A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Jennifer Jucá 19/08/2024

Obra mais séria que o "O Hobbit"
Que livro espetacular! A seriedade na escrita de Tolkien em "O Senhor dos Anéis" me impressiona, especialmente em contraste com "O Hobbit". O livro traz uma abordagem muito mais madura e profunda à história, além da linguagem bem mais rebuscada. Agora que terminei de ler, assisti ao primeiro filme pela primeira vez e finalmente entendo por que é considerada uma adaptação tão brilhante.

Amanda Aranttes 19/08/2024

Nada se compara ao livro
Completamente suspeita pra falar, já que cresci assistindo aos filmes e vi tantas vezes que consigo perceber de cara os detalhes que adaptaram e os que ficaram de fora ou foram mudados. A familiaridade com a história ajudou bastante, mas o encanto do livro é só dele. Queria muito gostar e supriu todas minhas expectativas.
É realmente maravilhoso esse mundo que Tolkien criou, encantador e aterrorizante. Faz vontade de ler tudo sobre todas as histórias. Fiquei com imensa curiosidade sobre os acontecimentos em Númenor, dos filhos de Hurin e nas outras eras. Confesso que a primeira parte foi custosa, devagar, mas depois de formada a sociedade foi delicinha de ler. Sam sendo o mais fiel dos amigos, Gandalf o melhor protagonista e Boromir mais chato do que eu me lembrava.
Já estava no coração, agora ainda mais ?

douglaseralldo 18/08/2024

Vão-se os dedos, mas fica o anel ou 10 Considerações sobre O senhor do anéis: a sociedade do anel
1 - O primeiro desafio é o de justamente falar algo sobre um livro do qual tantas pessoas já falaram e ainda assim, apresentarmos novos olhares. Apesar do desafio tentaremos isso no decorrer deste post, ficando neste primeiro item nessa retomada contextual e breve síntese da trama que vocês já conhecem, como Frodo, um pacífico hobbit do Condado adentra na mais perigosa jornada das jornadas da Terra Média ao receber enquanto herança de Bilbo Bolseiro o Um Anel, aquele por qual Sauron perdeu os dedos, mas que está louco para retomar o poder do anel. A sociedade do anel, primeiro livro da sequência de três dos romances que constituem a obra, narra da partida de Bilbo do Condado, a chegada do anel a Frodo, o Portador-do-anel, em sua jornada até Valfenda onde o Conselho de Elrond constitui a Sociedade do Anel cujo objetivo seria destruir o anel, uma sina cabida a Frodo, mas que no Conselho recebe o apoio dos nove membros que constituem a sociedade; Como no filme de sucesso adaptado por Peter Jackson, o primeiro volume encerra-se quando as coisas tornam-se ainda menos esperançosas;

2 - Mas, aproveitando que citamos o filme, vale dizer que há importantes diferenças entre a obra literária e a adaptação (o que, obviamente, é bem comum afinal, cada obra é cada obra). Entre elas, forma que se dá a partida de Frodo do Condado, bem como a exclusão de passagens (até aqui, ao menos, interessantes) como as pelas terras do intrigante personagem Tom Bombadil. Tratamos de algumas dessas diferenças nesse post, e dentre as que não aprofundamos, cremos a que deve ser levada em conta numa análise do texto. Trata-se do foco narrativo. Se no cinema, possibilita-se e demanda-se a alternância de foco no acompanhar de diferentes personagens, até agora, pelo menos, já que a cisão mais drástica do grupo ocorre nos dois últimos capítulos, o foco está sempre a acompanhar o herói da narrativa, o seu único protagonista, ou seja, Frodo Bolseiro. Tolkien em sua narrativa de aventura privilegia Frodo concedendo-lhe a primazia do foco narrativo de tal modo que as informações relevantes de acontecimentos com outros personagens surgem nos reencontros e na retomada de suas histórias então, como exemplo, os resgates do que acontece com Gandalf em suas tantas viagens;

3 - Dito isso, precisamos reforçar o quão deleitosa é a leitura do livro. A narrativa é destas poucas a nos captar de maneira imersiva e voraz, pois quando iniciamos a leitura fica difícil desgrudar. Provavelmente pela soma de fatores positivos que tornam a leitura envolvente, os resquícios mitológicos, o privilégio das cenas, as descrições visuais que se para algum são minuciosas, a nós intensificam a imersão no universo tolkiano. Isso sem falar da ação e da constituição de personagens únicos, dotados de uma aura que os torna próximos ao leitor;

site: https://www.listasliterarias.com/2024/08/vao-se-os-dedos-mas-fica-o-anel-ou-10.html

Carmen.Luzia 18/08/2024

Uma festa muito esperada?
Esse é o título do primeiro capítulo de O Senhor dos Anéis, fazendo alusão ao primeiro capítulo de O Hobbit: ?? Uma festa inesperada??.

A minha experiência lendo o primeiro tomo confesso que no início foi maçante. Os capítulos iniciais são cheios de detalhes sobre o Condado e a Terra Média em si, o entendimento de Frodo para com a importância da grandeza do Um Anel é instigante.

A partir do capítulo ?A Comitiva do Anel? a leitura se tornou mais fluida, pois os eventos em que os personagens se envolviam eram muito importantes para a história e são ricos em detalhes que não podem ser deixados de lado. A descrição sobre Valfenda e o povo dos élfico é encantadora, Tolkien não poupou riqueza em cultura para com eles, além de grande sabedoria e poder.

A amizade de Frodo e Sam é linda, Sam é meu personagem favorito.

A descrição sobre o Senhor Sombrio e seus súditos é rica em energizante, fiquei muito curiosa sobre a origem dos anéis, origem de Sauron. Tudo vai ser mais abordado ao decorrer dos outros volumes e estou pronta para embarcar e seguir com essa aventura que já ganhou o meu coração por completo! ??

JoAo.Victor 15/08/2024

Ide.....
Isso é um livro dinâmico, maravilhoso, estupendo, admirável, surpreendente. Sem palavras para descrever.

thgod 15/08/2024

Assim como todos falam, a sociedade do anel exige um pouco de paciência e dedicação. A literatura de Tolkien é bastante detalhada e refinada, por isso muitas pessoas não conseguem lê-lo e acabam achando cansativo.
Aqueles que conseguem ler e sentir a mensagem, acabam se apaixonando pela obra. As canções e poesias de Bilbo são incríveis! Tolkien foi um gênio da literatura. A forma como ele introduz a aventura, fazendo com quem viajemos para a terra média não é qualquer autor que consegue.
A Sociedade do Anel não é somente uma história de fantasia, é literatura, poesia... é história.

FPironatto 14/08/2024

Cada um com seu cada qual
O mundo criado por Token é incrível, riquíssimo em detalhes e muito importante para todas as obras de fantasia medieval, porém não é um tipo de escrita que me agrada, visto é um tipo de escrita muito rebuscada, detalhada, minuciosa e sem utilização de sinônimos de comparação o que dificulta um pouco a questão imaginativa do leitor. Sou muito mais familiarizado com "o nome do vento" em criação de mundo e aproximação autor leitor

Jovata 14/08/2024

Livro bom, menos "assustador" do que eu achava
A primeira vez que tinha visto o livro de senhor dos anéis, foi naquela versão de volume único enorme com 13/14 anos.
Tentei ler na época e simplesmente não consegui, não engatou. A coisa mais profunda que eu tinha lido até então era Percy Jackson.

Mas, agora com 23, apesar de ser sim um livro muito detalhista e cansativo, vi com outros olhos e foi uma história muito cativante.
Acho incrível como conseguiram adaptar esse primeiro livro de forma tão perfeita no filme, de forma que não importa ter visto o filme antes de ter lido e vice versa, ambas são obras incríveis e atemporais, ao meu ver.

É um livro para se ler com calma. Ouvi com audiobook (o que eu amei, principalmente pq o narrador é simplesmente o Mauro Ramos, dublador do shrek kkkk) enquanto lia em conjunto, absorvi bastante da história, consegui focar bastante. Mas vou precisar de uma pausa antes de começar o 2° livro da trilogia ?
Tiro uma estrela na minha avaliação justamente pq achei detalhista demais, que é o que tornou cansativo, mas isso não tira o brilho da história.

Lari.Rosendo 13/08/2024

Anda & anda
Pra ser bem sincera achei que não fosse gostar o tanto que eu gostei.
A leitura definitivamente não é das mais fáceis. Mas não pelo modo de escrita em si, mas pelas palavras difíceis (nomes pessoais, nomes de lugares e coisas) e praticamente a cada página nova surgia uma diferente... isso foi o que mais dificultou pra eu ter uma leitura fluida.
Demorei muito mais para ler e gostar de "O Hobbit" do que de "A sociedade do Anel".
Confesso que o primeiro livro da parte um, estava achando um pouco entediante, pelo simples fato de eles só andarem, andarem, e andarem muito sem nenhum acontecimento um pouco relevante para história, e a escrita detalhista ao extremo faz com que essa impressão aumente significativamente. Me fez tender a pensar que era uma 'encheção' de linguiça. Mas não é! No final consegui contemplar a beleza dos detalhes.
Já no segundo livro da primeira parte as coisas mudam, a história começa, foi aí que eu comecei a gostar de verdade.

Raven 13/08/2024

Segunda chance vale a pena
Já tentei ler esse livro antes e não me dei bem com ele por achar o Frodo muito parecido comigo (e detestar todas as decisões do personagem) e por capítulos longos e muito descritivos. Dessa vez eu fui com calma e sem preconceito, e acabei gostando muito da história, o que foi surpreendente. Não diria que eu sou um grande fã, mas posso dizer que não odeio, o que já é um ponto positivo. Esse é apenas o primeiro livro e tenho mais dois pela frente. Mas só por não me opor a ler as sequências já mostra pra mim que a leitura foi muito mais que apenas tolerável. Dito isso, recomendo imensamente a leitura.

esther.crisrocha 12/08/2024

Após terminar de ler o Hobbit, fiquei com muita vontade de ler mais livros do Tolkien, então resolvi começar ler a trilogia senhor dos anéis. Nesse primeiro livro, vemos o que aconteceu com o Bilbo depois das aventuras que ele passou no Hobbit, porém, esse livro é mais focado em Frodo, sobrinho de Bilbo, que agora tem uma missão de ajudar a detruir uma ameça que pode colocar toda terra média em risco.
Foi um livro legal de se ler, onde podemos ver mais uma vez a genialidade do Tolken de cria uma história, um mundo mágico que vários autores se utilizam até hoje, principalmente a parte da jornada do herói. O livro se passa todo em uma viagem, onde os perigos e aventuras se passam durante o caminho, e novos personagens importantes para trama é apresentado para gente durante essa viagem. Com isso, a gente vai conhecendo as histórias deles e do povo na qual ele pertence, já que o autor traz elfos, anões e entre outros seres mágicos.
Gostei muito dos personagens que foram inseridos na trama e das histórias de cada um deles, então durante a leitura vemos um pouco mais sobre cada povo que vive na terra média. Além disso, temos muitas músicas cantadas pelos personagens durante suas viagens, o que para mim foi bem diferente, devido ao fato que os livros de fantasia contemporâneos não trazem isso para os seus livros.
Mas, apesar de tudo teve algumas coisas que não gostei muito como, por exemplo, é com as coisas demoram para acontecer, fazendo com que a leitura seja muito mais lenta. Outro ponto, é a questão das falas, que não sei se é devido à edição que li, mas muitas vezes me perdia e não sabia que estava falando, tornando a leitura um pouco mais complicado, isso fez com que eu desse uma nota menor para ele.
Mesmo com essa pequena dificuldade, ainda vou continuar lendo trilogia, porém, vou buscar outra edição para ficar mais fácil o entendimento. Pois, estou doida para saber como toda essa aventura vai terminar.

Thicoliro 11/08/2024

"There and back again"
"O Hobbit" sempre foi meu livro favorito da infância, porém nunca tive a oportunidade de ler "O senhor dos anéis" quando pequeno, e acho que não teria o mesmo efeito que tive ao lê-lo depois de adulto. Ao decorrer da leitura me veio o sentimento de nostalgia de quando era pequeno e me apaixonei pelo "O Hobbit"
Para um amante dos filmes, o livro expande a rica estória adaptada por Peter Jackson nos cinemas e acalenta o coração de um jovem apaixonado por esse universo fantástico criado por Tolkien. É maravilhoso conhecer personagens novos e comparar, de forma justa, o livro com o filme.
Já me vejo terminando a trilogia e finalmente lendo Silmarillion.

Paulo2393 11/08/2024

Esse é mais um dos clássicos que nunca morrerão com o tempo.
Assim como qualquer clássico, para apreciar esse livro com a devida profundidade é necessário um pouco de maturidade.
Maturidade para entender os dilemas que Tolkien aqui traz, como o eterno embate entre bem e mal; virtudes; tentações; crescimento; pesar e muito mais.
Saber apreciar que de um pequeno buraco no chão havia um hobbit que, embora de uma pequenez e simplicidade, pode se desenvolver e moldar a história de muitos apesar das inúmeras tentações que tentam o desvirtuar.
Leitura mais que excelente, essencial.

GustavoDC 10/08/2024

Foi bom reler e poder recordar esse clássico!
Depois de muito tempo, resolvi reler esse livro. Eu lembrava mais do filme, mas como de costume o livro é melhor e há diferenças entre o filme e o livro, além do livro ter coisas que não são mostradas no filme.

Quanto ao livro em si, ele começa num ritmo mais lento, tornando-se melhor com a formação da comitiva. Antes disso, ocorrem alguns acontecimentos que prendem o leitor à leitura.

Nota-se algumas diferenças em relação ao livro do Hobbit, sendo que no livro dos Senhor dos Anéis percebe-se uma atmosfera mais sombria, mais dark!

O que mais me desagradou na leitura foram as musiquinhas, as quais eu as achei muito chatas! À todo momento rola musiquinha, os caras estão no perrengue e tem maluco cantando!

Eu na maioria das vezes pulava os trechos que apareciam as letras das músicas.

Nota 4.5 em 5 estrelas.