A Desobediência Civil

A Desobediência Civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Moya2 07/10/2022

Necessário!
O questionamento do livro traz um dilema que persiste até os dias de hoje.
A obediência cega, o desinteresse pelo bem coletivo, o descontentamento pelo sistema escravagista, a guerra aos territórios mexicanos, e a hipocrisia governamental estabelecida pela desnecessária burocracia autoinflingida, são o estopim para o mais notável protesto pacífico.
A resistência ao governo civil, que depois foi rebatizado como ?Desobediência Civil? filósofa sobre o poder do governo baseado na força, enquanto não há ?consciência? sobre o bem-estar coletivo.

Um livro necessário nos dias de hoje!

Gabi Sagaz 07/10/2022

Bom, edição linda.
Acho que demorei tanto para ler este artigo que eu esperava um pouquinho mais. Um pouquinho mais de rebeldia, um pouquinho mais de efeito.
Mas os anos são outros, Thoreau um homem de Havard e acho que somando toda sua biografia e tempo/espaço o livro é ótimo, e a ideia além do seu tempo.
Leiam.

Jean Silva 07/10/2022

Muito boa a proposta desse livro, acho que gostar ou não da discussão tratada aqui vai depender muito das concepções prévias de quem está lendo.
No meu caso, acho que esse debate é muito atual e válido, a questão de questionar o sistema é algo muito escancarado principalmente nesse estágio que a sociedade se encontra (principalmente a sociedade brasileira). O papel atribuído pelo autor à liberdade das pessoas, e até da falta dela em razão de algumas atitudes estatais, demanda uma reflexão relativamente complexa porém muito importante.
No geral, é isso, um livrinho muito curto e rápido de ler, que faz grande alusão a liberdade do homem sobre si mesmo.
Carlos Souza 07/10/2022minha estante
LIVRÃO! Égua, acho que o Thoreau é o meu teórico favorito. Só o filé.

Laura F Souto 06/10/2022

Um ensaio que é ainda muito atual e promove muitas reflexões sobre o Estado. Um livro que inspirou tantos outros e que parece discutir o contexto atual.

Davi Teixeira 04/10/2022

Leitura fundamental
Um livro escrito há anos e que continua muito atual. Não é atoa que tenha inspirado tantas personalidades importantes mundo à fora.

Letícia Goliczevski Medeiros 02/10/2022

A desobediência civil como ferramenta democrática
O ensaio em si traz ideias e reflexões muito importantes, mas acho que o autor poderia ter sido mais direto e objetivo. Achei o ensaio excessivamente longo em alguns momentos. Também não gostei das analogias que o autor fez, como quando ele comparou estruturas sociais complexas com uma máquina, ou com uma doença que possui uma cura. Acho que essas partes não fizeram muito sentido.
Apesar disso, é uma leitura interessante, gostei muito dos textos de apoio. Eles trazem bastante informação de forma clara e condensada. Falam bastante sobre o contexto da época, porque esse texto teve tanto impacto em movimentos sociais e como todo o conceito de desobediência civil evoluiu com o tempo. Pra quem se interessa por sociologia é uma leitura rápida e que vale a pena.

"É necessário estarmos atentos para que, de modo algum, sirvamos ao mesmo mal que condenamos."

"Vote por inteiro, não deposite apenas um pedaço de papel na urna, mas toda a sua intenção."

Kecia.Viana 01/10/2022

Questione o Estado!
Não há coisa mais absurda do que ser fã de governante!

Questione suas ações, cobre, fiscalize... Vote consciente.

Sempre questione o Estado!

Ah... Melhor edição das 11 que tenho da Antofágica. Está fantástica! ??

Duda 30/09/2022

Necessário
?Agora, o que são eles? Será que chegam a ser homens ou não passam de minúsculos fortes e paióis ambulantes a serviço de meia dúzia de inescrupulosos no poder??

Lido no momento certo. Questionador, ajuda a ver as coisas com outros olhos, devemos aceitar a tudo que acontece? como vamos mudar isso?

Oberdan 23/09/2022

Uma leitura necessária
Como não deixar de ler esse livro, a tanto tempo escrito que quando começa a ler vê que está muito atualizado com o nosso momento.

Thiago662 18/09/2022

"Não nasci para ser obrigado a nada. Respirarei à minha própria maneira. Veremos quem é o mais forte". É função de todo homem bom se levantar contra as injustiças. Eis a máxima da chamada desobediência civil.

Ramon 18/09/2022

...
"Onde outrora escavaram em busca de riqueza,
Mas não encontraram nenhuma;
[...]
Quando a primavera me agita o sangue
[...]
Sou capaz de percorrer muito cascalho
Na Estrada Velha de Marlborough.
Ninguém a conserta,
Pois ninguém a usa;
Não há muitos
Que a perfazem até o fim.
Apenas os hóspedes
Do irlandês Quin.
[...]
Que outra pessoa talvez leia,
Em sua extrema necessidade.
Sei de uma ou duas frases
Que poderiam servir"

Prim 13/09/2022

A desobediência civil
Um ensaio bem curtinho e que inspirou alguns dos movimentos mais importantes em defesa dos direitos civis.

Traz conceitos interessantes que, a primeira vista, parecem simples, mas que exigem muita reflexão e clareza. Não é só o "desobedecer a uma ordem do Estado", é a mensagem, a expectativa, a experiência, a direção da consciência. Entender a diferença entre não concordar e se manter íntegro (no sentido moral) diante da questão apresentada.

A desobediência civil, no fim das contas, me pareceu um desabafo e uma ode ao indivíduo como ser político. Você não precisa se calar diante do Estado, ele serve a você e não o contrário.

Se erguer frente ao que se considera injusto não só é legítimo, como é necessário para a transformação do governo. E o descumprimento deliberado da lei/norma é um meio válido e significativo de alcançar essa mudança.

Gostei do livro e com certeza o lerei outras vezes, traz ideias que precisam estar sempre vivas na mente.

MariaEduarda6 07/09/2022

Tem boas reflexões
Esse é um livro com ótimas reflexões. Mas eu diria que o primeiro ensaio é o único que vale a pena ler. Pulei muitas páginas dos outros, confesso. Porque é muita falação - mas esse não é o tipo de livro que costumo ler, ok? Thoreau tem opiniões muito interessantes e marquei muitas dessas ideias. É essencial ler o ensaio desobediência civil e refletir sobre nossa sociedade e leis. É um texto sempre atual e necessário. Quanto aos outros ensaios, ok eu não os leria de novo. Só releria o primeiro.

Robert.Leite 12/08/2022

Bom e simples
Confesso que esperava uma postura raivosa e antiestatista, mas me surpreendi com uma postura mais branda, madura e sóbria, uma surpresa positiva. Mas, apesar de amena, a crítica ao Estado que amassa o indivíduo é presente e bem persuasiva. Outro ponto positivo é a simplicidade, tanto das ideias quanto do texto.

Não gostei da segunda parte sobre livros por dois motivos: desconexão com o assunto inicial do livro e por ser trivial e sem força de convencimento.

Um livro que estava na fila há muitos anos, nunca saiu e valeu a pena esperar. Recomendo.