1001 Filmes para Ver Antes de Morrer

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer Steven Jay Schneider...

Resenhas - 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer

Miquéias 26/07/2014

A Bíblia do cinéfilo
Incontestavelmente indispensável para quem se considera um cinéfilo.

Não é um livro para ler em "uma pegada". É como a bíblia, tenha sempre ao seu alcance para uma consulta!

Douglas 14/06/2014

1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer
Embora eu seja um cara que assista vários filmes, eu não me considero um cinéfilo, tampouco me considero um crítico de cinema. Assisto apenas para diversão.
Se você tem essas mesmas características que eu, então eu afirmo que este livro deve ser lido apenas a título de curiosidade.

Por que eu estou dizendo isso?

O livro foi desenvolvido por vários críticos de cinema e é todo ilustrado com fotos ou cartazes dos filmes, tem uma pequena resenha de cada filme, fala um pouco da sinopse ou cita algumas curiosidades, além de mostrar informações técnicas como ano de lançamento, duração, direção, elenco, etc.
É claro que ninguém vai concordar com todos os filmes que estão listados neste livro, afinal de contas, neste livro há opiniões de outras pessoas e elas nunca serão iguais a sua.
Eu, por exemplo, assisti a vários desses filmes, alguns eu concordo plenamente de estarem nesta lista, porém outros eu discordo totalmente de estarem ali.
Alguns dos meus filmes favoritos nem foram citados e isto me decepcionou um pouco.
Eu, particularmente, retiraria alguns títulos e colocaria outros. Mas é claro que este livro não é meu, e o autor dele faz o que bem entende com a lista, estou apenas exercendo meu direito de dar um "pitaco".

MAS, eu fui obrigado a dar uma classificação baixa para o livro.

Por quê?

Porque eu achei este livro bastante chato.
A proposta do livro é interessante, pois ele faz uma catalogação cronológica de vários "clássicos" que muitos de nós nunca tínhamos ouvido falar. A cronologia vai de "Viagem à lua" (1902) até "O Artista" (2011), filme que fecha esta minha versão do livro (que tem o Avatar na capa).
O problema está nas resenhas dos filmes: são muito chatas!
Justiça seja feita, não são todas as resenhas, algumas até que são legais, mas várias (muitas, na verdade) chegaram a me irritar.
Vale lembrar que, ao contrário de muitas pessoas que leram apenas os títulos dos filmes e colocaram o livro como "lido" e correram para assistir os filmes (eu sei que muitos fizeram assim – embora eu não tenha nada contra essas pessoas), eu li página por página. Palavra por palavra dessas 945 páginas (há mais 15 páginas de índices e créditos).

Não pretendo me alongar, só vou citar 4 exemplos de trechos que eu achei chato:
Exemplo 01:
Em outras palavras: seria ele um entretenimento reconfortante e escapista que admite ser problemático para poder desobstruir e reforçar o status quo ou – quase à sua própria revelia – um gesto subversivo no coração do sistema hollywoodiano, um grito de raiva incontida como o massacre da Tootie da sua tribo imaginária de homens de neve?

Exemplo 02:
Observando ainda mais profundamente, é preciso dar crédito às inferências dos críticos cinematográficos da cahiers du cinéma, aos desenvolvimentos na pintura modernista, às correntes existencialista e bergsoniana da filofia europeia e outras revigorantes inovações teóricas / culturais / sociopolíticas desse período intensamente fértil da cultura francesa.

Exemplo 03:
Na viagem através do cômodo, os filmes, processos de cor e iluminação se modificam, levando em conta elementos aparentemente aleatórios, mas na realidade planejados. Enquanto isso, na trilha sonora, uma onda oscilatória progride da frequência mais baixa (50 ciclos por segundo) para a mais alta (12.000 ciclos) com fragmentos irônicos reatirados dos Beatles (Strawberry fields forever) misturados com o minimelodrama. Como muito do cinema underground e experimental, Wavelenght é facilmente tachado de pretensioso ou descartado como narcisismo intelectual, mas ainda é uma obra vital, importante e necessária.

Exemplo 04:
O pássaro das plumas de cristal, de Dario Argento, é uma adaptação não autorizada do romance de Fredric Brown The Screaming Mimi, muito mais fiel à trama original do que adaptação oficial de Gerd Oswald, de 1958, The BIRD with the Crystal Plumage. Dario usou as diretrizes gerais estabelecidas por Mario Bava em The Evil Eye (1963) e Bloond and Black Lace (1964) para produzir uma versão bem italiana do thriller no estudo de Hitchcock. Ao fazê-lo, o diretor criou um subgênero próprio com seu primeiro longa.

Eu acho que esses 4 exemplos ilustram bem o que eu estou querendo dizer, mas há dezenas (talvez centenas) de trechos assim.
Em muitas páginas o sono foi incontrolável. Quando eu chegava às páginas que eram ocupadas inteiramente por uma foto, eu pensava: "Que bom! Não vou precisar ler nenhum texto chato nesta página!".
Não pude deixar de pensar que este seria um livro de 1001 cochiladas para ter antes de morrer.

Além de tudo isso, há muitos spoilers nas resenhas.
Há resenhas que contam o final do filme!

Ainda por cima, o livro usa uma fonte extremamente pequena e uma folha branca, que reflete muita luz, o que torna a leitura ainda mais cansativa.

Repito: eu admiro e respeito a catalogação que o livro fez (por isso dei 2 estrelas) mas sou sincero em dizer que eu achei a leitura deste livro uma chatice sem tamanho.
Avaliando ele como leitura, o livro foi uma grande decepção (embora eu o considere um bom remédio para combater insônia).
Infelizmente..

Falando em falhas gerais, eu encontrei pouquíssimos erros de digitação nesta versão do livro (repetindo, que tem o Avatar na capa), mas esses erros de digitação são normais, tendo em vista a quantidade de texto que há no livro, mas eu gostaria de apontar 2 falhas graves:
1) Quem são os resenhistas PH, CP, ST, JP, SM, IHS e SW e por que o nome e a biografia deles não estão nos créditos dos colaboradores?
2) Por que as resenhas dos filmes FALE COM ELA (2002) página 901, GOMORRA (2008) página 919 e DEIXA ELA ENTRAR (2008) página 919 não estão traduzidas?

Para finalizar, este foi o primeiro livro que eu li da "Série 1001". Eu tenho outros livros da série como "desejados", mas depois de concluir este livro, coloco em "xeque" a possibilidade de ler um segundo livro desta série. Talvez no futuro. Em um futuro muito distante.

Um abraço e meu respeito a todos.
Hugo.Sismil 14/11/2016minha estante
desanimei em ler rsrsrs

Rafael Martins 09/10/2017minha estante
Olha cara, uma sugestão minha é ler as resenhas apenas após ver o filme, assim elas tomam um novo significado. Encaro o livro mais como um referencial para consultas. Claro que dessa forma vai demorar bem mais para concluir, ganhei esse livro há quase dez anos e assisti uns 180 filmes mais ou menos. Ou seja, é um projeto pra toda vida, como o Organizador ressalta no prefácio.

Fabio 29/09/2013

1001 Filmes
Este livro serve mais como um livro para consultas e também um passa tempo ocasional, para ir lendo esporadicamente. Porem tem alguns filmes ali que provavelmente não verei e talvez não tivesse interesse de ler sobre eles. Assim a única forma que percebi de aproveitar o livro por inteiro seria lendo-o em seguencia.

O livro tem quase 1000 paginas, tem muitas gravuras, mas por outro lado a fonte é bem pequena. Isso torna a leitura um pouco cansativa. A própria linguagem usada também não é muito atraente, por ser uma leitura muito fragmentada, já que são pequenas criticas. Assim não se cria um vinculo com o livro, e para mim, isso deixou a leitura bem morosa.

O que achei interessante foi acompanhar o cinema através dos anos. O livro organiza os filmes por décadas, em formato cronológico, quando se lê o livro inteiro percebe-se a evolução, as mudanças e os estilos da sétima arte desde sua criação. Aos poucos fui buscando incentivos para manter a leitura, e uma das formas que mais me agradou foi transformar os anos em capítulos, já que para cada ano existem vários filmem listados.

É um livro para quem gosta de cinema, acho que para aqueles que não se interessam muito, o 1001 filmes é apenas um livro para consultas, um grande compêndio sobre cinema que se abre ocasionalmente por uma curiosidade ou outra.

luke 06/02/2013

1001 filmes...
com uma linguagem facil e com otimas resenhas o livro expoem o melhor que o cinema pode oferecer.de e o vento a bastardos inglórios o livro segue como um verdadeiro guia para os apaixonados pelo cinema.o livro conta com varias ilustraçoes dos filmes.recomendo.

Silvana (@delivroemlivro) 17/11/2012

E você? Qual é a sua lista de filmes para ver antes de morrer?
Compartilhe conosco as suas escolhas. Acesse: http://artistasconsagrados.blogspot.com.br/2012/11/1001-filmes-para-ver-antes-de-morrer.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @skoobgrupo313
*Facebook: http://www.facebook.com/pages/Artistas-Consagrados-livros-sobre-os-criadores-e-suas-cria%C3%A7%C3%B5es/404822646252668

Tks!

Rafael 11/10/2012

Simplesmente meu manual, pra quem ama cinema e filmes cult esse livro é a chave para abrir novas portas !!

Ana Paula 12/10/2011

Gostei muuito, claro que acho que ainda faltaram alguns, mas tem cinema de vários países.
Uma injustiça, dos quatro filmes do Cary Grant com o Hitchcock, só colocaram um, Intriga Internacional (North By Northwest)
Mas, é claro que esse livro é inteiramente uma opinião pessoal.
Vale à pena ler.

Selton Zen 16/07/2011

Os Altos e Baixos de um Livro Criado para Cinéfilos, Como Eu!
ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG C DE CINEMA: http://cdecinema.blogspot.com/

Sou cinéfilo e como não possuo conhecimentos avançados sobre literatura para criticar os elementos literários desta obra, irei me ater ao conteúdo: os filmes.

Alguns criticam, outros apoiam, mas uma coisa é fato: é um livro essencial para qualquer cinéfilo. Além de servir como fonte de curiosidades, este livro ainda fornece esclarecimentos sobre vários movimentos cinematográficos, diretores e história, tanto do cinema, quanto mundial. É extremamente abrangente. Abrange desde curtas-metragens independentes experimentais aos maiores clássicos de Hollywood. Desde filmes de 1902 à 2007.

Como em toda lista, senti falta de vários títulos indispensáveis e me envergonhei de ver outros ridículos por lá. Obras-primas maravilhosas como "A Vida é Bela", "De Olhos Bem Fechados", "Dogville" e "O Grande Ditador" não constam, porém produções vergonhosas como "Top Gun - Ases Indomáveis" e "As Patricinhas de Beverly Hills" tem seu lugar em meio a grandes clássicos.

Além disto, vários erros na ficha técnica de alguns filmes estão presentes, como por exemplo, em "E O Vento Levou", a duração consta como 222 minutos, quando o correto é na verdade 233 minutos.

Muitos filmes que mereciam maior destaque foram deixados de lado, enquanto outros menos importantes foram ressaltados.

Mas estes deméritos são relativos. Na verdade, "1001 Filmes Pra Ver Antes de Morrer" é um livro completamente relativo, como todo guia e/ou lista. Aliás, esta obra é acima de tudo um guia para cinéfilos e é exatamente por isso que é indispensável para qualquer amante da sétima arte. Mas um alerta! É um livro enorme (943 páginas ao todo) e feito única e exclusivamente para os apaixonados por cinema, sendo assim, curiosos sobre o assunto não irão chegar ao fim!

Em uma visão macro, "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer" é um livro excelente, um guia considerável e uma lista muito completa (dada as proporções).

Paula 17/04/2011

Um ótimo guia para quem gosta de filmes e muito bom para programar a próxima visita na locadoura. Percebe-se que os filmes foram realmente vistos, mas notei que em alguma "sinopse" faltava a sinopse (curtinha que fosse) do filme e foi mais a opinião sobre o filme que prevaleceu.
Senti falta de alguns filmes (cadê Harry Potter?) mas fiquei feliz com outras indicações (achei incrível colocarem Duro de Matar).
Eu gosto de filmes e sempre fui atraída pelos pretos e brancos, mas quanto mais antigo o filme mais difícil e encontrá-lo, por isso as informações contida no livro são preciosas.

Nathy 03/01/2011

Pau pra toda obra
1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer é um daqueles livros tijolões (são 960 páginas!) mas que nada tem de entediante ou o que quer que ruim que se passe na cabeça de quem odeia livros enormes.
O livro possui inúmeros pontos positivos, como as diversas fotos dos filmes, resenhas dispostas cronológicamente com um índice por ordem alfabética com um pequeno quadrinho ao lado dos títulos pra que o leitor possa marcar o que já assistiu, por exemplo. Para os amantes de cinema o livro como eu uma boa opção é o índice dos Diretores (tem também um índice por gênero, pra facilitar ainda mais).
Um dos pontos que podem ser considerados negativos é que o livro tem uma longa lista de filmes antiguíssimos que possivelmente só podem ser encontrados na internet mesmo, esqueça a locadora. Dificil também vai ser lê-lo continuamente, muito mais divertido é abrir em qualquer página e descobrir um pouco sobre aquele filme.
Seja para os loucos pela sétima arte ou para aqueles que não sabem o que escolher pra assistir no sábado a noite, 1001 Filmes.. é um livro completo.

P.S.: Essa edição com capa de Indiana Jones é edição de 2008. Há uma edição nova de 2010. :)

Marezinha 29/09/2010

Tem gosto pra tudo, né?
Mas qualquer um que tenha um mínimo de cultura cinematográfica concordará que colocar AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS como um dos 1001 filmes para assistir antes de morrer é um absurdo.
Sem falar da ausência de clássicos do final dos anos 80 como Sociedade dos poetas mortos.
Renan Barcelos 30/09/2010minha estante
Ninguem disse que eram 1001 filmes bons para ver antes de morrer xD

Marezinha 30/09/2010minha estante
good point, renan uahauahauha

Luiz Felipe 02/10/2010minha estante
Não é absurdo, o filme é um clássico e marcou época. Acho tão sem sentido reclamar disso quanto aquelas pessoas que reclamam de terem colocado um cd da Britney Spears no "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer".

Camilaaa 23/02/2013minha estante
E só por não ter filme que você gosta ou outros que você não gosta é o suficiente para desmerecer o trabalho inteiro de compilação?

Luiz Antonio Martins 14/07/2010

Uma Verdadeira Lição de Cinema
"1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer" serve para os verdadeiros cinéfilos, para aqueles que só desejam escolher um filme bom para assistir, curiosos ou iniciantes no assunto. Com ótimas resenhas sobre grandes filmes e com fotos e posters de grandes filmes muito bem escolhidos, o livro vale a pena.

Luis 07/07/2010

Para todos os gostos.
Toda lista, por maior e mais abrangente que seja, é injusta e altamente pessoal.A reunião de críticos para eleger os "1001 filmes para ver antes de morrer", na esteira de outras obras do mesmo gênero, em nome de uma certa "democracia" na coleção de títulos elencados (são escolhidos filmes de toda a parte do mundo e das mais variadas épocas)acaba deixando de fora alguns que a princípio chamam a atenção. Só para citar alguns : A Pantera Cor de Rosa, Barbarella, O maior espetáculo da Terra, Cleopátra, Um convidado bem trapalhão,Somente Deus por testemunha; estão fora. As Patrcinhas de Bevery Hills estão dentro. Apesar dessas distorções, Steven Jay Schneider cunhou uma importante obra de referência para cinéfilos de todos os gostos.

Carol Frizzera 31/01/2010

Pra toda a vida...