Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Kerollyn4 02/03/2024

QUE LIVRO INCRÍVEL!
Nunca li nada parecido, adianto que não é fácil a leitura é BEM cansativa pelo fato do nome dos personagens se repetirem ficamos confusos voltando na árvore genealógica, mas achei incrível sem tamanho! Toda a ambientação o jeito que ele narra nós conseguimos ver claramente os detalhes da cidade se formando, das pessoas a gente acompanha o início e o fim de uma cidade inteiro e todos seus habitantes!!!! A melhor parte pra mim você das borboletas ? E realmente uma obra prima latina, só leiam

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

Uma aldeia isolada em sua própria realidade, uma comunidade forjada pela necessidade de sobreviver, uma família presa às amarguras da solidão. o tempo todo tudo muda, mas nada muda.

em Cem Anos de Solidão, conhecemos a formação e o desenvolvimento de Macondo, esta pequena aldeia que não sabemos bem onde fica mas cujo contato com os acontecimentos do mundo vai se delineando lentamente: ela é, por si só, uma das personagens mais importantes da narrativa. conhecemos, enquanto cerne de Macondo, a família Buen Día, cujos membros e agregados são personagens extremamente marcantes, e que podem até ser vistos como símbolos a partir dos quais se pode tecer diversas analogias psíquicas e sociais. há aqui todo um desenrolar político a partir do qual podemos olhar para comportamentos individuais e coletivos. todas essas e mais outras várias camadas ainda estão marcadas por acontecimentos mágicos mas absolutamente naturais ao contexto da história, que, ao meu ver, fazem com que diversos aspectos da própria realidade delineada aqui sejam negociáveis.

em muitos momentos da leitura, confesso ter me irritado com a repetição de nomes interminável ao longo das gerações dos Buen Día. mas, ao longo da experiência, fui entendendo a importância dessa repetição, e até mesmo da confusão causada por ela, sobretudo pela reflexão proporcionada quanto à repetição de padrões. cada novo José Arcádio ou Aureliano nascido ali já vinha com um destino embutido; já estava determinada pelo seu nome sua função no jogo familiar, sua personalidade e as tendências às quais sua vida recorreria e, diante de tantos dos seus, cada um deles já vinha ao mundo com a marca da solidão. as mulheres também tinham nesta estrutura funções aparentemente delineadas e esta predisposição incontornável à solidão, mas havia nelas uma flexibilidade ditada pela sua capacidade de se rebelar. as mulheres Buen Día, a partir de Úrsula, fazem parte de um ciclo vicioso, mas são também a quebra dele.
Andressa.Kottvitz 29/02/2024minha estante
Esse livro é incrível, comecei achando enrolado, terminei batendo palmas!

iammoremylrds 29/02/2024

Uma leitura incrível, do início ao fim, um clássico, sendo só desgraça atrás de desgraça, tendo inúmeras críticas sociais colocadas no contexto da obra e na história em si, uma obra q vai ficando solitária ao decorrer dela

Camilaqz 28/02/2024

100 anos de solidão
Com o avanço dessa leitura percebi meu interesse crescendo por ela. Tiveram alguns pontos que me fizeram demorar um pouco pra conseguir acompanhar bem a história e me interessar mais. Um deles foi a imensa árvore genealógica da família Buendia. Vi algumas pessoas comentando que no livro físico tem o desenho completo da árvore, o que ajuda muito a acompanhar bem os personagens e seus respectivos desfechos. Sobre isso, depois de um tempo, consegui ir criando na minha cabeça a árvore da família, só demorou um pouco. O segundo ponto a levantar é a forma de escrita desse autor, é uma linguagem coloquial ao mesmo tempo robusta na construção de toda a narrativa e nos diálogos, recorri ao dicionário algumas vezes pelo uso que alguns neologismos oriundos do castelhano e espanhol.
Nos 40% do livro a história capturou minha atenção pra saber como seriam os desfechos dos personagens e da cidade de Macondo. E essa sequência tem um ritmo muito frenético, não existe pausas na escrita dele. É como se tudo acontecesse ao mesmo tempo com todos. E o final do livro é extremamente arrebatador, me deixou refletindo por alguns dias antes de conseguir vir fazer uma resenha. Gabriel Garcia Marquez fazendo jus a sua fama, realmente me surpreendeu positivamente e merece sem dúvida todo o prestígio de ser considerado, pelo menos na impressão que tive desse livro, como o melhor
autor da literatura recente.
Marília 29/02/2024minha estante
Adorei! Tá na minha lista e agr fiquei com mais vontade de ler
Li amor nos tempos de cólera, acho que tu vai gosta tbm ??

Yasmim187 28/02/2024

Peguei minha carteirinha de latina.
Não tem como ser latino e não ler esse clássico. Gabo foi genial. Não é um livro fácil de ler, muito menos rápido, mas é de uma genialidade. Acompanhamos 100 anos dos Buendia em Macondo, um povoado que chega a ser um personagem da história. Em meio aos 100 anos de solidão encontra-se paixão, desejo e vida. Acho genial o fato dos homens serem todos iguais- Aurelianos e José Arcádios, feitos justamente para não serem lembrados, enquanto as mulheres tem personalidades únicas. Mostra que a gente será esquecido. Daqui cem anos seremos pó. Podemos ter perdido 32 guerras e mesmo assim viraremos lenda. Genial, cru e profundo. 5 estrelas.
Feh 28/02/2024minha estante
Está na lista para leitura.

Alex626 28/02/2024

A obra de uma vida inteira
Como primeira leitura tardia do ano, não poderia ter escolhido um livro melhor para começar!

Essa obra espetacular de Gabriel Gracía Márquez desenvolve toda a linha familiar da família Buendía no decorrer de mais de um século, o que me deu uma impressão de 100 anos de história em poucas páginas.

É um enredo denso, melancólico, com amores complacentes ou que saem das estranhas; Crimes, aventuras advindas de uma curiosidade sem explicação na tentativa de explicar o inexplicável, e guerras com ideologias que segundo os pensamentos do Coronel Aureliano Buendía, não fazem sentido pois não são coisas que se podem tocar.

Além disso, é possível sentir com clareza a perseverança em cada dos personagens, com ambições cujas origens não importam tanto, pois o final é imprescindivelmente o mesmo: a solidão!

Para mim, esse livro é uma experiência profunda e reflexiva, pois você consegue acompanhar a vida e a morte de cada um dos personagens, destacando as conquistas, o cotidiano, os pensamentos e sentimentos contidos, os arrependimentos, e as conexões que fazem com o leitor se sinta na mesma casa com a família.

Kah 26/02/2024

Demorei mais doq esperava?
incrível como só acontece desgraça na vida dessa family chega a ser desgastante mas o final me surpreendeu MUITO

Danilo512 25/02/2024

É, não só a América Latina, mas a humanidade em si.
Essa foi minha segunda leitura de Cem Anos de Solidão. Ganhei o livro em 2018 e na época o terminei na véspera de Natal. Achei esse fato bastante emblemático.
Seis anos (e uns dois meses) depois, termino novamente esse que é, sem sombra de dúvidas, meu livro favorito, por razões que nem sei bem quantificar. E nem quero!
Me peguei emocionado, olhando pras voltas redondas que o mundo dá, que a vida dá. Pensei em quem eu era e quem eu sou, como todos nós temos essa assustadora mania de fazer pra desfazer, apenas pelo hábitos, pelas repetições.
A solidão da estirpe é cruel, a solidão da humanidade é cruel. O nosso destino é o esquecimento. Mas nesse meio, existe a vida, existe o amor, existe o desejo. Em meio a repetições, erros e mais erros, a gente caminha pra um futuro fatalista, mas podemos ser melhores ao longo do caminho.

mlnaca 25/02/2024

O puro suco da américa latina
Gabo como sempre entregando realismo magico no melhor livro já feito!! tem meu coração todinho ????

Vanêssa 24/02/2024

M A R A V I L H O S O
"porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra."

Perfeito, incrível, formidável...

Renan.Bagatini 24/02/2024

Um livro mágico
Não tem como contar uma história dessas. um universo de personagens com nomes e até hábitos muito parecidos (como fazer algo e desfazê-lo infinitas vezes) em uma cidade isolada e mística. a cada página lida, um turbilhão de informações são apresentadas ao leitor, com vários vai e vem parecidos com uma novela. o cenário da esquecida cidade de Macondo, bem como os personagens apresentados no livro vão ficar muito bem guardados na minha memória. pretendo ler e reler, encontrando novos detalhes e imaginando aquele lugar novamente.

Thaisa68 23/02/2024

?O livro narra a história de José Arcádio Buendía e Úrsula Iguaràn, um casal que, por causa do remorso de José depois de uma morte que ele causou, bateu em retirada em busca de um lugar calmo para morar, juntamente com outras pessoas da aldeia onde a família deles morava, e a história de seus descendentes.

?Assim foi fundada Macondo, uma pequena vila que depois viria a ser um município, a sede de uma revolta liberal, a sede de uma revolta trabalhista, e por fim, pó.

?A cada Arcádio, Aureliano, Remédios e Amaranta, o livro narra a evolução de um povoado que surgiu do nada. Amores e amantes, alucinações e invenções, guerras e prosperidade, até que o último Buendía vivo viesse a padecer.

Eu, sinceramente, não entendi nada até agora. Achei que ia ficar confusa por causa dos inúmeros nomes repetidos, mas esse foi o menor dos meus problemas.

Não sei se é porque não é um tipo de livro ao qual estou acostumada, mas eu não consegui vencer esse livro com qualquer coisa além da força do ódio (que me perdoe quem gostou).

Tem muitas versões de Arcádios e Aurelianos, de diferentes épocas, e tudo que consegui concluir foi que além de ser uma família de solitários, eram uma família de loucos.

Não sei quais tropes literárias se encaixariam nesse livro, mas ele chamou minha atenção pelas alucinações de muitos dos personagens e principalmente pelos absurdos (pedofilia e incesto, por exemplo), além de ter um "que" de crítica política e social, já que retrata de forma importante a guerra entre conservadores e liberais, e a luta e o massacre de trabalhadores explorados (fatos que realmente aconteceram no início do século XX na Colômbia), dentre outros assuntos que englobam a cultura da época.

Páginas: 448
Classificação: 16+
ThaAs208 26/02/2024minha estante
Estou com o mesmo sentimento, mas não estou conseguindo seguir adiante com a leitura. Venho insistindo no livro por quase um mês, procurando por alguém que compartilhasse da mesma opinião, mas sempre me deparava com relatos de quão extraordinário, um clássico, a maior obra já escrita na América Latina?

Thaisa68 26/02/2024minha estante
Ai, pode até ser, mas esse livro só me desceu na força do ódio e só porque li ele pra um desafio literário que participo. Jamais teria terminado por livre e espontânea vontade kkkkkk

Camila.Santos 02/03/2024minha estante
O problema de se ler resenhas de livros clássicos é que as pessoas tendem a tratá-lo com reverência o tempo todo, o que acaba tornando todas as resenhas meio parecidas e irrelevantes. É bom, em meio a tudo isso, encontrar resenhas autênticas e sinceras como a sua. É difícil achar quem tenha a coragem de admitir que não gostou de um clássico desses!
Dito isso, estou lendo, ainda lá pela pg. 60, e estou achando o ritmo bastante intenso, pra mim foi um livro que me prendeu o dia inteiro nele, apesar de cansar um pouco o tanto de coisa que acontece quase ao mesmo tempo. Vamos ver como eu chego no final, se mudo de opinião.
Leio bastante literatura mais clássica, e talvez por isso (por enquanto) estou achando tranquilo de acompanhar. E sobre as bizarrices de pedofilia, incesto etc. infelizmente é o tipo de coisa que aparece em livros de realismo (ou realismo mágico, no caso), justamente porque era algo relativamente comum na época que foi escrito. É complicado, tem livros com passagens que me incomodam bastante, mas pra consegui terminar de ler é preciso levar em conta a realidade da época (não pra aceitar como normal, mas pra entender a mentalidade da época). Mas claro, ninguém é obrigado a ler, e muito menos gostar de um livro se tem algo nele que te perturba.

Forestt 22/02/2024

Tem muitos personagens cativantes, personagens polêmicos e situações duvidas. Eu amei as coisas surreais do livro, deixaram ele ainda mais divertido e doido.
A medida que o livro vai passando e todo mundo vai indo embora, o livro realmente vai se tornando cada vez mais solitário. Nas últimas páginas o livro fica mais nostálgico, fiquei com saudade de alguns personagens, (em especial o José Arcádio Buendia?). Achei a leitura bem fluida, tanto q ?não parece um clássico?

Bruna Lafetá 22/02/2024

Cem anos de solidão
Cem anos de solidão é um clássico da literatura de um autor, ganhador do prêmio Nobel, que dispensa apresentações. A história narra a vida de sete gerações da família Buendia e do vilarejo que ajudaram a fundar, Macondo. Com um toque de mágica que enlaça todo o livro, o autor nos envolve no enredo de crescimento, amadurecimento, desenvolvimento e, por fim, queda da família Buendia e do vilarejo. Um é espelho do outro.

As mudanças culturais que simbolizam as transformações da própria América Latina e vão acontecendo ao longo das gerações dos Buendia vão trilhando o caminho de cada um, ressaltando os traços marcados há gerações. Os revolucionários vão guerrear, os inventores inventarão e os protetores protegerão. Para mim, a pergunta que fica do livro é quanto de nós é sangue e quanto é cultura? Ou sangue e cultura são uma simbiose indissociável? Ou nós somos o produto da junção de onde viemos com o lugar em que crescemos?

A historia é envolvente e para quem cresceu em cidade pequena ou escutando causos do interior pode até ser ver refletido nos Buendia e em Macondo.

Walkyria 21/02/2024

Solidão apocalíptica
Que livro apoteótico!! Perdia até a noção do tempo lendo está obra.
Família Buendía é grande, solitária, divertida, triste, depravada e apocalíptica.
Com muitos Arcádios e Aurelianos e que tinha as Amarantas, Úrsulas, Remédios.....