Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Jess 09/04/2022

Gostei da edição, principalmente em relação à qualidade da parte física da obra. A tradução não se diferencia tanto da Editora Autêntica (versão que li anteriormente).
Além da parte estética, o diferencial está na análise realizada no prefácio, que traz uma abordagem que transparece maturidade, mas se propõe a ser uma ótica polêmica sobre a obra. No entanto, nada que destoe do que o próprio livro e o seu protagonista já não sejam (ou provoquem).

Sarah 07/04/2022

Muito parecido que a história que já conhecemos da adaptação da Disney. O livro ainda tem a magia do Peter Pan e toda a sua simpatia. Vale a pena a leitura já adulto pelo tom nostálgico e também para lembrar que um dia já fomos crianças.

Mari 02/04/2022

Um clássico infantil
Ler Peter Pan é engraçado, você fica tão confuso quanto o narrador e, dependendo da sua faixa etária, embasbacado com algumas coisas, mas é isso que acontece quando você cresce (tirando algumas coisas que realmente você fica ???), o Peter as vezes é bem chato e egoísta, mas sinto que tem algo no passado dele que explica isso e que poderia ser contado. Mas, o que esse livro deixa no final, pelo menos para mim, é: não viva de extremos, faz parte do ciclo da vida crescer, tentar impedir isso é impossível, porém, não apague a criança dentro de você, tem coisas que só ela é capaz de ver e viver.

camille 29/03/2022

amei o jeito que o livro é narrado, nunca tinha lido um com narrador em terceira
pessoa que ?se intromete? na história.
não tenho mt oq falar pq é a clássica história do peter pan q todo mundo ja ouviu 500 vezes, mas gostei bastante do jeito q o livro foi construído

Anna Clara 24/03/2022

Cativante
Peter Pan é uma leitura fantástica, cheia de aventuras, histórias e também reflexões ... a gente sempre consegue tirar algo da leitura pra nossa vida né?! Impressionante.

Vou deixar uma frase aqui que me deixou meio encabulada, gostei bastante, pra refletir :

"Quando as pessoas crescem, elas não lembram mais como se voa.
? Por que a gente não lembra mais?
? Porque não somos mais alegres, inocentes e desalmados. Só quem é alegre, inocente e desalmado consegue voar."

Também é uma das últimas frases que li então fixou no coração. Mas tem outras também.

Com certeza vale a pena!

Claraaaa 24/03/2022

Peter Pan
Todo mundo conhece a história do Peter Pan, o menino que não queria crescer e não crescia, que vivia inúmeras aventuras na Terra do Nunca. Lendo elas sendo escritas por J.M Barry ficamos mais próximos dos personagens e da história.
A maioria das coisas que não gostei foram os preconceitos com os indígenas, chamados ou de pele vermelhas ou de selvagens e diversos momentos mostrando o machismo na sociedade, como se a menina só tivesse a possibilidade de ser mãe, e tivesse que ficar fora das lutas mesmo valendo como 20 meninos. Isso retrata muito como as mulheres tinham que ser no começo dos anos XX mas entendo que isso eram coisas normais para época.
A escrita é muito boa e envolvente, teria conseguido acabar o livro ainda mais rápido se não tivesse em semana de provas! Eu peguei o livro na biblioteca da minha escola mas estou pensando seriamente em comprar para mim, porque me identifico com o medo de crescer e parar de imaginar. Adorei as diversas Terras do Nunca e acho muito possível que todas as crianças tenham a sua.
Essa edição do livro além de ser muito bonita(de capa dura) também tem análises no começo do livro, que eu gostei de ler pois me senti mais imersa na história e na época.
Uma coisa que eu achei interessante é o autor dizer que prefere a senhora Darling ao Peter ou a Wendy.
Me emocionei muito no final com a filha da Wendy indo encontrar o Peter e o medo dele em admitir que a Wendy realmente cresceu. Fiquei triste com o João não se lembrar de mais nada da terra do nunca e os meninos perdidos que quando se esqueceram como voar caçoavam o coitado do Miguel que ainda acreditava em tudo!
Indico muito essa leitura e posso dizer que esse livro vai para os meus favoritos!

Alice 21/03/2022

Esperava mais
Peter Pan ficou bem conhecido com a animação da Disney e eu gostava bastante dela, depois de muito tempo, decidi ler o livro e me arrependo de ter feito isso.
No filme, tudo parece ser mais fofo e bonitinho, mas no livro tem a romantização de muitas coisas erradas, e, sendo um livro infantil, não é bom!
Tá, o livro foi escrito há muito tempo atrás, mas do mesmo jeito não deveria falar q certas coisas são certas só porque é um faz de conta.

Stef 10/03/2022

Voltando ao ritmo
Depois de passar fevereiro inteiro tentando ler livros e desistindo, decidi dar uma chance a esse antiguinho na estante e, bem, deu muito certo.
Peter Pan é muito leve e gostoso de ler, por ser infantil não tem muita profundidade na escrita, mas mesmo assim consegue ser interessante e chamar a atenção.

laarthv 10/03/2022

decidi me arriscar em outro grande clássico; entretanto, esse não me prendeu tanto quanto esperava; muitos tem uma fissura de que, este título, é somente para as crianças, quando na verdade ele narra a vida delas.

acredito que não me prendi nele logo de cara, por causa do sr. Darling que deu o remédio dele para a cachorrinha que cuidava dos pequeninos; mas de uma coisa vos digo, peter pan nos ensina a sermos como uma criança inocente e que não vê maldade no mundo. :(

Mari 03/03/2022

Um reencontro diferente com Peter depois de muitas faxinas de primavera
Eu simplesmente fiquei encantada com este livro.

Já havia recebido algumas indicações de leitura, mas nunca priorizava. Assisti ao filme inúmeras vezes quando criança, e esta leitura, por mais que tenha sido a primeira vez, foi muitíssimo nostálgica.

O filme é bem fidedigno ao livro, porém, acredito que duas coisas mudaram a minha percepção quanto à profundidade desta história:
1. Minha maturidade, obviamente kkkk a idade tem o seu lado bom.
2. A narração. Que narrador incrível, humano, próximo do leitor. Na minha percepção, a narração faz toda a diferença na interpretação e na reflexão sobre Peter Pan.

A história é incrível e as reflexões proporcionadas por esta leitura, mesmo conhecendo tanto sobre o enredo, foram surpresas muito felizes para mim.

Todas as críticas que esta obra recebe, a forma como as mulheres eram vistas etc são compreensíveis, mas entendendo o contexto da escrita e os sonhos das meninas naquela época também permite que sejamos mais flexíveis. Inclusive, esta edição da Zahar tem um texto de introdução muito rico que recomendo bastante antes mesmo da leitura da obra em si, além das notas de rodapé serem extremamente importantes para a compreensão da leitura.

No mais, muito bom rever certas falas que marcaram a minha infância. Recomendo demais, principalmente a nós millenials que crescemos com Peter, e podemos reencontrá-lo depois de tantas primaveras! Terminar o livro com uma pulga atrás da orelha se Peter e a Terra do Nunca existem e se tudo aquilo foi real foi exatamente o que tornou o livro tão único pra mim... Afinal, pq isto importa, não é? Talvez o ponto da questão esteja aí: que nós sejamos um pouco mais como as crianças, "alegres, inocentes e desalmadas".

02/03/2022

confesso que não sou muito fã dos filmes e nunca me interessei muito pela história. porém, achei divertido e o inglês, achei só um pouquinho difícil

spider 02/03/2022

livro duvidoso
É bastante suspeito eu falar que foi um livro "muito bom", pq eu amo a animação e o universo da terra do nunca mas lendo o livro tive outra visão... como o fato principal que foi 'o lado sombrio do peter' achei ele muitas vezes arrogante e prepotente. O que se nota é um menino que rapta crianças pro seu mundo, isso é maníaco, não?!

Capitão Gancho não quer atingir nenhuma criança senão o próprio Peter Pan. Incompreendido o acusam de ser vilão, mas na verdade o Capitão Gancho só estava impedindo o trabalho de um sequestrador. HMMMM REFLITAM AI????

O narrador em alguns momentos n me deixava envolvente com a história contada, achei ele um chato dando spoiler na narração, mas isso é uma coisa particular.

A frase que mais gostei foi: "Quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso dele quebrou em milhares de pedaços e todos eles saíram pulando, e esse foi o como das fadas".

E outra... a terra do nunca é real ou faz de conta? o livro não deixou claro, n teve muito aprofundamento.

Apesar de mts divergências que notei do livro pro filme, eu achei um livro bem okay, ele merece ser um mediano. Pretendo ter uma releitura mais pro futuro, vai ver eu mudo minha opinião e ponto de vista.
Mari 03/03/2022minha estante
achei que a ideia da subjetividade sobre a narrativa e seus elementos foi exatamente o que tornou o livro tão único... no final tb me perguntei se era real, mas... pra que isto importa, não é? se o que vivemos enquanto crianças, sendo imaginário ou real, molda quem somos? achei isso incrível no livro, e talvez seja exatamente pra que nós sejamos um pouco mais como as crianças: "alegres, inocentes e desalmadas"