Sonata Kreutzer

Sonata Kreutzer Leon Tolstói

Resenhas - A Sonata a Kreutzer

Rayza.Figueiredo 19/02/2021

Sonata...
O título pouco tem a ver com a história; apenas que uma sonata de Beethoven desencadeou um ciúme doentio no personagem/narrador.
Este foi meu primeiro contato com um escritor Russo; embora seja um clássico, a escrita é bem tranquila, mas a tema abordado e a constante repetição de palavras e assuntos, tornou um pequeno livro de 120 pag, uma obra MUITO arrastada e cansativa.

Rafaela.Cruz 16/02/2021

Caminhada...
Nesse início de caminhada pelo universo de Tolstói, venho andando e me deliciando pelas infinitas facetas literárias que ele apresenta. Dei 4 estrelas, com o receio (ou não) de que lerei algo infinitamente maior. É uma história interessante e original. Me identifiquei, pois eu também fico ouvindo as fofocas nos transportes. Maria fifi, né mores!??!? A forma como ele discute os temas abordados é louvável.

Maria.anamariaprof 04/02/2021

Amo o Tolstoi, mas...
Eu amo esse autor. É um dos meus favoritos mas que livro difícil. Me vi sendo levada a sentimentos que não conhecia.
Mas é incrível perceber como é uma obra inteligente.

Amanda 26/01/2021

Minha primeira obra de Tolstói!
Não sei nem o que dizer. É sério. Nossa. Que coisa.
Comecei um pouco suspeita mas realmente a narrativa desse homem uxoricida consegue se sustentar de maneira dinâmica e você passa os capítulos finais sem conseguir descolar os olhos do papel, pedindo sabe se lá por qual mudança oportuna que não resulte no que já nos é dado como certo no enredo. Uma visão pessimista, estereotipada e fortemente cristã do matrimônio e do papel da mulher na sociedade que, inevitavelmente, te faz refletir sobre certos paradigmas sociais em um teor extremamente hipócrita e até barroco. Ou talvez, irônico.
Vale também escutar um trecho da melodia que dá nome à obra.

Borges 26/01/2021

Minha 1ª leitura russa
Gostei muito. Achei bastante moderno para a época em que foi escrito. Principalmente as falas iniciais em que relatam os direitos da mulher em um casamento. Hoje, em diversos países, muitas ainda nem sonham com muito do que a senhorinha diz naquele trem.

Difícil constatar que o ciúme ainda é muito presente no dia de hoje. Talvez se a relação dos dois tivesse mais diálogo, principalmente nos poucos dias de namoro que antecederam o casamento, a vida deles poderia ter sido mais feliz para ambos.

Nelissa 05/01/2021

Leitura incômoda
O livro é excepcional, como comumente as obras de Tolstói são, mas dentre as que já li, esta, certamente, é a que me causou maior incômodo. Interessante a experiência de uma leitura que te fisga, mas que é totalmente narrada pelo ponto de vista de um personagem que te desperta diversas formas de repulsa.

Karol 04/12/2020

O casamento é tão vil quanto um bordel
Sim! Esse livro é magnígico, justamente, por detonar uma instituição civil, que nada mais é do que a prostituição consentida, através de enfeites e poesias. Aliás, o livro é muito melhor que isso. Excelente.

Isa 27/10/2020

Refletir sobre os modelos sociais
Não é porque certas coisas se estabeleceram em determinado período que elas precisam ser mantidas mas acredito que o fato mais relevante dessa obra de fato seja a maneira como o autor apresenta com simplicidade e coerência os maiores problemas e fraquezas de determinado conjunto de aparatos sociais e comportamentais que destroem vidas e que e se alimentam dessa destruição até hoje.

Helo 20/10/2020

Uma obra muito interessante, tendo em vista a data da sua publicação e o contexto histórico na qual se insere, vemos Tolstoi abordar assuntos polêmicos como machismo, traição e principalmente a imagem da mulher como algo puro e imaculado. O monólogo nos faz refletir sobre as ações e consequências do personagem enquanto avançamos a cada página na sua psique e imersão em valores quase sagrados. Uma leitura muito fluida e enriquecedora.

Gianny 15/09/2020

É bem interessante, a forma de construir a história até chegar ao desenlace é fascinante, vale a leitura.

Camila 05/09/2020

Monogamia, casamento, convenc?o?es impostas a? mulher, em especial a? que e? ma?e: A Sonata de Kreutzer, de Tolsto?i, foi escrita no final do se?culo XIX, mas cai feito uma luva nos dias atuais.

arlete.augusto.1 14/07/2020

Delirante
Difícil concordar com a visão cínica do protagonista em relação ao amor, à paixão e às relações conjugais, mas a prosa impecável de Tolstoi está presente em cada linha desta novela, em ritmo delirante, que narra, durante uma viagem de trem, a história do protagonista e sua esposa, uma relação tóxica em que antevemos o desfecho trágico.
Douglas 14/09/2020minha estante
Estou ansioso pra ler esse livro, Arlete

arlete.augusto.1 22/09/2020minha estante
Vale a pena!

Marcele 04/07/2020

Ciúmes
Adoro livros que iniciam pelo que vai acontecer no final como como ?crônicas de uma morte anunciada? do Gabriel Garcia Marques! A sonata te joga no meio do sentimento do protagonista que te deixa até com a mão suada de ansiedade e você que saber como ele chegou ao seu extremo. Aliás, de todos autores que já li, sempre me pego surpreendida pela forma como os russos conseguem descrever os sentimentos.
Douglas 14/09/2020minha estante
Parece ser ótimo, Marcele

Marcele 14/09/2020minha estante
Confesso que gostei mto!!!

Adriano.Couto 13/11/2020minha estante
Que otima resenha!