50 Anos a Mil

Resenhas - 50 Anos a Mil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jardel Ferreira 09/07/2020

Lobão - 50 Anos a Mil
Tenho uma crença que não é você quem encontra o livro e sim ele que o acha. Em uma tarde de sábado ele me escolheu!
Mesmo conhecendo esse magnífico trabalho, demorou um tempo para nos esbarramos.
Tudo começa com a minha música preferida do seu repertório. Lobão precisou realmente fazer “Das Tripas Coração” para acreditar, batalhar, crescer, se reinventar...e conquistar seus milhares de fãs pelo mundo.
João Luiz Woerdenbag Filho (nome de batismo), precisou de muita coragem, garra e determinação para buscar o que acredita. Diagnosticado com nefrose na infância sempre foi estigmatizado de esquisitão, desde criança onde as primeiras tripas precisaram se transformar. Passou pela turbulência da separação dos pais, depressão e suicídio de sua mãe, briga com o pai, perda do seu amigo e maior incentivador Ignácio. Foi através dele que Lobão se tornou baterista da “Vímana” e começou aparecer como artista. Genial em ideias e confusão, foi expulso da banda que basicamente fundou, a Blitz, onde rescindiu contrato com a gravadora. Desde muito cedo, pequeno lobo com seu arsenal de palavras em dicionário próprio, cresceu sem papas na língua. Originou alguns desafetos no meio artístico. Por esse estilo despojado e autentico Lobão pegou um foguete em direção ao centro da terra, com o uso excessivo de álcool e drogas pesadas sua carreira ia cada vez mais se afundando. Foi tendo destaque nos jornais com muitos tumultos, tentativas de suicídios e prisões. Sua imagem de músico incrível era manchada por uma mídia que massacrava quem não era politicamente correto, se tornou material de consumo ao desafiar o sistema. Por onde passou também fez amigos e um público que gostava do seu estilo falastrão, fiel, amoroso, único! Difícil escrever todos aqui, mas citarei alguns só para termos noção da grandiosidade desse coração: Elza Soares, Raul Seixas, Lulu Santos, Ritchie, Nelson Gonçalves, Robert de Niro, Ivo Meirelles, Alcir Explosão, Monique Evans onde teve um affair e seus parceiros Cazuza e Júlio Barroso amigos de unha e carne.
Incrível e virtuoso! Já em carreira solo foi um dos pioneiros misturando rock com samba e outros elementos. Foi massacrado novamente pela mídia, depois copiado por outros tantos artistas que tentavam mesclar estilos e não se prender a rótulos.
Sempre a frente do seu tempo, brigou ferozmente com a indústria fonográfica do Brasil, foi defensor de leis que amparavam os artistas, chegou a lançar o seu Cd em banca de jornal quebrando a máfia das gravadoras.
Misture tudo isso em um barril de pólvora, uma hora ia dar merda! Depois de uma crise de depressão lobão tentou se matar pela 3 vez onde ficou em coma por 15 dias.
Um outro lado que a mídia não conheceu é que por trás de todos os problemas em sua carreira Lobão se reinventou como músico, artista e pessoa.
E tudo isso me deixou um grande fã desse puta artista! Em mão contraria a toda turbulência de sua vida, ele mostrou e ensinou que somos capazes de mudarmos nosso passado, sermos pessoas incríveis. Por trás daquele cara alto, esquisito e rebelde também tem um baita coração que foi transformado de suas tripas.
Se até “O Rock errou” porque não podemos errar?
Mesmo com tantos “erros” você nos ensina a acreditar em nossos sonhos e nunca desistir, assim como acreditou nos seus e lutou contra loucuras, um sistema opressor, injustiças, perdas, tragédias, doenças, traições, medos, inseguranças, fracassos, alto-punição... esse é o maior legado que deixará para nós. Segundo Lobão “A arte é um processo de cura. Ela organiza a cabeça e expande o conhecimento”
“A Vida é Doce”, “Mais uma Vez” e ela “Me Chama” para acreditarmos e lutarmos por nossos sonhos e conquistarmos o que desejarmos!

Se o mundo está doente,
por que sou mais um nesse mundo incompreensível,
por quê?

Se a doença é uma chuva
que cai nas casas sem telhados,
quem pode ver?

Se o caminho está turbulento
com galhos de roseiras,
então vamos correr!

Se a morte for um remédio homeopático,
me deem em pequenas doses
que eu quero viver.

Se o mais gostoso da vida
não for ensinar e sim aprender?

Se esse é um dos sentidos da vida
me leve até a fonte que eu quero beber...

Esse magnífico trabalho saiu pela editora Nova Fronteira, escrito em parceria de Lobão com a participação do repórter investigativo e multipremiado Claudio Tognolli

site: https://www.instagram.com/p/CCW3bvQj2te/ https://www.instagram.com/p/CCW4oCPDQWI/

Clara T 29/05/2020

Autobiografia parcial
Acho que foi uma vibe de escrever que baixou no Lobão que ele começou a lançar vários livros. Neste, foi mantida a maior parte da escrita do Lobão, apesar de ter um jornalista assinando junto.
Com isso, não é uma obra tão boa de ler como Mais Pesado que o Céu, mas está difícil de ler uma biografia de cantor que seja melhor do que Mais Pesado que o Céu.
É interessante conhecer um pouco mais desta figura polêmica que se arrasta pelo cenário nacional. Nunca foi um dos mais queridos, mas também não é dos mais odiados roqueiros do Brasil.
Estou muito ansiosa de ler O Manifesto do Nada na Terra do Nunca, que trata mais do papel político do Lobão.
É de se fazer pensar diante de todo o cenário que estamos vivendo.
Acredito que ainda faltam alguns capítulos mais do final, pra contar sobre a maturidade tardia de Lobão, o processo de viver sem as drogas e as pazes que ele fez com suas desavenças, já que aparentemente colecionou muitas.
Senti falta de uma participação maior do Lulu Santos e do Evandro Mesquita, que segundo o Lobão no livro, continuam se relacionando com ele, mas em determinado momento parece que sumiram.
E sobre puxadas de tapetes, também tem umas decisões polêmicas do Lobão envolvendo a gravadora que não parece muito diferente do que ele conta que aconteceu em relação ao Herbert Viana.
Espero que não saiam lançando biografia de todos esses caras senão eu vou querer ler e a minha lista de leitura já está enorme.
É para quem conhece um pouco destas personalidades e gosta de ler biografias. E mostra um lado do Cazuza não tão romantizado como o mostrado no filme O Tempo não Pára.

@moisesffelipe 20/05/2020

O livro te prende. Histórias deliciosas e surpreendentes. Me ajudou a superar a quarentena
Leitura deliciosa e irresistível. Faz muito tempo que eu não leio um livro tão interessante. Confesso que hoje gosto muito mais do Lobão depois de ler esse livro. Eu sempre tive uma imagem dele e hoje eu tenho uma outra imagem. Vejo que acima de tudo é um cara que ama muito a música. E vive a vida com muita intensidade. Uma pessoa à frente de seu tempo. Eu já conhecia a capa do livro há muitos anos. Nunca me interessei por ler. Mas recentemente eu tive contato com uma música que me retratou totalmente a minha atual fase de vida. O nome da música "é por tudo o que for". Daí eu fui procurar algumas notícias sobre o meu ídolo de infância e acabei baixando meio por acidente uma amostra do livro. Eu li o livro inteiro em um dia e meio. Varei uma madrugada lendo livro. Me fez desligar completamente do mundo nestes dias duros de quarentena.. Recomendo fortemente a leitura do livro e a música libertadora de Lobão

Irlan.Cidade 05/04/2019

Obrigado por esse livro
Durante a década de 80 e 90 eu curtia os hits do lobão mesmo sendo criança/pre adolescente, mas tinha um julgamento totalmente errado dele como pessoa porque o que tinha de informação era só o que era noticiado. Em 2013 com a sua ascensão nas redes sociais por conta dos protestos eu tive a curiosidade de pesquisar um pouco mais sobre sua vida, opiniões e obra. Essa pesquisa me trouxe a esse livro que de cara é a melhor biografia que já li e sou muito grato por ter tido a oportunidade de rever meu preconceito com o lobão transformando em admiração. Estou ancioso pra ler as outras obras. Parabéns lobao, me desculpe por julga-lo e obrigado!

Marcelo217 24/10/2018

Interessante
Eu sempre tive muita curiosidade em saber o porquê da má reputação do Lobão. O livro serviu para acompanhar de forma mais esmiuçada e consequentemente criar empatia. Após a leitura fui atrás do seu trabalho como músico e descobri uma personalidade muito irreverente e de uma inteligência marcante. O livro fica maçante no fim pois contém muito recorte de jornal, tirando isso, é uma leitura bem interessante

Clarissa 08/06/2018

Apenas razoável
Francamente, eu esperava mais deste livro. Acho o Lobão inteligente e autêntico, mas não achei muito interessante esta autobiografia. Achei que em muitos momentos ele perde tempo em justificar suas atitudes, em se defender. Interessante para conhecer sua trajetória, mas apenas isto.

Antonio Maluco 09/09/2017

Música
foi legal conhecer as histórias do Lobão

Ana Carolina Santos Miranda 31/05/2016

50 anos a mil
À parte sua posição política, não deixem que isso interfira na leitura de vocês.
Farei um breve comentário sobre essa (auto)biografia que é sensacional. Uma das melhores que já li, sem exageros.
Os relatos contidos no livro são muito descritivos,super bem humorados e um tanto quanto irônicos.
Hm, que leitura aprazível!!!!
Narra a vida pessoal e artística, vida e obra do sujeito que muitas vezes é subjulgado apenas pelo que se vê e lê sobre ele na mídia. No entanto, o livro nos mostra de forma bastante perspicaz que essa visão é superficial. Lobão é muito mais que isso - ele é verdade, autenticidade. Bom, pelo menos foi isso que o livro me revelou.
No desenrolar, ainda é relatado algumas minuciosidade sobre a vida, amizade e parceria com Cazuza.
A naturalidade, modo de viver a vida, dubiedade, falta de estabilidade me fez refletir sobre muitas coisas e digerir tudo isso por muito tempo.
Por antecipação e imaturidade Lobão aprontou um minguado de tudo - Sexo, Drogas e Rock'nRoll.
Conhecer um pouco do que foi sua família, trajetória , decepção com o partido político que acreditava e obra musical, apesar de eu não achar que ele trouxe uma contribuição com grande relevância para a música brasileira, mas assumo que hits como Me chama, Corações psicodélicos, Decadence Avec Elegance, A vida é doce e algumas das suas parcerias com o Cazuza, como Vida louca vida e Mal nenhum possuem lugar cativo nas minhas playlists musicais.

MVGiga 27/04/2016

O artista Lobão.
Antigamente eu o achava um chato de primeira devido suas entrevistas onde reclamava de tudo e de todos. Eu achava que ele era dessas subcelebridades esquecidas (celebridades da geladeira) que criticava e esperneava com o objetivo de apenas aparecer e ser capa de revistas sensacionalistas. Pode até ser isso mesmo... Mas o que esse cara fez pelo cenário alternativo do rock brasileiro é algo louvável e não pode ser esquecido. É de emocionar véio, ele merece está no nível dos grandes cantores de rock nacional. Apesar de eu ainda achar questionável algumas opiniões do Lobão, lendo sua biografia aprendi a respeita-lo como artista, como ARTISTA.

Filipe.Pereira 23/02/2016

Tudo aquilo que se espera de uma biografia de roqueiro porra-louca. Lobão fez de tudo. É a típica vida dos dez anos á mil! Louco, louco. O livro não é um grande feito estilístico. Meio apressado, vertiginoso, creio que não por opção, mas por incapacidade. Mas não é um mau livro. Recomenda-se a leitura se for fã. Sua história é rica, o livro é uma lapada só, como dizemos aqui no nordeste.

Carolina 03/02/2016

E aí qual vai ser?
Bom,o livro do Lobão é coerente com sua carreira:uma incoerência ambulante,superestimada e ao mesmo tempo subestimada,do inferno ao céu,com traços de puro talento e puro descompasso.
Para resumir as 600 e poucas páginas:ele é a favor da legalização das drogas.Depois é contra.Depois é a favor.Depois você lê as entrevistas dele e ele diz que é contra.Pelo menos era essa a posição da última vez que eu chequei.Esse exemplo é só um no meio de um mar de incoerências,e um reflexo de como a direita brasileira está ainda nos tempos do rascunho.
Não é de todo um ruim,tem momentos que se salvam,mas é notória a tentativa de legitimação literária por parte do autor através do uso excessivo de palavras pouco convencionais para colar de ''bom escritor''.Sobre isso,faço das palavras de Graciliano Ramos as minhas:''A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer''.
É um livro bom como curiosidade inútil,saber dos seus amores,das pessoas que ele passou a perna,dos seus ataques de ingratidão seguidos de ''sou-renegado-por-todos-sem-razão".
Por essas e outras,dou duas estrelas:uma para cada personalidade do Lobão.

Valeria.Pimenta 24/07/2015

50 anos a mil
Além de conhecer um pouco mais da carreira e vida pessoal do Lobão o livro retratada o cenário musical das décadas de 80 e 90.
O surgimento e trajetória de algumas bandas que fizeram parte da história da música e do rock no Brasil. Lobão tem uma forma peculiar de escrita que eu particularmente achei bem interessante. Gostei muito.

Duda 15/06/2015

Vida Bandida
Lobão conta sua historia com bastante detalhe e no meio do livro tem diversas passagens jornalisticas de entrevistas dele. Lobão conta seu trabalho de forma densa, das lutas que teve para se tornar músico. Nisso, o narrador não teve problema em tocar instrumento ou produzir música, o narrador teve problemas consigo, família e o sistema do mundo musical.

É uma historia que inspira porque mostra, de certa forma, as lutas que ele venceu: na infância com uma doença, na adolescência a luta contra a família, em que sua mãe lhe privava de muitas coisas e já adulto a batalha com as corporações que quiseram impedir o seu trabalho.

Lobão consegue vencer essas lutas à sua maneira e continua batalhando até hoje com a dedicação de sempre só que agora com menos sexo drogas e rock e mais experiência desejo sucesso para seu futuro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6