Temperamento Controlado Pelo Espírito

Temperamento Controlado Pelo Espírito Tim LaHaye

Resenhas - Temperamento Controlado Pelo Espírito

Julia.Marcondes 21/04/2020

Me fez voltar pra mim mesma!
Pra quem acredita que Deus habita em nós, e que procura melhorar a cada dia nisso, esse livro faz todo sentido!
Mesmo sendo uma publicação antiga, tem muito a se aproveitar, nos faz olhar pra dentro, rever MUITO de nós pra deixar Deus reconstruir e arrumar o que ainda precisa ser transformado.
Vale a pena!!!

Cleber Rode 31/12/2021

Excelente leitura para quem busca autoconhecimento
O livro foi recomendação do meu diretor espiritual depois de conversarmos sobre os temperamentos. O livro é muito bem escrito, de fácil entendimento e esclarece todos os pontos (positivos e negativos) de cada um dos tipos de temperamentos. Vale muita a pena a leitura!

Joana D'Arc 03/06/2020

Uma leitura necessária, um passo firme rumo ao autoconhecimento e a ser mais compreensivo com o outro.
Enquanto cristã vejo como uma leitura que contribui e muito para nossa santificação, para que ao refletirmos sobre nossas açoes e motivações, possamos vencer nossas fraquezas evitar o pecado e se entregar inteiramente a Cristo.

@srlucasm 19/02/2021

Para conhecer o seu temperamento
Proposto nos tempos antigos por Hipócrates - considerado o pai da medicina, o temperamento é um conjunto de tendências e características que determinam o comportamento dos indivíduos (definição dada pelo IBC). Muitos estudiosos buscaram compreender esse fenômeno. Você conhecerá o livro de um desses estudiosos na área.

O livro foi escrito pelo autor Tim LaHaye, o pastor da igreja batista dos EUA. Em 165 páginas, você conhecerá sobre os quatro temperamentos. Afinal, quais são? São estes: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Nele você conhecerá os pontos fortes e os pontos fracos de cada um.

Eu sou do temperamento fleumático (bem semelhante a minha personalidade 9 do Eneagrama). Os meus pontos fortes são a calma, a responsabilidade, o bom humor, a liderança, a praticidade, e conservador (não confundir com a teoria política). As fraquezas desse temperamento são a indecisão, o lado calculista, o lado desconfiado, a introversão e a desmotivação.

Descobrindo as suas forças e fraquezas, você vai deixar do jeito que está? É lógico que não! É aí que entra em ação o Espírito Santo em nosso ser para tornar o nosso temperamento pleno por meio dEle. Por meio do fruto espiritual de Gálatas 5.22,23, podemos melhorar o nosso temperamento e conseguir lidar com as nossas fraquezas. Para mim, o autor recomenda alguns do fruto do Espírito primordiais para melhorar a minha característica, que são estas: amor, bondade, docilidade, temperança e fé.

Ficou curioso em saber qual o seu temperamento? Eis o livro para te ajudar nesta descoberta. Apresentei um pouco sobre o livro, mas tem algumas coisas que não falei e recomendo a você descobrir ao explorá-lo. Recomendo a leitura e se puder, busque a plenitude do Espírito Santo para deixar o seu temperamento controlado por Ele. Concluo dizendo que é possível se autoconhecer, basta querer. Que este livro o ajude nesse desejo.

Att,
Lucas M.

Ângela 27/03/2021

Livro excelente do início ao fim! O autor nos ensina sobre cada temperamento, e conforme vamos lendo, vamos nos identificando naturalmente. Além disso, o autor aborda temas extremamente importantes para a vida de um cristão, como: plenitude, pecado, santidade, fé, depressão, etc. Valeu a pena cada tempo investido nessa leitura. Super recomendo!

Caio Hernams 13/09/2021

Muito importante para o autoconhecimento
Se você não saber porque age de certas maneiras, ou porque tomas certas atitudes em determinado momento, provavelmente você não sabe qual é o seu temperamento. Leia esse livro, esclarece muita coisa e você passa a se entender muito melhor. O mais importante é o autoconhecimento, comece pelo seu temperamento, mesmo você sendo um colérico, desça do pedestal e estude um pouco sobre você mesmo. Se for um sanguíneo, se esforce e leia até o final. Se for um melancólico, não guarde esse conhecimento apenas para você. E se vc for um fleumático, estamos juntos e não desanime e nem seja tão obstinado com seus velhos pensamentos.
Lorena.Naben 13/09/2021minha estante
Perfeita sua resenha, tenho esse livro e será meu próximo! Valeu! ??????????

Caio Hernams 14/09/2021minha estante
Obrigado, fico feliz que tenha gostado, vai valer muito a pena

Lorrany.ruas 23/03/2024

É sempre bom a gente entender e estudar sobre nosso temperamento.
Esse livro ajuda a entender e lidar com nosso temperamento, nascemos e iremos morrer com ele, mas dá pra controlar ele.
Me indicaram ele e eu super indico
Recomendo demais

Gabriel 02/06/2022

Temperamento controlado pelo Espírito
O livro é bem bom pra se identificar e de auto-conhecimento, mais do que isso, para aprender a lidar com o seu temperamento. Só não dei uma nota melhor porque o livro é antigo e por isso tem uma linguagem não tão cativante quando foi na época em que foi lançado mas continua sendo um ótimo livro.

Vanessa Estelita 03/06/2021

Esse livro surgiu no momento certo da minha vida. Tudo que eu estava precisando: de orientação... de uma luz.

Os ensinamentos desse livro só reforçaram o que eu já achava ser o caminho certo: "Muitas pessoas têm desejo de possuir um outro temperamento quando reconhecem as suas fraquezas. Realmente não importa qual seja o seu temperamento ? Deus pode transformar você (...)."

Bruno @viagempelomundodoslivros 14/08/2022

Conhecendo os temperamentos
Nesta obra o autor traz um estudo sobre os 4 temperamentos que os seres humanos possuem, são eles: Colérico, Sanguíneo, Melancólico e Fleumático. Cada pessoa, a partir do temperamento que possui, tende a agir naturalmente de uma forma e o livro trata da busca do controle temperamental para nos tornarmos pessoas melhores e mais felizes.

Colérico: Se exalta pronta e violentamente. Raciocina num instante. Mas a impressão lhe fica na alma por muito tempo. Qualidades: São apaixonados pelo que fazem, voluntariosos, práticos e desembaraçados. Dificuldades: A tenacidade do seu caráter os faz propensos à dureza, obstinação, insensibilidade, ira e orgulho.

Sanguíneo: O sanguíneo se exalta fácil e fortemente por qualquer impressão. A reação pode ser também imediata e forte, mas a impressão ou duração pode ser curta. A lembrança de coisas passadas não provoca tão facilmente novas emoções. Qualidades: Afável, alegre, simpático, prestativo, dócil, sincero e espontâneo. Dificuldades: Propensão à superficialidade, inconstância, deixa-se arrastar facilmente pelas paixões.

Melancólico: É muito analítico e não esquece facilmente as coisas. Qualidades: São naturalmente inclinados à reflexão, ao silêncio, à piedade, compadecem-se facilmente das misérias do próximo, são benfeitores da humanidade. Dificuldades: Tendência à tristeza, ao pessimismo e a melancolia, quando recebem alguma forte impressão, ela penetra-lhes profundamente.

Fleumático: Não se exalta nunca, as impressões recebidas desaparecem logo e não deixam vestígios. Qualidades: Trabalha devagar, mas assiduamente. Não se irrita facilmente por insultos ou fracassos. Permanece tranquilo, sossegado, discreto e criterioso. Dificuldades: Sua calma e lentidão lhe fazem perder boas ocasiões, porque tarda muitíssimo em pôr-se em ação.

Leticia 19/11/2020

Temperamento controlado pelo espírito
Ano passado li o livro “Temperamentos transformados” do mesmo autor e recentemente li “Temperamento controlado pelo espirito”, o autor se baseia numa teoria de Hipócrates, médico e filósofo grego, segundo o qual os quatro tipos de temperamentos são: Sanguíneo, Colérico (mais extrovertidos) melancólico e fleumático (mais introvertidos). O autor trata essa questão sob uma perspectiva cristã. No primeiro livro que li (que na verdade foi escrito depois desse) ele relaciona os temperamentos a personagens bíblicos: Pedro é sanguíneo, Paulo é colérico, Moisés é melancólico e Abraão é fleumático.

Neste livro o autor apresenta com mais detalhes as características de cada temperamento, suas qualidades e fraquezas e como podemos não ser vencidos por elas com a ajuda do Espírito Santo. O pecado do sanguíneo e colérico é a ira, enquanto dos melancólicos e fleumáticos é o medo, mas todos tem sua raiz no egoísmo.

Eu amei esse livro, me ajudou a me entender melhor, ver que não sou a única a me sentir de determinada maneira. Agora sei com mais clareza o que preciso mudar. Sou definitivamente melancólica, o temperamento com as maiores possibilidades mas também com mais fraquezas (óbvio não somos um único tipo de temperamento mas um sempre vai se sobressair mais, não sei se meu segundo temperamento é colérico ou fleumático).

Hayanne Lins 18/02/2023

Muito bom!
Gostei muito da leitura, o autor nos propõe atividades muito práticas para compreender o nosso temperamento e utilizá-lo na obra de Deus. Todos os temperamentos possuem pontos fortes e pontos fracos, nosso trabalho é minimizar os pontos fracos e trabalhar para que as qualidades sejam maiores que os defeitos.

Mabel 15/05/2013

Recomendadíssimo
Esse livro me fez descobrir que sou do tipo Melancólica. Muitos personagens bíblicos possuíam o temperamento melancólico, como Moisés,
Elias, Salomão, o apóstolo João e outros. O livro me ajudou a entender quais são os meus pontos fortes e quais características da minha personalidade preciso deixar que o espírito Santo trabalhe com mais afinco para que eu me pareça cada vez mais com aquele que é o mais perfeito: Cristo.

ntampinha 30/01/2016

Consegui o livro emprestado com uma conhecida da família. Nunca tinha ouvido falar deste livro até ela me oferecer e dizer que eu precisava muito lê-lo... A capa é pouco atrativa, meio cabulosa, mas ouvi muitas coisas boas dela sobre este exemplar e fiquei bastante interessada em lê-lo.

Temperamento Controlado pelo Espírito é uma mistura de psicologia e aconselhamento cristão, ele se inicia com a parte de psicologia, relatando e explicando os quatro tipos de temperamentos estabelecidos por Hipócrates e logo em seguida vem a parte cristã... A intenção do livro não é que você venha a julgar e apontar o outro, mas sim a você mesmo. É uma autoanálise muito interessante e só posso dizer que amei!

É interessante ler os quatro tipos de temperamentos e descobrir qual deles predomina em sua vida. O livro trás explicações sobre as qualidades e sobre as fraquezas do temperamento, abrindo sua mente para as coisas que você precisa tomar cuidado e precisa melhorar, para conseguir viver em sociedade e bem... Logo depois ele entra na parte cristã, apresentando o Espírito Santo como o principal meio de driblarmos as fraquezas de nosso temperamento, dando muitas dicas e conselhos que vale a pena conferir. A leitura é super fácil, recheada de versículos e explicações sucintas, não tem como não entender e não se sentir tocado por Deus.

>> Opinião Final: Gostei muito, R.E.C.O.M.E.N.D.O com todas as letras.