A chave de casa Tatiana Salém Levy

Resenhas - A chave de casa

1 | 2 | 3 | 4

Priscila.Mastranto 27/01/2024

A chave de casa
Me surpreendendi muito com essa leitura. Li em dois dias e não tinha vontade de parar. O livro é escrito por várias vozes, narrando vários acontecimentos sem uma ordem cronológica mas que, pela simplicidade e veracidade da escrita, prendem o leitor. Ficam dúvidas do que realmente era verdade ou apenas imaginação da personagem, mas essas dúvidas parecem fazer parte da obra. O livro conta a busca da protagonista pelo auto conhecimento, buscando conhecer seu passado para entender o que ela é no presente. Fala de violência, dor, prazer, depressão e amor. Uma ótima leitura que vale muito a pena.

Agatha 15/11/2011

A autora é estreante e Doutora em Estudos da Literatura. E isso é necessário para definir a obra.
Ganhei o livro em 2010, fui lê-lo quase um ano depois e com toda certeza terei de fazê-lo novamente.
"A chave de casa" remonta memórias pessoais que lhe fazem pensar na vida da própria autora, bem como as pessoais do leitor. Intimidade...
Um livro excelente.

Eduardo 25/01/2013

Nao gostei
Li a recomendação desse livro na coluna de O Globo, de Cora Ronai. Detestei do inicio ao fim. Horroroso. Nao sei como esse livro ganhou prêmio, mas tudo bem. A história tinha tudo para ser brilhante, mas desanda, torna-se enfadonha. Não recomendo.

oliveiralauras 21/08/2021

eu não gosto de livros como este, com várias perspectivas da personagem. eu me perdi inúmeras vezes, as histórias se cruzavam.

jmrainho 14/12/2014

A Nova Literatura Brasileira - Tatiana Salem Levy
56:56

Antonio 01/05/2015

Portão escancarado
Em A chave de casa, momentos diferentes que compõem a mesma história vão se intercalando durante a narrativa, de maneira natural, sem quebra: o que conta da estudante paralisada em seu quarto fechado; o que diz da jovem que viaja à Turquia e a Portugal para encontrar o que já se foi; o que fala sobre o relacionamento conturbado da protagonista com um homem violento; o que desvela a ternura do amor entre uma mãe e uma filha – todos enredados, fazendo-nos passear pelo tempo.

Nesta história linda, lírica, forte, tocante, doída, Tatiana Salem Levy nos fala de perdas, de ganhos, de imobilidade, de viagem, de afeto, de ódio, de herança, de esperança, de peso do passado no presente, de luta por um futuro melhor – e fala ora gritando, ora sussurrando, ora em silêncio.

Com muito vigor, mas também muito tato, a autora conseguiu com este livro produzir imagens, incitar raiva, liberar prazer, provocar angústia, acalmar tristeza, deixar um gosto de pastel de nata na boca... enfim, fazer literatura – uma literatura cheia de verdade, justo ela que é a casa da mentira.

Trecho do livro:

“Quando você aproximou docemente os lábios dos meus ouvidos, sabia que me faria um pedido, por isso me afastei, estava cansada dos seus pedidos. Você disfarçou, fingiu que não tinha percebido meu gesto e tentou se aproximar novamente.” (p. 119)

site: leioedoupitaco.blogspot.com.br

Tina Melo 09/03/2020

ma chave antiga, um relacionamento abusivo, uma doença, a ditadura, o exílio, a solidão, um amor, novas e velhas cidades, uma família. Ufa! Isso é um pouco do que traz o livro “A Chave de Casa”, romance de estreia de @tatisalemlevy e que foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti em 2008.
Nessa autoficção a autora explora acontecimentos de sua vida e de sua família numa narrativa não linear, em que intercala diferentes “vozes” contando partes do mosaico que formam a história.
A protagonista do livro (ou seria a autora?) recebe do avô a chave da casa onde ele viveu na Turquia antes de imigrar para o Brasil. Ela recebe então a "missão" de encontrar essa casa, buscar suas origens e, ao mesmo tempo, sair da sua própria inércia.
De certa forma, a gente embarca junto na instigante viagem que passa pela Turquia, Portugal e Brasil. Mas o desenho da colcha de retalhos não é mostrado claramente, cabe a nós leitoras dar uma cara às vozes que vão narrando os pedaços da história.

Paulo 11/01/2020

Identidade em fragmento e mosaico
É por intermédio da ficção que a narradora de A chave da casa (2007), da escritora brasileira Tatiana Salem Levy (Lisboa, Portugal, 24/1/1979), serve-se para investigar as suas origens e a relação de seus ancestrais com a História; narradora, ressalte-se, que traz ressonâncias da própria trajetória pessoal da escritora, no contexto da tendência, na literatura brasileira contemporânea, da autoficção.

Leia a resenha completa no blog.

site: http://bufaloceleste.blogspot.com/search/label/A%20chave%20da%20casa

Kamy 24/08/2018

Me tocou
É escrito de uma forma diferente do tradicional, mas depois que você pega o jeito vai que vai.Do meio até o final o livro me tocou profundamente, era como se eu também fizesse parte daquilo. O livro vai crescendo e te prendendo cada vez mais.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/06/2018

"Será que encontraria a casa dos meus antepassados? Que a chave ainda seria a mesma?[...]
Parece que quanto mais me aproximo dos fatos, mais me afasto da verdade."

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501079275

Manuela Marques Tchoe 17/03/2018

Leitura de redescoberta interior
O livro de estréia da escritora brasileira mostrou um talento nato para retratar não só a jornada pessoal de descoberta, como as poucas passagens sobre a Turquia e seus costumes. Ainda é um mistério que esse livro seja auto-biográfico, mas tudo indica que sim pela autenticidade dos sentimentos e a sensibilidade impressa nessa obra. O que mais me chamou atenção são as sensações da autora ao ver pela primeira vez a terra de seus ancestrais em busca da antiga casa onde seu avô morava antes de se mudar para o Brasil.

Ela viaja para Istambul até chegar em Esmirna e conhece a família judia que, no começo, a despreza por não falar turco ou conhecer certos costumes. O livro é mais focado na redescoberta interior, mas ainda assim é poderoso o suficiente para inspirar uma viagem à Turquia, um dos países mais fascinantes que conheço.

site: https://www.baianadabaviera.com.br/2017/05/04/viajando-em-folhas-de-papel/

Rodrigues_Raquel 15/04/2017

A chave de casa – Tatiana Salem Levy
Autor: Tatiana Salem Levy
Páginas: 192
Ano: 2013
Editora: BestBolso
Adicione: Skoob

Sinopse: Em seu premiado romance de estreia, Tatiana Salem Levy apresenta os traços estilísticos e a originalidade literária que a consagraram como uma das mais promissoras escritoras da literatura brasileira contemporânea. A personagem-narradora, neta de judeus turcos, recebe do avô a chave da antiga casa da família, que foi deixada para trás em Esmirna, Turquia. A busca pelas raízes e pela herança familiar se desenrola no limiar entre realidade e ficção. O intenso fluxo de memórias é condensado para se transformar em uma narrativa composta por diversas vozes que se complementam. A chave de casa é uma obra que evoca a memória e os sentidos ao abordar o exílio, a dor da morte, a paixão e, sobretudo, o lugar do escritor perante a complexidade do real.

Resenha:
"Como é cruel (e bonito) que a vida continue depois de você."
Comprei esse livro por indicação. Por ser mais adulto, por ter mais assuntos adultos, enfim. Sim é tudo isso entre outras coisas.

No começo fiquei um pouco perdida por ser em primeira pessoa e pela autora alterar a pessoa e também por ter várias histórias contadas quase que simultaneamente. Foi um pouco difícil entender quais eram os assuntos e quem era a pessoa da história.

Do meio para final consegui entender quem eram os personagens e as histórias.

Não vou definir personagens, pois a autora não colocou nomes em muitos.

A narrativa do livro é excelente, raros foram os erros. As histórias são bem profundas e tocantes de diversas formas. Algumas realidades/ficção são chocantes e carregam muitos sentimentos pesados de certa forma, mas a autora é fantástica e estou doida para ler outro livro dela.

São assuntos que não são corriqueiros nos livros, mas talvez, um em especifico, poderia ter sido ou seria bom ter tratado em um único livro. Gostei, de verdade desse livro. Recomendo para quem quer um livro com assuntos diversos e mais adultos.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2016/07/resenha-chave-de-casa-tatiana-salem-levy.html

VG 29/01/2016

Boa surpresa!
Turquia, Portugal, Brasil; amor, doença, família. As linhas narrativas dessa história tecem-se finamente em torno destes polos em uma viagem que, em busca do passado, retira a narradora da imobilização do presente. Os tempos de narração se misturam e intercalam, assim como as histórias; os momentos doces e as punhaladas sutis; os pensamentos de uma filha e de sua mãe.
Um romance delicado, mas forte, profundo, reverberante.

1 | 2 | 3 | 4