Cartas para Julieta

Cartas para Julieta Lise Friedman...

Resenhas - Cartas para Julieta

1 | 2 | 3 | 4

Karoline.Barbosa 29/01/2021

Trecho Preferido
"A correspondência de Julieta revela uma verdade importante. O mundo mudou, mas só por fora. O mecanismo do progresso moderno deu uma estrutura externa totalmente diferente daquela do passado. Mas o homem permaneceu, na realidade, com os mesmos elementos da vida. Só temos formas diferentes de expressão, mas o tema fundamental é sempre o mesmo: o amor. Todos os homens e mulheres que escrevem fazem-no impelidos pela decepção. A essa altura é necessário reconstituir seus sentimentos e sua confiança e convidá-los a procurar o amor verdadeiro, não seu substituto: o deslumbramento dos sentidos" (p. 97-98)

lareS2 17/03/2023

Louca por Shakespere
Li Romeu e Julieta quando tinha por volta de uns 14 anos. Para uma adolescente romântica e avoada, me pareceu uma linda história que valia a pena ser aprofundada. Logo fiquei louca para ir até Verona, visitar Julieta e Romeu. O livro disposto propõe uma narrativa de historiador, no qual se narra como o costume de mandar cartas para julieta surgiu.
Amei, amei, e amei

Fabiana 29/04/2023

Um livro para quem quer conhecer mais sobre a história
Comprei o livro achando que seria a história do filme, e não foi.
O livro é historiográfica a respeito de como a personagem Julieta se tornou tão importante para Verona, apresentando como as pessoas que recebem e respondem suas cartas, até hoje, surgiram.

Elis 04/08/2012

O livro nos revela um fato que não é do conhecimento de todo mundo, em Verona a famosa Julieta de Shakespeare toma vida através de pessoas que a consideram um símbolo do amor. Centenas de pessoas vão até a cidade para visitar os pontos importantes por onde creem que Julieta e Romeu passaram. E até o local em que ela estaria enterrada. Mas conforme a pesquisa elabora por essas duas irmãs, fica claro que todas esses lugares são puramente simbólicos, eles existem nos dias de hoje, porque pessoas e turistas creem que Julieta realmente existiu e que o trágico amor se passou como é contado por Shakespeare.

Afinal crer em algo é ter fé e esperança. Então mesmo que esse casal jamais tenha existido, ele é real para diversos indivíduos. E o amor de Julieta e Romeu, que vive através de suas secretárias tem ajudado diversos apaixonados no mundo, já que chegam cartas de todos os cantos do planeta.

Gostei de conhecer a história por trás desse casal, porque mesmo que eu não vá a Verona visitar pessoalmente cada ponto, pude viver através das palavras de Lise e Ceil o que é estar lá e viver esses momentos.

Sei que há um filme baseado nas cartas enviadas a Julieta, espero em breve vê-lo para dar a minha impressão para todos vocês.

O livro contém imagens de lugares como as casas do casal, estátuas, fotos antigas, do túmulo e pinturas. Também é composto por cartas de pessoas que enviaram seus pensamentos, sentimentos e dúvidas a Verona, para que conseguissem uma resposta de como resolver um problema ou voto de felicidade a um amor que aconteceu. Admito que mesmo apreciando os relatos históricos feitos pelas autoras, as cartas com certeza encantarão o leitor. A pedidos dos mais simples aos mais complexos. As pessoas que escrevem tem uma faixa etária diversificada. E pelo que dizem cada uma das cartas é respondida a mão.

Já pensei em enviar uma carta para lá, mas fico agora pensando no enorme trabalho que eles tem para traduzir e responder uma a uma, que até me sinto receosa de lhes enviar, mas penso que se as cartas pararem de chegar a lenda ou mito dependendo de como cada um chama, pode se acabar.

Nos dias atuais há diversos livros inspirados em Julieta, então recomendo a leitura dessa obra, para as pessoas que apreciam a parte histórica desse casal clássico. E para mim há um ponto negativo no livro, nele há partes onde eles contam história independentes que se destaca do resto, e por esse motivo quando inseriram no livro notamos que elas acabaram cortando um relato das autoras ao meio, que somente continua duas páginas depois. Apesar desse pequeno problema a leitura é agradável.

Nota 8!!!!

Beijocas Elis!!!
Cinai Machado 28/08/2012minha estante
O filme foi um sonho, tb baseado em livro...
Porém c/ ressalvas, sempre tem.
Não gostei do ator principal sem química com a loirinha.
De certo que vou gostar mais de ler o livro, porque teve uma fala lá que penso ser acréscimo não é do livro.
Cheguei a sua resenha desse livro. Através do seu blog link-ei e aqui estou, nem sabia que tinha o livro!!!
Abç

Lora Pontes 11/11/2013minha estante
Elis, estou lendo e amando conhecer um pouco mais sobre como Julieta criou vida!! Como é fascinante saber que uma personagem pode ter esse alcance nas vidas das pessoas!!! Beijos!!!!!

Drica 07/06/2021

Sou suspeita para falar desse livro porque simplesmente amo!!!! Como também ao filme.
É o típico romance que eu sempre quis viver.
ivy! 07/06/2021minha estante
Drica, ele é parecido com o filme?

Drica 07/06/2021minha estante
Eu achei sim, a diferença são os detalhes descritos que todo livro tem. Eu amei!!! Amoooo na vdd rs

Vanessa Vieira 01/10/2011

Cartas para Julieta_Lise Friedman e Ceil Friedman
O livro Cartas para Julieta, de Lise Friedman e Ceil Friedman, nos conta a história das milhares de cartas recebidas todos os dias em Verona, destinadas a Julieta, a amante enamorada e retratada pela ficção de Shakeaspeare. Um grupo de voluntários fundaram o Clube de Giuletta, onde respondem todas as cartas que são enviadas, sempre com uma palavra de carinho, alento e esperança.Conhecemos a história da primeira pessoa que resolveu dar cabo dessa missão, o curador do túmulo de Julieta, Ettori Solimani, que motivou outras pessoas a continuarem essa doce e bela missão.

Apesar da capa ter a ilustração do filme com a imagem da Amanda Seyfield ao fundo, o livro não tem nada a ver com o longametragem, já que este é uma ficção, um romance. O livro em si, foca na verdadeira história por trás dos contos sobre os amantes de Verona, se tornando um documentário rico em detalhes e ilustrações.

Me senti como se tivesse sido teletransportada à cidade de Verona, o berço do amor de Romeu e Julieta, ao conhecer mais a respeito dessa bela e trágica história de amor, através, principalmente, das ilustrações da casa onde eles viveram e do túmulo da jovem Capuleto.

O livro se torna leitura OBRIGATÓRIA para todos os fãs de Romeu e Julieta! E a cada página, nos encantamos mais e mais com a profundidade dessa lenda e com o sentimento de amor dos voluntários que trabalham incansavelmente promovendo a felicidade e esperança de diversas pessoas por todo o planeta. Altamente recomendado!

Kellynha637 23/10/2020minha estante
Oiii Vanessa, por onde vc leu esse livro?

Rodrigo 27/11/2020

Cartas Para Julieta
Um livro interessante, pois é praticamente um documentário de toda a história de amor mais famosa do mundo. Com esse enredo que surgiu o filme. Um conteúdo rico e prático.

Isabely 27/09/2022

No meu ponto de vista, eu achei chato.
Eu peguei o livro para ler, por causa do filme,mas não tem nada a ver.
Pra quem quer ler o livro por causa do filme, não vai gostar.

Laura <33 24/01/2022

terminei de ler ontem e agora assisti o filme, TOCOU LOVE STORY EU PRECISO FALAR MAIS ALGUMA COISA????

Bia 21/03/2021

Gostosinho de ler, ótimo para se recuperar de uma ressaca literária! Curtinho e muito rico em detalhes...

Erica125 27/01/2023

E se?
?E? e ?se? são palavras que, por si, não apresentam nenhuma ameaça. Mas, se colocadas juntas, lado a lado, elas têm o poder de nos assombrar a vida toda. E se? E se? E se?

Quando adolescente me apaixonei por Shakespeare, sobretudo por Romeu e Julieta. Ficava horas assistindo o famoso filme de Franco Zeffirelli. O livro? Li umas 500 vezes.

Tomei gosto pela leitura muito cedo, comecei a ler com cinco anos e não parei mais. Mas o romance romântico me cativou definitivamente na adolescência e daí por diante tornou-se o meu ponto fraco.

Escrevo romances e também amo uma história bem água com açúcar para aliviar as leituras técnicas pesadas que tenho feito. Mas você sabe o que é romance?

Romance é uma forma literária narrativa, longa que tem uma história composta por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira bem clara. Pode ser fictício ou mesclar a ficção com a realidade.

Mas nem todo romance precisa ser romântico. Temos os romances históricos, os realistas, naturalistas, modernistas, os psicológicos, os de cunho erótico etc. Meus favoritos continuam sendo os românticos

Ju Oliveira 18/02/2011

A história do livro não é bem como eu imaginava que fosse. Assisti ao trailer do filme e pensei que fosse basicamente a mesma coisa. O livro é mais um documentário, relatando toda a história das cartas que chegavam e ainda chegam a Verona endereçadas a Julieta. A história toda é fascinante, fico imaginando como uma lenda pode ter ganho tamanha proporção, levando apaixonados e curiosos de toda parte do mundo até a cidade de Verona na Itália, onde foi o berço de amor de Romeu e Julieta. A cidade de Verona criou um imenso “teatro” em torno da mais famosa obra de Willian Shakespeare. Os turistas que vão a Verona podem conhecer a casa onde morou Julieta, a casa onde morou Romeu e o túmulo de Julieta. Quando as cartas começaram a chegar, a Secretaria de Turismo da cidade,visando futuros lucros com o turismo, decidiu nomear o “Secretario de Julieta”, Ettori Solimani, que não só respondia a todas suas cartas, como também foi morar nas propriedades da casa de Julieta, cobrando ingresso para entrada dos turistas...
Continue lendo em: http://juoliveira.com/cantinho/?p=1556
mara sop 27/06/2011minha estante
Então o livro se trata de varias historias e não apenas uma? Tem alguma historia que tenha servido de inspiração pro roteiro do filme?
Eu achei o filme lindo, e estou morrendo de vontade de ler o livro agora!
=)

Flavio 26/08/2021

Quando tem que ser será
Se estiver no seu destino, não importa quanto tempo passa, o que é seu virá até vc.
Mesmo quando tudo diz ao contrário.

1 | 2 | 3 | 4