Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Camilla288 18/01/2024

Cem anos de solidão
Um dos livros mais difíceis e mais interessantes que eu ja li. Apesar da linguagem ser complicada, o autor faz com que você queira ler tudo de uma vez, ele aborda assuntos muito inusitados que ao ler você fica chocado com a naturalidade que aquilo é abordado.
Eu o recomendo muito!!

Isa 18/01/2024

Um livro muito lento, muito grande, mas que isso faz total parte do livro ser essa coisa genial que ele é, não tem como se contar 5 geracoes de uma familia de forma rapida e curta, vc tem que mostrar o cotidiano dela, simplesmente incrível. O final é uma coisa de outra mundo que eu não estava esperando, o livro começa de uma forma tão leva, e termina de uma forma pesada com revelação chocante, maravilhoso

Nickie Dias 17/01/2024

Taí um livro que o título se encaixa perfeitamente!
Um clássico da literatura mundial, o livro narra a história de sete gerações da família Buendía.
Os membros da família vivem na fictícia cidade de Macondo, desde a fundação até sua decadência, marcados pela sina da solidão.
Cem anos de solidão é uma narrativa triste e amarga, ambientada em grande parte durante os conflitos da guerra civil entre o governo nacional e o partido liberal, com relatos ultrajantes das ações e omissões do exército e das milícias.
Uma leitura difícil, muito além da minha zona de conforto.

Daviferreira 17/01/2024

Mito ou verdade
100 de anos de solidão confirma que a história é contada pelos vencedores, mas a forma que desenvolve é incrível e apaixonante, todos personagens são importantes na história e exigi uma leitura atenta, digna claro de um Nobel.

Juju 17/01/2024

7 gerações que compartilham o mesmo destino
Primeiro contato com Gabriel Garcia Márquez e posso afirmar com toda certeza que este foi um dos melhores livros que já li...

Geração após geração, todos na mesma casa e protegidos pela matriarca Úrsula, se enrolam e desenrolam, compartilhando a solidão da qual estavam destinados. A história retrata a vida pessoal e familiar, seus amores, filhos, guerras e dissabores. Além da decadência dessa família responsável pela criação da cidade chamada Macondo, um vilarejo afastado do mundo e preso no passado.

Carina 16/01/2024

PERFEITO
A palavra em negrito é suficiente para expressar tudo o que sinto por esse livro, Gabriel Garcia Marquez, trás o retrato da solidão da América Latina.

Esse é o livro da minha vida.

???????????

Amanda 16/01/2024

Achei a leitura cansativa. Não é o tipo de leitura que me agrada. Os nomes dos personagens se repetindo causa confusão, muito misticismo.... enfim. Sei que é um clássico, mas não indicaria a leitura.

Rafaela 16/01/2024

?porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra? .

isabella 16/01/2024

O final aumentou MUITO a minha nota
Esse livro foi uma mistura de nojo, surpresa e confusão, mas não posso falar que ele não é bom
Começou a ficar meio cansativa a leitura no final pq n me simpatizava mais com nenhum personagem, e a quantidade de incesto é perturbadora, mas o final fez valer a pena

Luana 16/01/2024

Cem anos de solidão
Que livro emocionante! Uma sobrecarga característica de acontecimentos e personagens que, muito embora cause até cansaço físico com suas tramas, nos deixam vidrados e aficionados por esse emaranhado de destinos e amores fracassados! Perfeito

Mariana 15/01/2024

Uma leitura dual: ao mesmo tempo que parece narrar uma única história, ele conta a história de várias gerações de uma mesma família. Os nomes iguais também transmitem esse sentimento.

E na verdade não é a história das pessoas, é a história de Macondo, quando ainda era um grupo, passou a ser um vilarejo, um município até ser uma cidade. As pessoas, por acaso, se cruzam com a cidade e aí sim, nos aprofundamos na história dessas famílias.

Em alguns aspectos essa narrativa me lembrou Violeta, de Isabel Alende, e não duvido que ela tenha bebido dessa fonte. Mas, transitar por 100 anos e ver a construção da aldeia e seus arredores, novas tecnologias e a vida na América Latina, faz tudo isso se fortalecer. E no final, não existe um final, a história, as famílias, Macondo, prevalece.

É certo que terei de reler em algum momento, porque são muitos nomes e muitos eventos ao longo dessa jornada.

Gabe_Yoda 15/01/2024

A escrita...
Sei que esse livro é adorado por muitos e, genuinamente, eu enxergo o seu potencial. Porém, a escrita não me agradou nem um pouco. Falta de diálogos, parágrafos imensos, saltos temporais repentinos (e não necessariamente de forma linear).

Durante a narrativa, inúmeros cenários interessantes são construídos, mas não foi raro a sensação de que poderia ser melhor explorado. Isso, por quê o autor escolhe contar mais do que mostrar. Falava que a pessoa fez, não mostrava ela fazendo.

Sim, a impessoalidade e o rapidez dos eventos demonstram um claro foco na família como um todo, e não em personagens específicos. E o realismo mágica traz uma característica ímpar a história. Mas, pessoalmente, eu não consegui aproveitar a narrativa.

O livro é único, pena que não foi um estilo que me apeteceu.

Carla Barreto 15/01/2024

Magia realista
Embora infame, achei que o trocadilho ainda seria o melhor resumo do que senti na obra: uma magia autêntica. Para além do que muitas pessoas possam sentir com uma obra que praticamente inaugura um gênero literário e que alça seu criador a um Nobel, eu me senti fisgada pela hipnose textual do Gabo.

Era como se, às vezes, eu lesse de uma maneira superficial, acima das letras, em que as palavras eram códigos pra alimentar a imaginação. E Macondo virasse cenário dentro da minha cabeça. Contudo, às vezes me impregnava de palavras ousadas, bonitas, improváveis e me dava conta do texto que tinha ali comigo.

Admito, por fim, que li com certa avidez. Armazenei bem os personagens e seus enredos na memória e levei pouco mais de uma semana devorando o livro. Mas entendi que, para mergulhar nas reflexões da passagem do tempo, do envelhecimento, da solidão, da teimosa, da multiplicação das estirpes e, enfim, reter bem o lirismo, precisarei reler! Mas fico bem feliz com isso! Vai ser um prazer.

Renan Rosa 15/01/2024

Cem anos de solidão
Recomendo a ler este clássico, ótima leitura porém densa e necessário ser mente a aberta, devido a comportamentos nada incomum e também criminosos e repugnantes, que ocorrem na história da construção e crescimento da cidade de Macondo.
Relata bem a relação dos governos ditadoriais que ocorrem na América do Sul e latina.