Maligna (Wicked)

Maligna (Wicked) Gregory Maguire

Resenhas - Maligna

1 | 2 | 3 | 4

Artax 17/05/2017

Você é daqueles que gosta de ver o outro lado da moeda? A segunda versão? A versão do malvado? Então Maligna vai ser uma leitura fantástica.

Eu tinha visto O Mágico de Oz várias vezes quando pequenininha, sonhava em ter os sapatinhos vermelhos da Dorothy e morria de medo da Bruxa do Oeste. Ela era feia, malvada, e...verde. Resolvi assistir de novo depois de véia, e olha só. Enxerguei uma história com tendências intolerantes e preconceituosas...A Dorothy me pareceu uma bobona, a Glinda uma falsa e as pessoas muito cruéis, ficando extremamente felizes e saltitantes com a morte de uma pessoa. Isso não me parece justo nem com o mais cruel dos criminosos.

Divagações pessoais à parte, o mundo de Oz me pareceu um ambiente muito fértil pra uma história mais elaborada. Aí chegou o Gregory Maguire e fez minha felicidade. E se a Bruxa do Oeste, Elphaba, na verdade fosse injustiçada pela sociedade por causa da sua aparência? E se o Mágico de Oz fosse um ditador? E se Oz vivesse sob um regime autoritário que prega a intolerância aos seres ditos "inferiores", os Animais (com A maiúsculo)? E se a Elphaba fosse uma rebelde revolucionária, lutando contra esse regime, sendo perseguida pelo governo como uma ameaça à sociedade?

Pois é, é isso mesmo. Não é demais? Junto com esse diferencial, a narrativa é muito bem escrita, com detalhes que fazem do mundo de Oz um lugar muito mais interessante que a história original. A protagonista é a Elphaba, uma pessoa com boas intenções e muito mal interpretada. A Glinda é uma patricinha fútil e mimada, a Dorothy não serve pra nada a não ser causar problemas...E por aí vai. É o outro lado da moeda, um lado muito mais interessante.
regi @bookiane 18/05/2017minha estante
Wicked é mozão

Artax 19/05/2017minha estante
SIM

Bella Nine 10/04/2009

A bruxa Má que de malvada não possuía absolutamente nada
Impressionante como a visão que adquirimos não apenas da Bruxa Má do Oeste, assim como de Glinda e de toda Oz nos faz ver a terra do Mágico por um outro ângulo.
Decidi ler o livro porque havia visto a peça da Broadway, que por sinal muito me agradou. O livro é bem diferente do musical em muitos aspectos e, nem por causa disso deixou de me agradar. Pelo contrário, ele é perfeito!
Em pensar que em Oz tudo é vivido em uma espécie de ditadura e mentiras e que Elphaba queria apenas transformar tudo aquilo em verdade e liberdade...
Livro mais do que recomendado.
Yuri.Carvalho 11/04/2016minha estante
Procurei esse livro em português... Mas simplesmente esgotou.... Você vende? Por favor, gostaria muito... Trabalho no musical desse livro, em cartaz no teatro Renault em SP

danda 10/04/2021minha estante
Eu adoro o livro wicked- a magina- para os amam ou odeiam o mágico de oz. Conta a origem da Vilã bruxa má do oreste

babisenberg 11/02/2016

ideia interessante
Achei a idéia do livro super interessante, mas achei o livro meio massante e definitivamente não é um livro infantil. Só terminei de ler por pura curiosidade, não é um livro que flui com muita facilidade.

Rogéria 13/04/2016minha estante
Yuri, se você ler livro digital, tem ele em ebook para baixar. Foi como consegui achar!

Becky Cunha 07/02/2010

Eu detestei esse livro com todas as minhas forças. Eu sou fã de "O Mágico de Oz", e achei um absurdo que Gregory Maguire tenha destruído toda a magia e a atração de Oz em um livro tão cheio de maldade, de corrupção, de sexo, de traição, de MUITA coisa ruim!
A história é confusa, com personagens vazios e sem atrativos, uma narrativa sem graça e um mundo totalmente destruído. Se eu quisesse ler um livro sobre um lugar fodido por alguém maligno que só quer disfarçar a sua falta de poder sendo corrupto e psicótico, eu iria ler sobre alguma ditadura, tipo a do Brasil!
E achei uma afronta o autor ter tido a brilhante idéia de dar prosseguimento ao seu fracasso e escrevendo "O filho da bruxa". Claro que chamaram ele de gênio brilhante, que deu continuidade à uma saga e blablbalba. TOLICES! Disseram a mesma coisa de "Peter Pan Escarlate", que é uma baboseira atrás da outra. Poupe-me.
NekoYuna 29/06/2010minha estante
Calma moço... Esse livro deixa bem claro que ele escreve, sem a menor intensão de degradar o conto original. Ele apenas deseja evoluir a história para um patamar mais adulto. Entendo que não concorde com o desenvolvimento que ele usou mas n precisa ser tão dramático

Matheus Nunes 25/06/2021minha estante
Faço das suas palavras as minhas. Você foi até generosa dando 2 estrelas. rs

Lucas Rocha 14/12/2009

Magnífico!
Li esse livro duas vezes, e devo admitir que da primeira vez que li achei ele um tanto quanto sem graça. Tão sem graça que nem mesmo consegui acompanhar a história, passando os olhos sem sequer prestar atenção ao que lia.

Mas então me perguntei: como, em todos os sete céus, um livro ambientado em Oz e tão bem criticado pode ser ruim?

Insistente que sou, reli o livro. E posso dizer que foi a melhor coisa que podia ter feito. O livro é incrível!

O livro trata da história da Maléfica Bruxa do Oeste, desde seu nascimento conturbado até seu fim. Com destaque para a adolescente e a fase em que vai, pouco a pouco, sendo moldada para se tornar a criatura esverdeada que tantas crianças temem.

Não é, contudo, um livro sobre uma vilã ou sobre suas vilanias. É uma história, sobretudo, humana, que trata sem nenhuma sombra de maniqueísmo uma das personagens mais cultuadas da literatura e do cinema mundiais.

Um livro para ser lido e relido e relido. Altamente recomendado!

Rah 28/06/2021

Um livro bom, mas não é Oz
Eu li esse livro em sequência as cinco principais histórias de Oz. Nesse sentido, não consigo interligar os dois mundo pelas grandes diferenças no estilo dos personagens, na formação e cultura do mundo.
Em Oz até os personagens ruins, são bobos em sua natureza. O mundo é gostoso de ler e a bondade e inocência sempre prevalecem. Até nos personagens que eram pra ser maldosos possuem em sua alma a inocência.
Em maligna, temos um mundo próximo ao nosso; onde existe preconceito, ditaduras. Ataques aqueles que são diferentes e minorias.
A Elphaba é fruto do meio, alguém tão carente, e que sofreu tantos preconceitos por sua cor, que eu não consigo ver a maldade. Na verdade, vejo uma mulher que aprendeu a ser sozinha, porque ninguém poderia ama-la, a lutar contra as injustiças que ela ver no mundo; Fabala luta por todos, mesmo por aqueles que nem acreditam nela. E acaba virando um alvo. Afinal, é fácil tornar alguém de que todos tem medo e preconceito, como alguém ruim.
É um bom livro, que aproxima de nossa realidade.
José Frota 22/02/2023minha estante
Verdade. Alguns dizem que não vão ver o mágico de Oz com os mesmos olhos. Porém já na introdução de wicked vemos a diferença quando Dorothy conversa com os amigos.

Nikki 02/09/2009

muito chato
foi preciso muita força de vontade pra eu terminar esse livro.
o começo é podre, ai quando ela encontra o carinha fica até legal
e o final é uma merda. --'

Andrea 08/02/2016

Esqueça O mágico de Oz e conheça Elphaba, a Bruxa Má do Oeste.
Em mundo repleto de fanatismo religioso e superstições, o nascimento de uma menina verde não é visto com bons olhos... E assim, Elphaba, nossa futura "Bruxa Má do Oeste" crescerá estigmatizada por sua cor e por suas fortes convicções ateístas e humanitárias.
Nesse livro, que podemos considerar como uma alegoria de nossa própria sociedade, Gregory Maguire mostrará um outro ponto de vista da história de Oz, cheio de intrigas, conspirações e sensualidade. Nossa protagonista não é, de maneira nenhuma, uma vilã! Ela apenas luta pelos direitos dos Animais (animais racionais que se comunicam como os humanos) que foram retirados pelo terrível Magico de Oz, esse sim um vilão monstruoso.
A Oz que o autor nos traz é uma civilização tal como a nossa, a diferença é que magia e ciência andam juntas e misturadas e um fato engraçado é que Elphaba nem queria ser uma feiticeira, na verdade ela sempre achou que não tinha jeito para a coisa! E o que falar de Glinda, minha gente? Nossa! No inicio do livro você tem vontade de bater nela a todo momento! Apesar de que com o tempo ela melhora um pouquinho...
Ao longo de toda a narrativa vemos os esforços de Elphaba serem colocados por terra por causa da ignorância e do preconceito dos habitantes de seu reino. Quando a jovem Dorothy e seu cachorrinho Totó chegam... Ai nós já sabemos que o fim de nossa heroína está muito próximo...
Maligna é um livro obrigatório para todos os adultos que leram O Mágico de Oz quando crianças e se você ainda não leu, comece pela história na nossa "Não Tão Má Bruxa do Oeste" e decida em qual delas acreditar...

Everton.Ribeiro 23/06/2015

Será que sou a única pessoa do mundo que não gostou deste livro e do que o autor dele fez com o O fantástico mundo de Oz??? Livro meio cansativo, mas vale pelo final. É de dar pena da Bruxa Má do Oeste...

pedrohmc 09/01/2009

bom, mas...
a história, como já conhecia pelo musical da broadway, é muito boa. É interessante ver uma história ser contada pelos olhos do aparente vilão de uma outra, te faz enxergar tudo com outros olhos e pensar que nem sempre o que parece, é.

Só achei bem mal traduzida a versão em português. Algumas colocações e expressões ficaram bem "qualquer nota", me pareceu feito as pressas e sem muito cuidado com o original...

Jussara 30/03/2024

É bem diferente do que eu estava esperando.
É uma história divertida, mas também é triste, é o crescimento de uma adolescente cheia de opiniões a uma jovem rebelde e por fim uma mulher amargurada.

Vânia 28/04/2009

"Somewhere over the rainbow"? Bah....Esqueça!
Se vc acha que essa é uma versão puritana da bruxa do Mágico de Oz, esqueça. Céus!!!!! Nunca vi tanta confusão nem tanta lama na minha vida...num suposto conto de fadas, é claro.
Aquela versão da Dorothy chata e seu irritante sapato vermelho que faz "toctoctoc", do leão procurando por um barbeiro pra cortar a juba, do homem de lata querendo um óleo pra calibrar suas juntas e do espantalho querendo dar um "créu" no corvo, é fichinha perto deste livro.

O início do livro é meio enjoativo, mas do meio em diante a história toma um rumo muito melhor. Vale a pena a leitura.

ATENÇÃO: NÃO é recomendado pra "baixinhos".

Claudinei 12/05/2009

Não sei porque não consegui me prender a este livro!!!

mura 05/11/2009

Livro bem interessante.
A história da bruxa do leste do Mágico de Oz.
No início é meio chato, quase desisti, mas depois a história começa a ficar legal.

Elwing 22/12/2010

Sinceramente?