A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Tiago 16/06/2024

Dispensa apresentação
Iniciei nessa jornada no mundo da Terra Média, nessa grandiosa aventura escrita por J.R.R. Tolkien, já se tornou um dos meus escritores preferidos. É o que posso dizer: Leiam!

Larissa2526 16/06/2024

A sociedade do anel
Que livro espetacular!

Muito bem desenvolvido e pensado, desde os mínimos detalhes do relevo, a geografia, a história, a criação de diferentes raças e nações, tudo, foi muito aprofundado e explicado. Desde a jornada da sociedade com os mapas e explicando detalhadamente para onde eles estavam indo até a jornada do anel a partir do momento em que foi criado até chegas às mãos do Frodo.

É perfeito para quem gosta de fantasia, ficção e ação sem a parte do romance. Perfeito para quem lê fantasia procurando por um dragão. E de bônus ainda tem elfos e magia!

A história ainda está meio devagar por conta deles estarem na primeira parte da aventura, que é tentar chegar no lugar. Então ainda não teve nenhuma luta significativa, digo, com espadas, porque o Gandalf brigando com o balrog nós dá uns arrepios. E o Legolas e o Aragorn brigando com orcs é maravilhoso de "ver". Desculpem, mas eu imagino eles dos filmes e só consigo pensar em como são lindos. E eu fico tão feliz com qualquer interação entre os dois e o Gimli. Eu sou a maior fã do Legolas best do Gimli.

E convenhamos, todos amamos o Sam, ele é tão querido! A maior preocupação da vida dele é o Frodo, que não ajuda em nada para diminuir o estresse do amigo com ele. Ainda bem que o Merry e o Pippin foram junto com eles para aliviar o clima, porque que dupla para fazer cagada e depois rir sobre isso.
Eles são com certeza o alívio comigo do grupo, o Sam é a mãe galinha, o Frodo é o filho adolescente e depressivo.
E, assim, só eu sinto que o Pippin sofre bullying? Brigam com ele sempre, só porque ele faz besteira e quase mata todo mundo do coração? Tadinho dele.

Esse livro é completamente maravilhoso e vale todas as páginas dele. Que não é fácil de ler, eu confesso. Por ser um mundo novo e extremamente complexo, tem muita descrição de lugar e as explicação das rotas que a Comitiva percorre. Isso sem falar nos nomes dos lugares, sem considerar a linguagem élfica e como cada nação parece nomear o mesmo lugar, cada um com um nome diferente. Eu, particularmente, não presto muita atenção a esses detalhes e não fico pensando muito nas direções deles, facilita bastante a leitura.

A língua élfica porém é absolutamente fascinante porque é realmente um novo idioma que o autor inventou para a obra. Meus parabéns para ele.

Recomendo essa obra para todos e considero 5 estrelas muito bem merecidas. Terminou com essa pegada de suspense, então nós deixa com vontade de ler o próximo no minuto seguinte e descobrir em que problemas os nossos hobbits vão se meter. Ademais, como o resto do grupo vai lidar com isso.

Vanessa1973 15/06/2024

Interessante, porém cansativo
A primeira parte da aventura de Frodo é bem longa, cansativa e cheia de muitos detalhes. Que é exatamente a parte que deixa a leitura cansativa. A história é bem construída e certamente envolvente.
A parte cansativa está nas descrições de locais, árvores e uma breve história de uma lenda antiga. E algumas canções que não entendi. Mais com certeza essa história não deixa de ser única e muito rica em alta fantasia. Ansiando para concluir os livros e fechar essa saga com os filmes que são muito bons!

Roberta 13/06/2024

Absurdo
Que livro bom!
Gostoso de ler, de acompanhar a jornada. Cada erro, acerto e medo dos personagens torna a obra mais interessante e da mais vontade de continuar a leitura
Já quero começar o próximo

Sah 12/06/2024

Inesperado e surpreendente
Confesso que não estava com grandes expectativas, principalmente porque demoram-se +100 páginas para Frodo enfim deixar o Condado, mas logo a leitura se torna fluída e rápida, mas ao mesmo tempo delicada, cuidadosa e extremamente descritiva. Me surpreendi no virar de cada folha.

Os poemas e músicas são deliciosos de se imaginar, e as relações dos personagens são mais bem trabalhadas do que nos filmes, principalmente o de Legolas e Gimli.

A escrita é maravilhosa, não esperava menos de um Linguista como o Tolkien: cada frase me arrancava um suspiro. Fenomenal.

JORGE387 10/06/2024

A trilgia é grande más vale cada página.
Do início ao fim, A Sociedade do Anel é o começo perfeito para uma história perfeita. E ainda que seja bem mais lento que seus sucessores, é um livro essencial e cheio de maravilhas.
A Terra-média é rica em detalhes, construção e ambientação; é o tipo de mundo literário que salta das páginas e ganha vida conforme você o conhece mais.

Obs: Não é obrigatoriedade más recomendo que se inicie pelo livro O Hobbit.

Sara 08/06/2024

Um Anel para todos governar e aprisioná-los na escuridão!
Analisar um clássico é sempre uma grande responsabilidade, mas falar sobre a experiência de ler "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", de J. R. R. Tolkien, parece ser ainda mais complexo, principalmente depois de ter ficado mais de um ano sem tocar na obra.

Após tanto pensar, quero tentar falar sobre o livro a partir de uma palavra: o medo, sentimento comum a todos nós. Se tem algo que eu percebi durante essa leitura, é que, além do medo maior, da prevalência do mal sobre o bem, a maioria dos personagens, ou todos, apesar da coragem e da irmandade, enfrenta a jornada para salvar a Terra Média sabendo que trata-se de uma tarefa aterradora. Mais até do que eles pensavam. É interessante destacar como as festas e os fogos de artifício do Condado são substituídos pelos Espectros e as florestas sombrias. A iminência de um futuro tenebroso é quase certa. E até mesmo os elfos, seres da floresta e da natureza, sentem o peso desse mal crescente.

A questão é que ou você enfrenta o medo ou provavelmente ele vai te dominar, ainda mais quando o Anel supremo está em suas mãos, aquele que dá o poder de a todos governar e, claro, a todos destruir. A cada uso do anel, mais um passo é dado em direção ao mundo das sombras. As consequências são irreversíveis. Frodo, um hobbit, um homem pequeno, nosso herói improvável, sabe disso.

É interessante acompanhar um personagem que é querido por todos, mas que guarda muitos segredos para si. Afinal, só ele tem noção do que significa carregar o fardo de ser o protetor do anel. E que anel! Frodo é acompanhado por seu fiel amigo Sam, talvez o mais sensível dos personagens. É ele quem diz que Frodo sabe qual decisão tomar, mas tem medo. E não é só ele. Aragorn, líder enigmático, caminhante, aventureiro nato, um guerreiro descendente de Reis e conhecedor do mundo antigo, também sente o peso de ter que enfrentar um mal inimaginável. Diversas vezes ele não sabe qual decisão tomar ou qual conselho dar, mas ele age, levanta a moral do grupo e tenta seguir em frente. Merry e Pippin, primos de Frodo, funcionam como alívio cômico, mas não abrem mão de dizer o que realmente sentem. E na maioria das vezes é o desejo de voltar para casa.

É na segurança do lar que parece sabermos quem somos, onde nenhum mal parece ser capaz de dominar, mas é fora dela, da zona de conformo, que começamos a ter consciência de quem queremos ser, pelo o que queremos lutar e do porquê o retorno para casa nem sempre é a melhor opção. É nesse ponto que o primeiro livro de "O Senhor dos Anéis" parece dialogar com o sentido da vida, seus momentos de júbilo, como a estadia na encantada terra élfica Lothlórien, onde o tempo para; em contraste com o penoso caminho para as terras sombrias de Mordor, onde o Anel precisa ser destruído. Nada é suficientemente duradouro. Até mesmo Legolas, elfo arqueiro, inteligente e habilidoso, sabe que só a coragem não é suficiente, nem somente o poderio dos elfos. É necessário se permitir e se aproximar de outros, até mesmo de seus inimigos mortais, os anões. Gimli é um deles. Aparentemente carrancudo, mas de bom coração. Forte e corajoso.

Difícil é descrever Gandalf, mago capaz de reunir literalmente todos e de se sacrificar por cada um. Um personagem tão poderoso, mas que também é humano, com falhas e receios, amigo, sarcástico e que não hesita em dar uns puxões de orelha. Boromir, apesar de sua força, parece ser a pedra no sapato do grupo, aquele que se acha superior, que dá para trás em todas as ideias, que questiona todas decisões, mas aquele que também difícilmente é ouvido pela equipe. É Boromir que jamais desiste de seu povo em Gondor, que insiste em levar toda a comitiva para salvar sua população. Cada um dos nomeados aqui faz parte da famosa Sociedade do Anel.

Não vou dizer que é fácil ler "O Senhor dos Anéis", mas é muito prazeroso quando você se permite entrar no mundo de Tolkien, mais do que se preocupar com as minuciosas descrições, capítulos longos, linguagem por vezes rebuscada, entre outros detalhes que podem dificultar inicialmente. Acredito que seja uma leitura de insistência, que gradativamente se torna única e arrebatadora. É muito bela e escrita com primor, um presente para todos que amam jornadas fantásticas e personagens épicos, além de, claro, um temas universais.

Acredito que agora estou mais preparada para embarcar no segundo livro. Espero que sim!
Fabio 10/06/2024minha estante
Resenha, simplesmente impecável, minha querida!??????
Digna deste clássico dos clássicos!!!

Sara 13/06/2024minha estante
Muito obrigada, Fabio! Fico feliz de saber.

Elton120 08/06/2024

O senhor dos anéis: A sociedade do Anel
O senhor dos anéis: A sociedade do Anel. O livro explora temas de amizade, coragem, sacrifício e a luta entre o bem e o mal. Livro muito bom

Pedro Leitor 07/06/2024

Muito Bom
Elfos, Anãos, Magos, Orcs, Homens, Hobbits. Lugares mágicos e maravilhosos. Lugares assustadores.
Tolkien um gênio para dar continuidade ao Hobbit com essa obra sensacional. Com um dinâmica muito descritiva (confesso que tinha horas que me cansava dessa parte) que detalha cada lugar, situação e até mesmo personagens. A parte da trama, a estória em si nos prende e nos fascina. Só leiam. O filme não é nada comparado ao livro.

Mary 07/06/2024

Eu amei o enredo todo, e no final eu não estava esperando por ele de jeito nenhum... Ansiosa pelo próximo volume

Lucas.Baccile 06/06/2024

Primeiro mergulho
Após a (quase) necessária leitura de "O hobbit", A sociedade do anel é o primeiro mergulho nesse mundo que nos faz querer entender mais e mais do mundo de Tolkien

Arya1420 05/06/2024

Um ótimo livro, superou todas as minhas expectativas, e admiro o trabalho que o autor teve ao criar este mundo tão complexo, onde tudo e todos são importantes, e não nego que sofri bastante para decorar todos os nomes de pessoas e lugares