O livro de areia

O livro de areia Jorge Luis Borges

Resenhas - O Livro de Areia

1 | 2 | 3 | 4

Igor.Banin 04/10/2022

Meu primeiro contato com Borges não poderia ser melhor. Com contos ótimos, bons e medianos a coletânea é surpreendentemente inteligente.

Toni Nando 27/04/2019

Hummm
Foi minha primeira obra do Borges, tinha muita expectativa, porém não foi o ?Boom? que eu esperava, me falaram que as melhores obras para começar seria ficção ou Alef, pretendo lê-los, quem sabe me impressiono na segunda chance.

Leonardo Rosa 25/07/2012

Recomendo
Borges é um escritor bastante erudito e demonstra muito conhecimento sobre assuntos diversos inclusive (como no "O Livro de Areia") sobre cultura escandinava. A leitura deste livro justifica o seu nome: Não tem começo nem fim; se inicia e logo acaba o conto, ficando na imaginação do leitor o porvir da história. Recomendo para leitores ousados.

HLS 13/08/2012

O Livro de Areia, Borges
Para quem gosta da prosa do Borges e da sua literatura do fantástico, excelente livro, com boas histórias, criativas e originais.

Juarez28 04/05/2024

Um breve comentário sobre como foi a minha experiência de leitura:
Li em uma resenha, aqui mesmo neste aplicativo, que ler Borges é um ato de humildade. Creio que não poderia expressar a sensação de melhor forma. Esta foi minha primeira experiência com o seu texto, e saio desta leitura não apenas grato, mas mais consciente de que o saber é tão infinito quanto as páginas do livro de areia. Digo isto não de forma a remeter uma noção anterior de possuir grande saber (o que nunca possui e nem tive a pretensão de expressar), mas o contato com um texto tão recheado de conhecimento formal, nos faz verificar ainda mais como o tempo é finito frente a tudo que se poderia ou desejaria aprender.
Em certo conto, o personagem indica possuir 2 mil livros em sua biblioteca, sendo questionado pelo homem do futuro que responde ter apenas uns cem, e que o mais importante seria reler. Depois do livro de areia, me vejo confiante em cogitar que Borges tenha lido, relido e efetivamente estudado muito mais do que 2 mil livros.
Meu caderninho se encheu rapidamente com as diversas pesquisas necessárias para entender as quase infindáveis referencias, o que foi algo realmente divertido de se fazer, embora tenha me obrigado a constante volta e releitura do texto. Sobre este aspecto, a minha edição quase não possui notas, algo de que senti falta e talvez seja suprido em outras edições (vale a pena conferir antes de comprar).
Em um dos contos (se me lembro bem, o que faz referência à lovecraft), Borges menciona o nome de Giovanni Piranesi, o que me tirou uma leve risada, já que seus contos, àquele momento principalmente, soavam para mim justamente como uma gravura de Piranesi.
Em resumo, creio que esta seja uma obra a ser guardada em um local de fácil acesso, de onde não se deve esperar muito, pegando-o novamente antes que a poeira o recubra. Admito que não me senti pronto para embarcar no texto de Borges. A viagem foi difícil, mesmo mantendo-se prazerosa e surpreendente em vários momentos. Ao final, já mais acostumado com o estilo da prosa, vi o prazer suprimir muito melhor as dificuldades desta primeira leitura. Aguardo ávido a próxima e fico imensamente curioso em relação as demais obras do autor, as quais já estou providenciando.
A maioria dos contos, em um ou outro momento, pelo teor poético e fatídico dos acontecimentos, me fez repensar em muito a minha própria vida, meus objetivos, minhas dores, alegrias e amores (acho que esse último seria no singular mesmo). Como tudo ainda está muito fresco na memória (e esta não deixa de ser uma rede social), me resguardo para, quem sabe, escrever mais especificamente em relação aos contos em outro momento.
Não vou classificar os contos que mais gostei, pois gostei de todos e não são tantos assim. Ademais, não possuo quase nenhum conhecimento acadêmico (na verdade não possuo nenhum mesmo), o que me impede de fazer considerações muito formais sobre o texto. Assim, o que posso afirmar é que estes contos certamente possuem a capacidade de entreter, fazer pensar e até mesmo sentir (e isso não seria uma das coisas mais importantes?).

Marcel 11/01/2019

Não era o momento... não sei...
Confesso que peguei este livro na minha estante, mas não era o que eu queria naquele momento e forcei a leitura.

Quando isso acontece e o tipo de literatura não é a sua a leitura fica arrastada, foi exatamente o que ocorreu com O Livro de Areia do Jorge Luis Borges, ainda nunca havia lido este autor e não sei se comecei pelo "correto" e pode ter complicado um pouco mais.

Mas é obvio a extrema inteligencia do autor com palavras, lugares, etc. Quem sabe no futuro eu leia novamente.

monique.gerke 06/09/2018

Gostoso de ler.
São contos bem curtinhos, bem no gênero de literatura fantástica; Gostei!

Peleteiro 24/01/2018

Maestria na mesclagem entre fantasia e realidade
Embora classificado como um autor de literatura fantástica, trazendo o delírio em evidência durante toda a obra, é surpreendente o quanto Borges consegue atingir a realidade ao descrever sonhos e devaneios. O livro possui alguns contos - ao meu ver - muito melhores que outros, porém, isso não o torna menos incrível.

Rodrigo 09/01/2023

Borges é um gênio, porém tem alguns contos que parecem não sair do lugar. 1/3 dos contos achei chato, mas os outros 2/3 valem a obra. Recomendo.

Isa | @odigaisa 06/04/2016

Introdução a Jorge Luis Borges
Queria ter gostado mais dessa reunião de contos, mas poucos me cativaram - um ou dois - e o resto foi bastante tedioso. Uma pena porque eu realmente queria gostar mais do autor. Mas ainda lerei mais coisas dele para um veredicto melhor e mais justo ;)

site: www.andancasedevaneios.com

gabriel.a.brumatto 29/09/2022

Borges e seu livro de areia.
Bem, vamos falar sobre O Livro de Areia.
Este é mais um dos muitos livros de contos que JLB escreveu em sua vida. O livro contém contos muito bons. Jorge Luis Borges pode ter inúmeros defeitos, mas quando o assunto é escrever, ele dá um show em muitos autoreszinhos por aí. Meus contos favoritos foram:
- There and More Things
- O outro
- O Congresso
- O Livro de Areia
- A Seita dos Trinta

Tauan 24/09/2015

Poder-me-iam perguntar por que estar postando uma resenha de dois livros de autores diferentes. Ainda mais, sendo componentes de uma mesma coleção, mas com posições (números) tão afastadas. O fato é que Borges Casares pouco se distanciam. Os dois autores, os dois amigos, estavam sempre publicando e criando em conjunto.
Estes dois livros especificamente, trazem contos, treze no de Borges e catorze no de Casares, que são referidos como ricos em intertextualidade, e eu destaco autores como H. P. Lovecraft e Franz Kafka.
N'O livro de Areia eu destaco 3 contos como sendo os mais interessantes:
O Espelho e a Máscara: em que um rei convida um poeta a escrever um poema sobre suas vitória bélicas. A cada tentativa o poema ficava menor, e o poeta ganhava uma recompensa.
O Disco: que fala da cobiça.
O Livro de Areia: que fala sobre um livro de leitura infinita, do qual não era possível encontrar nem a primeira nem a última páginas.
E em Histórias Fantásticas eu também destaco 3 contos como sendo os mais interessantes:
Em Memória de Paulina: que traz um amor que resiste ao tempo, ao ciúme e à morte.
A Trama Celeste: que se aventura no tema dos universos paralelos.
Um Leão no Bosque de Palermo: em que um grupo de pessoas fica presa em clube durante a noite coagidas por uma fera à espreita.

1 | 2 | 3 | 4