A Demanda do Santo Graal

A Demanda do Santo Graal Heitor Megale (Org.)

Resenhas - A Demanda do Santo Graal

theoflores12 23/04/2022

O Santo Graal
Um dos grandes clássicos da literatura ocidental, base para história e lendas que perduram até hoje. A Demanda do Santo Graal é parte do ciclo arturiano, ou seja, os tomos que contam a história do Rei Artur.
No entanto, se você espera uma história de cavalaria como conhecemos hoje, vai se decepcionar. A leitura pode ser um pouco difícil e confusa em alguns trechos.
É um livro repleto de significados,metáforas religiosas e,em alguns pontos, um manual de cavalaria,mostrando como um cavaleiro do século XIII deveria se portar. Quais suas virtudes, quais ações tomar,etc.
Não é um livro fácil e não basta gostar do tema de cavalaria ou de história medieval para ler. Vale a pena ler com um material de apoio para entender bem as diversas metáforas presentes.

eliza.meireles.5 03/01/2022

Leitura incrível!
Vocabulário extremamente rebuscado e de difícil entendimento. É necessário ter conhecimento histórico e social sobre a época em que a história se passa, já que se trata das Lendas Arturianas.
Li para minhas aulas de Literatura Portuguesa e amei.

Line 10/02/2020

null
Cansativo, mas vale a pena.

Brisah 10/02/2020

null
Li esse livro para um trabalho da faculdade, e apesar de ter sido uma leitura um pouco desgastante, gostei do livro, foi bom conhecer um pouco do famoso Ciclo Arturiano.

Marcos Costa 12/05/2017

Um excelente livro, mas que precisa ser lido dentro do espírito e do estilo da época. Para quem está acostumado a apenas a best sellers, não é a melhor pedida. Recomendo-o principalmente a quem se interessa seriamente por Idade Média e pela literatura daqueles tempos.

Carina 18/11/2012

Para conhecer...
No prefácio, o organizador explica que a história do Rei Artur é uma compilação - não se sabe quem escreveu, se foi um só autor ou vários. Como a história percorreu séculos também não se tem todos os capítulos na sequência cronológica como aconteceram.
Por isso, o organizador montou o livro considerando o que temos hoje do texto tradicional (sem contar adaptações). Até o livro é uma lenda!!
Se você espera mergulhar numa história de cavalaria, não leia, vai se decepcionar. Ele não tem nada de romance (no sentido de estilo literário). É um livro conteudista, acima de tudo. Um livro para conhecer um pouco sobre a literatura da Grã-Bretanha. É bem rápido de ler, numa sentada você termina. Por conta de ser uma junção de fragmentos, lembra muito um livro de contos, porém, da mesma temática.
Gostei da forma como a história é escrita. O "autor" usa terminologias que achei bem engraçadas, como por exemplo: "por conta do fato, o cavaleiro pensou muito à maravilha", como dizendo que começou a imaginar coisas. A linguagem é bem fácil.
Também é possível notar porque a história é tão antiga. Ela fala da natureza humana, dos defeitos dos cavaleiros, das aventuras que passam. E esta temática, definitivamente, não morre nunca.

Pereira 29/06/2012

Rei Arthur
Esta é na verdade uma compilação de contos de vários cavaleiros da Távola Redonda. A leitura é um pouco monótona em virtude da obra ser escrita em padrões bem cultos da língua portuguesa. A estória se passa na idade média e narra as peripécias dos cavaleiro andantes, que saiam pelo mundo em busca de aventuras para por à prova sua coragem e seu valor. Pensando sob esta ótica, encontraram uma aventura bem difícil de ser cumprida. Pois até hoje, vários estão a procura do Graal. A principal importância para quem gosta da leitura por si só, é que ela marca o início do período literário denominado Trovadorismo. Obras atuais tendem a ter um pouco de outras clássicas. Então a leitura é sempre útil. Até mesmo para entender filmes baseados nos personagens deste livro. Não é raro vermos filmes que estão a falar sobre o Rei Arthur e seus fieis cavaleiros.

Cervethion 16/04/2012

Expoente da literatura em prosa voltada para a cavalaria e o ciclo arturiano.

Debora 18/01/2010

Essas sagas arturianas me encantam muito, devido à simbologia e linda linguagem poética envolvidas.