50 Anos a Mil

Cláudio Tognolli

Resenhas - 50 Anos a Mil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MonicaMMelo 06/05/2024

Para quem viveu a era musical dos anos 1980/1990, este livro é uma verdadeira história de uma geração. Para os amantes da boa música e do bom e velho rock?n roll, esta é uma leitura obrigatória!!

Guilherme.Parada 29/03/2024

Uma louca leitura
Mais de um mês para ler esse livro, onde o autor expressa com detalhes e fotos seus 50 anos de vida e experiência. Um forma louca de leitura já que ao mesmo tempo que você fica com vontade de parar de ler, você quer continuar lendo para saber mais.

Fran 06/01/2024

Adorei! Retrata ?vários outros lados das histórias? sobre o Lobão! Fãs de rock brasileiro vão gostar!

Teca Fernandes 22/08/2023

Como todo bom leitor, é necessário ler de tudo um pouco. Eu amo biografias de músicos e tudo que envolve música. Como foram feitas, pensadas e apresentadas, seja em forma de vinil ou streamming. Música é essencial. E não ter preconceito com seus tutores é importante (hello, irmãos gallagher).
Ler 50 anos a mil me fez conhecer um garoto super protegido pela familia, amado pelos avós, envolto de tradiçoes e espiritualidade tornar-se num homem culto, intelectualmente ativo e buscador de um ideal de vida que para muitos era utópico, mas para a imprensa brasileira era um absurdo.
Imagina que louco (sic) um cara chamado João Luiz Woerdenbag – sim, é difícil acreditar que o lobo mau do rock tupiniquim tenha esse nome de almofadinha –, ter tantas tretas com a polícia, consumir exacerbadamente entorpecentes, viver loucas aventuras amorosas, crescer numa estrutura familiar decadente (avec elegance) e, transformar isso tudo num repertório musical indelével no cancioneiro brasuca.
Um adendo: parei para ouvir Lobão e pasme! Eu conheço MUITAS música do lobo mal. E são ótimas! O livro é intenso, é engraçado, é histórico, tal qual a dupla explosiva que ele formava com o Cazuza: Sexo, drogas, leite com nescau e rock and roll.

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

ToniBooks 19/03/2023

Entre acórdãos e roquenrrou
A primeira parte da biografia de João Luiz Woenderbbag Filho - Lobão - confunde-se com a construção de novos paradigmas estéticos da MPB. Em "50 anos a mil", Lobão resgata quase cinco décadas de sua vida, destacando momentos históricos, não só da música mas de todo um contexto social e político do Brasil. Sempre muito contundente em suas colocações - nem sempre coerentes - Lobão consegue, juntamente com o biógrafo Cláudio Tognolli, por no papel todas as cenas que marcaram a sua trajetória até o ano de 2011.
E x c e l e n t e ! ! !

Andre_Sch 24/07/2022

décadence avec élégance
As partes do Lobão na mídia, por alguns momentos achei repetido e cansativo. Agora a vida dele é muito décadence avec élégance. Diversas situações fiquei me perguntando até quando as pessoas aceitam a sinceridade, o direto no ponto, pessoas verdadeiras, que colocam suas opiniões direta, sem rodeio. Na parte musical, com certeza ele foi excluído por demais, pq se pegar diversos trabalhos é genial!! É como a Maria Juçá falou não é para amador o Lobão.
Agora, na sinceridade, tudo o que ele fez e passou, uma família, no mínimo, desnivelada, todas as tentativas de desistir da vida e por aí vai e ele continua em pé, caraculas, só por isso já valeu a pena conhecer sua história.

Andressa.Soares 09/01/2022

50 anos a Mil
50 anos a mil é a autobiografia de Lobão.
Um livro que começa meio cansado, dado detalhes de uma infância que sinceramente não faz a menor diferença pra ngm.
Demora uns 40 capítulos para chegarmos até a adolescência do Lobão e a ?parte que importa?.
Até agora fica aqui a dúvida de se tudo que ele contou foi mesmo assim, ou se é uma visão unilateral das coisas.
Não sou fã do Lobão, nem desgosto dele, e acho que a leitura desse livro pouco mudou minha opinião.

Fabiano 13/11/2021

Um cara que pensa de maneira diferente, nesse livro dá para entender de onde vem tanta bagagem cultural. Vale a pena para quem quer conhecer a história de vida dele.

Dirtyharry82 28/09/2021

LOBÃO POR SI PRÓPRIO
LOBÃO – INCOMPREENDIDO OU ALTO INDULGENTE?

Ao se propor a transcorrer os cinquenta anos de uma trajetória atribulada, Lobão se revela, antes de tudo, um iconoclasta, um sujeito que enxerga em sua própria figura, a representação da inquietação e da busca constante pelo prazer, desejo, reconhecimento e aceitação. Os fatos de uma infância tipicamente burguesa, inclusive nos dramas de alcova, a iniciação nas drogas, a busca por compreensão espiritual e religiosa e claro, o nascimento da sua aura musical, são apresentados de forma detalhada.
O Lobão polemista é escancarado, principalmente, em sua louca trajetória como sujeito histórico essencial ao nascimento do rock oitentista. Talvez seja justamente aí, a fonte de grande parte da incompreensão em torno do artista, essencial ao nascimento do gênero mas relegado a uma condição marginal e quase burlesca, principalmente por seus excessos e constantes atritos. Sujeito bocudo, polêmico, arredio.
O Lobão músico é outra fonte de inquietações. Rotulado como “roqueiro”, procurou renegar a sua própria aura ao longo da carreira, alçando passos rumo à vanguarda, buscando independência e se desconstruindo de maneira traumática a cada trabalho comercialmente fracassado.
A autobiografia de Lobão é daqueles livros que precisam ser lidos com calma e cada capítulo precisa ser repassado mentalmente, analisado, digerido. Lobão é ou, um cara maldito, um inconsequente, um perturbado, um gênio, um louco, um alienado, um idiota...ou tudo isso em uma casca fina de uma sensibilidade ímpar.
Esse é Lobão...

Pimentinha 15/09/2021

Uma biografia magnífica! Aprofunda todas as nuances da vida desse cantor,nos levando a respeitar suas opiniões um tanto controversas.Sem contar os relatos sobre os anos 80,já que ele viveu intensamente essa época.

Sylvia 09/09/2021

Uma boa surpresa
Nunca imaginei um dia ler sobre a vida do Lobão, de quem sou fã... Foi uma surpresa ler este livro excelente que li de uma só vez! E que história! Lobão dispensa apresentações!

gcaldas2 09/02/2021

A história de "El lobon" é uma loucura
A leitura aborda todas as fases de vida do cantor. O livro é muito bem escrito, com histórias das mais diversas e inimagináveis. Sua vida foi cheia de altos baixos e mesmo assim ele conseguiu tirar proveito de tudo e aprender com seus erros.

Esse livro é super recomendado para aqueles que gostam de música. Para aqueles que gostam de ver a formação de um artista, seus gostos e presepadas. Lobão é uma peça inquieta e fundamental na história da música popular brasileira.

Marcelo1145 22/07/2020

Um livro bem escrito e com detalhes importantes, menos divertido e engraçado do que as biografias de Rita Lee e Tim Maia, a história de Lobão retrata a dura realidade de um país medíocre e um sistema cruel. O livro só fez aumentar minha admiração no pelo artista, não só pela música mas como pessoa e de alto nível de percepção, integridade e inteligência. Ao Lobão muito obrigado. Espero o melhor que há por vir

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6