Quem é Você, Alasca?

Quem é Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Malu Daieira 01/05/2024

"como sairei deste labirinto?"
John Green tem uma sacada de mestre quando faz o nome dos capítulos como uma contagem de tempo para um evento específico. Até mesmo no início, onde a história começa a de desdobrar, a troca de capítulos vira um lembrete de que algo importante está por vir.

Apesar de ter lido quando era pré-adolescente, foi como ler pela primeira vez! Os sentimentos dos personagens passam para nós, como leitores, nos deixando em busca das mesmas perguntas - como sairei deste labirinto? o que há de ser o grande talvez?

É um livro para sentir e aprender a lidar com esses sentimentos junto ao autor, no desenrolar da trama.

Obrigada por esse presente, John Green!

sofi.cant 01/05/2024

?E se você a amava tanto, porque a a ajudou a ir??
O livro apareceu no momento certo para mim, e talvez isso influencie a forma como o vejo. Sem dúvidas é bem adolescente, com personagens invencíveis e estúpidos na medida certa. A escrita de Green encapsula a sua atenção e te mergulha dentro da narrativa.

Miles é um jovem patético e fútil, não pretendo defende-lo. Comentei com amigos que me preocupava a objetificação dele sobre mulheres persistir durante o decorrer da história, fiquei aliviada ao perceber a desconstrução gradativa dessa visão. Apesar de despreza-lo, entendo o que o motiva, o desejo, a paixão e a novidade que a Alasca apresenta na vida dele.

Como explicar Alasca Young? É difícil ver quem ela é de verdade por causa da visão distorcida que os outros tem sobre ela, e eu acho isso maravilhoso. Seu destino foi consequência da fúnebre culpa que a assombrava e da série de decisões péssimas tomadas pelos personagens, foi a sua saída do labirinto.

É uma história que te enche de sentimentos diferentes, mas necessários. Todas as reflexões que o livro trás são pertinentes e vão te acompanhar se você estiver aberto a elas. É lindo, trágico, emocionante e divertido.

owtenna 01/05/2024

Não gostei muito não, apesar do hype que ele tem. foi decepcionante a leitura, o protagonista é um chato e a história um pouco monótona.

Aninha563 30/04/2024

Foi muito bom e confortável de ler apesar de não ser mais da minha faixa etária, gostaria de ter lido antes

CapivaraDoce 30/04/2024

Comecei gostando bastante desse livro. Ele começou de um jeito bastante intrigante, mas percebi que não é o meu estilo de leitura. É um livro ótimo, que traz algumas reflexões interessantes, mas, realmente, não é meu estilo de leitura.

yurizinkk 29/04/2024

YOU CAN DRIVE AAAALLLLLL NIIIIIGGGHTTTTT LOOKINGS FOR THE ANSWERS IN THE POURIN' RAAAAAINN YOOU WANNA FIND PEACE OF MINNNNDDDDD

leslieslibrary 29/04/2024

Amei muito, o depois da morte da Alasca me fez perceber como é bom estar viva e também me fez refletir muito, sinceramente não entendo quem fala mal

Nicolly521 29/04/2024

"Alaska, quem é você?" defunto aparentemente
Ela real morreu???????? Como assim mano eu to muito confusa-

Eu tenho pra mim que ler um monte de homem viver depois da única mulher (importante) do livro ir de americanas requer uma sanidade que eu não to tendo, mas o livro é muito legal kkkkk

Confuso também. Teve um momento que eu já não tava entendo nada (o livro inteiro) então só concordei e segui em frente

leticmoreira 28/04/2024

Só queria fazer uma resenha desse livro pra comentar minha indignação: como pode, Alasca, o foco da história, ser assim, uma personagem tão chata?
Erica Leme 28/04/2024minha estante
Esse aí eu não li, mas faço ideia. Pois eu li Theorema Katharine do mesmo autor e ficava me perguntando isso também. Péssimo.

Stella244 27/04/2024

Depressao
Bujao se você fosse um amigo bom quem você seria
esse livro destruiu minha saúde mental, nunca vou superar ele (mesmo ele tendo o bujao como narrador de história
recomendo?

vinizambianco 27/04/2024

[sobre cigarros/bebidas, últimas palavras e o grande labirinto]

Se fosse feito uma cápsula do tempo dos adolescentes nascidos na década de 90, três coisas que eu tenho certeza que estaria dentro dela seria um CD do #LinkPark (de preferencia aquele com a música #Numb), as duas primeiras temporadas de #Skins e o livro Quem É Você Alasca? Creio que esses três exemplos acima representam muito bem o que era ser adolescente nessa época, significava estar, assim como o protagonista de Alasca, a procura de um grande talvez.

O livro de estreia de John Green, conta a história de Miles Halter, um garoto sem amigos, fascinado por últimas palavras de que grandes pessoas disseram, que decide se matricular em um “colégio interno” á procura de um “grande talvez”, uma vez no colégio ele encontra amigos, aventuras e Alasca Young.

A história apesar de hoje poder ser considerada um “clichê”, tem muita fora na sua ambientação, em seus personagens e suas passagens carregadas de indecisões e dolorosas lições do que significa amadurecer. A narração do John Green tem muita força nesse livro, além de ser super didática e muito bem feita, acrescento também os pontos que são tocados, como dor, ansiedade, luto, suicídio, etc.

Outros dois pontos incríveis são a divisão do livro em antes/depois, o que cria certa tensão no leitor e em sua protagonista feminina, Alasca Young, que representa muito bem o amontoado de urgências, impulsividades, tristezas, alegrias e dúvidas do jovem em processo de amadurecimento, e suas frases, apesar de parecerem forçadas, imprimem muita personalidade.

Com personagens ricos e uma história que grita fim dos anos 2000, Quem É Você Alasca? Soa muito atemporal mesmo anos depois de seu lançamento, entre fumar escondido perto do lago, beber vodca de morango até a madrugada e torcer para ter um beijo inesquecível com a garota que você gosta, sua história ecoa pelas paredes do labirinto, se de dor e sofrimento, só o tempo dirá.

PS – A minissérie do #Hulu é incrível, fiel e maravilhosa.

PS² - Últimas palavras, e muito a se pensar