Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Leya 12/11/2023

Não é Disney
Esse livro não tem aquele brilho encantado dos filmes Disney, pelo contrário é extremamente cru e real.

Esse é um livro sobre abandono, traumas, solidão, negação, identidade perdida e apego ao passado.

E o que gostei foi que nos leva a refletir sobre quem somos nós e o quanto estamos em paz com os passos que nos levaram até ali.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 17/09/2020

Esse livro é bem pequeno e fácil de ler e achei até que bem parecido com as adaptações que assisti.
Porém achei algumas problemáticas nele, acho que por conta da data em que foi escrito.
O machismo impera e a mulher é vista apenas como mãe, cuidadora e dona de casa.
Só os meninos é que são as crianças perdidas, a Wendy vai para a Terra do Nunca para virar uma ?mãe?, sendo que é tão criança como qualquer outra.
Não achei muito infantil, tem algumas cenas de mortes e violências, mas nada muito forte também.
No geral foi uma boa leitura.

edisik 19/01/2021

Favorito
Só conhecia essa história através do filme da Disney. Sempre tive curiosidade de ler e agora penso por que demorei tanto.

Beatriz 15/08/2022

De volta pra terrado nunca
Esse livro foi pra lembrar de quando eu era criança, que eu tinha minha própria terra do nunca.
É um livro rápido pra ler.

Lari 21/03/2020

Além da Disney
O filme da Disney é uma completa ilusão. O livro trata de questões estruturais, como, preconceito e machismo (sobre o ?dever? da mulher na sociedade).
É surpreendente a forma como o escritor fala sobre o Peter, sobre os seus defeitos e as suas qualidades deixando para o leitor uma verdade dura: a Wendy não merece um garoto assim. Eu fiquei triste com a tristeza dela ao deixá-lo e crescer, mas ele não tem a mesma malícia que ela e ela realmente acha que poderia mudá-lo se ficassem juntos - o que eu considero um pensamento muito errado.
Peter não quer crescer, ele prefere viver em uma ilusão fantasiosa e aventuresca.

Gabugamii 14/08/2023

As adaptações são melhores
Bom, foi meio decepcionante essa leitura, eu gosto bastante das adaptações, então fui sedenta pra ler. Eu achei o livro bem chato e não tem aquela magia das adaptações, não digo que foi totalmente ruim porque eu li numa edição com texto de apóio que fazia te ver umas coisas que passam despercebidas tipo a unica ambição da Wendy ser mãe porque na época as mulheres so podiam ser isso mesmo, mas voltando, achei o livro bem chato, sem aquela magia que a maioria dos livros infantis tem, os personagens também eram chatissimos, foi difícil de terminar, porem, consegui...

EmanuellyP 30/05/2020

Não foi como eu imaginava
Sei que não devia esperar que fosse igual ao filme, a Disney tem esse costume de deixar tudo bonito, mas definitivamente esse é um caso em que (pra mim) o filme é melhor.
De modo geral gostei do livro, teve vários momentos em que ri horrores e a criação de mundo do autor merece ser valorizada, mas não me vejo lendo esse livro para meus filhos (quando tiver), a Sininho é muito irritante e o Peter bem rebelde. Claro que o objetivo disso é trazer algumas mensagens implicitamente, e algumas realmente funcionam, mas não me tocou como eu esperava .. Talvez tenha sido as expectativas, já que é um clássico e tanta gente elogia, ou talvez eu tenha lido tarde demais.. Enfim, não me arrependo de ter lido, mas também poderia viver sem.
jonathandbarb 30/05/2020minha estante
Eu li esse ano, com 19, pela primeira vez e me apaixonei e encantei. Amo a adaptação de 2003, acho bem fiel. Chorei demais também KKK sou um crianção ainda.

Thais Franco 04/08/2020minha estante
Concordo totalmente com sua resenha, estou sentindo a mesma coisa nesse momento! Hahaha

Heverson Santos 17/06/2023

Esperava mais
A história é infantil, já esperava isso, obviamente, mas deixa muito a desejar, falta ação, continuidade, tornar a magia palpável... Talvez eu tenha vindo com muita espectativa, mas não gostei de Peter Pan.

Danielle104 09/06/2021

Esta é uma história sobre uma menino que não queria crescer. Ainda possui dentes de leite. Ninguém sabia sua origem. Este era Peter Pan, que vivia na Terra do Nunca, com os meninos perdidos, as fadas, as sereias e demais criaturas que lá viviam. Numa noite, Peter perde sua sombra, ao espiar uma janela, parar ouvir uma mãe contar uma história de ninar. Com isso, ao procurar, um dia, sua sombra, conhece Wendy, e seus irmãos, João e Miguel, que embarcam com Peter Pan e Sininho numa aventura na Terra do Nunca, com índios e piratas.

Ramos 26/04/2021

Sempre fui encantada pela história da Terra do Nunca, e o menino que não cresce, a idéia de manter eternizada a alegria, pureza e simplicidade da criança é sensacional. Mas ao longo da leitura percebemos que não é tão alegre assim nunca crescer, talvez a mensagem do livro seja para mantermos a criança dentro de nós viva para sempre. Mesmo quando já estamos grandinhos, podemos, ou devemos sempre acreditar em fadas. ??

raomzk 24/10/2021

Uma história eterna que ficará entre nós
Nessa minha nova releitura (quarta vez lendo a obra, agora na edição da Editora Zahar) foi impossível conter as lágrimas, a emoção, mais uma vez. De uma forma inegável, Peter Pan é um livro que fala comigo, fala com a minha melhor parte. Creio que isso se deve ao fato de que cada capítulo conversa com uma versão nossa que não temos o costume de visitar, aquele lugar que as dores e as decepções escondem, onde fomos felizes.
Esse é um livro que revisitarei sempre, em outras edições, em outros momentos. Peter Pan, Wendy, Capitão Gancho, Sininho e todas as outras personagens são espelhos nossos. Acredito, sinceramente, que somos a Terra do Nunca, em sua totalidade e nuances.
Uma história favorita, foi assim da primeira vez e será sempre a cada nova leitura. Eis aqui um livro imortal que todos deveriam conhecer.

Laurette 24/12/2020

"Todas as crianças crescem, exceto uma."
Peter Pan foi primeiro uma peça de enorme sucesso e, depois, um livro maravilhoso.
J.M.Barrie criou um personagem engraçado, infantil, corajoso e icônico. Quem aqui, quando criança, já foi apaixonado por Peter Pan (eu ainda sou kkkkkkkk).
Tem um enredo maravilhoso, personagens únicos e muita adrenalina.
É um livro para todas as idades.
Admito que eu chorei no final e acho que qualquer pessoa que cresceu vendo os filmes da disney sobre Peter também irá.
Beatriz Neves 24/12/2020minha estante
ME ACABEI DE CHORAR LENDO ESSE LIVRO
perfeito

Izis Negreiros 18/01/2021

"Eu sou a juventude, eu sou a alegria (...) Sou um passarinho que furou a casca do ovo..."
Quão encantador é o mundo enquanto ainda somos crianças, pequenos sonhadores que não tiram da cabeça o sonho de conhecer a Terra do Nunca. Nesse lugar mágico existem piratas, índios, fadas e muitas aventuras que chamam pelas crianças que desejam se aventurar todos os dias ao lado da única criança que não quer crescer: o lindo menininho Peter Pan. Porém, a Terra do Nunca pode ser transformada com a chegada de uma mãe, a doce Wendy, e seus pequenos irmãos João e Miguel. E você, também gostaria de ser eternamente criança e conhecer a Terra do Nunca?

O que eu achei: Peter Pan é uma história mágica, um clássico infanto-juvenil que não se restringe apenas as crianças mas, também tem o poder de fazer adultos refletirem sobre suas futuras escolhas. O menino que não queria crescer abre seu coração e nos mostra seus segredos mais profundos, como: a falta e a decepção que sente da sua mãe; o poder de acreditar em si mesmo; entre outros pontos bem interessantes que moldam o seu caráter e muitas vezes, caminham lado a lado com suas decisões.

Apesar de conhecer a história de Peter Pan através das adaptações da Disney, confesso que me surpreendi durante a leitura por ver que a mesma não é tão conto de fadas como eu me lembrava. Sim, as adaptações Disney (a animação de 1953 e o filme de 2003) são bem próximos a obra original mas, como são adaptações para crianças, algumas partes mais fortes são removidas ou abordadas através de uma perspectiva mais leve.

Minha avaliação foi 5 estrelas pois, a minha leitura foi fluida e rápida. O livro é muito caprichado, como toda e qualquer edição da editora Zahar. Super indico a quem gosta de clássicos infanto-juvenil.

Marcos Ogre 15/05/2023

Crescer é trágico
Ler Peter Pan como um adulto foi uma experiência muito comovente. Minhas lembranças com a história (principalmente pelo filme de 2003) eram alegres, embora o final sempre me deixasse um pouco tristonho. Mas é que toda aquela aventura, toda aquela natureza tão lúdica, a beleza da felicidade daquelas crianças... Era tudo fascinante demais. Eu terminava sempre com um sentimento de esperança.

Tudo isso está no livro. Peter Pan é incrivelmente divertido, maluco, emocionante. A escrita de J. M. Barrie é hilária, irônica e até mesmo cínica. O narrador conversa muito conscientemente com o leitor, arranca boas risadas dos absurdos que descreve. Mesmo antes da Terra do Nunca, tudo é tão impossivelmente insano que, quando as crianças saem voando, parece até um fenômeno natural. Afinal, quem ousaria sair por uma porta para ir até a onírica terra que se molda através da imaginação das crianças?

Mas, aquele fiapinho de tristeza que eu sentia na infância, também está aqui. E ele é maior e mais tangível. Em todo o último capítulo, fiquei tão capturado pela mensagem, por essa ânsia do protagonista em não querer crescer, por esse empenho incorrigível dele por continuar com a inocência sórdida (sim, porque Peter mostra que isso é possível) da juventude... Mesmo que Peter tenha que abdicar de uma felicidade particular, ele sabe que crescer é muito mais do que ter seus membros esticados sem que você perceba, dia após dia. Crescer é virar adulto, e virar adulto é render-se à ausência da magia que apenas a infância pode conceber. Crescer é entender, e esse entendimento acaba limitando. Como uma criatura que não reconhece limites, Peter opta por tornar-se eterno ao renunciar ao mundo e ao seu funcionamento natural.

Mas eu não queria perceber tudo isso. Eu queria continuar só rindo do crocodilo que faz tic-tac e dos meninos perdidos que brincam de faz de conta. Eu não queria me reconhecer como um menino perdido que se encontrou ? e que percebeu que, nesse ponto de encontro, não há tesouro algum.

Peter Pan é uma fábula sobre ser criança. Divertida, profunda, cheia de significados, linda de se ler.

cnovais 24/01/2022

4 ?
"A diferença de Peter para os outros meninos em momentos como aquele é que eles sabiam que aquilo era faz de conta, enquanto para Peter faz de conta e realidade eram exatamente a mesma coisa.?