Maligna (Wicked)

Maligna (Wicked) Gregory Maguire

Resenhas - Maligna

1 | 2 | 3 | 4

Vânia 28/04/2009

"Somewhere over the rainbow"? Bah....Esqueça!
Se vc acha que essa é uma versão puritana da bruxa do Mágico de Oz, esqueça. Céus!!!!! Nunca vi tanta confusão nem tanta lama na minha vida...num suposto conto de fadas, é claro.
Aquela versão da Dorothy chata e seu irritante sapato vermelho que faz "toctoctoc", do leão procurando por um barbeiro pra cortar a juba, do homem de lata querendo um óleo pra calibrar suas juntas e do espantalho querendo dar um "créu" no corvo, é fichinha perto deste livro.

O início do livro é meio enjoativo, mas do meio em diante a história toma um rumo muito melhor. Vale a pena a leitura.

ATENÇÃO: NÃO é recomendado pra "baixinhos".

Claudinei 12/05/2009

Não sei porque não consegui me prender a este livro!!!

Rafael 15/06/2009

Por Deus, a idéia deste livro foi sensacional! E se engana quem pensa que se trata de uma babaquice para adolescentes. É um livro para adultos, bem escrito, que não tem quase nada a ver com O MAGICO DE OZ. Aliás, pra ser bem sincero, a Dorothy só aparece no final.
A história da bruxa má do oeste é maravilhosa!!! Adorei este livro, gostei muito mesmo

Cel 15/08/2009

surpreendente!
Confesso que o começo é mesmo ruim,se vc não ter muita força de vontade acaba desistindo, mas a história em si é muito boa!
Esse livro me fez ver o outro lado da história de Oz. A maléfica Bruxa do Oeste não é nada má.
Com um enredo interessante a história enrola-se em torno da original, embora tomando a orientação oposta.
Achei a história bem construída, e engana-se quem pensa que é um livro infantil, pois disso não tem nada.

veja mais no meu blog:

mura 05/11/2009

Livro bem interessante.
A história da bruxa do leste do Mágico de Oz.
No início é meio chato, quase desisti, mas depois a história começa a ficar legal.

Elwing 22/12/2010

Sinceramente?
Prefiro o musical...

AmadosLivros 07/06/2011

Blog Amados Livros:

Mauricio R. Ben 28/06/2011

O outro lado de OZ.
Maligna é completamente diferente de sua versão ao musical Wicked.É realmente uma história mais aprofundada e detalhada da vida de Elphaba a Bruxa má do Oeste.
O livro nos mostra assim como no musical de como é ser tratado diferente por uma cor,um defeito,nos mostrando discriminação da sociedade,como que ser diferente tive-se um preço,que realmente não deveria existir,mas que infelizmente existe e consiste a aparecer ainda entre uma sociedade.
Maligna também nos fala de Romances falsos,devido a falta de atenções em relações a vários personagens,assim como Milena,mãe de Elphaba. Com dois homens diferentes,nasceram assim,uma filha de cada pai,e dizendo depois a seu esposo que as crianças eram dele por receio e medo.Também assim como a mãe.Elphaba tem um caso com Fiyero que possui uma mulher em uma cidade ao extremo de OZ,Sarima.
Um conto,não sendo de fadas,mas de bruxas nos mostrando realidades que acontecem em nosso dia a dia.História realmente para adultos,textos que crianças não devem chegar nem perto.
Maligna,ensina,emociona não de uma forma fantasiosa como em sua versão para musical,Wicked.Mas,de uma forma em que aprendemos a amar e a respitar as diferenças entre nós e as outras pessoas.Também nos lembrando que injustiças,podem levar alguém a desatres que nunca foram para essa pessoa.
Maligna vai te ajudar de alguma forma,assim como me ensinou,que é possivel destruir qualquer obstaculo que nos impeça de alcançar aquilo que desejamos e sonhamos para as nossas vidas.

Fernanda 06/10/2012

Todos conhecem ou ouviram falar do clássico "O Mágico do Oz". A tocante história da menina que chegou num tornado numa terra estranha, e só queria voltar pra casa. Com o auxilio da Bruxa Boa do Oeste, ela concluiu que a solução era recorrer ao Mágico de Oz para pedir ajuda. Juntamente com seus amigos: um Espantalho, que queria um cérebro, um Homem de Lata, que queria um coração e um Leão Covarde, que queria coragem, Dorothy seguiu na estrada de tijolos amarelos. Ao encontrar o Mágico, ela recebe um pedido em troca de sua ajuda: "Mate a Maléfica Bruxa do Oeste"... Lembraram?

Muito bem, este livro nos conta essa história... Só que de outro ponto de vista.
"A história é contada de tantas maneira, dependendo de quem narra, e do que o interlocutor precisa ouvir de cada vez! (...)"
"Wicked" é a prova em prosa que tudo é questão de perspectiva.
"Maligna" (no português) traz a versão da Bruxa Má do Oeste.
Conhecemos suas dificuldades desde a infância até sua idade madura, onde ela encontra Dorothy.
Elphaba (ou Elfinha para os íntimos) sempre teve uma vida complicada. O fato de ela ter nascido verde e com dentições monstruosas surpreendeu (desagradavelmente, devo constar) seus pais e trouxe marcas para o futuro de todos. Sua aparência e sua criação a fez uma garota de personalidade ácida e um humor irônico e esses fatos refletem em sua forma de agir.
Como se não bastasse a vida em si, sua sociedade atual está passando por momentos difíceis.
O Mágico é uma espécie de ditador em Oz, e muitas injustiças estão ocorrendo. A diferença social entre munchkins, quadlings, winkies e Animais espelha muito a sociedade em que vivemos hoje. Elphaba é uma ativista e, como tal, não aceita a situação e age.

O autor, Gregory Maguire, foi genial em fazer essa alusão com a nossa sociedade.
Aconteceu de eu esquecer que estava em Oz e me via neste mundo (doente, corrupto, injusto) atualmente. As questões políticas, no contexto de Oz, são tratadas de forma realistas e realmente geniais.
"Wicked" é um livro deliciosamente complexo. O embasamento em "O Mágico de Oz" pode ser um engano perigoso para os desavisados.
Alguns clássicos infantis tem muito de subliminar nas entrelinhas, e talvez o supracitado livro tenha um pouco dessa característica. Ainda sim, o li na biblioteca da escola, no ensino fundamental e, acreditem, é extremamente diferente desta obra.
O ponto de vista da Bruxa é (desculpa, Dorothy, mas é verdade) mais inteligente e bem estruturado. São levantadas até algumas questões filosóficas que nos fará pensar sobre os conceitos de bem e mal.
“Pessoas que afirmam que são más não são habilmente piores que o resto de nós... É com gente que afirma ser boa, ou, de qualquer modo, melhor que o resto de nós, que você deve se acautelar...”
É realmente um livro surpreendente e (o único termo que me vem à mente é:) genial.

Ao conhecer a vida, família, amigos (alguns surpreenderão, inclusive), amor e todos os conflitos envolvidos a respeito de Elphaba, ou a Bruxa Má do Oeste, somos obrigados a fazer outro julgamento de caráter que é impossível fazer em “O mágico de Oz”, pois lá ela é a Bruxa Má e ponto.
"Wicked" é um arquivo precioso para analisarmos um lado que ignorávamos.
Acredite, você nunca mais verá Oz da mesma maneira.

Luiz Rodrigo de 19/12/2012

O livro que eu acabei de ler ontem a noite e não posso dizer que amei, nem que odiei. O argumento a mim não foi nenhuma novidade . Eu realmente esperava que a maldade da bruxa , não era realmente malvada e sim mal interpretada. O que eu diria que se adequado bem ao relativismo deste mundo de hoje.
A pesar disto o livro não é ruim, e para ficar melhor é bom ler antes o original do Lyman Frank Baum , pois apesar de algumas diferenças com o texto do Mágico de Oz , o escritor Gregory Maguire , faz singelas inserções da aventura da Dorothi, mas do livro não do filme.
Um aspecto que me deixou irritado com o livro é que a historia se inflamava mas não concluía, caindo como uma calmaria no mar manso.
Mas foi um bom período na terra de Oz, não tem como ficar indiferente com a Elphaba, a titia bruxa. Agora já estou de volta no mundo da Algaësia acompanhar a última aventura de Eragon.

Mariana 15/01/2013

Maligna de Gregory Maguire
A verdade é que eu comecei esse livro sem esperar nada dele e até tendo a impressão de que seria uma leitura chata e infantil, já que falava de um universo popularmente infantil como Oz. Eu não poderia estar mais enganada. Esse não é um livro para crianças e aqui não serão encontradas coisas bonitas, mágicas e esplêndidas. Aqui serão encontradas rebeliões, líderes imperfeitos, diretoras de escola controladoras, medidas de opressão e assassinatos. A primeira coisa que eu pensei quando me dei conta disso foi que definitivamente, não estávamos mais na conhecida Terra de Oz.

Maligna conta a história de Oz a partir da visão de Elphaba, nascida verde e com dentes afiados na Terra dos Munchkins, no leste. O livro acompanha parte da infância dela, sua adolescência em uma escola no norte, seu período na Cidade das Esmeraldas quando uma jovem adulta e sua instalação na Terra dos Winkies, no oeste, onde assume o papel da Maligna Bruxa do Oeste.

Eu adorei o livro quando percebi a que ele veio. Gregory Maguire não queria nos mostrar a mesma Oz que Dorothy tinha visto; ele não queria nos mostrar mágica, belezas naturais, munchkineses vivendo felizes ou bruxas apenas fazendo o mal. Ele quis nos mostrar uma terra como as outras, sujeita a golpes de governo, medidas preconceituosas e cidadãos lutando pelo que achavam certo. Essa Oz que Gregory me apresentou conseguiu me fascinar de tal maneira que a Oz verdadeira me parece apenas uma fanfic. Não estou menosprezando a obra de Frank Baum, mas acho que Gregory quis escrever uma Oz para adultos, tanto que sexo, traição e conversas revolucionárias são constantes nesse livro; E essa versão complexa de Oz faz muito mais sentido quando se tem vinte e dois anos.

Em meio a um cenário em fase de modificação (já que o Mágico aterrisou em Oz, deu um golpe de estado, assumiu o governo e está modificando as coisas a seu bel prazer), cresce Elphaba. Quando adolescente, ela é mandada para uma escola no norte, onde conhece Glinda e uma amizade conflituosa nasce entre as duas. Elphaba é uma rebelde e não tem medo de dizer o que pensa. Ela lê o dia inteiro, não suporta água, não encontra razões para flertar ou namorar e parece ter nascido com o talento de bater de frente com os professores e a diretora da escola. O que podia ser uma combinação perigosa, funciona perfeitamente na protagonista, porque essa é a bruxa do oeste, ela diz o que pensa, ela se preocupa consigo mesma e ela não sente amada.

Uma coisa que abrilhantou mais ainda a história é Elphaba ter os motivos mais pálpaveis para ter se tornado quem se tornou. Eu acredito que tenha sido a mágoa e a rejeição que a tenham tornado amarga e egoísta. Elphaba não nasceu assim, ela cuidava da irmã, gostava de Glinda, tinha uma amizade bonita com Boq e um romance intenso com Fiyero... Ela perdeu essas pessoas pelo caminho e isso a tornou fria e distante. Como eu disse ali em cima, Elphaba é uma rebelde e essa rebeldia a torna uma revolucionária quando jovem adulta. Não preciso esconder que lutar contra um sistema opressor para com as minorias é uma coisa que eu admiro e Elphaba luta contra o governo do Mágico e sua medida que manda os Animais voltarem a ter uma forma primitiva, sendo que eles falam, pensam e são intelectualizados.

O livro ainda mantém uma discussão interminável sobre o bem e o mal, coisa que eu entendo como muito relativa. Eu tenho essa visão sobre o bem e o mal e mesmo diante do final do livro, ainda tenho para mim que Elphaba não se tornou má e que a palavra "bruxa" para ela, nada mais era do que um título dado a uma feiticeira e não um contrato com a maldade. Uma coisa que eu li na aba do livro e que fez um completo sentido é que a Elphaba de Maguire está para a Terra de Oz como a Morgana de Zimmer Bradley está para a Távola Redonda. Zimmer Bradley fez Morgana ser compreendida e humanizada através de As Brumas de Avalon e Gregory Maguire fez a mesma coisa e, de quebra, transformou Elphaba em uma das minhas personagens de ficção favoritas.

Definitivamente, essa não é mais a Maligna Bruxa do Oeste que conhecemos.

www.cometadeideias.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4