Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Thais Verdan 14/01/2023

Chorei muito!
Eu não conseguir segurar as lágrimas no final desse livro!! Chorei feito criança. Senti toda a dor do Peter Pan. Aí gente, que final!!! ??????????
14/03/2023minha estante
Também não contive as lágrimas ?

Bia 11/01/2023

Momento Nostalgia.
Eu não sei nem descrever o quanto estava empolgada para ler Peter Pan.

Eu cresci assistindo os filmes, animações e lendo histórinhas curtas, adaptadas para crianças. Sem dúvida nenhuma, Peter Pan e Wendy é o meu conto favorito, e agora que li a versão original, posso fazer algumas observações:

Peter Pan, o personagem, dá um pouco de medo. Tem umas cenas em especifico, como ele se esquecendo da Wendy, do João e do Miguel e os deixando cair por diversão que me trouxeram uma visão um pouco mais esclarecida sobre ele, mas, por ser o meu herói favorito da infância, eu ignoro totalmente.

Capitão Gancho é meio noiado. Não tem muito o que falar, ele apenas tem um monte de paranóias.

Crescer é importante, mas, ainda assim, pode cortar asas.

O final é bem triste, para mim, que sempre fui muito apegada aos personagens, mas era exatamente o que eu sabia que iria acontecer. É um bom livro (apesar do narrador me irritar algumas vezes hahahahahaha).

Fernandohorse 11/01/2023

Um clássico. Leitura rápida, leve, divertida e que nos leva de volta à infância, época em que vivíamos aventuras imensas em nossas imaginações.

just4me 10/01/2023

O livro é muito parecido com o filme de 2003, enquanto eu lia conseguia ver as cenas na minha cabeça e eu amei o tipo de narrador, ele fala a opinião dele e conversa com você oq deixa o livro mais interessante. Na minha opinião Peter Pan é um clássico de contos de fada e fico muito feliz por ter lido.

maLu 09/01/2023

clássico de infância
é muito bom ler algo que você já sabe a história e se aprofundar mais nela. A maioria das pessoas já leram clássicos infantis como Peter Pan em livrinhos finos de 10 páginas ou menos, ler com mais detalhes só torna a história mais interessante do que já era.

Lu Couto 08/01/2023

Diferente de tudo que já li...alguns trechos que mais gostei
(Esse livro tem uma aura fantástica muito própria e foi uma experiência inesperada - e muito boa - para mim! Tem tantos elementos numa só história, o que deixa tudo muito cômico e as vezes caricato, mas de um jeito interessante...consegue juntar a inocência das crianças, pitadas de malícia, com muita fantasia entremeada por um ar macabro. É realmente fascinante. Em alguns momentos eu estava rindo, logo eu estava chocada, por vezes estava triste e em outras vezes, arrepiada de medo. Amei e recomendo muito).

Isso foi tudo o que elas falaram sobre o assunto, mas desde então Wendy soube que teria que crescer. A gente sempre sabe depois dos dois anos. Dois anos é o começo do fim.

Nessas praias mágicas as crianças sempre irão ancorar seus barquinhos. Nós também já estivemos lá; ainda podemos ouvir o barulho das ondas, mas nunca mais vamos desembarcar.

– Mas onde você mora a maior parte do tempo agora? – Com os meninos perdidos. – Quem são eles? – São as crianças que caem dos carrinhos quando as babás estão distraídas. Se ninguém vai buscar essas crianças em sete
dias, elas são mandadas para um lugar bem longe, a Terra do Nunca, para ajudarem nas despesas. Eu sou o capitão

Sininho a odiava com o ódio feroz de uma mulher de verdade.

– O que foi, capitão? Finalmente, Gancho respondeu com grande agitação: – Acabou tudo! Aqueles meninos encontraram uma mãe!

No segundo seguinte ele estava de pé em cima da pedra, com aquele sorriso no rosto e um tambor batendo dentro do peito. Seu sorriso dizia: “Morrer vai ser uma grande aventura.”

Cada menino tinha diversas aventuras para contar; mas talvez a maior de todas fosse que já passava muito da hora de ir para a cama.

– Ah, a Sininho explica, sim – retrucou Wendy com desprezo. – Ela é uma fadinha muito dada. Nesse momento
Sininho, que estava xeretando tudo do seu quartinho, deu um guincho desaforado. – Ela disse que adora ser muito dada – traduziu Peter.

– Pan, quem e o que é você? – perguntou o capitão com a voz rouca. – Eu sou a juventude, eu sou a alegria – respondeu Peter num impulso. – Sou um passarinho que furou a casca do ovo. Isso, é claro, não fazia o menor sentido. Mas, para o infeliz Gancho, era a prova de que Peter não tinha a menor ideia de quem ou o que era, e isso era o máximo dos bons modos.

[...] E assim continuará sendo, enquanto as crianças forem alegres, inocentes e desalmadas.

Ketlin.Andrade 04/01/2023

Peter pan

Resenha
????
??????? ????? ????? ?????? ?????????..

????? ????????

Primeiramente esse livro tem várias ilustrações para os nossos pequenos pintar,e é uma história genuína e inocente, eu gostei bastante principalmente quando pode ser lida para crianças.
Mas devo dizer que a história trás seu fundo sombrio e magnífico.

#02 leitura de 2023 ?

mariana 31/12/2022

muito divertido!!
tinha esse livro na estante pq era para a escola e acabei comprando errado e nunca li! achei muito legal e bem divertido. super interessante e bom para ler

luizaxfm 31/12/2022

"só quem é alegre e inocente consegue voar."
Acho que gosto até de mais da ideia de nunca crescer, e esse livro é exatamente sobre isso.
Peter Pan foi meu último livro de 2022, e me assusta pensar que agora vou para o ensino médio.
Não foi um livro que me trouxe ensinamentos ou nada de mais, mas um que me fez desejar nunca desaprender a voar.
Na terra do nunca todo dia se faz algo de novo, e eu espero que o meu 2023 seja dessa forma.
Peter sempre irá me encantar e inspirar com seu jeito alegre, inocente e desalmado.

"Todas as crianças crescem, menos uma."

"Você tem que pensar em coisas boas e lindas, e elas suspendem você no ar."

"Ninguém nunca vai me apanhar e me transformar num adulto."

"Quando as pessoas crescem, elas não se lembram mais como se voa."

"Só quem é alegre, inocente e desalmado consegue voar."

"-Pan, quem e o que você é?
-Eu sou a juventude, eu sou a alegria."

"-Wendy, Wendy, em vez de ficar deitada nessa cama boba, você pode vir voar comigo e dizer coisas engraçadas para as estrelas."

"Para Peter faz de conta e realidade eram exatamente a mesma coisa."

"-Não quero nunca ser adulto! Quero sempre ser criança e me divertir."

"-Ah, Jorge, não me peça isso. A janela tem que estar sempre aberta para eles, sempre, sempre, sempre."

"Quando Margaret crescer, ela vai ter uma filha, e vai ser a vez dela de ser a mãe de Peter. E assim continuará sendo, enquanto as crianças forem alegres, inocentes e desalmadas."

"Sentiu vergonha do que estava fazendo, mas fez mesmo assim."

"O crocodilo, como todos que viram escravos de uma ideia fixa, não passava de um burro."

"As crianças sabem de tanta coisa hoje em dia que logo param de acreditar nas fadas. E toda vez que uma criança diz "Eu não acredito em fadas", uma fada cai morta em algum lugar."

Lohah 31/12/2022

Peter Pan definitivamente não é uma história infantil! Um mundo onde crianças viram servas ou assassinas, onde eles tem uma imagem deturpada do que a mulher, ou a feminilidade representa. Peter Pan é na verdade uma grande crítica, aborda a solidão e todos os problemas psicológicos que ela causa. O autor perdeu o irmão quando criança, e acabou criando o Peter pan, para homenageá lo. Ele deu características do seu falecido irmão ao personagem, e isso também servia para agradar sua mãe que sentia muita falta do filho perdido. No que se sucedeu a criança de um personagem perturbador.

Madu 31/12/2022

Uma perspectiva sobre Peter Pan
Esse era um livro que estava há muito tempo na minha estante aguardando para ser lido e a empolgação para iniciar essa aventura surgiu enquanto eu assistia a Paloma e o Marcos, um casal da novela Bom Sucesso, que sempre citavam e traziam referências a história do Peter Pan e a leitura se mostrou um grato passatempo.

A escrita de Barrie é bem agradável e passa a sensação de que você está deitado em sua cama ouvindo alguém contar-lhe as histórias do menino Pan e dos irmãos Darling e o fato de ser uma escrita de outra época não afeta realmente a experiência.

Outro ponto interessante sobre ela é que ao decorrer da leitura nos deparamos com a perspectiva de outros personagens, apresentando um pouco sobre eles e sua essência.

Quanto aos personagens, o livro nos apresenta primeiramente a mãe da Wendy, a sra. Darling e, como o próprio narrador a descreve, ela é uma mulher encantadora, aparentando ser inteligente, vivaz, ao mesmo tempo que paciente e devota aos seus filhos. O sr. Darling também parece ser uma boa pessoa que ama sua família e possui um lado divertido, entretanto ele se preocupa bastante com a opinião das outras pessoas e consequentemente com certas expectativas sociais, ele também não demonstra ser tão sagaz ou sonhador quanto sua esposa, que inclusive acredita nos comentários inciais das crianças sobre Peter.

Deixando ambos de lado temos os personagens que acompanhamos durante a maior parte da história: Wendy é a filha mais velha dos Darling e uma jovem doce, sonhadora e aventureira, que se encanta pela Terra do Nunca (especialmente pela perspectiva de conhecer as sereias) e pelo Peter, o qual não possui as mesmas prioridades que ela. Ele também possui um espírito aventureiro, mais do que Wendy, Pan é sonhador, possui uma lado nobre e ama ouvir histórias, entretanto crescer e assumir responsabilidades não fazem parte de seus desejos, por conta disso e por ser um eterna criança Peter é completamente imaturo, se esquece e perde o interesse nas coisas com facilidade e tende a ser arrogante e um tanto irritante em certos momentos, despertando em mim sentimentos contrastes, ora ele era honrado e adorável e ora era irritante e frustante.

Ambos me lembraram aqueles relacionamentos onde a mulher claramente deseja algo sério, imaginando um futuro ao lado do rapaz e insistindo nele, porque tem sentimentos e esperança que o mesmo a leve a sério, porém ele é um menino imaturo que pensa em si mesmo e não deseja responsabilidades, querendo mantê-la por perto do modo que o convém.

Eles obviamente não teriam um futuro.

Quanto aos irmãos da Wendy, o Miguel era o mais adorável e o João um tanto irritante com suas atitudes machistas e querendo ser dono de si, quanto aos meninos perdidos, cada qual tem sua personalidade, uns mais doces e tranquilos do que outros, porém todos ansiosos por ter uma mãe e todos eles apresentando, assim como Peter, os mesmos traços egoístas e imaturos que o autor apresenta como natural a infância.

De modo geral, a história é agradável de ler, os capítulos são curtos, a escrita flui de forma leve e as descrições fantasiosas são cativantes, sendo possível ler o livro rapidamente e refletir com o enredo, especialmente sobre o desejo de Peter de nunca crescer, o qual representa a ambição de muitas pessoas em nunca envelhecer e não precisar assumir certas responsabilidades, porém é possível observar que apesar dos aparentes benefícios Peter também abre mão de muitas coisas e pessoas e como a realização desse desejo não representa a ausência de sofrimento, mas a repetição das mesmas situações e erros em ciclos que são adoecedores.

Quanto ao final, nos deparamos com diversas perspectivas, podendo ver o que aconteceu com cada personagem, não sendo algo inconclusivo ou superficial.

@entre.as.paginas 31/12/2022

Muito bom ler os clássicos em suas primeiras versões, ver o que foi mudado ao longo dos anos e principalmente as diferenças entre o original e as adaptações dos filmes infantis. Amo muito!

Beatriz3695 30/12/2022

Peguei para ler despretensiosamente e, apesar de já conhecer a história, foi uma aventura interessante. Recomendo demais

Sil 29/12/2022

O arrogante irritante...
Peter Pan é um garoto que tem medo de crescer, por não ter bons exemplos de adultos. Peter não tem desejos, nem memória, nem futuro. É um arrogante irritante.
Wendy é o retrato da mulher no início do século passado (dona de casa e mãe).
Há fatos interessantes por trás desta obra. Inicialmente uma peça de teatro, também teve diversas adaptações cinematográficas. Interessante também o fato do autor contar histórias para os filhos de amigos e trazer resgates de outras obras.