Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Carla 30/01/2013

I WANNA DO BAD THINGS WITH YOU!
Comecei a ler o livro antes de ver o seriado e adorei. Quando descobri que era de "true blood" me interessei mais ainda! Adoro o seriado e percebi que cada livro é uma temporada da série. Muito bom, recomendo ambos.

Camila(Aetria) 29/11/2012

Uma transcrição, quase.
Essa resenha também aparece em http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2012/11/29/morto-ate-o-anoitecer-ogs-36/ com mais conteúdo e uma teoria meio virada! Confere lá!

Morto Até o Anoitecer é quase uma transcrição da série para o papel. Quase. E mantém o mesmo clima sedutor e com um toque de humor.

Certo. Estava com muita vontade de ler esse livro faz bastante tempo mas tinha esquecido. Conheci a série primeiro, True Blood, da HBO, embora tenha parado na terceira temporada por falta de tempo.

A história é bem coerente e traz uma realidade de como seria se os vampiros "saíssem do caixão" (linda analogia que me fez rir muito...) e como a sociedade lidaria com esse fato. Como a questão de heranças daria um trabalhão e qual seria o tipo de relacionamento que ocorreria entre essas duas... bem. Espécies.

Sookie é o tipo de protagonista inocente do interio"R" dos EUA, às vezes consegue ser meio irritante por seus choros extremos e crises do nada. E o Bill (ótimo nome pra um vampiro) é o clichê vampiro apegado com as tradições antigas, mas não quer dizer que seja um vampiro "oh, como eu sofro, sou um pobre coitado, vou viver só de sangue sintético agora... bla bla bla..." ele lida muito bem com a questão de ser outra coisa e não quer ser um humano como alguns outros vampiros por aí. Ele entende o que é e faz questão de frisar que seus valores são diferenciados. E sangue é sangue.

O lado legal de Morto até o Anoitecer é que é uma versão adulta dos livros de vampiro(não incluo aqui os da Anne Rice)... todas as atitudes são mais coerentes ainda mais considerando que a galera ali é velha pra caramba. O modo de se tornar um vampiro também é lógico, e as questões da sociedade se adaptando são muito bem colocadas:
O tráfico de sangue de vampiro, que se torna uma nova droga no mercado, já que melhora um monte de características dos humanos, incluindo os sentidos. Uma sociedade onde tem tietes e "vampirófilos". O retrato é bem mais lógico e fiel, o preconceito que surgiria, a desculpa de que na verdade eles sofrem por culpa de um "vírus" e não estão mortos de verdade, talvez um eufemismo para facilitar a aceitação na sociedade (e que traz um significado completamente estranho á palavra necrofilia.) Grande parte das analogias do livro se assemelham à questão da aceitação dos gays na sociedade.

Uma das diferenças para quem assistiu a série, é que tem alguns personagens com menos destaque, como o Lafayette (que na série é uma super adição, as cenas com ele são maravilhosas haha) e a Tara, que só existe na série, e é um personagem que me irrita profundamente, e da qual não senti falta no livro.

De resto é completamente idêntico ao livro. Cenas são super similares (isso não se pode negar das séries da HBO, sempre são fiéis nos livros aos quais se embasam. Da mesma forma que acontece com Game of Thrones, embora já tenham algumas divergências entre o livro e a série, mas tudo para adicionar.)
E como toda série da HBO, não é legal assistir True Blood com o volume alto, na sala da sua casa, com sua vó super inocente do lado. JAMAIS. O livro também tem essas cenas, mas como é livro, é mais seguro de ler. E é tudo de um ponto de vista mais feminino e romântico. A HBO geralmente força um pouco a amizade por fazer sua própria censura, já dá pra sacar logo na abertura da série.

Não posso falar sobre os outros livros para saber sua coerência com a série, mas conforme for conseguindo lê-los farei a resenha e as devidas comparações!

Vale a pena ler o livro, ele é super leve e apesar de ser um livro com espaçamento 1,5 que te faz pensar que o livro é maior do que realmente é, tem bastante acontecimentos. Não é a melhor escrita que verá em toda sua experiência literária, mas que será uma das mais agradáveis e que te fará ler até a última página isso é fato.

Luca 01/05/2012

Semelhanças entre o livro e a série.
Terminei de ler o primeiro livro hoje, Morto Até o Anoitecer. E desde que comecei sempre fiquei comentando com os fãs da série sobre as diferenças entre o programa de Tv e o livro.
Por fim, acabei decidindo criar um post falando sobre elas.

- Acho que posso começar falando que infelizmente a Jéssica não está nos livros, o que realmente é uma pena por que ela é a minha personagem favorita.

- A primeira temporada da série é completamente fiel ao livro. Das caracteristicas dos personagens até os capítulos. A série tem 12 episódios por temporada, e o livro tem 12 capítulos, sendo que o primeiro é literalmente o primeiro episódio inteiro.

- Pra quem se lembra, na série Bill é punido por ter matado o Long Shadow na primeira temporada. Nos livros, quem matou ele foi o Eric.

- Sookie e Tara não são melhores amigas. E a última não chega a aparecer no primeiro livro, nem nunca sofreu um exorcismo como no show, além do fato de que sua mãe estar morta nos livros.

- É obvio de se esperar que nem todos os personagens do livro sejam abordados na série, mas um dos que pertencem ao livro que posso chamar assim, de bastante "peculiar", e que se tornou meu favorito, é o Bubba... Tudo indica que ele seria o Elvis Presley, que nunca tivera morrido e sim, se transformado em um vampiro. Mesmo o livro nunca mencionando seu nome... Apenas indicando com apelidos e indiretas, é uma forma criativa/cômica da autora ter aproveitado aquela tal história de que o Elvis não morreu, pois nunca tiveram provas, e que ele simplesmente sumiu, etc etc.

- Vocês já perceberam que todos querem a Sookie? O Bill, Eric, Sam, Alcide... Bem, nos livros também tem o J.B. , ele basicamente foi o primeiro namorado da Sook e é completamente apaixonado por ela, mesmo após eles terem rompido. Sookie o descreve sendo um dos caras mais bonitos de Bons Temps, lindo como um modelo mas ele simplesmente não tem cabeça alguma. No livro ela chega a citar que ele é tão forte como um boi, e tão esperto quanto um.

- Sookie matou Rene na série, decapitando-o com uma pá, enquanto nos livros ela apenas o feriu gravemente. No fim ele vai para um hospital e após estar recuperado é preso... O que quer dizer, + 1 ponto pra série!
Cláudia 17/12/2016minha estante
N curti a serie...apesar d ter xamado a atenção. Já os livros eu me apaixonei e eh minha série preferida!

Larissa 03/01/2018minha estante
hahaha também achei bem tosco o final em que Sam na forma cachorro entra no hospital e o vampiro fica voando na janela encarando ela. Todos os pretendentes no mesmo quarto trocando olhares misteriosos para declarar uma continuação do livro

Vera Falcão 20/03/2012

Vampiros adultos e livres para voar
Assisto a True Blood, a série de TV inspirada nos livros de Charlaine Harris (Sookie Novel's) e foi através dessa série que cheguei a Morto até o Anoitecer (Dead until Dark), primeiro de vários volumes sobre uma saga vampiresca muito violenta e de conteúdo adulto, talvez para combater a adolescência de Crepúsculo & Cia., tão em moda. São 11 livros e o último foi publicado nos EUA, em maio de 2011.
O livro relata, quase que literalmente, o conteúdo da série televisiva, onde uma garçonete telepata (Sookie) envolve-se com vampiros, metamorfos e outros seres esquisitos. Os vampiros podem circular livremente e bebem sangue em garrafinhas, sintético (a bebida chama-se True Blood, sacaram?). Mas isso não impede que os mortos-vivos abandonem suas práticas sanguinárias... Para quem gosta do tema, a narrativa é interessante, porém não apresenta muitas surpresas, caso a pessoa já conheça a série.
Essa edição traz muitos erros de tradução e de ortografia, inclusive, é da Ediouro, os volumes seguintes comprei de outra editora (ARX/Saraiva) e já no terceiro, a Saraiva mudou o selo (Benvirá).
Como tenho o hábito de seguir o processo "leia o livro, veja o filme", certamente lerei todos os volumes e comentarei aqui.

Vanessa Vieira 19/03/2011

Morto Até o Anoitecer_Charlaine Harris
O livro Morto Até o Anoitecer é o primeiro volume da saga As Crônicas de Sookie Stackhouse, de Charlaine Harris, que deu origem ao famoso seriado de TV True Blood. A trama nos fala sobre vampiros, que convivem com os humanos, lado a lado, e que consomem um sangue sintético feito em laboratório chamado True Blood. Como em toda convivência, esse relacionamento entre vampiros e humanos tem as suas desavenças, já que alguns vampiros preferem se alimentar do sangue de seres vivos ao invés do True Blood, e por parte dos humanos também, que nutrem um preconceito contra as criaturas da noite.

A história gira em torno da garçonete Sookie Stackhouse, uma moça de 25 anos que é telepata e sempre teve fixação por vampiros. Sua vida muda de figura, quando surge na cidade de Bon Temps o vampiro Bill Compton e conquista o seu coração. Esse relacionamento é intenso e causa muito tumulto, rendendo muito erotismo e detalhes picantes nesse enredo de Charlaine Harris.

Bon Temps é aterrorizada por um serial killer que assassina mulheres que tiveram ou tem relacionamentos com vampiros e o principal suspeito desse crime é Jason Stackhouse, irmão de Sookie, um rapaz com uma fama de mulherengo e totalmente volúvel. Sookie luta para provar as autoridades locais que Jason é inocente, sem saber que a sua vida corre um grande perigo e que ela pode ser o próximo alvo. A trama é viciante e tem vários personagens que dão um charme na história como o vampiro Eric, lindo e sensual, e o metamorfo Sam Merlotte, que morre de amores por Sookie.

A escrita da autora é prazerosa e sedutora, permitindo que o leitor mergulhe inteiramente na trama. A temática sobre vampiros conviverem entre seres humanos, apesar de ser algo sobrenatural, flue como algo normal e corriqueiro e vale a pena conferir!

Marisjac 10/02/2010

Bill e Sookie!
No começo ele é toda demente, não me impreciona ele ter feito fuleragem com ela!
Mas, o amor é tronxo. Não iria ser diferente não para uma telepata!
"O que é você?"
ahhhhhhhhhhhh
Como se o vampiro não soubesse!