Apenas Miúdos

Apenas Miúdos Patti Smith

Resenhas - Só Garotos

felipe 10/11/2023

Queria entrar dentro de um buraco e implodir dentro de mim
Demorei muito pra terminar esse pois me imergi dentro da historia como se eu tambem estivesse em nyc nos anos 70 e precisei ingerir aos poucos.

o livro é como uma grande carta de amor de 250 paginas. a escrita da patti é sublime, nunca li nada que me colocasse como espectador de forma tao imersiva.

termino essa leitura com a certeza de que todos os encontros que temos nessa vida foram predestinados. com certeza virou um dos meus favoritos!

vida longa ao robert!!

beatriz3550 03/11/2023

A história é muito bonita, mas pra mim a leitura foi um saco. comecei a ler esse livro em JANEIRO e desde entao eu peguei e larguei umas 10 vezes pq a leitura simplesmente não flui e no fim abandonei mesmo fds. fiquei perdida na maior parte do tempo pq não conhecia as pessoas e artistas q são inúmeros e outras referências q eu não pegava nenhuma. infelizmente foi uma leitura extremamente chata e não me absorveu em nenhum momento. eu juro q tentei gostar pq a patti é incrível mesmo mas não deu

Julia 31/10/2023

Foi interessante, gostei de como a Patti escreve, é uma história muito maravilhosa e bonita dos dois, Patti e Robert tiveram uma conexão fenomenal e são extremamente talentosos e conseguimos ter toda a sensação da era do rock anos 70 sendo transmitida.
Pessoalmente não foi um livro totalmente incrível por algumas razões que talvez não sejam ruins para os outros mais me atrapalharam um pouco, ou só não li no tempo correto da minha vida.
Primeiro achei que muitas vezes o vocabulário é um pouco complicado, e se você não é muito bom na cultura artística do local na época, não vai entender quase nada das referências e das pessoas citadas na obra como eu que fiquei perdida até.
A leitura também acaba sendo um pouco lenta, as vezes a história empaca e não flui e tem muitas viagens no meio que te faz perder o foco do que mesmo estava acontecendo.

iris 29/10/2023

Que livro lindo, profundo e fascinante. Acho que foi uma das melhores, senão a melhor, leitura que fiz nesse ano. Admito que não conhecia a Patti Smith e o Robert Maplethorn antes de ler ?só garotos?, e agora me encontro completamente apaixonada por eles. O livro vai muito além do objetivo de narrar a relação entre Patti e Robert, retratando também uma das épocas mais emblemáticas e impactantes para a cultura pop. Os depoimentos e relatos que Patti traz, sendo na época testemunha ocular do nascimentos de grandes manifestações culturais e artísticas, e ter convivido com pessoas extremamente influentes como Lou Reed, Sam Shepard, Janis Joplin dentre outros, são incríveis e tornam o livro ainda mais cativante.

Amanda3547 27/10/2023

Queria dizer muito. mas eu não consigo dizer muito. sabe aquelas coisas que a gente gosta tanto, tanto, tanto que se torna difícil dizer sobre? foi esse livro pra mim, ele já está dentro de mim. Patti e Robert são as coisas mais sensíveis e profundas, por falta de outras palavras, que pude conhecer.

joaoggur 22/10/2023

Patti; eu não quero voltar para casa.
Em nenhum momento na leitura ?Só Garotos? eu quis perder minha atenção, eu quis perceber que estamos no século da tecnologia, na era da modernidade líquida, na era da solidão. Quando eu começava a ler aquelas páginas, adentrava em um novo mundo, um mundo cheio de minúcias e tantos detalhes que apenas uma linguagem poética poderia exprimir. Saber que Patti já conviveu com figuras como Jimi Hendrix, Janis Joplin, William Boroughs, Allen Ginsberg, é como estar lendo um relato de um apóstolo de Cristo? (?Jesus died for somebody's sins? but not mine!).

Mesmo quem não conheça a incrível poetisa e cantora Patti Smith (eu, particularmente, sou um grande fã de seu trabalho; tenho todos os seus lp?s), creio que esse livro é uma grande homenagem a uma época. Seu marido no livro, Robert Mapplethorpe, é apenas a canalização de uma Nova York do início dos anos 1970 em pessoa. Para fãs da (contra!) cultura estadunidense dessa época, é um prato cheio.

carolina 20/10/2023

O livro é bem interessante mas não me cativou tanto imaginei, me decepcionei um pouco com esta leitura... esperava mais, acho que o livro começa a ficar muito descritivo e me fez enjoar um pouco

Giovana.Kutschenko 16/10/2023

?Apenas garotos?
Muito detalhado, dá para facilmente imaginar todas as histórias e suas sensações. Uma verdadeira história de filme.
A frase ?Só garotos? se tornou muito mais clara nesse final, onde nessa frase a relação de Robert e Patti fui reduzida a algo infantil e sem futuro, quando naquele uma construção importante estava acontecendo, a construção de uma conexão

lelis 03/10/2023

Lembre-se que somos mortais, mas a poesia não é
A história deles foi tão linda, tão inspiradora, tão honesta entre eles. acho que a conexão deles transbordou até fora das páginas, pois eu senti cada momento. as dificuldades deles foram tremendas mas toda vez que eles superaram era lindo. eles são lindos e a história é incrível. como artista me sinto inspirada pelo amor deles e em como tudo era inabalável se eles permanecessem unidos. e funcionou neh... apesar dos pesares, eles sempre estiveram ali um pelo outro. vou guardar muito carinho pela Patti e pelo Robert e pela amizade e amor deles

molzi 28/09/2023

Queria conseguir escrever alguma coisa, mas tô chorando igual criança. antes de tudo, essa é uma história de amor.

Mylena 11/09/2023

Uma carta de amor
Mais do que a história de uma vida, o livro funciona como uma carta de amor. E não um amor romântico tradicional. Amor real, fraterno, que evolui e muda com o tempo, que se adapta, mas que nunca deixa de existir. O companheirismo de Patti e Robert leva ambos por aventuras incríveis, mas também por muito perrengue.
Acho que passar por tanta coisa ao lado de alguém só pode resultar em um companheirismo que vai além de uma vida apenas. E é isso que da pra sentir pela perspectiva de Patti. Uma conexão tão forte assim, atravessa qualquer fronteira.
Além disso, é incrível perceber como a memória da autora é afiada. A quantidade de detalhes em cada cena faz o leitor se sentir imerso no ambiente novaiorquino das décadas de 60/70/80.

Nina 06/09/2023

É uma linda homenagem e me identifiquei com a Patti em vários momentos. Também sou capricorniana, nascida em uma segunda feira e sensível.
A escrita é linda e o final do livro é emocionante!

maria 02/09/2023

Amei amei amei ? mt feliz q danilo me emprestou esse livro fez muito pra minha personalidade. completamente apaixonada por todas as descrições de cafés baratos e ternos de veludo e cabelos com glitter?????

arqueofarias 25/08/2023

Uma maravilhosa autobiografia escrita com maestria. Relatos intensos e emocionantes situados nos anos 60 e 70 nos traz uma lembrança das maiores décadas na história da cultura, da música e da arte mundiais.
A narrativa me lembrou muito Annie Ernaux. Adorei ! Já quero ler tudo da autora ??