Espinhos do Tempo

Lucius

Resenhas - Espinhos do Tempo

1 | 2 | 3 | 4

Bru 14/05/2020

Sempre gostei muito dos livros da Zíbia, mas confesso que achei um pouco monótono o começo, e acabei mudando de ideia somente da metade para o final.
Romances espíritas normalmente nos deixa uma lição, o desse traz como exemplo o do perdão, resignação e amor ao próximo, trazendo a tragetória da vida passada dos personagens como explicação para os acontecimentos presentes.

Dayane| @portas_de_papel 24/03/2020

Um livro para aprender a não julgar
Com certeza um lindo romance , que nos ensina a não julgar o que não conhecemos, que nossas vidas tem um propósito; que temos responsabilidades com as pessoas que vivem conosco ; que a amizade tem um valor inestimável e que todos os problemas se resolvem onde impera a compreensão ,um bonito livro para meditar,estudar e compreender .

jumorgensten 01/11/2019

É um romance antigo e possui várias fases tendo todas elas os personagens Demerval e sua esposa Maria José, Menelau e sua mulher Maria Antônia, Zefa, Bentinho e Eduardo.

A história inicia quando Zefa, muito "devota" da sua sinhá Maria José não aceita o jeito que ela é tratado por Demerval, um homem bastante centralizador, machista, arrogante e metódico. Acaba procurando Bentinho, um moço ignorante e um baita médium vidente e de cura. Sem saber dos perigos e apaixonado por Zefa, ele faz trabalhos para o casal permanecer na fazenda por mais tempo, pois ali é o lugar preferido de Maria José.

Demerval "pega" e não consegue sair da cama. Seu irmão precisa vir do Rio de Janeiro para cuidar dos negócios do irmão. Intrigados e sem descobrir os motivos da "doença" do homem da família, começam a estudar as questões espirituais da situação.

Manelau possui um amigo estudioso sobre a Espiritualidade e chama Eduardo para ajudar. E a partir de então muitos esclarecimentos são feitos e aprendizados também. Começando assim um trio sempre disposto a estudar e buscar ajuda espiritual nos momentos mais tensos.

Ao mesmo tempo Manelau e Maria José se entregam a paixão, porém além de serem cunhados, possuem diligências espirituais importantes onde todos estão ligados. O principal é de Manelau com sua esposa fútil e mesquinha Maria Antônia. Os dois não se amam e casaram na obrigação. Em outras vidas ele foi pai da moça e prometeu ajudá-la nessa vida. Sabendo disso, se dispõe a colaborar o máximo possível para crescimento de ambos.

A parte espiritual fica por conta de Eduardo e Bentinho. O primeiro é um homem sério, estuda bastante as questões espirituais e mediúnicas e sempre que pode está esclarecendo todos a seu redor. Já o segundo se torna um homem responsável com a sua mediunidade e seus deveres espirituais e acaba tornando-se o braço direito de Eduardo nos momentos mediúnicos mais importantes.

O livro também mostra como o apego pode ser prejudicial na figura de Demerval. Apegado, preconceito e arraigado, demora para entender as situações e o quanto permanecer em volta da sua mulher é prejudicial para todos. Zibia e Lucius mostram na prática como acontece a possessão indireta e direta também.

O texto é de fácil entendimento a todos e a leitura é fluída e mega envolvente. Parece que você está em uma montanha russa com os váiros plot´s twits presentes na trama.

Para quem gosta de mediunidade e espiritualidade na prática é uma ótima pedida. E a dupla se redimiu do livro O Fio do Destino colocando Eduardo como um rapaz sensato, íntegro, inteligente e sem mimimi.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/11/01/espinhos-do-tempo-zibia-gasparetto/

Tainã Almeida 26/04/2019

que livro bem humano
o livro mais humano ,espirita, que ja li . Digo humano , pois os personagens erravam e nada acontecia magicamente como em outros livros que li ( os espiritos revoltados do nada ,ficavam bonzinhos ; outros faziam o que queriam e no final tudo dava certinho com eles ,... ) esse ai foi tenso ate a penultima folha haha com o Demerval , e o que mais gostei é que me identificava com a ''turrice '' deles. Zefa dizendo que nao ia conseguir rezar p o patrão pq não gostava dele, o fez por sua sinhá . Isso é ser humano , não aqueles livros agua com açucar que tem um ''despertar coletivo'' - aí ,só em livro mesmo .

Renata.Seta 03/02/2019

A Zibia sempre nos faz refletir
Mais um lindo romance espírita da Zibia.
Seus romances nos mostram como a vida segue seu ciclo, entrelaçando as almas ao longo das encarnações e reencarnações. Mostra que temos dívidas a resgatar e que outro plano nos aguarda para nos ajudar a evoluir e melhorar como seres humanos. Muitas coisas nos parecem inexplicáveis, mas compreendendo as leis espirituais tudo nos faz sentido. Sempre haverá uma nova chance!

Katia 31/07/2018

Ótima reflexão!

Katia 31/07/2018

Ótima reflexão!

LeonardoGS89 08/02/2017

Espinhos do Tempo.
Embora eu não tenha achado o livro dos melhores, acho que ele passa uma mensagem muito boa sobre o amor, compreensão, de não julgar ninguém, de perdoar.
Acho que isso transmite bons pensamentos para quem lê o livro, é uma verdadeira lição para se refletir no dia a dia.

Ana Lúcia 27/01/2017

Espinhos do tempo
Maria José, uma mulher educada para ser submissa, mas com muito amor no coração,casada com Demerval, um homem egoístas e prepotente, recomece em seu cunhado, Menelau, casado com Maria Antônia, o grande amor de sua vida.Deste amor impossível, nasce Romualdo.
Narrado em terceira pessoa é um livro que mostra as dificuldades que temos de enfrentar para concretizarmos os nossos sonhos, pois sempre trazemos história não resolvidas de outras vidas e temos de resolver todos os " Espinhos do tempo" que deixamos para trás.
É uma história de amor e abnegação; de fé e espera e muito empenho para realizar Os desígnios que Deus tem para o nosso crescimento espiritual.
Uma linda história, romântica, embora cheia de entraves. Afinal " quando trabalhamos em harmonia com nossos desígnios, ganhamos imensa força. Não devemos ser pretensiosos querendo consertar este estado de coisas. Se ele existe, terá por certo sua função".
Isso nos leva a confiar, orar e lutar pelo nosso crescimento espiritual, observando o que a vida espera de nós.

Ronaldo 01/07/2016

os ensinamentos de Menelau
Não gostei mt do final (muito clichê, e conto de fadas), achei q algumas partes ela exagerou e deixou mt radical o espiritismo, principalmente por ela enaltecer q é baseado numa estória verídica... mais ao todo é uma boa estória, nos faz entender bem "os espinhos do tempo" (claro, segundo o espiritismo), nos mostra como Deus é justo e bom, tbm nos faz criar um afeto pelos personagens (Menelau, Maria José), diz por cima sobre a situação social da época (século XIX), porém, este ñ era o objetivo, então td bem, deixando religião de lado, um bom livro, com uma boa estória de amor, e bons ensinamentos de base familiar tbm, bom livro.

Tainã Almeida 26/04/2019minha estante
acho que não foram todos . Ao que me pareçe foi só o Menelau , para que pudesse ficar ao lado de maria antonia . Os outros ja estavam desencarnados, iam lembrar de qualquer jeito .

Luciana 12/10/2015

Demerval e família
Um dos melhores livros espiritualistas que li nos últimos tempos. O livro conta a história da família de Demerval no tempo presente, e apresenta os dramas envolvidos em vidas passadas para que o leitor possa entender o porque de certos acontecimentos atuais. Maravilhoso ! Fiquei presa com muita satisfação, até o livro acabar.

Jhow 22/03/2015

Espinhos do Tempo
Gostei muito do livro... Nos traz várias "lições"..

Gabi 14/11/2014

Linda obra, na verdade não é nenhuma novidade, já que ao meu ver todos os romances desenvolvidos pela Zíbia Gasparetto são imensamente importantes para o engrandecimento do nosso espírito e valioso valor à nossa conduta.
Uma história incrível, cheia de surpresas e muito bem escrita, digna de ser lida algumas outras vezes.
Fica marcado que é um livro com imenso valor para mim, já que para sempre recordarei dos momentos que o mesmo me proporcionou.
Dedico ao parque, aos sons, aos cheiros, aos sentimentos, a minha companheira de leitura, a real felicidade que pude experimentar.

"O amor não acaba nunca. Podemos senti-lo de diversas formas e a vida, a reencarnação favorecem a que ele cresça sempre rumo ao seu objetivo maior, que é o amor sincero e fraterno entre todas as criaturas. O que costuma acabar são as nossas ilusões, nossos enganos. A verdade acaba aparecendo, mostrando que o sentimento a que demos o nome de amor não passa de interesse, conveniência, vontade de amor, imaturidade, falta de paciência para esperar as coisas acontecerem".

1 | 2 | 3 | 4