The Fellowship of the Ring

The Fellowship of the Ring J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Israel 25/02/2024

E assim eu me torno o 10º membro da comitiva do anel
Em cada releitura de "A Sociedade do Anel", redescubro a magia que apenas Tolkien poderia tecer. Abro o livro e me vejo transportado para uma Terra Média que transcende o tempo. Personagens tornam-se velhos amigos, e os cenários são entrelaçados com as memórias das minhas próprias jornadas.
As palavras do autor são feitiços que desencadeiam emoções e me transportam para uma realidade épica. A importância dessa releitura vai além do ato de revisitar eventos épicos; é um reencontro com a essência que me inspirou, despertando a chama da criatividade e da imaginação. Ao fechar o livro, carrego não apenas uma história, mas um legado que ecoa na minha alma. Cada palavra é um elo, cada capítulo uma epopeia pessoal. A releitura de "A Sociedade do Anel" é um mergulho profundo na tapeçaria literária de Tolkien, reafirmando que a magia destas páginas permanece viva, eterna e inabalável.

Dretzalim267 25/02/2024

Um início confortável
Esse livro é uma leitura mais madura àqueles que iniciaram a imersão do universo de J.R.R.Tolkien pelo livro O Hobbit.
Dividindo o livro em 3 partes, cheguei a algumas observações:
-Primeiro terço: início envolvente para saber mais sobre o Condado e a história da família Bolseiro. Também foi bom saber mais sobre Gollum e, apesar de odiado por 95% dos fans, Tom Bombadil é um personagem que eu gostei de conhecer (ainda mais criar teorias malucas de que ele pode ser Eru pregando uma peça).
-Segundo terço: nesse momento se encaixa uma das melhores partes: o conselho de Elrond.
-Terceiro terço: aqui definitivamente é o ápice do livro. A presença da nossa querida Galadriel vem provar que a ?falta de protagonismo feminino? relatada por alguns ?leitores? do mestre Tolkien não passa de uma falácia. Galadriel não precisa ter muitas participações para deixar a sua marca: dei boas risadas quando o seu esposo, o Senhor dos Elfos, Celeborn, ousou chamar de louco o nosso querido Gandalf, por ter escolhido entrar no reino de Moria para ?morrer?. A filha de Finarfin, apenas falou que ele baixasse a bola que o istari sempre possuía em suas ações um bom propósito, assim, o gato do Celeborn se pôs em seu lugar. Vemos também Boromir sendo corrompido e a saída de Frodo e Sam carregando o grande fardo rumo ao caminho final para Mordor.

Sigo ansiosa pra ler o próximo volume.

JoAo366 24/02/2024

A Sociedade do Anel
Curti bastante a história, fique meio perdido no início por conta de ter muitos detalhes de locais e por surgir vários personagens ao mesmo tempo, mas, quando me acostumei a leitura foi bem tranquila, a construção do mundo e dos personagens é muito boa, curti bastante a história

Henrique1126 22/02/2024

Senhor dos anéis - Livro 1
A sociedade do anel é uma obra genuína de Tolkien, que busca expandir e construir a base da trilogia, sendo um livro extremamente descritivo no que se refere aos seus personagens, feitos e ambientes.
Inicialmente o livro se inicia com um tom leve e belo, assim como o Hobbit, mas com o passar do tempo se torna sombrio e pessimista.
Além disso, há uma constante luta do bem contra o mal, virtudes contra vícios e tradição contra as forças das trevas. Porém, se caracteriza como uma obra densa com linguagem rebuscada e que exige previamente alguns conhecimentos da terra média, por isso recomendo que o início de leitura das obras de Tolkien se dê com o Hobbit.
Me identifiquei com universo e seu significado e considerado Tolkien um dos maiores escritores de fantasia, simplesmente incrível.

Camilla296 21/02/2024

O lugar onde vive meu coração
Não adianta, vem ano, passa ano, e a Terra Média permanece viva em meu coração e segue sendo o universo que eu mais amo. Eu estou nessa jornada de leitura deve ter uns três meses e, curiosamente, terminar esse livro e saber que tenho apenas mais dois para ler simplesmente parte meu coração.

A verdade é que em termos de escrita, eu sou apaixonada. Já me acostumei com o tanto de descrição do Tolkien a ponto de nem a sentir tanto. Amo a construção dos personagens e das dinâmicas entre os componentes da sociedade. Aragorn é, e eu acho que sempre será, meu personagem favorito, logo seguido por Legolas e Gandalf.

Cida153 21/02/2024

Longa caminhada
Entendo quem não gosta desse livro por conta das descrições excessivas, mas foi exatamente isso que me prendeu até o final.

Assisti ao filme muitos anos atrás e enquanto estava lendo, consegui imaginar todos aqueles personagens na ação do livro.

O início da jornada é exatamente isso, uma longa caminhada, quem gosta de ação e aventura, com certeza se decepciona, eu prefiro conhecer o caminho em detalhes.

Rumo ao próximo...

Andréa Marcela 21/02/2024

Mais uma longa etapa na fantástica jornada de Frodo, com muitas aventuras e descobertas, tornando esse volume um pouco mais gostoso de ler do que o primeiro

Felipe 21/02/2024

Uma excelente apresentação
Demorei bastante pra terminar de ler e quando finalmente terminei, gostaria de ter continuado?

Não tive nenhum contato prévio com os filmes. Comecei lendo (o ótimo) O hobbit e agora li A sociedade do anel.

Pareceu a mim uma grande fundamentação para tudo o que vem a seguir na obra. Os personagens são minuciosamente construídos e os arcos vão se formando de maneira lenta (pra mim) e progressiva.

De toda forma uma leitura prazerosa que eu gostaria de ter tido tempo para terminar mais rapidamente.

De toda forma é uma obra que não termina na leitura. Vai além nas pesquisas e farei isso quando completar a leitura.

Por hora vou ler outras coisas antes de retornar para as aventuras de Frodo bolseiro e seu grupo.

Aifos12 21/02/2024

Oh decepção
O Tolkien tem uma construção de mundo impecável, disso eu não tenho dúvida, o background que ele cria para esse mundo é profundamente imersivo, (e bem mais legal que o livro em si) além de ter personagens bem carismáticos e cativantes.
Eu sei que esse mano é o monstro da fantasia, o mestre dos magos do fantástico etc, porém meu Deus que livro chato, apesar de eu saber que estava navegando nas terras mais fantasiosas e belas da história, eu tava vivendo a vida no Very easy, quase não tem ação, e o pior de tudo.
As
Cenas
De
Ação
São
Incríveis
EU FIQUEI CON GOSTO DE INSUFICIENTE.
Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Lora Pontes 20/02/2024

Cansativo, porém genial
Achei um pouco cansativo. Em determinados trechos a descrição é exagerada, faz a história ficar muito parada. Mas Tolkien é genial e escreve de forma única

NiRK 20/02/2024

Um belo início para um grande jornada
Há muitos anos eu assisto aos filmes de maneira ritualística, mas nunca havia lido os livros. Depois de anos de tentativas fracassadas, finalmente terminei a primeira etapa dessa jornada.

Embora eu tenha gostado no geral, eu senti que os primeiros capítulos foram meio arrastados. Até o quinto ou sexto capítulo é tudo bem calmo, com intervalos de construção de mundo e, vez ou outra, alguma tensão. Mas passadas essas páginas, a aventura começa de fato e faz valer todo o tempo investido até o momento.

Tolkien leva a fama de ser excessivamente descritivo e faz jus a isso. São parágrafos e mais parágrafos descrevendo montanhas e rios e florestas. Apesar disso, eu ainda achei uma experiência divertida e interessante ver a capacidade que ele tem de descrever detalhes tão pequenos de formas tão criativas e ricas. Uma outra consequência desse traço dele é que temos muitas páginas narrando apenas as andanças dos personagens. De início pode parecer entediante ou desnecessário, mas, a meu ver, é algo que engradece a história. A exaustão, peso, a distância e o tempo para sair de um lugar e chegar a outro é algo muito bem transmitido.

No meio de tanta descrição, os personagens acham pouco espaço para suas falas. Mas não se deixe enganar, apesar de poucas, elas são sempre pontuais e relevantes. Os personagens conseguem mostrar suas opiniões e transmitir suas personalidades. Fica bem claro o estilo de cada um. Além disso, também é o suficiente para criarmos nossas conexões com eles e entendermos seus lados.

Quanto a história sendo contada, já sou íntimo dela há muito tempo, conheço cada passo do início ao fim. Apesar disso, ainda foi criada em mim a vontade de ler como os fatos vão se desenrolar. Mais do que isso, te dá a vontade de explorar o mundo da história.

O que me leva ao que eu julgo ser a maior habilidade do Tolkien: a construção de mundo. Destaco aqui o capítulo ?O Conselho de Elrond?, onde fica mais do que claro a capacidade dele te dar vida a um universo fictício. Várias são as vezes em que é mencionado o nome de algum artefato, personagem ou evento passado e não há muita explicação do que são, dando a impressão de que ainda há muito para descobrir. E sabendo que há muitos outros livros, esse aqui deve ser uma mera introdução à História da Terra-Média.

Erica.Carvalho 19/02/2024

Para quem gosta do mundo da fantasia, O senhor dos Anéis é uma obra incrível. Vim dos filmes para os livros? assistidos centenas de vezes e a leitura ainda foi surpreendente! Muita coisa nova, uma outra visão de alguns personagens. Ainda melhor, e eu não esperava menos que isso. Traz beleza e grandiosidade em cada detalhe.
nina379 19/02/2024minha estante
é o próximo q eu vou ler!! vc acha q a escrita é muito cansativa? eu amo fantasia mas tava com medo de ler por ser mais clássico

Erica.Carvalho 19/02/2024minha estante
Tem algumas partes que sim? mas no geral eu não achei! Te recomendaria ler O Hobbit antes. A leitura é bemmm mais fácil e ajudará a entender algumas coisas, principalmente se você não tiver assistido aos filmes.

Bruna3810 18/02/2024

Tolkien foi genial, disso não tenho dúvidas, há tanto para ser dito sobre as histórias da terra média que falaria sobre o universo de Tolkien por semanas sem parar