gostar de literatura clássica Russa, e caramba? que livro! Você começa meio que sem entender o livro, o porque do local em que tudo acontece, sem entender os personagens, mas chegando no final você entende o porque do nome do livro, e cada vez que reflito, consigo pensar em mais significados. INCRÍVEL!

flavinhaaaaa 23/08/2023

Desconcertante
Uma obra desconcertante. Durante todo o período de leitura, fiquei em dúvida se estava com mais raiva do que o homem tinha feito ou a justificativa dele. É um livro que me deixou profundamente chocada, passei a refletir bastante de como uma visão distorcida pode ser fatal...

jackpveras 01/08/2023

Triste
Relação passional cuja traição da esposa, em um cenário musical, tem um acontecimento trágico que é revelado nas primeiras páginas da história. O enredo é simples, mas a forma com que ele é apresentado faz da obra algo magistral.

Adriana 31/07/2023

Bentinho russo
Esse livro tem uma similaridade absurda com "Dom Casmurro", e no final isso fica ainda mais evidente.
Leitura excelente, novela mais do que primorosa!

Raul.Maschieto 06/07/2023

Obra polêmica, mas interessante
Essa novela de Tolstoi é conhecida por apresentar certas visões controversas a respeito de alguns temas, principalmente a questão judaica e a feminina. No entanto, apesar dessa condição, ela apresenta reflexões muito interessantes sobre a música e as relações conjugais, o que a torna uma obra prima do mestre russo, Tolstoi.
Recomendo a leitura!

Beatriz Machado 23/06/2023

“Antes, eu ainda tinha vacilações, dizia a mim mesmo “Talvez seja mentira, talvez me engane”. Dom Casmurro russo?
A sonata de Beethoveen dá nome a esta obra de Liev Tolstoi e ela foi inicialmente dedicada a George Augustus Polgreen Bridgetower, um violinista polonês e que depois, como relata a questão amorosa, acabou por ser presenteada a Rodolphe Kreutzer, um violinista francês.

Essa curta novela de Tolstói publicada em 1889 é focada em diálogos que acontecem durante uma viagem de trem. Há conversas bem intensas sobre a relação entre homem e mulher, além do instituto do casamento em um aspecto MUITO machista [lembrando o tempo: mil oitocentos e oitenta e nove! Não tem como discutir sobre isso, é impossível].

Muito embora haja uma moça que demonstra o avanço da sociedade russa naquele tempo, por óbvio, ainda temos uma sociedade caminhando e, por consequência, tem-se ainda os resquícios do machismo reinante.

Porém, a novela avança para sua finalidade um pouquinho mais adiante, onde um rapaz aparece e faz seu relato pessoal: ele m4t0u sua própria esposa e explica sua motivação [sendo bem sincera aqui: isso para mim não soa spoiler]. Aqui temos o que chamamos de “legítima defesa da honra”, uma figura penal que até um tempo atrás [e olha que estamos em 2023], era utilizada no Brasil.

A nível de Brasil mesmo, essa tese foi derrubada pelo STF somente em março de 2021, porque ainda existiam homens que justificavam seus atos terríveis como defesa de sua própria honra. A tese contraria os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção à vida e da igualdade de gênero.

Muito embora o homem tenha praticado este ato, nós não sabemos se aconteceu o fato, até porque o rapaz está completamente cego de ciúmes e age sem pensar, achando que sua honra está ferida. Desse modo, toda a novela pode ser delírios do personagem, como também pode de fato ter acontecido.

DISCLAIMER:

Os livros são produtos de nossos tempos. Eu alimento essa tese, porque de fato, são. O livro vai trazer um desconforto para quem vai ler, até porque o machismo é massivo, mas… sabe, é 1889. Não se pode esperar nosso temos em 1889. Portanto, tenha parcimônia a ler livros tão antigos, não cobre mudança, não cobre nada, nem milite.

site: https://www.instagram.com/readstriz/

Isabelle.Jaguszewski 15/06/2023

Um livro que me emocionou muito. li bem rapidinho, é curto e fluído, a linguagem ajuda bastante.
me engajei bem rápido na história e eu fico cada vez mais abismada com o brilhantismo dos autores russos e de como somos privados disso no ensino brasileiro em geral. discutem temas muito à frente da sociedade ocidental, neste livro em específico fala muito da questão da mulher e divórcio no casamento. da idealização do amor romântico.

é um livro belíssimo, de engasgar com o choro querendo brotar, uma descrição tão detalhada que me arrepiou e me deu boas horas de reflexão sobre a condição humana. o ciúmes tao visceral, a crença do homem que nós mulheres pertencemos a ele, em todas as nossas funções e com todos os nossos esforços.
cada pedaço de alma e corpo tem de ser doado ao homem, sob pena de morte ?para a mulher. ao masculino, não era a intenção de ter feito o que fez.

simplesmente genial.

@letravermelha 30/05/2023

Uma visão extrema sobre os amores !
Esse para mim é um livro difícil de descrever. Com início intenso e altamente reflexivo ele se encaminha para uma segunda parte mais tranquila onde além de ser incrívelmente divertido você fica mais preso a narrativa nessa segunda parte. .

No decorrer da leitura eu comecei a crer que o protagonista realmente era um ser bastante radical com sua visão sobre o amor, as relações no casamento e os papéis do homem e da mulher na sociedade. .

Tudo oque era dito por ele tinha uma visão muito pessimista e extrema : Ora a sociedade corrompia o homem deliberadamente, ora a mulher ( naquela época) não fazia nada senão viver no ócio e fazer de tudo pra fisgar um homem e se casar, ora ter filhos não passava de um absoluto tormento e que a vida conjugal seria mil vezes melhor sem os que ele chama de estorvos. .

Tudo aqui é analisado pela visão desse homem que matou sua esposa. Somente na segunda metade do livro que ele explica em detalhes oque se deu antes de ele cometer esse ato. .

Na primeira ele discorre sobre suas ideias extremas. Segundo ele na teoria o amor é algo ideal, elevado, mas na prática o amor é ignóbil, porco sendo repugnante e vergonhoso lembrar e falar sobre ele. Todo o mote do texto gira em torno desse pensamento que nos conduz ao motivo do assassinato de sua esposa. .

Tolstoi aqui alfineta a maternidade, o amor como algo abjeto , a relação sexual com a esposa como sendo algo de suínos,
demonstra seu ódio aos médicos e a medicina, aponta a crueldade da sociedade que incentiva a perversão dos jovens e consequentemente as doenças sífiliticas, aqui tudo é analisado sob uma lupa radical e pessimista. E mesmo assim eu gostei e até concordei com algo aqui e ali, porém sei que preciso reler para absorver melhor oque Tolstoi quis dizer nesse livro. Mas está recomendadissimo!!

skuser02844 21/05/2023

A obra aborda temas polêmicos, como o casamento, o amor e a sexualidade, através da história do personagem Pozdnyshev, que confessa ter assassinado sua esposa. O livro explora as relações humanas e critica a hipocrisia e os padrões sociais da época. Com sua prosa intensa e questionamentos morais profundos, Tolstói desafia as convenções sociais e oferece uma reflexão provocativa sobre a natureza humana. "A Sonata a Kreutzer" é considerado um dos trabalhos mais controversos e emblemáticos de Tolstói, destacando sua habilidade em explorar temas complexos com maestria.

Bruna 17/05/2023

Agonizante
Para começar, é preciso ignorar muitas falas machistas do personagem principal, porque se vc for dar bola pra isso, nossa, a leitura não anda! mas achei interessante a forma como a escrita vai nos deixando cada vez mais curiosos sobre o que vem em seguida, todos os passos do personagem até o principal acontecimento do livro, da pra sentir toda a angústia que ele sentiu até tomar tal decisão e também ver como os pensamentos influenciam muito na forma que experienciamos o mundo. leitura interessante.

gi 15/05/2023

Vale a reflexão
É possível que você não concorde com basicamente tudo o que é citado em um livro e ainda assim o achar fenomenal? Foi o que me aconteceu nesse livro. A história é narrada maravilhosamente bem, ao jeito Tolstói e por mais que seja meio repugnante algumas partes, não há como não gostar.
"Até lembro confusamente, que tendo cravado o punhal, no mesmo instante o retirei, querendo corrigir, deter, o que já fora realizado. Por um instante, fiquei imóvel, esperando o que ia acontecer, procurando ver se era possível corrigir aquilo.?
Mostra-nos arrependimento, mesmo que passageiro, mostra-nos a inconsequência dos atos impensados e imaturos, de agir com a cabeça quente, sem pensar.

KyaraG 10/05/2023

Esse livro pra mim foi além da história de um casal conturbado, do ciúme , da convivência? nossa são tantas problemáticas abordadas. Eu nunca marquei tanto um livro como esse foi o histórico mais extenso que já fiz. Tem tantas críticas que causam um mix de emoções/ reflexões ? Do entusiamo á revolta quanta emoção!
Me causou como leitora um incômodo a cada fala de alguns personagens. Ao ponto de querer discordar e entrar em um debate civilizado com esses senhores.
P*rra que livro foda, ouvir a sonata nos momento caótico do livro tornam a leitura ainda mais incrível kkkkk

Sendo bem rasa nas problemáticas para mim é um personagem egoista que odeia a
todos/ seus filhos e acaba culpando eles pelo casamento bosta que já tava ruim, além acabar matando sua mulher e não ter sido realmente punido por isso. Pelo menos ele foi sensato ao admitir que tudo começou errado seria melhor nunca ter se casado.

Tolstói você ganhou minha admiração no primeiro livro que li. De vdd você tem meu coração homem ?

Karolline.Campos 09/05/2023

Concluído em 09/05
Não sei o que comentar. Acho que por se tratar de Tolstói há a certeza de que a história é envolvente e impressionante. Apesar disso, não consigo dizer que cheguei a gostar da obra como um todo. Mas isso porque o protagonista é completamente insuportável e acho que... enfim. Não direi pois acho que é spoiler.

Uma leitura rápida e construtiva, vale a pena ler.