A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

andy_Pendiuk 10/05/2024

A Sociedade do Anel
Uma jornada épica e um clássico da literatura fantástica. A obra de Tolkien faz jus a sua fama e é extraordinária de ponta à ponta.

Confesso que me enrolei por anos pra ler esses livros, ouvi com frequência que a escrita de Tolkien era arrastada e maçante. Talvez por eu já ter o costume de ler livros com essa linguagem mais rebuscada, não achei cansativo. Na verdade, até perdi algumas horas de sono por não conseguir parar de ler.

O ponto alto do livro, na minha opinião, é a sabedoria de Gandalf e dos Elfos, são aquelas frases que você lê e tem vontade de guardar pra ler de novo.

Gosto muito da forma que o autor descreve as paisagens e a diversidade de espécies dos pernosagens.

Em resumo, é uma leitura indispensável para os fãs de fantasia bem construída e universo bem desenvolvido.

João Victor 09/05/2024

Quando comecei fiquei um pouco inseguro da leitura pq todos falavam da escrita do Tolkien, mas achei uma leitura fluida, não tanto quando o Hobbit, porém ainda sim fluida. O livro é de uma riqueza, é tanta coisa pra se explorar.

Pammia 08/05/2024

Detalhes
Sou uma grande fã de Senhor dos Anéis. Li lá na adolescência e relendo agora, só confirmou o quanto gosto.

O livro traz muitos detalhes, faz a gente ficar dentro da história de uma forma absurda.
Cheio de detalhes, diálogos, música... É perfeito!

Gabrielbtn1 08/05/2024

Uma obra original sensacional
Fico impressionado com a genialidade que o autor fez sua escrita nessa história e em como é contada nesse livro,fico ainda mais de queixo caído em pensar que ele criou novas raças e línguas nessa história genial,amei o primeiro livro e vou seguir lendo os outros 2 que faltam da trilogia,recomendo muito

tinhosa 08/05/2024

Hobbits
O frodo me deu raiva, o gandalf me deu raiva, o sam me deu raiva, e eu tô começando a achar que não li com muita paciência

brincadeiras a parte, todo o universo dessa fantasia foi MUITO bem planejado, amei muito ler o livro, já que só tinha visto os filmes desde pequena.

talvez demore um pouco pra continuar a ler a saga, já que a leitura pra mim, foi um pouco difícil (pobre adolescente leiga com um vocabulário limitado)

giorrut 08/05/2024

Melhor leitura conforto de 2024
Quando peguei pra ler este livro muitos amigos me disseram que abandonaram a leitura por ser muito extensa e cansativa. Gente??????? EU SIMPLESMENTE AMEI. Pra mim pelo visto a série de livros da saga vai se tornar uma leitura conforto, não achei a leitura arrastada de maneira nenhuma.

Também senti que compreendi muito mais sobre o universo e os personagens de senhor dos anéis do que só vendo os filmes, e como já gostava, a leitura foi muito gostosa e até mais emocionante do que na tela.

Pedro_Augusto27 06/05/2024

Perfeito para o momento certo.
?O mundo está repleto de perigos e há nele muitos lugares escuros; mas ainda existe muita coisa que é bela, e, por muito que em todas as terras o amor já esteja mesclado ao pesar, talvez ele se torne maior.?

O Senhor dos Anéis é perfeito. Não vou fazer uma resenha propriamente dita, apenas um conselho para quem pretende embarcar nessa jornada e ter a melhor experiência possível.

Escolha ler Tolkien com dedicação. Parece chato dizer isso, mas é essencial. O livro vai te apresentar uma história que inicialmente é até um plot ?simples?, mas dentro de um universo de personagens incríveis, com mística, política, filosofia e muito passado. E para mim, o melhor de tudo é o ambiente (Terra-média), que ao meu ver é o protagonista da história.

Então, se você tem vontade de ler, mas está procurando uma leitura mais rápida porque assistiu aos filmes ou apenas algo para te distrair, guarde-o um pouquinho para um momento em que você possa se dedicar mais a essa leitura, pois eu garanto que vai valer muito a pena.

Obs: Quando for ler não fuja das músicas do livro, as quais tem uma riqueza muito bela e profunda.

Gabriel1994 06/05/2024

A aventura se inicia de forma magistral. A contrução do mundo, a apresentação dos personagens, a introdução das lendas, é tudo de uma tamanha genialidade que somente uma mente como Tolkien conseguiria produzir. A leitura flui de forma excelente e é fácil se imaginar caminhando pelas maravilhas de Valfenda ou perdido nas escuras cavernas de Moira. Mas é apenas o começo de uma épica aventura, talvez a maior e melhor aventura já escrita.

Thiago 06/05/2024

IMERSÃO ALÉM DA CONTA
Demorei a engatar. Sempre li que os livros do Tolkien eram muito densos, mas não levava fé... E realmente, no início a leitura não te prende tanto mas depois, tu se acostuma com a imersão dentro desse universo INCRÍVEL, com personagens deslumbrantes e cativantes como Gandalf, Aragorn e em especial, Gimli. Como eu adoro anões, putz! ?
Frodo tem muito mais carisma, coragem e inteligência que nos filmes, um protagonista muito bem escrito. Que venha o segundo!

eduardamp 04/05/2024

Pode ser um pouco cansativo, devido à escrita tão descritiva de Tolkien, mas se você não tem problemas com isso, é um livro sensacional.

Miguel 04/05/2024

Lá e de volta outra vez.

Retornar a obra do Tolkien e ao mundo da Terra Média foi nada menos do que fantástico. Reencontrar personagens queridos, retornar ao Condado e à Valfenda, e ainda sair para aventuras para lugares distantes e desconhecidos com personagens recém conhecidos foi uma grande aventura.

A escrita junta o leitor aos personagens de uma forma muito imersiva, passando diversas emoções diferentes nos momentos necessários. Sentimos apreensão, encanto, alegria e medo junto aos personagens vivendo aqueles momentos. Além disso, a forma como o texto muda e flui dinamicamente entre estilos contribui para esse sentimento geral da obra, hora com descrições mais detalhadas, outras vezes jogando a visão muito para dentro dos personagens e ainda, nos momentos mais líricos, compondo um texto cheio de pequenas rimas e ritmos, mesmo que em prosa.

laurapataro 04/05/2024

Posso dizer que comecei alta fantasia com pé direito (até então).
Sempre soube que era difícil ler Tolkien devido a sua escrita complexa. Hoje, após ler o primeiro, posso dizer com tranquilidade que não é complexo, é descritiva. Se em um determinado capítulo ele for descrever uma árvore, ele vai descrever por páginas essa mesma árvore. Apesar disso, suas descrições são poéticas e meio mágicas que te deixam intrigado ou boquiaberto.
Minha maior dificuldade com o autor não foram as descrições, o vocabulário criado ou as músicas criadas (só me irritavam pela quantidade mesmo ?), mas sim o ritmo da narrativa. Achei lento no começo, tive MUITA dificuldade de dar continuidade enquanto tudo se passava no condado porque era como se nada saísse do lugar!!! Eram páginas e páginas de músicas e um cotidiano pacato que não interessavam. Fiquei com esse sentimento até eles realmente iriem para a jornada em si, e foi quando aconteceu a minha vida de chave. Toda essa descrição em LOOPING por décadas do Condado foram para mostrar que os hobbits não possuem nenhuma ambição na vida. Todas aquelas décadas sendo narradas da mesma forma como se fosse um dia que se repetia era pra mostrar isso. Fiquei assim: ???. Nesse momento, Tolkien ganhou todos os pontos de escrita comigo.
A jornada é incrível!! O ritmo é mais acelerado, o universo se expande e os dias deixam de ser todos iguais. Durante o percurso, o autor insere diversos temas importantes como a amizade, coragem, poder, bem X mal e, até mesmo, a importância da preservação ambiental.
Sobre a alta fantasia, em sua mais pura essência, me senti uma burra durante muito tempo. Tinha dificuldade de saber o que era uma raça o que não era e como cada ser era fisicamente. Sou eternamente grata ao site Fandom e as fan art.
Como nunca tive spoiler da trilogia, nunca imaginei que ela tivesse 1 bilhão de personagens!!! Me perdi, por muito tempo, nessa quantidade de personagens apresentados e, em alguns casos, pouco desenvolvidos. Confesso que esqueci o nome de alguns antes mesmo do fim da leitura kkkk. Senti falta de uma lista de personagens no começo do livro tipo a que se encontra não começo da tetralogia napolitana.
Com o final aberto e nenhum spoiler (sigo ilesa) aguardo ansiosamente a leitura do próximo livro.

Augusto.Pellizzari 02/05/2024

Uma História Fascinante!
Um livro muito rico em detalhes com uma história empolgante, personagens icônicos e um universo realmente imenso.