Peter Pan (eBook)

Peter Pan (eBook) J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Alessandro117 04/06/2023

O menino dos dentes de leite
Adoro quando o livro infantil consegue tocar nossos corações.
No livro, o querido Peter consegue encantar com sua juventude arrogante e seu mar de aventuras.
A criança que não quer crescer viverá eternamente na terra do nunca.
Não entendo por que algumas pessoas dizem que ele é o vilão da história, só consigo ver uma figura cheia de significados.
Os personagens são maravilhosos e a escrita é simplesmente linda.

Lazullitta 02/06/2023

Crescer é Doloroso
Mesmo conhecendo a história pelo clássico da Disney não esperava muito desse livro, Peter Pan nunca foi uma história que me cativava, mas a leitura foi muito gostosa. No começo é um pouco confuso pela forma como o narrador conta a história e volto sentir a mesma sensação no final, a quebra da "quarta parede" nesse caso não é necessariamente interessante.
O livro também tem um ar muito poético e em determinados momentos deixa confuso ou dá muita classe.
É uma leitura bem leve e divertida, mas não sei se consideraria para crianças, tem muita violência e vai que uma criança se joga de um lugar para saber se sabe voar, sei lá, pensei nessa possibilidade quando Wendy dizia do coração inocente e nobre, nunca deve ter acontecido, mas passou pela minha cabeça essa possibilidade. Fora que as crianças não foram punidas por fugirem e não traz uma lição para nenhuma delas, claro não é o intuito do livro, não é uma jornada do herói, mas uma punição deveria ter.
A história fala sobre crescer e o quanto isso pode ser doloroso, como as memórias vão esvaindo e nada é mais como antes e tudo vai acontecendo de forma tão sutil que quando percebemos é tão triste, Peter Pan quer fugir da realidade e ele consegue, mas nós infelizmente não.

jessica.clarissa.9 30/05/2023

Segunda à direita e depois direto até amanhã de manhã ?
Eu acho q normalmente a minha geração teve o primeiro contato com Peter Pan com clássico da Disney 1953 ou em outras tantas versões (a minha favorita é Hook 1991) e até a mais recente live action e finalmente lendo esse clássico me faz entender pq tantas versões.
Essa estória é sobre como é mágico ser criança a inocência e o acreditar nas brincadeiras no "faz de conta" o quão fascinante e o personagem Peter Pan que beira a vilania, porém tem uma inocência que faz retroceder da maldade.
J. M tem uma escrita profunda mesmo livro sendo fácil de ler, tem citações que quando a gente já tá grande e entende muito bem é um tiro certeiro e claro como homem branco tem muito perjorativo com os povos originários que, aliás que nos filmes só foram corrigir esse erro no live action 2023 da Disney.
Enfim, amei o livro e a mensagem final ?

Raposinha1 29/05/2023

Tried to change the ending Peter losing Wendy-Taylor swift
É uma delícia ler essa história, tudo bem que ela é dita com uma obra infantil (não sei se concorda, tem cenas bem violentas). Mas acho que acaba sendo uma boa leitura capaz de te transportar de volta para a infância ou Terra do nunca, como vc acha melhor.

Acho q toda criança já teve um pouco de Peter Pan e todo adulto já teve um pouco de capitão gancho, acho q o segredo mesmo é ser a Wendy.

Bom, eu indico a leitura e deixo claro que mesmo sendo um clássico ele é divertido de ler.

starsvhs 23/05/2023

Eu não sei nem explicar o motivo de gostar tanto dessa história, só amo muito tudo que envolve esse universo. Tanto o livro, quanto o filme tem um espaço no meu coração. ????
Ps: chorei no final ??

Carol 18/05/2023

Bora lá...

Todo mundo já conhece essa história, então não ten muito o que falar. Não é a minha favorita, mas também não é ruim.

tessa.jean 16/05/2023

Viajando para a Terra do Nunca
Eu viajei pra Terra do Nunca, pra uma época que nunca vai voltar, onde eu estava deitada no sofá, assistindo o filme do Peter Pan. Como era bom ser criança. Eu pegava no sono no sofá, e quando eu acordava na cama no outro dia, ficava me questionando como tudo aconteceu sem eu perceber, e agora eu sei.

Todos conhecem este clássico, então não entrarei muito em detalhes. É uma leitura rápida, leve, infantil, mas não daquelas bobinhas, sabe. É uma ótima opção pra tirar da ressaca literária, pra descansar entre uma história densa e outra, ou apenas para aproveitar mesmo.

Durante a narrativa, vivemos na amplidão da fantasia, viajando do quarto do Wendy, até a casinha embaixo da terra na Terra do Nunca, lutamos contra piratas, jogamos com sereias.

Eu achei a Wendy um pouco subestimada, durante a história, ela só entrava em cena para fazer trabalhos domésticos ou ser mãe dos meninos, e isso me deixou um pouco incomodada. Mas eu não esperaria mais de um clássico infantil escritos nós anos 1900.

ariel.php 16/05/2023

A versão original de Peter Pan, o moleque que se recusa a crescer.
"Era um menino lindo, vestido de folhas e do limo que escoa lentamente das árvores. Mas a coisa mais encantadora nele era que tinha todos os dentes de leite". É desta forma que J.M. Barrie introduz o garoto escocês que parece viver em um eterno faz de conta cujo roteiro está em constante metamorfose. Essa que é uma figura boa, porém mandona, e esperta, mas também ingênua, uma personagem construída para ser ilógica e, por isso, cativante em seu habitat natural, uma ilha em que crianças podem voar, sereias brincam em lagoas e fadas mal-educadas dormem no topo de árvores.

Nesse sentido, a obra é nitidamente infantil, adequada para leitura em voz alta e possui uma fluidez que a faz parecer ter menos páginas do que realmente tem. Além disso, Barrie decidiu empregar um narrador que, além de onisciente, é onipotente e petulante, uma vez que esse não somente conta a atual aventura de Peter, Wendy e os meninos perdidos, mas também tem a liberdade de passear por acontecimentos ainda distantes dos protagonistas, interferir no decorrer da história e, pior, evidenciar que o fez.

Isto posto, "Peter Pan" foi uma experiência nova e agradável. Embora seja voltada para crianças, é intrigante o suficiente para atrair leitores de idades mais avançadas. No entanto, a completa ausência de razão em determinadas páginas do livro pode ocasionar desconforto se o público a que a obra se destina não for considerado. Assim, a leitura de "Peter Pan" é absolutamente recomendada.

Marcos Ogre 15/05/2023

Crescer é trágico
Ler Peter Pan como um adulto foi uma experiência muito comovente. Minhas lembranças com a história (principalmente pelo filme de 2003) eram alegres, embora o final sempre me deixasse um pouco tristonho. Mas é que toda aquela aventura, toda aquela natureza tão lúdica, a beleza da felicidade daquelas crianças... Era tudo fascinante demais. Eu terminava sempre com um sentimento de esperança.

Tudo isso está no livro. Peter Pan é incrivelmente divertido, maluco, emocionante. A escrita de J. M. Barrie é hilária, irônica e até mesmo cínica. O narrador conversa muito conscientemente com o leitor, arranca boas risadas dos absurdos que descreve. Mesmo antes da Terra do Nunca, tudo é tão impossivelmente insano que, quando as crianças saem voando, parece até um fenômeno natural. Afinal, quem ousaria sair por uma porta para ir até a onírica terra que se molda através da imaginação das crianças?

Mas, aquele fiapinho de tristeza que eu sentia na infância, também está aqui. E ele é maior e mais tangível. Em todo o último capítulo, fiquei tão capturado pela mensagem, por essa ânsia do protagonista em não querer crescer, por esse empenho incorrigível dele por continuar com a inocência sórdida (sim, porque Peter mostra que isso é possível) da juventude... Mesmo que Peter tenha que abdicar de uma felicidade particular, ele sabe que crescer é muito mais do que ter seus membros esticados sem que você perceba, dia após dia. Crescer é virar adulto, e virar adulto é render-se à ausência da magia que apenas a infância pode conceber. Crescer é entender, e esse entendimento acaba limitando. Como uma criatura que não reconhece limites, Peter opta por tornar-se eterno ao renunciar ao mundo e ao seu funcionamento natural.

Mas eu não queria perceber tudo isso. Eu queria continuar só rindo do crocodilo que faz tic-tac e dos meninos perdidos que brincam de faz de conta. Eu não queria me reconhecer como um menino perdido que se encontrou ? e que percebeu que, nesse ponto de encontro, não há tesouro algum.

Peter Pan é uma fábula sobre ser criança. Divertida, profunda, cheia de significados, linda de se ler.

Fernanda1922 14/05/2023

Peter pan
Foi um dos livros mais legais que eu já li por conta da escola, pq não gosto de paraditatico, minha nota é 3 pq se a escola não tivesse passado eu não teria lido.

Leticia 07/05/2023

"Coisas estranhas acontecem conosco ao longo da vida, e nós podemos passar um bom período sem perceber que elas aconteceram." [p. 205]

Ritinh@ 03/05/2023

O menino que não queria crescer.
"As crianças sabem de tanta coisa hoje em dia que logo param de acreditar nas fadas. E toda vez que uma criança diz "Eu não acredito em fadas", uma fada cai morta em algum lugar."

Eu sempre soube da história do Peter bem por cima. Conhecia pouca coisa. Então a história do livro me pegou de surpresa.

A narrativa é viciante e mesmo sendo um livro infantil, há várias mensagens por trás. Fiquei emocionada com o final. Mas não entendi realmente quem é o Peter Pan. E como ele virou quem é. Porque os outros meninos perdidos conseguiram ter uma vida normal depois, mas o Peter não queria e se esquecia facilmente das coisas.

Mas deixando isso de lado, adorei as aventuras da Terra do Nunca. Tô doida para ver as adaptações agora.