O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien




Resenhas - A Sociedade do Anel


2844 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Andre.Leandro 29/04/2024

Primeira leitura
Muitos dizem que Tolkien é uma leitura pesada e densa. Mas não me senti cansado ao ler, muito pelo contrário.

Segui a experiência de leitura igual ao do Hobbit. Acompanhei em paralelo a leitura, consulta do Atlas da terra média, e busquei algumas vezes adaptações das canções originais que ocorrem diversas vezes no livro.

Isso tornou a leitura mais rica, mais fácil e com mais elementos a serem descobertos. Recomendo a todos.

Também fui assistindo o filme versão estendida, com curiosidade de quais seriam as adaptações feitas nas telonas. Aliás, foi muito fiel e melhorou muitos aspectos de narrativa do livro.
comentários(0)comente



Matheus 29/04/2024

A Sociedade do Anel - J.R.R. Tolkien
"A Sociedade do Anel" é o primeiro volume da épica trilogia "O Senhor dos Anéis", escrita por J.R.R. Tolkien. A obra é um marco na literatura fantástica e é conhecida por sua complexidade narrativa, profundidade de personagens e o vasto mundo de fantasia que Tolkien criou, chamado de Terra-média.

A trama segue a jornada do hobbit Frodo Bolseiro, que é incumbido de destruir um poderoso anel que pode conceder imenso poder a seu portador, mas que também corrompe quem o possui. Frodo é acompanhado por um grupo heterogêneo, a Sociedade do Anel, composta por representantes de diversas raças, incluindo humanos, elfos, anões e hobbits.

A narrativa aborda temas como amizade, coragem, sacrifício, poder e redenção. Tolkien constrói um mundo detalhado, repleto de mitologia, línguas fictícias e histórias interligadas. Sua prosa é rica em descrições, evocando paisagens vívidas e personagens cativantes.

Além disso, "A Sociedade do Anel" é uma obra que aborda questões profundas sobre a natureza do bem e do mal, destacando a luta interior dos personagens contra as tentações e os desafios morais que enfrentam ao longo da jornada. Essa dualidade entre a luz e a escuridão é personificada pela busca pelo Anel, que representa tanto a esperança quanto a destruição.

No contexto mais amplo da trilogia, "A Sociedade do Anel" serve como introdução ao mundo de Tolkien, apresentando os principais personagens, locais e conflitos que serão desenvolvidos nos volumes subsequentes.
comentários(0)comente



Nati 29/04/2024

Releitura com o booklândia
Estou amando a experiência de reler a Trilogia do Senhor dos Anéis. É um livro para ler e reler várias vezes durante a vida, é tão rico, que dificilmente pode-se depreender tudo em uma única leitura. 

Nessa segunda leitura, estou lendo com bem mais calma, aproveitando a leitura, aproveitando também a troca na experiência de ler em grupo, que tanto está enriquecendo. 

Eu prestei atenção é detalhes que na primeira vez deixei passar, como já sei o que vai acontecer, não tenho aquela preocupação em chegar ao fim e estou aproveitando caminho. 

Esse universo que Tolkien criou é tão rico, que chega dói pensar que ele nunca existiu de verdade. Eu me pego várias querendo saber mais dos anos longíssimos que só sobraram ruínas e histórias, como se eu também estivesse caminhando naquelas terras. 

Estou mais apaixonada pelos Hobbites, principalmente agora, que já estou quase na metade do segundo livro. E sim, mudei meu posicionamento sobre o Frodo nessa releitura, revi personagens amados e descobri que esqueci completamente outros. 

Contudo, no todo, está sendo uma experiência incrível. 
comentários(0)comente



Jucieli2 28/04/2024

O Tolkien escreve incrivelmente bem! Com os detalhes riquíssimos, ajuda o leitor a imaginar e imergir na leitura, vivendo as aventuras junto com os personagens! Ademais, a história passa tantos valores e lições preciosas! Já vou começar o segundo livro ??
comentários(0)comente



Graziely 28/04/2024

Um gênio
Tolkien traz a poesia consigo em cada parágrafo deste livro. Os detalhes extramente precisos transformam as palavras em doces melodias carregadas de sentimentos.

A sensação ao ler a Sociedade do Anel é de curiosidade, entender como esse universo funciona e acompanhar a jornada junto ao grupo de aventureiros.

Por mais detalhado que seja a jornada do jovem hobbit Frodo, nada fica cansativo. Tudo parece se encaixar perfeitamente, desde as descrições das lindas florestas élficas, até os medonhos monstros do Norte.
comentários(0)comente



Anibul 27/04/2024

Uma Jornada Épica pela Terra Média
Neste épico literário de J.R.R. Tolkien, somos transportados para um mundo de fantasia repleto de criaturas mágicas, batalhas épicas e uma missão que pode mudar o destino de toda uma civilização.
Na primeira parte da trilogia, somos apresentados ao pacato hobbit Frodo Bolseiro, que se vê encarregado de uma tarefa monumental: destruir o lendário Anel do Poder antes que caia nas mãos do malévolo Senhor das Trevas, Sauron.
Ao lado de seus leais amigos, Frodo embarca em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas malignas e superando desafios inimagináveis. À medida que avançam pela vasta e rica Terra Média, os personagens descobrem a verdadeira força da amizade e da coragem, enquanto lutam para proteger tudo o que amam.
Com uma narrativa rica em detalhes e descrições vívidas, Tolkien nos transporta para um mundo totalmente novo, onde podemos vivenciar cada momento ao lado dos personagens. Uma leitura obrigatória para todos os amantes da fantasia e da aventura, onde cada página é uma viagem para além da imaginação.
comentários(0)comente



Rafa Galego 27/04/2024


Acho incrível como as pessoas são levadas pelo que as outras dizem. "A escrita é maçante, muitas descrições". O texto é belíssimo, beirando o poético. As descrições são muito agradáveis. O texto tem seus defeitos, tem, até mesmo pela forma como Tolkien enxergava o seu oficio, mais como um documentarista e não como um ficcionista, e tendo muito textos antigos e acredito fugindo de alguns mais modernos (e os textos de sua época são, muitos deles, mais modernos do que os que encontramos hoje).
Então as pessoas repetem frases feitas sobre a obra e aí quando você vai ler o que elas leem, nossa... tá lá obras gigantescas cheio de personagens muito mal escritos, em aventuras que não levam a lugar nenhum, em universidades de magia em que se aprende a passar roupa e fica se perguntando se vai ter dinheiro ou não pra comprar a alfafa do cavalo. Ah, vá...
comentários(0)comente



Francisco90210 26/04/2024

Livro bom pra cacete, escrita um pouco mais difícil do que a do Hobbit mas genial igual, Tolkien sabe encaixar vários elementos místicos na história deixando ela divertida.

A terra média é um mundo simplesmente maravilhoso e o Tolkien escreve isso perfeitamente as canções, as histórias, as descrições de terreno e várias outras coisas, além dos mapas nessa edição serem extremamente necessários para a localização durante a história.

que livro bom.

"Três anéis para os Reis-Élfos sob o céu, Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores, Nove para os Homens Mortais fadados ao eterno sono, Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono, Na Terra de Mordor, onde as sombras se deitam. Um Anel para todos governar, Um anel para encontrá-los, Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los na Terra de Mordor, onde as Sombras se deitam."
comentários(0)comente



Sollyns 26/04/2024

Desafio

A minha história com esses livros começou no cinema.
Lembro-me que havia visto os filmes A sociedade do anel e As duas torres e queria ver O retorno do rei no cinema, pra saber como a história ia terminar. O problema é que a classificação era 14 anos e eu não tinha idade suficiente, então eu não podia assistir.
Foi aí que descobri que os filmes eram baseados em livros e quando consegui, comprei-os.

A memória que tenho da experiência de ler O senhor dos anéis pode ser resumida em uma palavra: desafio.
Lembro que já lia bastante, mas nada no nível de Tolkien. Digo isso não para diminuir outros livros, de maneira nenhuma, mas é notável que o tipo de escrita é diferente, especialmente pela época que foi escrito/publicado (entre 1937 e 1955). A cultura, comportamentos, política e acontecimentos (como a guerra mundial) provavelmente tiveram influência na narrativa.

Mesmo tendo lido muito nova, nunca achei a leitura difícil (no sentido de ter palavras que não sabia o significado ou frases que não entendia) mas achei a escrita prolixa em várias ocasiões. As descrições eram muito minuciosas e a prova disso é que teve um (único) capítulo (A floresta velha) que simplesmente pulei, não consegui ler e também não senti falta. Confesso que algumas canções e poesias também pulei!

Mas por outro lado, é uma das leituras mais ricas que já fiz até hoje. Tolkien criou não somente um imenso universo fantástico, mas também criou línguas. Tem noção do quão grandioso é isso?!
A sensação que tive à época foi de passar pela transição de uma leitura simples para uma complexa. Para mim foi um marco, e para o mundo da literatura também.

No fim, pra quem gosta de fantasia, embarcar nessa jornada é quase obrigatório! E que jornada maravilhosa, que delícia é descobrir o mundo da Terra Média! Não tem como não exaltar essa obra prima da literatura mundial!

"Um Anel para a todos governar,
Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer
E na Escuridão aprisioná-los."
comentários(0)comente



Lohan.Valerio 26/04/2024

Uma viagem inesperada ?????
Nunca fui fã dos filmes do Senhor dos Anéis, lembro que quando criança ter ficado com medo quando vi o Gollum pela primeira vez, e já adulto tentei reassistir mas nada que me fizesse querer saber mais sobre. No entanto, ano passado me dei a chance mais uma vez de ler sobre esse universo, iniciando pelo Hobbit que eu amei e me incentivou a comprar o box do Senhor dos Anéis. E que primeiro livro incrível. Apesar de muita
gente ter achado o livro bastante descritivo, em nenhum momento o estilo do Tolkien me incomodou, acredito que para um universo ser bem estabelecido é necessário que se descreva o melhor possível para que ele se torne real para nós. E como se tornou real, quantas vezes eu me parei pensando durante esses dias de leitura, como o quanto seria bom morar no Condado ou nos bosques de Lothlórien, longe de toda loucura do nosso mundo. A forma como ele desenvolve todos os personagens e os seus diálogos é simplesmente incrível. Você consegue saber quem está falando em cada conversa mesmo que o autor não descreva quem é. Por fim, fico feliz por ter conhecido esse universo, descobri que entrei em um esquema de pirâmide ??? e já estou de olho em todos os outros livros que o Tolkien escreveu sobre a Terra Média.

P.S.: Algo que me ajudou bastante durante a leitura foram os videos de leitura conjunta do canal Dragão Verde, era tanta coisa que eu deixava passar que quando eu assistia as lives parecia que eu tinha lido outro livro! Kkkk mas brincadeiras a parte, os comentários dos participantes das lives ajudaram a ter uma visão panorâmica de toda a história, claro que sem spoiler, para justamente ajudar na compreensão do Legendário. Os vídeos sao longos, mas dá para assistir no 2x. Fica aqui o link para quem tiver interesse, no mais, leiam Tolkien!

https://youtube.com/playlist?list=PL3EQku_Z8YjoUqTimKqgr8Izz11AlW050&feature=shared
comentários(0)comente



Maria17184 22/04/2024

Chato.
Queria dar 2,5 estrelas.
Sofri muito lendo esse. Não me venha com "Tolkien é difícil". Não é difícil. Só é CHATO.

Começou bem, eu estava achando bacana e interessante. Mas aí todo mundo começa a cantar?? Toda decisão precisa ser discutida por horas, dias, meses. Os diálogos. Meu deus, os diálogos são esquisitíssimos, parecem que estão fora de contexto.

As descrições são longas, mas batalhas são resolvidas em UM PARÁGRAFO. Os personagens parecem que têm uma emoção e ponto. As decisões que o grupo toma são meio ?!?!? Estamos atrasados e o mundo em perigo, mas vamos parar aqui para apreciar a vista.

O universo é de fato bem desenvolvido e a escrita é bonita. A leitura é arrastada, mas é uma prosa de qualidade.

Eu amo fantasia, mas o que acabou comigo nesse aqui foi o fato de ser insuportavelmente chato. Eu só queria muito terminar, para poder ler algo que me desse VONTADE. Empurrei com a barriga mesmo. E eu queria muito gostar, mas não deu.

Disseram que os outros dois são melhores, quem sabe um dia...
Rafa 24/04/2024minha estante
É isso mesmo, Maria. Livro chatíssimo. Eu também queria gostar mas não tem condições. Não consegui criar nem empatia pelos personagens.




Carolina Miranda 22/04/2024

Talvez fosse um 5 estrelas se não fosse audiolivro
Acho que meu maior problema até então (inclusive nos filmes foi a mesma coisa) é que eu acho o Frodo extremamente chato.

O Sam apesar de eu gostar muito mas nos filmes também tem um desenvolvimento bem fraco e se escora demais no escudeiro leal trapalhão e isso me irrita.

Alguém trás o Gandalf de volta, e sem sombra de dúvida o narrador merece um 5 estrelas só dele.

Mas ainda sim, adoro a história e cada segundo do livro me deu vontade de rever o filme
comentários(0)comente



giovanaseabra 21/04/2024

Um passo depois do outro?
Como admiradora apaixonada pelo universo de Tolkien desde a pré-adolescência, quando assisti a adaptação pro cinema de O Senhor dos Anéis, comecei a leitura empolgada e devorei os primeiros capítulos. Com o tempo, fui me embrenhando mais profundamente nessa floresta que é a escrita do autor. Primorosa, detalhada, poética, simbólica. Me senti desafiada e, assim como os hobbits (?) desesperançosa numa leitura que eu desejava tanto, mas, nesse ponto, me pareceu difícil. Ainda bem que persisti e, aos poucos, me habituei à penumbra e à luz dessa estrada. Me envolvi e me apaixonei ainda mais por esse universo, agora na dimensão literária, em contato mais próximo com a linguagem e com o modo de se expressar de Tolkien. Que presente! Essa leitura me deu a sensação palpável de que nossos grandes feitos (digo, os processos que vivemos - desafios, medos, perdas, idas e vindas, conquistas, abrigos e perigos) estão acontecendo a todo momento, passo a passo, na dor e no descanso, nas celebrações e atividades. Quase sem nos darmos conta, estamos conduzindo a nós mesmos por uma grande jornada. E, como Bilbo, desejo que tenhamos tempo pra nos sentar e contemplar nossas histórias ??
comentários(0)comente



Lars 21/04/2024

Tolkien é Tolkien
Relendo porque deu vontade, e nunca fiz tantas marcações. Eu sei que ler essa trilogia não é fácil e o estilo de escrita do autor pode afastar muita gente, mas é uma obra de arte.
E essa edição é incrível.
comentários(0)comente



Nanda686 21/04/2024

Clássico atemporal
A sociedade de anel nos introduz em um universo fantástico criado por Tolkien e uma trama que envolve consequências e desdobramentos causados pelo "O anel".
ler esse livro requer muita paciência e interesse pelo universo e principalmente os personagens, mas no final valeu muito a pena.
simplesmente amei!
comentários(0)comente



2844 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR