Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Jéssica 08/04/2023

Um bom livro de vampiro de verdade, com todo o teor do sobrenatural, amei cada detalhe, uma boa leitura e um bom livro de vampiro com suspense, morte, sexo e amor.

C. Aguiar 27/04/2013

O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história de Sookie, uma garçonete que tem um dom muito especial, ela consegue ler pensamentos.
Quando criança sofreu muito para poder aprender a controlar isso e fazer isso quando quisesse. No atual momento ela consegue por uma barrera mental para não ler os pensamentos das pessoas, pois é muito difícil estar em um lugar lotado e diversas vozes falando em sua cabeça.

Sookie trabalha como garçonete em um bar e uma bela noite um vampiro aparece no local! O vampiro Bill.
Ele deixa a personagem eufórica, pois ela não consegue escutar os pensamentos dele, e isso é um grande alivio. Talvez o fato dos vampiros serem criaturas "mortas" faça com que ela não escute seus pensamentos.
Atualmente os vampiros vieram a público devido a invenção de um sangue sintético, isso facilitou a convivência deles com a sociedade, mas o sangue sintético não mata a sede de um vampiro, apenas o deixa satisfeito para sobreviver.
Todos na cidade ficam com medo do vampiro Bill, mas tentam aprender a conviver com ele!

Enquanto acompanhamos o relacionamento entre Bill e Sookie, alguns assassinatos começam a acontecer e todos estão ligados a vampiros.
Mulheres que eram vampirófilas, ou seja, que gostavam de sexo ou outras coisas com vampiros, acabam sendo mortas. O número de assassinatos começa a crescer de forma alarmante até que um dia o assassino vai atrás de Sookie.
Muitas dúvidas começam a surgir, por que apenas mulheres estão sendo mortas se homens também se relacionam com vampiros? Será que Sookie conseguirá escapar ilesa disso tudo?

Sookie precisará de toda ajuda possível para resolver essa situação antes que seja tarde demais e para isso ela precisará da ajuda de Eric, um vampiro dono de um bar chamado Fangtasia. Ele é o atual xerife dos vampiros daquela área e se algo desse tipo está acontecendo, Eric precisa ser avisado.

Durante a leitura, conhecemos a família de Sookie que atualmente é composta por sua avó Adele e seu irmão Jason.
Adele é uma senhora maravilhosa e tem uma mente muito aberta para alguém da sua idade e tenta ser o mais cordial possível com Bill, fazendo com que ele sinta-se completamente acolhido na medida do possível.

Existem algumas diferenças em relação ao seriado e nesse primeiro livro para a minha alegria não vemos a melhor amiga de Sookie - Tara -, uma personagem que eu sinceramente não suporto.
Sou completamente apaixonada pelo universo criado pela autora, sou muito fã do seriado e foi uma experiência maravilhosa poder começar a ler os livros.
A escrita é bastante fluida, não encontrei erros enquanto lia e assim que terminei essa leitura já comecei a ler o segundo livro.
Joana 08/12/2017minha estante
Consegue ler só o primeiro livro?

C. Aguiar 08/12/2017minha estante
desculpe, n entendi.
se eu consegui ler apenas o primeiro???

Joana 09/12/2017minha estante
Eu consigo ler o primeiro e entender a história, ou o final é a ponte do proximo livro ?

C. Aguiar 09/12/2017minha estante
moça vc tem q ter todos na ordem.
cada um vem acrescentando personagens novos e mais coisas a história. então tem que der desde o primeiro sim

Juny K. 28/04/2011

RESENHA: “Morto até o anoitecer” (Charlaine Harris)
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2010/11/resenha-morto-ate-o-anoitecer-charlaine.html

"Esqueça tudo o que você ouviu sobre vampiros"

Sou fã incondicional da série "True Blood" da HBO, já vi as três temporadas e mal posso esperar por mais histórias com Sookie, Eric, Bill e etc.! Acredito que todos que acompanham ficaram passados com as revelações do ultimo episódio da 3ª temporada.

Enquanto essa 4ª temporada não vem, decidi começar a ler os livros, várias pessoas tinham me indicado falando que são ainda melhores que a série, mas eu ficava meio receosa de me decepcionar. Acontece que ao terminar de ler "Morto até o Anoitecer" primeiro livro da série “Southern Vampire Mysteries” (Sookie Stackhouse Novel), percebi que há várias diferenças entre o seriado e o livro, mas são boas, tornam a história ainda mais interessante, por mais que a série mostre muitas coisas, ver os detalhes no livro, através da visão de Sookie, de modo inteligente e as vezes engraçado, é muito bom! Ela não é tonta como algumas protagonistas de livros de vampiro (não citarei nomes, mas tenho certeza que todos lembram de alguns exemplos).

Mas vamos a história, Sookie é telepata e trabalha como garçonete em Bon Temps, cidade do interior de Louisiana. Ao conhecer Bill, o primeiro vampiro a aparecer na cidade depois que a existência da espécie foi exposta com a descoberta do sangue artificial (True Blood), ela acaba se apaixonando, principalmente pelo fato de não poder ouvir os pensamentos dele, o que a faz se sentir em paz.

“Eu o interrompi puxando suavemente a sua mão. Ergui-me e pousei meus lábios sobre seu rosto brilhante. Inalei seu odor, comum, mas um pouco salgado. Ele estava usando um pouquinho de colônia.
Senti-o estremecer. Ele abaixou a cabeça para que seus lábios tocassem os meus. Um momento depois, abri os braços para envolver seu pescoço. Seu beijo se intensificou, e eu abri meus lábios.
Nunca tinha sido beijada daquele jeito. A coisa continuou e continuou até que cheguei a achar que o mundo inteiro estava envolvido nesse beijo na boca do vampiro junto à minha. Eu sentia minha respiração se apressar, e comecei a desejar que mais coisas acontecessem”.

Acontecem várias coisas, são apresentados vários personagens secundários (que serão importantes em outros momentos), como Jason, Sam, Eric; mas o tema central desse livro são os assassinatos inexplicáveis que começaram a acontecer na cidade e que todos começam a desconfiar de Bill e qualquer outro de sua espécie, porque a maioria das vítimas já teve algum tipo de relação com vampiro.

Até ai, parece mais uma historinha de vampiros, mas não, True Blood é muito maior que isso e a cada livro ou temporada da série aparecem mais elementos sobrenaturais e personagens que dão outros rumos a trama. Até onde eu vi, tem de tudo: metamorfomagos, lobisomens, bruxas, deuses, fadas, e etc.

- Eu não sei muita coisa – confessei, minha voz quase inaudível.
- Não se preocupe. Porque sei muito.

Suas mãos começaram a me percorrer, tocando-me em lugares onde eu nunca fora tocada. Tive um choque com a surpresa, e depois abri-me completamente para ele.

Outro elemento que é marca registrada da série são as cenas calientes, que no livro, são um pouco mais sutis, porque mostra apenas o que acontece com a Sookie (na série acaba mostrando com quase todos os personagens, principalmente o Jason, irmão da Sookie, que pega geral), tendo mais detalhes da história e menos apelação.

Nem todos personagens que tem na primeira temporada da série, tem no livro, Tara por exemplo ainda não aparece. (O que deixa o livro mais atraente, livre de suas chatices e conflitos).

Enfim se você quer uma história com seres sobrenaturais, mistérios e muita sensualidade, “Morto até o anoitecer” é uma ótima escolha.

CooltureNews 02/10/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Como um grande fã da série True Blood tinha muito medo de começar a leitura de seus livros, Morto até o anoitecer, por exemplo, foi comprado a quase 2 anos e somente agora tomei coragem para começar a leitura. Acho que um dos motivos para ler somente agora é justamente o fato da temporada atual da série não estar me satisfazendo como esperava, mas isso não é algo que devo comentar agora.

Esse não é primeiro livro da autora que tenho a oportunidade de ler, desta forma já conhecia sua escrita e continuo afirmando que é uma das melhores que ja conheci. Os personagens são apresentados de forma simples e com um timing quase perfeito, sem que isso ocorra de forma forçada e "não natural". Entretanto se utilizar de uma narrativa em primeira pessoa é algo arriscado, por mais que adorei ter a oportunidade de conhecer mais sobre Sookie, suas características e pensamentos, senti falta de poder conhecer os demais personagens desta mesma forma. Além da narrativa se tornar um pouco mais pobre, afinal só temos a oportunidade de conhecer 1 lado da história.

A série, em suas primeiras temporadas pelo menos, exalava a sexo, com isso confesso que esperava um pouco mais de pimenta nesta parte do livro porém já me contento em saber que os vampiros não brilham. Ficando um pouco mais nas comparações com a série, tenho que dizer que gostei do fato da primeira temporada ser mais fiel ao livro do que esperava, lógico que existem algumas mudanças mas pelo menos por enquanto não foi nada muito gritante e irritante para aqueles fãs contra qualquer alteração de enredo (eu me encaixo nesse grupo). Sei que nos próximos livros as tramas acabam tomando caminhos divergentes, mas como dito anteriormente, a série não está me satisfazendo de acordo, quem sabe não irei encontrar a satisfação na leitura dos livros?

Um ponto forte em relação aos personagens, principalmente a Sookie, é o senso de humor. Definitivamente foi esse um dos principais motivos que me fizeram adorá-la logo nas primeiras páginas, outro motivo foi a força que a personagem possui, sendo tachada de louca desde que era uma criança, tendo que lutar diariamente para manter afastado os pensamentos das pessoas aos redor, alguém que perdeu os pais quando ainda era criança, uma pessoa assim teria grandes motivos para se tornar ressentida e assim insuportável, graças a Deus não foi o caso de Sookie, que se mostra alguém de bom coração mas que sabe que existe maldade e pessoas más ao seu redor e não permite que ninguém a faça de boba.

Bom, a leitura é prazerosa e fácil e apesar de esperar um pouco mais do livro consegui terminá-lo satisfeito com o resultado mas espero que os demais sejam um pouco mais daquilo que espero, mais picantes, com mais humor e definitivamente mais triangulo amoroso!

Paula Motta | @pareinapagina 03/03/2024

Mais anos 2000 impossível
Esse não é nem de longe meu livro favorito de vampiros, mas vamos combinar? é com certeza absoluta o mais engraçado!!

Acompanhar o envolvimento da Sookie com o Bill e interessante, porque a nossa personagem principal é totalmente peculiar ela detem um dom que mal entende e que todos ao seu redor, repelem por achá-la uma aberração. Assim quando ela encontra alguém que não sabe e não é atingido por ele a paixão é certa!

Acho todos os personagens desse livro cativantes, e claro que já ter visto a série ajuda muito.

Enfim, perfeito não é, mas é puro suco do entretenimento.

Mark D 20/04/2012

Impossível de largar!
OBA! ASSUNTO NOVO: VAMPIROS #noooooooooooooooooooot!

Sempre gostei da temática fantasia, porque eu acho que uma fuga da tão presente realidade é algo sempre bem vindo. Até gostei de Crepúsculo e tals, mas ao conhecer o seriado da HBO TRUE BLOOD, fiquei totalmente fascinado. E ao saber que foi baseado na saga de livros AS CRÔNICAS DE SOOKIE STACKHOUSE tive a certeza: #temkiler!

A saga conta a história de Sookie Stackhouse, uma garçonete do interior dos EUA que tem uma vidinha normal no campo, trabalhando no bar Merlotte, que fica na cidadezinha pacata de Bon Temps.

Toda a normalidade do lugar vai por água abaixo quando um anúncio é formalizado: os vampiros sempre existiram e vivem entre nós! Só que agora eles vão sair do caixão e viver entre nós como cidadães normais! Enquanto a novidade divide a opinião pública, nossa heroína Sookie adora a idéia e não vê a hora de um vampiro entrar em sua vida. Ah, vale mencionar: Sookie é telepata ou seja, ela consegue ouvir os pensamentos alheios, um dom que tem desde criança.

Ah, mas aí tudo bem, vampiros legalizados, podem ir dando adeus aos pescocinhos, certo? ERRADO! O que motivou os vampiros a virem a público foi um tal sangue sintético desenvolvido pelos japoneses, o que permite que os mortos-vivos sobrevivam sem cravar seus caninos em nossas jugulares!

Voltando a nossa Sookie, a vida dela muda totalmente quando o vampiro Bill Compton entra no bar em que trabalha e de vez em sua vida! E o que mais deixa Sookie fascinada é o fato de sua telepatia não funcionar com Bill. A partir daí, eles ficam mais próximos. E isso torna a vida de Sookie uma loucura, porque até ontem mesmo ela nem sabia da existência do sanguessugas, agora além de Bill, outros dentuções entram em sua vida. Mas de uma coisa Sookie tinha certeza: nem todos os vampiros são como Bill.

...

QUER VER O RESTO DA RESENHA? ACESSE: http://bookismydrug.blogspot.com.br/

Carla 30/01/2013

I WANNA DO BAD THINGS WITH YOU!
Comecei a ler o livro antes de ver o seriado e adorei. Quando descobri que era de "true blood" me interessei mais ainda! Adoro o seriado e percebi que cada livro é uma temporada da série. Muito bom, recomendo ambos.

Summy 21/06/2013

Boa história
Eu conheci a série antes dos livros e enrolei tempo demais para começar a ler, esperando a editora publicar todos os livros. Como isso não aconteceu e levou muito tempo, resolvi começar.

Os personagens são os atores que conheço. Isso é fato. Não imagino nenhum diferente. Tanto fisicamente como a personalidade também.

Adorei a história ser contada como primeira pessoa, sendo ela a Sookie.

Achei ela muito mais saidinha que a Sookie da TV, mas mesmo assim ela é divertida e engraçada.

Eu não consegui dizer quem é melhor: série ou livro, mas acho que rola um complemento entre elas.

Para quem conhece a série e quer conhecer o que inspirou-a, recomendo.

Carlos531 30/12/2013

Empolgante e um tanto picante :P
Morto até o anoitecer é o primeiro livro da saga As Crônicas de Sookie Stackhouse, é também a série de livros em que o seriado True Blood foi baseado. Bom adorei o livro principalmente porque sempre adorei o seriado e acompanho a cada episódio, o livro é fiel em muitos e muitos detalhes (retirando a Tara, que fiquei meio surpreso em saber que ela apenas aparece no seriado).
É muito bom como Charlaine Harris consegue adaptar um mundo em que vampiros saíram do caixão e tornaram-se cidadãos legais desde que os japoneses desenvolveram um sangue sintético. a história envolve muitas cenas picantes, muitas criaturas diferentes e o mais incrível que em nenhum momento a escritora perde o classicismo vampiresco, o que torna o enredo melhor que muitos outros por ai.
Assassinatos, criaturas sobrenaturais, paixão, True Blood envolve tudo.
Se você estava em dúvida sobre a leitura deste livro não perca tempo e vá lê-lo, é realmente bom e logo estarei lendo o segundo volume! Já sou fã de Bill, Eric, Pam e outros personagens do livro!

Dênison T. 18/07/2016

Livro X série
Sabe um daqueles poucos casos em que o livro é inferior a sua adaptação (seja no cinema ou TV)? Pois True Blood é um desses.
Sou muito fã da forma de contar histórias do roteirista Alan Ball, tbm criador de "Six Feet Under" e "Beleza Americana". Pra quem acompanha/conhece seus trabalhos sabe que ele mistura drama, humor negro e sexismo de uma forma única.
O livro é narrado pela protagonista, Sookie. E justamente por isso a história ficou muito limitada, não tendo tanto espaço assim pra outros personagens.
Mesmo eu achando que o maior erro da série foi ter inserido muitos personagens sobrenaturais e perdendo o foco, ainda fico com ela.

Larissa 03/01/2018minha estante
hahaha também achei bem tosco o final em que Sam na forma cachorro entra no hospital e o vampiro fica voando na janela encarando ela. Todos os pretendentes no mesmo quarto trocando olhares misteriosos para declarar uma continuação do livro