Desculpa, Quero Me Casar Contigo

Desculpa, Quero Me Casar Contigo Federico Moccia

Resenhas - Desculpa, Quero Me Casar Contigo

Naná 28/04/2011

Nada de enrolações...
...ou quase nada. Rsrsrs.
Desculpa, Quero Me Casar Contigo começou direto na história, sem grandes enrolações como no primeiro. De cara as coisas já estavam acontecendo. As histórias secundárias, dessa vez, estão bem amarradas com a central. Acho que é porque estão interligadas com os personagens principais.
Lá pelo meio do livro rolou uma enrolaçãozinha básica, por assim dizer. Mas nada que desse vontade de pular páginas como no primeiro livro.
Enfim, gostei do livro, estava curiosa pela sequência, que não deixou a desejar.
George Facundo 06/05/2011minha estante
Pois é... Mais ainda me parece aquele tipo de leitura que fica melhor na tela de cinema com refri e pipoquinha! :-)

Jéssica Santos 27/04/2011

Tão bom quanto o primeiro livro,vivenciamos as dúvidas de vários personagens e a resolução dos mesmos.

Fiquei uma vez sem contas com raiva no livro devido a atitude de certos personagens /o/ mas acabou dando tudo certo.

Valdirene.Perez 23/03/2011

Eu já tinha gostado muito do Desculpa se te chamo de amor, só achei um pouco confuso as histórias paralelas, mas este eu adorei! Casalzinho muito fofo, ele muito apaixonado e ela com as incertezas da idade, tudo com final feliz!

Jaqueline 12/03/2011

Se no livro anterior (“Desculpa se te chamo de amor”, livro também publicado pela editora Planeta) nós acompanhamos todo o desabrochar do amor entre os protagonistas Alex e Niki, nesta continuação temos a relação se desenvolvendo em um cotidiano cheio de dificuldades. O embate entre os percalços do dia-a-dia e o amor “romântico” é o grande tema de “Desculpa, quero me casar contigo”, que prima pela verossimilhança. Novas amizades, faculdade, trabalho: tudo isso parece formar um conjunto de inimigos para os dois amantes, mas a maneira como Federico Moccia aborda isto em seu livro é delicada, esperançosa e extremamente realista. A conexão que isto cria com o leitor é mágica, e por diversos momentos pude identificar situações semelhantes à vida real nas (muitas) páginas do livro.

O livro segue o formato de um roteiro, com diálogos expressos. Isso concede uma dinâmica especial a narrativa, que se torna muito ágil – às vezes até mesmo vertiginosa e um pouco cansativa. O texto se foca muito mais nos pensamentos dos personagens do que em suas falas, o que nos dá um bom insight sobre a personalidade e as intenções de cada um, assim como na dificuldade que é colocar na fala tudo aquilo que pensamos. São muitas as citações de frases, filmes e, principalmente, letras de músicas em italiano, que ganham tradução no rodapé das páginas. Isso me irritou de quando em quando, mas passei a relevar depois que vi como os versos transcritos para o livro são perfeitamente pertinentes aos momentos em que se apresentam.

Contudo, posso dizer que encantei pela história! Graças aos personagens secundários, que são muitíssimo bem trabalhados por Federico Moccia, a história não cai no óbvio “e viveram felizes para sempre”. Após dois anos de relacionamento, nosso appassionato Alex decide propor casamento a Niki. Não é preciso ir muito longe para saber o que acontece em seguida, não é? Ela aceita, e isso não é spoiler para qualquer pessoa versada em romances, rs. A partir daí a história engrena, pois a relação do casal entra em paralelo com as trajetórias amorosas de Pietro, Flavio e Enrico,os amigos casados de Alex, e de Dilleta, Olly e Erica, as amigas de Niki que, juntas, formam as Ondas (Onde, em italiano, é a junção dos nomes das meninas).

Após passarem férias na Ilha Blu, onde viveram dias paradisíacos, Alex está ainda mais romântico e encantador nesta continuação, de modo que praticamente inverte os papeis com Niki em comparação ao primeiro livro. De volta à realidade, ela fica surpresa e receosa com o pedido de seu amado, entrando em um turbilhão de dúvidas sobre seu futuro – e tudo isso misturado aos preparativos do casório e a sua nova vida na faculdade. O temor pelo futuro do casal torna-se uma constante e surge uma pergunta: o amor pode durar para sempre? Mais do que a conquista e o encantamento inicial, é interessante observar o esforço que é manter a chama do amor acesa em meio ao corre-corre diário, missão que “Desculpe, quero me casar contigo” cumpre com louvor!

Pessoalmente achei este segundo livro muito mais bem trabalhado e maduro. É até mesmo tocante ver os atritos de relacionamentos em um livro após tantos e tantos finais felizes ilusórios. Sabe quando o amor ainda perdura, mas as coisas bobas do cotidiano lhe cansam mais do que tudo? Ou então quando as tentações parecem falar mais alto do que a nossa vontade de manter um relacionamento “na linha”? Ou quando o ciúme mais parece um monstro que devora nossa paz? Pois isso tudo está nas páginas de “Desculpa, quero me casar contigo”. Nesse sentido, os gestos e momentos de amor e carinho são como tentativas de mostrar a outra pessoa que você se importa, que você ama e está comprometido - e isto vale desde um relacionamento amoroso até a amizade, como o livro bem mostra.

O livro também aborda o medo de crescer, de abrir mão da liberdade e do frescor da juventude, como tão bem nos mostram Pietro, o amigo mais cara de pau de Alex, e Diletta, amiga que Niki que se depara com uma escolha das mais importantes. Mostrando que a vida não é uma maratona e que as intenções valem muito, Moccia abandona as fórmulas feitas e consegue, de modo surpreendente, reacender nossa esperança neste sentimento que parece cada vez mais difícil de se encontrar por aí, o tal do amor...

>> Resenha previamente postada no site www.up-brasil.com

Mari 25/02/2011

Enquanto o primeiro livro é mais bonito e só mostra a parte boa de um relacionamento, a descoberta, a paixão, esse é muito mais realista e direto. Mostra o amor do dia a dia, as dúvidas frente a uma decisão, a confusão de sentimentos, as conseqüências de cada ato, menor que seja, o egoísmo, o voltar atrás e o seguir em frente, pra sempre.
Particularmente achei esse mais maduro, mais vida real mesmo, por isso gostei tanto. As personagens amadurecem, todas ela (exceto Pietro, é claro rs), ganham espaço e não deixam nada a desejar.
É claro, algumas partes são bem forçadas (como quando se fala sobre o Facebook, Apple, Steve Jobs... pensei até se rolou um patrocínio rs), outras partes são clichê (o show na praia), mas qual romance não é, apesar de toda a realidade? :)
Agradou, ótimo, é um favorito!

Olgashion 20/02/2011

Tão bom (ou melhor) do que o primeiro
Confesso que me confundi junto com a Niki, que sofri com o Alex e ri bastante com a Érica!

Adorei a sequencia e valeu muito a pena ter comprado o livro.

Lutar por amor não é fácil, ainda mais quando o seu respectivo está confuso e não lhe diz.

Ayla 26/01/2011

Mato
Bom neste livro, após a passagem de Niki e Alex pelo Farol da Ilha Blu, um ano atrás... Ele decide que éa hora de dar uma passo a mais, pedir Niki em casamento.

Tipo, eu tive vontade de matar ela várias vezes, mas dá para entender todas as suas inseguranças, mas se alguém me pedisse em casamento desse jeito eu casava mesmo lá em Las Vegas...hsausahu

Fantástico....

Domenica 19/01/2011

Sinceramente, li tipo "por obrigação" e por um tantinho de curiosidade... Achei as citações de canções italianas um tanto chatas. Enfim, gostei muito mais do primeiro.

Nanda Mello 11/01/2011

Fiquei maluca quando vi este livro vendendo, afinal, AMEI o primeiro e não podia deixar de "devorar" este! rs

Como já mencionaram aqui, o livro é apaixonante. É aquele tipo de romance bem "mimimi" que faz com que a gente não consiga parar de ler.

O livro é a continuação da história de Nikki e Alex, que a pede em casamento. Neste cenário, muitas histórias em paralelo, como dos amigos de Alex e as amigas de Nikki. Dúvidas, tentações e outros típicos problemas nos relacionamentos também são ilustrados.

Não dá para compará-lo ao primeiro, mas vale a leitura para quem quer ler algo apaixonante, quem gosta de romance ou simplesmente está atrás de uma boa leitura.

=)

Ale Salvia @estantedaale 24/12/2010

Não é decepcionante pois há cenas lindas no livro, mas deixou MUITO a desejar.
O primeiro é PERFEITO, mostra o amor de uma forma unica e o segundo trouxe uma história mais clichê e mais.... chata! hahaha
Federico Moccia me decepcionou um pouquinho e realmente gostaria de não ter lido esse livro, preferia ficar com a beleza do 'Desculpa, mas te chamo de amor'.
Aline Kerber 10/08/2011minha estante
Realmente, também esperava mais...

Pri Francisquet 10/11/2010

Como sempre o Federico Moccia nos traz um livro de linguagem apaixonante. Com frases e citações perfeitas. Com situações perfeitas (que você se imagina na pele da Niki querendo que isso tudo acontecesse com você) e com uma sutileza de todas as dúvidas da alma que somente ele poderia passar pro papel.

Nesse livro encontramos mais foco em todos os personagens, conhecemos não só a vida das Ondas mas conhecemos intimamente tbm os amigos do Alex. Em questão de enredo o primeiro foi realmente muito melhor, mas esse não deixa a desejar em situações de amor, carinho e amizade.

Lisse 28/11/2010minha estante
Pri, eu estou louca para ler esse livro. Preciso ir na livraria urgentemente! Vc foi a única que o leu e fez uma resenha. Obrigada!! Deu pra sentir um gostinha da história enquanto ele não chega nas minhas mãos.

XOXO, da Lisse

Pri Francisquet 08/12/2010minha estante
aproveitando o ensejo

grupo sobre o federico moccia *.*

Paula 30/03/2014minha estante
tem o link pra baixar w