Chama Negra

Chama Negra Alyson Noël

Resenhas - Chama Negra

Blog MVL - Nina 30/03/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.blogspot.com

Chama Negra é o quarto volume da série Os Imortais, nessa seqüência o leitor embarca exatamente onde o livro anterior termina. Ever, a protagonista, está ligada ao sombrio Roman e ao tentar modificar fato piorando as coisas, sua melhor amiga Haven está começando a desenvolver seus poderes imortais.

As personagens masculinas em Chama Negra parecem ficar sob cortinas, você os vê, entretanto as duas amigas e recentes inimigas protagonizam a maior parte do livro. Ninguém pode acusar Alyson Noël de machismo, sua protagonista está quase sempre resolvendo (e complicando) seus problemas por si mesma.

O grande aspecto positivo de Chama Negra é que a autora consegue (de forma oposta aos dois livros anteriores) ter coesão na formação de seus personagens. Talvez eu tenha essa sensação apenas porque já sei o que esperar de cada um. Entretanto afirmo que o ponto central da série O Imortais está na trama e não em seus personagens. Noel é obviamente uma pessoa original e isso se reflete em sua estória, como o conceito de auras por exemplo. Todavia estes aspectos não atenuam a falta de profundidade e realidade em seus personagens.

Sobre os aspectos negativos começo com a maior contradição de toda a relação entre Ever e Damen. Para uma estória que prega o verdadeiro amor a autora acaba se contradizendo ao colocar sua protagonista constantemente atraída por outros homens que não sua alma gêmea, Damen.

O que me irrita é o descaso com que a autora trata o verdadeiro amor. Algo que deveria ser claro e cristalino e sou extremamente rígida neste aspecto. O amor é preto e branco, simples, não é apenas sexo e paixão. Ever e Damen são maus exemplos do que é amor, especialmente porque não existe amor nenhum! Eu não consigo senti-lo, me envolver com ele.

Ever é a protagonista mais desequilibrada e atrapalhada que já li. Ela julga sem conhecer os fatos, se precipita quando deveria apenas observar e acaba sempre cometendo os erros mais estúpidos. O que a longo prazo se torna cansativo para o leitor.

Damen é passivo. As coisas acontecem a sua volta e suas reações são sempre retardadas, como se ele não possuísse uma real energia. Como já afirmei anteriormente, falta verdade nas personagens de Alyson Noel. Falta a carne e osso, o sangue, a dor, a paixão... A intensidade que se desdobra entre os personages e o leitor consegue sentir e experimentar por tabela.

Em contrapartida aos péssimos personagens, a trama central é interessante. O conceito dos imortais, do Mundo das Sombras e dos Perigosos é intrigante e faz o leitor permanecer na leitura mesmo após seu interesse pelos personagens ter diminuído consideravelmente.

Chama Negra, volume quatro da série Os Imortais, pode ser avaliado com um bom livro para se ler sem compromisso e sem envolvimento, alguns leitores estarão motivados a ler sua continuação, outros permanecerão na defensiva com a estória. Assim como eu. A despeito do que penso sobre a série é inegável a habilidade que a autora possui para tecer temas como intriga, ciúme e inveja. No mais, leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

Ler, viver, ama 31/10/2012

Os Imortais - Chama Negra de Alyson Noël; Livro Quatro.
Séculos e séculos depois termino de ler “Chama Negra”. É melhor do que “Terra de Sombras”, sem dúvidas, mas ainda não chega à uma nota quatro.

Uma das melhores notícias: Ever é menos burra e ingênua. Outra notícia maravilhosa: Roman aparece bem mais, até mais que o Damen pelo que se percebe, mas o Roman ter uma grande participação nesse livro não é por nada.

Demorei bastante para ler e, na real, não tem desculpas, a não ser que eu achava que seria igual ou pior que “Terra de Sombras”.

E quando você acha que a Haven não pode ficar mais chata, ela fica. Para mim isso é extremamente frustrante, já começa pelo fato de que nunca gostei muito dela, gostava mais de seu estilo de vestimenta e de seu gosto musical do que tudo. Ela é aquele tipo de pessoa que eu dificilmente consigo suportar, e quando suporto, é mais por obrigação.

E agora o assunto é direcionado ao Jude que está virando um Damen da vida. Nunca achei que iria me decepcionar tanto com ele como me decepcionei no final. Aliás, final muito decepcionante que me deixou extremamente triste.

Queria infinitamente falar bem mais, só que faltam-me palavras de tanta raiva.

Agora o que me resta é ver o que a tia Alyson nos reservou em “Estrela da Noite”.

13/07/2011

Este foi um livro que me deixou muito dividida. Se no começo eu estava com raiva pelas burradas de Ever ainda repercutirem sobre ela e todos a sua volta, eu terminei o livro com as minhas esperanças renovadas. Não sei como, mas de alguma forma, Alyson conseguiu se redimir comigo e eu voltei a acreditar na série Os Imortais, da forma como eu acreditava ao ler Para Sempre.

Continue lendo: http://bit.ly/o5Emvn

Marcelle 05/01/2022

Chatinho?
Parece que a série alterna entre um livro bom e um mais ou menos. Na minha opinião, a série poderia ser cortada ao meio, que não faria diferença alguma. Esse livro, por exemplo, foi bem estilo encher linguiça. Ever continua chata e fazendo cagada atrás de cagada, usando a tds ao seu redor e Damien sofrendo, tadinho. Ah e ainda tem Haven que se tornou uma mala. Não curti mto, mas sigo lendo, na esperança de que o próximo seja melhor rsrs

Lin 06/10/2012

Surpreendente
Olha.. dos livros que já li, até agora esse foi o melhor da coleção. Quando eu pensava que a autora não podia deixar a história mais impressionante, ela dá uma super reviravolta que vai mudar bastante a vida dos personagens principais.

igoortc 31/03/2011

Resenha do livro Chama Negra
Eu esperava um pouco mais de Chama Negra. A série Os Imortais é uma das que mais gosto atualmente, acho simplesmente incrível o que Alyson criou e o quão fácil é entrar no mundo de magia, imortalidade e poderes de Damen e Ever (agora com Jude, Haven e Roman), fazendo com que você se identifique com aquilo – quem não queria se comunicar pelo pensamento como os pombinhos Ever e Damen fazem? Quem não gostaria de mover objetos de uma sala até o cômodo que você está agora igual Ava?
O início do livro mostra os primeiros dias de imortalidade da melhor amiga de Ever, Haven e eu esperava (e queria) que ela continuasse amiga da Ever e que não se aliasse a Roman – já que ele só causa problemas pra todo mundo; a personagem que eu esperava muito que fosse explorada, não foi, e o livro acabou focando novamente só na protagonista.

[+] termine de ler: http://www.somoscriativos.com/2011/03/resenha-do-livro-chama-negra-os.html

Maay 07/11/2012

Dark Flame (Chama Negra)
Ever, está em uma batalha consigo mesma. Após se envolver com magia ela sente um obsessão imensa por Romam, seu maior inimigo, e esta parte, a qual ela define como Chama Negra (Título do Livro), a possui por inteiro.
Ever, começa a se debilitar, perder peso, atribuir acnes e seu rosto, desmanchando assim sua pele de porcelana, e principalmente se afastar das pessoas que mais ama.
Neste livro temos também a transição de Haven para a imortalidade, a aproximação de Ever com Jude, a volta de Ava, e inúmeras descobertas que ela jamais imaginara.
O conceito todo do livro é bom, mas a autora, não soube explorar essa mina de ouro que ela tinha consigo, tornando a história muito repetitiva e cansativa.
Acho o Damen lindo e a Ever muito carismática, mas ao longo da história ela vai ser tornando patética, totalmente dependente das pessoas, e mostrando-se incapaz de resolver seus problemas.
Mas o livro não tem só coisas ruins, mostram também coisas boas, como por exemplo o companheirismo, o amor vencendo todas as barreiras...

Só mais um capítulo 03/06/2022

O de sempre
Começo enrolado? gira sempre em torno da mesma coisa até 50% do livro daí nos 60% parece que vai mudar e realmente algumas coisas começam a melhorar. Confesso que seria 2 estrelas mas uma parte no final me fez aumentar meia estrela. Como os demais livros, o final do livro abre a possibilidade do próximo ser bom, mas o próximo sempre decepciona?

Anna.Julia 06/08/2022

Obcecada
Gostei muito desse livro, já o considero um dos melhores da saga. Percebi um ótima evolução da Ever, o que me fez sentir um pouco menos de ódio dela. Fiquei muito p*ta com o final, mas confesso que me deixou bem ansiosa para ler o próximo. Estou gostando bastante do enredo e não vejo a hora de terminar essa saga aaaaa.

Sabrina758 19/10/2023

Volume 4 da série os imortais, bom ou ruim?
Bom, infelizmente eu não li Lua Negra nem Terra de Sombras, porque o livro é da minha escola e peguei somente por um determinado período.
Já tinha lido Para Sempre que é o Volume 1 da série e fiquei completamente apaixonada, e esse me surpreendeu bastante. A Ever fica bem diferente do primeiro livro (pelo oque eu me lembre). Compreendo o porquê dela estar agindo da forma que agiu, mas ela ficou muito teimosa, não ouvia o Damen e fazia diversas coisas (erradas né) e escondia dele. Além de ficar na incerteza entre Damen, Jude e Roman.
A Haven fica extremamente insuportável se achando a bam bam bam e a dona do mundo e isso me irritou demais, ficava chato ter que ler as cenas com ela porque dava vontade de rasgar o livro no meio.
Enfim, o livro tem uma escrita muito boa e a história acaba sempre instruindo a ler mais e mais, então vc acaba bem rápido. Tirando essas partes aí em que não gostei o livro é bem gostosinho de se ler e as cenas com o Damen são maravilhosas. Acho um livro bom, mas daria uma nota maior se a protagonista tomasse atitudes melhores e se não ficasse muito entre forçar a barra da Ever com outras pessoas, já que a alma gêmea dela é o Damen.