O Terceiro Gêmeo

Resenhas - O Terceiro Gêmeo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pefico 09/02/2010

Mais um livro bem construído de Ken Follet
Jeannie é uma pesquisadora interessada no comportamento humano. Sua pesquisa se enfoca no estudo de gêmeos que foram criados separados, especialmente quando um deles se tornou um criminoso e o outro um bom cidadão. Dessa foma ele consegueria separar o componente genético da criminalidade (um possível gene) do componente comportamental (criação).
No entanto, Ela não esperava deparar com um antigo segredo militar, que pode não só colocar sua carreira em risco, mas também seu bem-estar.
Os personagens são interessantes e bem reais e a narrativa é rápida, mantendo um passo excelente de modo que às vezes é difícil largar o livro e "ter uma vida". A história também é bom bolada e ele não deixa pontas soltas: se alguma coisa apareceu, é por que será importante mais pra frente, normalmente de formas que você não esperaria.
Um ponto fraco do livro é a ausência de descrição das reações emocionais dos personagens em situações onde elas fazem falta. Às vezes está acontecendo um pandemonium na vida da Jeannie há pouca descrição da forma como ela reage e se sente.

O Terceiro Gêmeo não é o melhor livro de Ken Follett, mas certamente é muito bom. O autor tem o dom de escrever thrillers e se você gosta do estilo dele, chece outros livros do mesmo autor.
vsc bibliotecária 24/03/2010minha estante
Li esse livro há mt tempo e adorei a história!! Porém, confesso a vc que não lembro do que se trata... (tbm, faz muitooooooooooooooooooo tempo mesmooooooooooooooooo!!!)

Pronto, ganhou um "gostei".

Erika 02/05/2021minha estante
Perfeito " mais um livro bem construído" !

Kate Dias 29/01/2022

Um prazer conhecer o Ken
Jeannie Ferrami é uma geneticista que pesquisa as semelhanças de comportamento entre gêmeos idênticos criados separadamente.

Ela faz uma descoberta impensável: dois jovens que parecem ser gêmeos idênticos, mas nasceram em dias diferentes, de mães diferentes, com perfis psicológicos totalmente distintos.

Dennis Pinker é um psicopata e assassino condenado. Steve Logan é um estudante de Direito honesto, sensível e sociável.

O livro aborda diversas questões de éticas médicas, abuso sexual, supremacia branca e superioridade masculina.

Jeannie é uma personagem forte, corajosa e destemida, ganhou meu coração logo de cara.

A maneira como o abuso sexual é relato na história me trás náuseas só de lembrar, mas a escrita e a trama da história são tão cativantes que não consegui parar de ler.

O decorrer da trama dos gêmeos e o descobrimento de um pelo outro é fascinante, Follett também explica de forma muito simples como é feita a pesquisa genética e como reproduziram os gêmeos.

Recomendo muito a leitura, Ken Follett é um autor incrível que tive o prazer de conhecer.
lubaninha 29/01/2022minha estante
opa, nunca tinha ouvido falar, mas já me interessei.

Kate Dias 31/01/2022minha estante
Muito bom, leia sim ?

Luiza.Paranagua 03/11/2023

A historia é interessante e prende, é importante ter em mente só que o livro é de 97 e tentar se situar nessa época, especialmente por conta da tecnologia.

O que me irritou um pouco foi como ele escreve sobre mulheres e algumas situações onde acho que não cabia a sexualização. No mais, me diverti lendo!
Catia Gama 31/03/2024minha estante
Pelo ano da publicação do livro fica muito evidente toda a forma sexista da escrita. Aliás o livro até o capítulo 10 mostra muito de um preconceito geral em todos os sentidos. Mas vamos ver como se desenrola a trama

Elias Maia 02/08/2012

É um livro que me pareceu muito com o estilo de Sidney Sheldon.Livro com teor moderno (genética) e estilo policial , de forma que você acaba por lê-lo rápido pela curiosidade de saber o que vai acontecer com as personagens.É um exemplo clássico daquele livro que você acaba de ler e fica algum tempo depois pensando no que iria acontecer com as personagens , quer saber mais mas as páginas já acabaram ...
Gostei muito deste Follet (nunca tinha lido um livro dele) e pretendo conhecer outros títulos do autor futuramente. A história é centrada na vida de uma pesquisadora (Jeannie) do ramo genético que procurava pares de gêmeos que haviam sido criados separadamente para comparar a maneira como viveram em relação ao caráter , e acabou encontrando um caso 'peculiar' envolvendo dois gemêos , e é a partir desse caso que a história se desenrola . A pesquisadora inclusive acaba correndo risco de vida pois a medida em que vai desenrolando os fatos sobre o caso , acaba encontrando uma imensa rede de falcatruas feitas por pessoas poderosas .
DIRCE 18/10/2013minha estante
Concordo com você: está mais para o S. Sheldon do que para o próprio Follet.

Ba 17/06/2013

Tenho versão em ingles, em papel
The Third Twin
Pretendo reler

Rele em fevereiro de 2013
Não achei tão bom quanto imaginava.
A história de clones já não é tão interessante
quanto antigamente que era novidade
sonia 23/07/2014minha estante
Acho que a questão fundamental do livro não é a clonagem, e sim o plano militar O soldado perfeito.
Quem viveu a maluquice que era o mundo antes da Perestroika vai entender. Os americanos acreditavam que os russos eram avançadíssimos em todo campo da ciência. Quando os portões se abriram, todos nós aqui no Ocidente levamos um susto - eles eram normais...nem um pouquinho mais motivados que qualquer um de nós.

DIRCE 18/10/2013

Teve seus méritos.
Um comentário feito pela minha amiga Léa (de que os gêmeos univitelinos possuíam os mesmos D.N.A ) me levou até "O Terceiro Gêmeo” do Ken Follet. Recordo-me que respondi a ela com uma pergunta: se isso é fato, como fica o reconhecimento de paternidade? E lhe disse ainda: mas então a própria mãe natureza se encarrega de uma clonagem? Busquei respostas para essas questões no Dr. Google. Curiosamente, na minha busca encontrei uma advogada que levantava a primeira questão, tendo em vista que ela defendia um caso de paternidade em que dois irmãos gêmeos univitelinos tinham tido relações sexuais com a genitora. Um Professor Adjunto do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP respondeu à advogada e, na sua resposta, fez menção a esse livro classificando-o como interessante.
Até então, só havia lido desse escritor ( Ken Follet) "Mundo Sem Fim” ( Os Pilares da Terra está a minha espera), que me fez “morrer de amor”, e a leitura desse livro somada a indicação do professor, fizeram com que eu iniciasse a leitura do “O Terceiro Gêmeo” com grande expectativa - acreditava que o livro seria um tanto quanto didático, mas não é. Eu sequer reconheci no romance o estilo adotado pelo Ken Follet em “ Mundo Sem Fim” Estava mais para Sidney Sheldon. Acho que posso fazer essa afirmação com propriedade, uma vez que na minha vida pregressa de ledora, “devorei”, acredito eu, TODOS os livros do Sheldon.
Confesso que li o “ O Terceiro Gêmeo” com a mesma avidez que li “O Outro lado da Meia Noite” ( meu primeiro Sheldon), porém, para quem esperava tirar algum aprendizado da leitura, foi bem frustrante: no meu entendimento, trata-se de pura ficção. Gosto da ficção. Gosto desse gênero literário, mas não era o que somente esperava encontrar nessa minha leitura, e houve agravantes: apesar ou devido ao fato do “ O Terceiro Gêmeo” ser um suspense policial romanceado, não consegui me impedir de “voar” até as páginas do “ Não me abandone jamais” e, a comparação entre os dois livros fez com que “O Terceiro gêmeo” se tornasse uma obra menor – se mostrou quase uma caricatura. E mais: o final do romance, para mim foi, muito previsível.
Quanto a trama ela gira em torno de uma investigação genética por meio da qual Jeannie pretende estudar a influência da criação no comportamento de gêmeos univitelinos.
Pode parecer contraditório, depois dos aspectos negativos que apontei, eu ter avaliado esse livro com três estrelas, mas levei em consideração a minha, digamos... aposta didática e a fluidez da leitura. Apesar dos pesares, teve seus méritos
sonia 23/07/2014minha estante
Dirce, gêmeos univitelinos são clones naturais.
Se você deseja esclarecer o assunto, leia A dupla hélice, de Watson e Creek, ou outros livros de genética. É um pouco complicado pra quem não é da área de saúde, mas interessante. Infelizmente, no Brasil mesmo, recentemente, tivemos um médico gaúcho, Roger Abdelmassih, processado, entre outros crimes, por clonagem não autorizada em casais que desejavam ter um filho e que ele fingia submeter a 'tratamentos hormonais'...O fim da hisótia é previsível, no entanto Ken Follet escreve tão bem que a gente continua lendo, torcendo pelos personagens.

caiothulius 31/05/2023

Que coisa ruim
Não é nem que a história seja ruim, o plot dos clones e todo o resto é uma boa ideia, mas só seria melhor se tivesse sido escritor por um bom autor.
1-tem sexo em todo lugar sem a menor necessidade, não passa a história pra frente simplesmente tá lá. Parece até que foi escrito por um adolescente e naopor um adulto. Não tem a menor necessidade dele falar sobre como a mulher gostava de não usar calcinha. Isso faz a história se perder no meio disso.
2- eu também sinto que os temas sérios do livro não foram trabalhados direito, parece só um adolescente querendo mostrar que é edge e usa isso só pra shock value.
Maria3122 12/06/2023minha estante
acabei de ler essa cena da calcinha, que desnecessário, eu to com nojo desse livro sinceramente

Fabio.Barbosa 13/02/2023

Razoável
Dos livros que li dele até hoje, esse foi de longe o mais fraco, nada que prende muito aquele vício de ler só mais a página, mas foi finalizado.
Fabiana Pessoa 21/05/2023minha estante
Concordo.

Lypee 29/08/2022

O que torna as pessoas quem são?
Aparentemente, ao ver essa pergunta a impressão que passa é que o livro é sobre psicologia. Acredito que essa tenha sido a ideia do Follet ao escrever.
A história tem a ação, drama e aventura costume dos livros dele, no entanto esse livro em especial joga um pouco com o conceito de genética e o que leva as pessoas a terem seus hábitos e personalidades?

Vale a pena a leitura
JuniorQuitta 31/08/2022minha estante
Estou lendo esse nesse momento

Lucianamogi 30/08/2012

É um livro que prende a atenção do início ao fim. Leitura fácil e interessante. O autor descreve as personagens com riqueza de detalhes. É uma ''viagem'' formidável. Recomendadíssimo.

sonia 21/09/2014

especulações sobre o uso da genética por pessoas mal intencionadas, assunto meio batido.
...e burras. Porque profissionais de saúde sabem muito bem que clones naturais existem: gêmeos univitelinos.
Quem estudar gêmeos, e isso é feito há décadas, responde tudo sobre clones.
Não responde sobe engenharia genética, o que é outra história.
Este livro fala de uma pesquisadora que se depara com gêmeos que nasceram em dias diferentes e de pais diferentes, e como isso aconteceu na década de 60, século vinte, antes, portanto, dos bêbes de proveta, ela fica inicialmente muito confusa.
O desenrolar do livro vai nos mostrar o porquê, onde e como foram feitas essas clonagens.
Assunto já meio fora de moda, mas na época em que o livro foi lançado, o livro devia estar nos conformes; embora ultrapassado o assunto, a maestria com que Follet escreve nos leva a ler até o fim.

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/

Zilai.alciele 27/04/2024

Leitura espetacular

Ele pode ser seu amante ,seu amigo ou seu assassino!

O terceiro gêmeo é um livro muito interessante envolvente e inteligente.

A história é cheia de mistérios e a Dr.Jeannie está disposta desvendar esse mistério.

Teve alguns problemas no enredo em duas situações,no interrogatório e sobre a super confiança de jeannie com um dos gêmeos.

O início do fim também não agradou muito.

Mais é um ótimo livro ,o Ken Follett escreve muito bem .

Henrique Moutinho 26/07/2020

Ciência, mistério, conspirações, psicopatas
Uma trama de acontecimentos é acidentalmente descoberto por uma pesquisadora, mas os detalhes dessa trama são nebulosos e ela se encontra constantemente ameaçada por forças que desconhece. Uma excelente leitura!

Patricia.Lima 08/10/2021

Bom.
Não é um livro maravilhoso, surpreendente, mas é um bom livro. O tema é um pouco antiguinho e batido pra nossa época, mas para a época em que foi escrito até que interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5