Peter Pan (eBook)

Peter Pan (eBook) J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Leituras e Reflexões 10/09/2022

Leitura Coletiva com aluninhos
Logicamente que eu já tinha lido este clássico da literatura mundial, né.
Ganhei o meu próprio exemplar da minha mãe há quase 10 anos. Sim, eu não comprava, nem ganhava, clássicos. Foi um marco histórico pra mim ganhar alguns de aniversário. Todos que eu já tinha lido pertenciam às bibliotecas públicas que frequentava.
Então, ganhar Peter Pan em capa dura foi tipo WOWWW pra mim, rsrs? ?
Como, sempre que posso, costumo promover leitura coletiva com meus alunos, neste ano encontrei esta história na biblioteca da escola, com um número de exemplares suficientes para todos nós. Pronto, estava resolvido! Eu faria meus alunos de minha turma do 7o. ano conhecerem detalhes da Terra do Nunca e dos seus habitantes.
Foi um tempo muito bom e proveitoso. Apesar de breve!
Quase todos os alunos gostaram, se envolveram, se chatearam com o Peter (ou com a Sininho) rsrs? muito bom!
Próximo passo: no próximo bimestre formarem grupos para cada um representar (fazer uma peça teatral curta) do capítulo que escolherem.
Não vejo a hora de vê-los curtindo mais essa aventura! ?
INDICO MUITO!
André 14/09/2022minha estante
Que top. Inspirador o seu trabalho.

Leituras e Reflexões 14/09/2022minha estante
A Ele a glória ??????

Pedro 09/09/2022

Uma viagem à infância nem sempre tão perfeita
Quando pequeno fui viciado na animação da disney do Peter pan, via-a incontáveis vezes. Assim, que tomei o gosto pela leitura há muito anos atrás, apressei-me em ler essa clássico em uma edição tal qual é apresentada na cama dessa resenha.
Hoje, muito diferente do que era aos meus 12 anos; lendo a obra em sua língua original- o inglês- pude trancender a tudo que pensei sobre essa obra. Na poesia dessa narrativa voltamos a sermos crianças; todavia, é necessário sermos realistas a infância não é um mar de maravilhas, e essa percepção foi clara para mim no livro.
No que tange a forma: li esse livro para absorver vocabulário e pegar ritimo com a leitura em outra língua, não haveria escolha tão boa quanto. Seu vocabulário é rico, embora não se torne um empecilho como um Shakspere é para mim. Logo, aprendi muito sem precisar consultar muito o dicionário, apenas em vocábulos específicos.
A beleza da infância é descrita à moda de infantil com metáforas que nos retornam a uma visão fantástica do mundo, em que tudo já foi tão simples, desconhecido e mágico. A sensibilidade é tamanha que a justificativa para aprender-se a voar é acreditat, e claro ter o pó mágico da Tinker Bell. Na terra do nunca retornei a uma época em os vilões são mais bobos que maus e o objetivo de uma vida é brincar e divertir-se. Em suma, a línguagem didática, para um adulto entender o mundo de uma criança, somada à trama suprafantástica e às vezes sem sentido racional fazem desse livro um obra prima no que tange a sua forma e as emoções que ele passa aos leitores.
Quanto à minha percepção crítica: três aspectos devem ser analisados- para não deixar essa resenha absurdamente grande, pois há muito mais que este três a se explorar- estes são: a condução da Wendy de menina à mãe, a figura do Peter e sua irresponsábilidade moral, o amadurecimento como necessidade humama de trancender o egoísmo infântil pelo amadurecimento.
Primeiramente wendy, é impossível vê-la e notar a coercão social imposta para desempenhar um papel de gênero. Isto é, a necessidade que ela tem de "adotar" os meninos perdidos, assumindo o compromisso se zelá-los maternalmente, evidencia um mecanismo social que impõe as mulheres uma jeito de agir desde do berço; em que o destino de uma menina é tornar-se uma boa mãe. Nesse sentido, a Wendy representou para mim, a cima de tudo, o reflexo de uma sociedade patriarcal reverberando no comportamento de crianças.
Já a personagem Peter, sua irresponsabilidade e impulsividade fazem jus a uma condição denomimada sindrome de Peter Pan que até então desconhecia. Com isso percebe-se que o menino que não quer crescer é, na narrativa e em minha opinião, quase um sociopata, agindo indiscrimimadamente sem nenhum consideração com a vida alheia. Assim, Peter pan, salvaguardando sua comicidade infantil, demonstra-nos as partes ruins de se ser criança; isto é o egoísmo e teimosia intrinsecos a essa condição.
Portanto, com base nessa leitura compreendi a fundamentalidade do amadurecimento a fim de superar um comportamento egocêntrico e antiético.
Dessa forma, vou além da visão romatizada de que se deve permanecer sendo criança e crescer nunca, idealizando uma inocência pueril; vejo que se negar crescer e a amadurecer é permanecer como Peter, uma criança arrogante e mimada.
Enfim, considero Peter Pan uma leitura fundamemtal. Sendo um prato cheio a qualquer leitor, de uma criança idealizadora , como era na primeira vez que li, a alguém que procura uma leitura reflexiva e ainda sim leve.

Carol 08/09/2022

Peter Pan
Eu esperava bem mais da leitura? A escrita é arrastada, as histórias sobre as aventuras se Peter Pan não são aprofundadas e o final não me pareceu muito coerente?

Priscila 04/09/2022

Peter Pan
Este livro foi o escolhido para a leitura de nossos filhos.
Uma história divertida, e que nos traz a importância das virtudes no nosso dia-a-dia. A paciência com o pai nervoso, por conta de tantas preocupações. A mãe que é sempre amável, carinhosa, sorridente e esperançosa.
As crianças, que são arteiras no bom sentido, são agraciados com uma irmã, que apesar de ser nova ainda, já tem um senso muito forte de responsabilidade com o próximo, algo que vemos no decorrer na viagem deles.
O fim é emocionante. Como todo o livro, que traz muitas risadas, suspenses e principalmente, lições. A infância é bela, e deve ser alimentado nessa fase o imaginário com toda a riqueza de detalhes, com bons exemplos a serem seguidos. Vale muito a pena o livro.

Maressa 03/09/2022

Mágico, confuso e maravilhoso
Eu amo essa história. Meu primeiro contato foi com o filme de 2003, e só agora tive a oportunidade de ler o livro e uau.

Essa história sempre me encantou, não sei explicar a forma que ela me afeta, mas eu consigo descrever apenas com essas palavras: alegria, inocência, liberdade, tristeza, curiosidade, esperança e saudade. Essas são algumas das emoções que eu senti lendo esse conto maravilhoso.

Eu já era curiosa com o passado do Peter, como ele surgiu, quem é ele de verdade e depois de ler fiquei com mais mil perguntas na minha cabeça.

A cabeça do Peter funciona de uma forma completamente diferente, a forma como ele enxerga os relacionamentos humanos, sentimentos e situações de perigo, tudo isso vira um ponto de interrogação enorme na sua cabeça, e é muito frustrante porque o livro não te da respostas sobre o comportamento e muito menos sobre o passado do Peter.

Por fim, o livro é mágico e em alguns momentos até emocionante. Fiquei muito feliz com a leitura e também com as várias semelhanças que o livro possui com uma das adaptações que fizeram para o cinema (que foi muito bem adaptado por sinal).

Enfim, o livro apenas reforçou a paixão que eu sinto por essa história.

Larissa Benevides 01/09/2022

📝Peter Pan - J. M. Barrie 📖
📌"Quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso dele quebrou em milhares de pedaços e todos eles saíram pulando, e esse foi o começo das fadas."

Quem quer ser adulto?

A leitura do livro foi bem legal mas já sabia da história pois as adaptações são bem fiéis ao livro.

É bem gostosinho ter um livro onde a maior parte do tempo são crianças. A inocência e a alegria de viver dão um up no nosso dia. O clima só é quebrado com a petulância de Pan e as questões da cultura machista da época.

Quem de nós pode julgar Pan por querer ser criança para o resto da eternidade? Todos nós já pensamos pelo menos uma vez o quanto queríamos um dia de criança, sem preocupação de ter um boleto para pagar.

O interessante é que desde o início o autor mostra detalhes das consequências por não crescer, por ser egoísta, por fazer somente o que deseja sem se importar com o próximo. Podemos perceber que Pan ama outras pessoas, mas se ama muito mais e sempre está em primeiro lugar.

O que mais gostei foi a história de como as fadas foram criadas e também sobre os meninos perdidos onde Pan explica o motivo de não ter garotas na ilha, garotas são espertas demais para cair do carrinho enquanto a babá não observa. 😅💜

Um clássico sobre a infância e a fantasia. Onde todos podem ser/fazer o que quiser e o faz de conta é tão real que perdemos a noção do tempo.

Pensei que com esse livro ia saber mais sobre o passado do Peter Pan e o motivo dele odiar pais, aqui digo pais no sentido geral e não os pais do garoto, e também todos os adultos, além de não querer crescer jamais. Mas isso não acontece, no livro temos somente a história que vemos nas adaptações.

📌"Não quero nunca ser adulto! Quero sempre ser criança e me divertir."

site: https://www.instagram.com/p/Ch8Xm-zLbEO/

jeslendo 27/08/2022

É difícil falar sobre algo que me acompanhou durante toda a infância, dar uma opinião honesta sobre a obra sem que o apego emocional interfira. Mas o que eu não posso deixar de falar é que esse livro é muito divertido. Me trouxe boas lembranças de quando era criança e assistia ao filme todos os dias, me encontrando totalmente encantada por aquele mundo fantástico e tudo o que era possível nele. Foi um dos primeiros contatos que tive com a fantasia e sempre irei me recordar com muito carinho, como uma porta que foi aberta para um novo mundo.

Mas falar sobre a obra escrita vai um pouco contra essas lembranças. Eu não achei que foi uma boa leitura, ou tanto quanto eu esperava que fosse. A escrita fica arrastada em determinado momento ao contar sobre as aventuras dos personagens e eu me senti incomodada com algumas cenas e frases. Não consegui sentir aquele carinho do qual tenho pela história através do filme e achei tudo um pouco chato. Eu senti que o início foi muito bom e o meio se perdeu totalmente, ficando um pouco confuso, com cenas que eu nem mesmo tentava entender. Mas o fim foi doce e muito acolhedor.

E a melhor parte é a forma como o autor conversa com o leitor durante o livro, nos reconhecendo como observadores e nos contando coisas que ele não conta nem mesmo aos personagens. Foi divertido.

fullmetalism 26/08/2022

o livro foi muito chatinho de ler. apesar de ser divertido e amar a sensação de voltar pra infância, não posso ignorar como tive que realmente me esforçar pra terminar a leitura.

Lu 24/08/2022

Infelizmente a gente cresce e são tantas coisas acontecendo o tempo todo na nossa vida, de vez em quando precisamos ir pra Terra do Nunca e brincar de faz de conta

Maria14568 24/08/2022

Adorei poder ler e voltar para minha infância.
A leitura foi bem gostosa.

A leitura do livro não estragou a minha infância, até gostei mais ainda da história

nateolivr 24/08/2022

Não lembro muita coisa de quando eu li mas eu só lembro que eu amei essa fantasia e li no memento certo da minha vida, então minha infância não foi totalmente destruída e sem graça.

Bina 23/08/2022

Não sei se o livro é chato porque eu já sei a história de cor ou porque ele é, de fato, insuportável por ser.
É bem cansativo, tem que ler aos poucos, eu lia um capítulo por dia, pra não desistir. Fazia muito tempo que eu não ouvia a história do Peter pan, e conforme eu ia lendo ia me lembrando do filme, acho que apenas por esse motivo dei 2 estrelas.
yas.beatriz 23/08/2022minha estante
Larguei ele e nem cheguei na metade. Insuportável demais KKKK

nathalya. 17/08/2022

"a tragédia da perda da inocência"
Esse livro foi muito divertido de ler, tive a grata experiência de ler no livro físico e em audiobook e no livro físico foi claro o quão foi adaptado a escrita pra algo mais "leve" digamos assim, enquanto no audiobook foi narrado com falas bem mais pesadas sobre a violenta vivência de Peter Pan, Wendy e os meninos perdidos na terra do nunca. E isso foi empolgante, conheci novas palavras e embarquei num universo infanto-juvenil do qual tenho um imenso carinho.
Achei muitas cenas bizarras e imensamente triste que o Peter se esqueça tão facilmente das coisas, de todos, de suas próprias aventuras... acredito que seja por isso que ele seja tão apegado a si mesmo, e por consequência seja tão arrogante, tudo está ligado ao fato de que para não perder a "inocência e sensibilidade" que uma criança tem, a mente dele parece apagar muita coisa que poderia fazê-lo amadurecer.
Se eu pudesse definir esse livro em duas palavras seriam: "mommy issues" 90% dos personagens tem mas nada se compara ao próprio Peter, a obsessão por tornar Wendy uma mãe foi clara durante toda a história.
Gostei da forma bem humorada que a história foi narrada mas por vezes achei meio chato as voltas que eram dadas e as grandes reflexões aleatórias que apesar de em alguns momentos serem interessantes, em outros não eram. E eu não esperava (iludida pela Disney KKKKK) que as crianças realmente matassem pessoas, mesmo que isso não seja de fato surpreendente pro contexto, foi estranho pra mim.

Beatriz 15/08/2022

De volta pra terrado nunca
Esse livro foi pra lembrar de quando eu era criança, que eu tinha minha própria terra do nunca.
É um livro rápido pra ler.

Bruna 12/08/2022

Todas crianças crescem, menos uma
Poderia ler e reler por dias a fio, até decorar cada trecho e cada canto dessa obra.
A forma que o narrador tece os personagens é repleta de poesia: a mãe perfeita, o frágil vilão, as crianças tão inocentes e tão bem vividas, a paixão e desejo de crescer de Wendy, o ciúmes e possessão da Sininho?
O livro é um rugido de luto, amor e liberdade, lembrando-nos a cada trecho da fantasia, beleza e fragilidade que nos cercam.