A Desobediência Civil

A Desobediência Civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Candil 24/06/2022

Um tratado sobre a liberdade individual perante um estado em que o indivíduo não concorda com as decisões. Gostei dos questionamentos propostos pelo autor. A minha edição possui um trecho de outro livro do autor sobre a importância da leitura que eu achei inclusive mais interessante que o próprio desobediência civil.

FabioMartineli 24/05/2022

Surpreso
Pelo nome imaginava um livro inteiro político.
De fato seus primeiros capítulos trazem questões politicas bem fortes. Seu posicionamento pró abolicionista é louvável.
Entretanto a surpresa veio pelo capitulo: CAMINHAR. Uma verdadeira aula sobre contato com a natureza e sobre peregrinação.

Thiago C Luz 22/05/2022

Após a leitura desse interessantíssimo texto fica uma dúvida tremenda! Até que ponto devemos ser submetidos à vontade e às exações do Estado? O livro traz uma leitura rápida, interessante e muito instigante! Vale a pena ler!

Tainá.J 23/04/2022

Faz jus a toda a fama!
Adorei a leitura, e meu primeiro contato com a obra desse filósofo!
Li por uma indicação e o tema veio em um momento bem propício para mim.

O autor escreveu a obra, devido ter sido preso por não pagar os impostos do governo, que na época, estavam financiando a guerra dos EUA com o México. Apesar do tempo distante, os assuntos abordados são bem atuais...

No final, dessa edição, há um trecho do famoso "Walden", que apesar de também estar na minha lista de leitura, achei um tanto fora de propósito aqui.

De modo geral, não gosto quando colocam outra história ou trecho de outro livro no final, acho totalmente desnecessário, e estraga um pouco da experiência; entendo que o discurso em si era curto, mas ainda assim, em decorrência disso, minha nota de quatro estrelas.

Grande autor! Faz jus a toda a fama! Como ele mesmo cita: "nada se compara ao valor dos clássicos"!

Felipe863 20/04/2022

Para ler e refletir
O autor traça a sua insatisfação (em forma de manifesto) com o Estado a partir do momento em que ele é preso por não ter pagado um imposto que lhe é cobrado indevidamente. Aborda a hipocrisia dos EUA do século XIX em relação a liberdade, sendo um estado ainda escravagista. Fala das vantagens das caminhadas, mas evitando as estradas e a vida sem princípios.

Laura 13/04/2022

Que livro!
Meus amigos, que livro! Não me recordo onde eu vi a indicação, só sei que eu adorei a sinopse e já comprei.

Primeiro gostaria de falar sobre a edição: muito boa! A introdução foi excepcional para melhorar compreensão do texto, sem contar o preço.

O texto conta a história de thoreau, transcedencialista, que era contra as diretrizes do governo dos EUA, principalmente em relação a utilização de mão de obra escrava e a guerra do México. Indignado com o governo, sua "rebeldia" foi não pagar um imposto estadual e ter ficado uma noite na prisão.

Para quem gosta de filosofia e direito, é uma boa indicação!

" Nunca haverá um Estado realmente livre e esclarecido até que o Estado reconheça o indivíduo como um poder maior e independente, do qual derivam todos os seus próprios poderes e autoridade, e o trate adequadamente."

Taynan 12/04/2022

??
Pensando vários pensamentos aqui ?

Quando estava na prisão, depois de discordar do pagamento de impostos, Thoreau redigiu esse texto ardente ,incontido, ferino e definitivo. Tão poderoso que, anos mais tarde, nas mãos de Gandhi, serviu para derrubar um império ????

GuiBatelochio 27/03/2022

Devemos ser homens em primeiro lugar, e depois súditos
A Desobediência Civil é uma obra escrita por Henry Thoreau após ter sido preso por recusar-se a pagar um imposto. Nela, ele expõe os motivos que o levaram a tal e o que pensa ser papel do Estado e do cidadão.

Thoreau é incisivo no que defende. Não adianta debater e expor diversas ideias se as mesmas não se aliarem a ação. O governo da época usava o dinheiro dos impostos na guerra contra o México e era escravista, coisas que Thoreau era veementemente contra. Foi preso para protestar contra e seria de novo se precisasse. Segundo o mesmo, se as leis não são justas, o lugar do homem honesto é na prisão.

O livro faz refletir bastante sobre nosso papel como cidadãos. Questiona a atuação do Estado, sobre como nos comportamos frente às injustiças do mesmo.
A versão que li possui textos extras falando sobre Thoreau, sua obra e vida. Estranhei o fato de ter mais páginas "extras" do que próprio texto de Thoreau, que possui cerca de 30 páginas. Ainda assim, é um baita trabalho de pesquisa.

Recomendo a leitura.

Leonardo88 26/03/2022

Quase perfeito!
É muito bom quando lemos algo que vai de encontro aos nossos pensamentos, mas é melhor ainda quando parece que o autor leu e transcreveu em deu livro seus pensamentos! Assim que me senti neste livro! Como citei algumas vezes a um exagero da parte do autor no detalhamento sobre a natureza que na minha humilde opinião é meio cansativo, mas a parte filosófica e temática da vida é fantástica!

sarahiensen 09/03/2022

Thoreau: o homem mais based macho alfa q já existiu
Livro MUITO bom e esclarecedor. H.D. Thoreau realmente foi um cara mt foda. No começo do livro tem fatos interessantes sobre o autor, mas depois vira pura encheção de linguiça, já q o livro em si deve ter só umas 30 páginas (essa é minha única reclamação e quanto à versão, o livro em si é perfeito)

ataliba 15/02/2022

Ótimo
Repleto de inspirações para quem como eu é arredio a idéia de governos e estados. Há passagens em que fiquei admirado com a coragem do mesmo na sua época. Um cara que viveu o que acreditava.

Alex.Almeida 06/02/2022

Curta leitura, porém muito bem estruturada sobre como a definição de democracia, desde sua 'inserção' no estado está sempre limitada a certos indivíduos e a certos interesses, mostrando que a teoria constitucional está muito longe de sua prática.

Manu 05/02/2022

Relativamente bom
Esse livro e para o tipo de pessoa que quer ouvir umas verdades sobre os nossos comportamentos como cidadão. A leitura e um pouco densa mas vale a pena para reflexão.

Weslley 01/02/2022

A lei jamais tornou os homens mais justos
Começo dizendo que indico a leitura deste livro.

Confesso que ainda estou refletindo sobre esse livro, mas o que fica claro é que para por em prática a desobediência civil, o cidadão precisa de fato estar bem evoluído espiritualmente. Fazer o que é certo por convicção mesmo que seja punido ou preso não é algo fácil, mas de fato me parece o caminho correto.

Tem um parágrafo que diz "A lei jamais tornou os homens mais justos, e, por meio de seu respeito por ela, mesmo os mais bem-intencionados transformam-se diariamente em agentes da injustiça." Isso me reforça o porque o estado não é confiável.

Buda 25/01/2022

Clássico
Um clássico que todo mundo deveria ler, mas depois de se formar, porque se ler na escola vai pegar a mensagem e se revoltar! hahaha!