Demian

Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

Hayz 18/02/2024

"Quem quiser nascer tem que destruir um mundo."
Dificil dizer com detalhes desse livro agora, já que li a algum tempo e acabei não fazendo resenha alguma, enfim, de toda forma foi um livro que levo pra vida, literalmente uma das maiores fontes de minhas conversas filosóficas, sociológicas e sobre psicologia.

Demian aborda de forma perspicaz a quebra da inocência, de forma gradativamente, sinclair é a ave e "A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo." E assim se sucede.

Foi uma experiência inexplicável ler isso passando por um momento tão parecido com o de sinclair, essa desilusão misturada com raiva de uma realidade, a vida é trágica, desoladora e distopica, de fato, mas ainda sim é bonita e não podemos nos deixar ser engolido por essa tragédia humana.

"Pela primeira vez saboreei a morte, e ela tinha um gosto amargo, pois é nascimento, é angústia e pavor ante uma renovação aterradora"

É necessário morrer diversas vezes durante a trajetória que nomeamos como vida, renascer frequentemente é uma necessidade humana.

Gislene62 17/02/2024

Jornada de autoconhecimento
Obra interessante, onde acompanhamos o desenvolvimento e evolução do personagem. Suas dúvidas, questionamentos, que nos estimulam a fazer o mesmo processo de conhecimento e entendimento de nós mesmos

205 17/02/2024

Gostei bastante, estou tentando ingressar ainda mais no mundo dos livros clássicos, esse não foi muito difícil de ler mas um pouco complicado de entender, na próxima irei procurar um clássica mais fácil de se entender. Porém, ele é perfeito, tem um ar enigmático que você entra nas ideias dos personagens, acho que este livro me fez refletir várias vezes por mais difícil que foi entendê-lo.

livinhax0 16/02/2024

Primeiro livrinho do ano. Foi o pontapé para os próximos. feliz por estar conseguindo desenvolver o hábito da leitura. cada vez mais encantada por esse mundo ??
Vitor.Alexsander 17/02/2024minha estante
?Queria apenas viver o que brotava de dentro de mim, por que me era tão dificil??

Lucas 14/02/2024

Auto conhecimento
Depois de Sidarta, foi minha segunda leitura de Hesse, nota-se a mesma linha da busca para auto conhecimento. Mas neste livro o foco pra mim ficou mais na rejeição das concepções e padrões de sociedade, vale a leitura

Lorenlac 12/02/2024

Muitas reflexões, muitas questões. Uma leitura muito interessante que te faz pensar nas suas atitudes, seu modo de viver.

ferbrito__ 09/02/2024

É um livro muito bom, nada se compara a O Lobo da Estepe, além de ser meio maçante e repetitivo em algumas partes. Contudo é um livro que traz inúmeras reflexões e abre seus horizontes para muitas perspectivas. Não esperava menos de Hermann Hesse

carol.haupczz 03/02/2024

Sinclair e Demian
É estranhamente engraçado como eu sou a personificação do Demian, mas já fui o Sinclair. A diferença de polos e mundos diferentes, onde uma visão conservadora, confortável se choca com o mundo real, obscuro e na sua forma mais crua, me faz lembrar relações que tive com pessoas que pareciam viver um conto de fadas. Não que a vida seja ruim, Demian mesmo reconhece, mas que o que soa bonito demais às vezes só mascara aquilo que você não vê por debaixo dos panos, quer dizer. A perfeição não é possível e ela só desumaniza. Viver preso em dogmas religiosos e familiares, é muito abordado em Demian, principalmente pra quem já vive fora dessa bolha e percebe como o Sinclair transpira a ingenuidade de quem acredita na moral e bons costumes. Mas ao mesmo tempo, traz a empatia de não julgá-lo, mesmo você sabendo que os lados opostos existem e coexistem simultaneamente entre essa realidade, você consegue entender também o apego de pensar que tudo pode ser verdadeiramente perfeito, como comercial de margarina de família tradicional dos anos 70. O tiro sempre sai pela culatra, tenho um carinho imenso por esse livro, o ápice da minha transição de maturidade.

Milton 03/02/2024

Incrivel
Tenho a impressão de que Hesse queria dizer ainda mais abertamente sobre certos assuntos ou então avançar para lados mais delicados na literatura da época, mas foi impedido.

Demian me disse o que eu precisava ouvir na hora certa.

gratidão!!!

allenylson.ferreir 02/02/2024

Uma leitura bastante envolvente e interessantíssima. o protagonista, recordando dos tempos de sua infância e juventude, os tempos de sua formação, narra para o leitor suas inquietações e a dificuldade em se conformar com um dos dois mundos (o luminoso e o sombrio). também conhecemos o enigmático e charmoso demian, que vai ser uma espécie de guia para sinclair. o romance é permeado de um estranhamento quanto ao mundo sombrio (real), mas também de negação ao mundo luminoso (ideal). percorrendo os caminhos que deveriam levar o homem ao encontro de si mesmo, sinclair ora cai numa espécie de beatitude ora em vulgaridades. a negação dos valores de uma europa em decadência, o elogio e apologia à vida interior e a uma espécie de sincretismo religioso, todos esses temas entrelaçam-se magistralmente. ?demian? é uma obra singular e encantadora, embora onírica. com certeza está entre aquelas leituras incríveis e essenciais.

dricagallo 01/02/2024

| #ResenhasDriSouza | Demian - Hermann Hesse | @grupoeditorialrecord | Nota: 5/5 ??+??

? ?Queria apenas tentar viver aquilo que brotava de mim mesmo. Por que isso me era tão difícil??
Hesse já nos surpreende com esse questionamento antes mesmo de nos apresentar ao jovem Emil Sinclair.

? Demian é um romance de formação, narrado em primeira pessoa por Emil Sinclair, um jovem que está passando pelo processo de ?migração? entre sua infância/adolescência para a vida adulta.
Diante de tal processo, ele se objetiva em tentar descobrir quem é seu VERDADEIRO EU. Mas como bem sabemos, esse não é um caminho fácil? ele entra assim em conflito com dois mundos bem distintos:
? Mundo da Luz: onde podemos definir como um ?mundo ideal? por ser regado a bons costumes familiares, religião, virtudes e deveres.
? Mundo das Trevas: onde não há nada de bons costumes, pelo contrário, existe mistério, malícia, prazeres da carne, álcool, r0ub0s e etc?

?? Hesse foi simplesmente GENIAL ao batizar seu personagem com o sobrenome SINCLAIR, pois ele possui luz e escuridão dentro de si, assim como todos nós!
SIN - pecado
CLAIR - luz

? Estou arrepiada escrevendo essa resenha para vocês, pois Sinclair encontra dois amigos importantíssimos para seu autoconhecimento, um deles é Pistórius, um misterioso tocador de órgão em uma igreja e o outro é Max Demian, um guia espiritual que ao mesmo tempo que se parece tão real, deixa de ser, pois ele consegue transitar entre o masculino e feminino, luz e escuridão, bem e mal? ?

? Os ensinamentos filosóficos estão reverberando e me fazendo brisar muito internamente! Todos nós precisamos encontrar o equilíbrio entre esses nossos dois mundos internos! ??
Precisamos evoluir como seres humanos e acredito que um de nossos principais propósitos aqui é esse!!

? Ainda não leu nada do Hermann Hesse ou está com receio de iniciar a leitura de seus títulos, lhe aconselho a começar por Demian antes de qualquer outro título!

Camilinha 30/01/2024

Uma história sobre autoconhecimento
Criei muita expectativa em cima do autor e confesso que me decepcionou um pouco.
Não sei se é por conta da temática: as fases entre criança, adolescente e a vida adulta.
Mas não me cativou.
Vou dar outra chance a Hermann Hesse, mas esse não é nem de longe um livro que eu recomendaria.

Maria Bia 29/01/2024

+1 adicionado à listinha "ler em outro momento da vida"
Não sei se consegui entender as sutilezas desse livro que é uma literatura psicológica/filosófica.

Achei muita coisa estranha e não foi uma leitura fácil pra mim, pelo contrário, achei bem maçante e enfadonha. Pensei em desistir várias vezes. Toda a questão da "marca" de Caim me pareceu um eufemismo que não sei direito se eu interpretei certo.

Apesar das ressalvas, a obra me trouxe momentos de reflexão profunda. Me identifiquei com Sinclair por várias vezes (na mesma proporção em que achava ele insuportável SHUASHUAS).
Não é uma leitura linear, no sentido de ter uma história envolvente com começo/meio/fim. Acompanhamos Sinclair por momentos da infância, adolescência e começo da vida adulta. Em todos esses episódios vemos nele uma pessoa solitária e espiritualmente inquieta.

Nascido em uma família cristã, desde tenra idade questiona a sua própria inquietação e é levado pela dualidade do "bem e do mal", pensando ser pessoa não merecedora do paraíso por conta de sua natureza.
A vida o introduziu a Max Demian, pessoa a qual ele sente uma forte ligação (forte até demais) e que o ajuda nos momentos de dúvida, mostrando outros caminhos para as suas inquietações.
E aí metade do livro vemos mais inquietações e questionamento sobre pertencimento e a falta que ele sente de Demian. Confesso que me prendi na leitura do meio pro final, com a aparição de outros personagens...

Não sei se considero uma leitura boa, mas senti vontade de reler no futuro considerando as inquietações que me trouxe e os pensamentos que levei para a terapia (sim, rolou SHAUSHUAHS).

Celice1 26/01/2024

Em Demian conhecemos boa parte da jornada da vida do personagem Sinclair, acompanhando desde a sua infância, passando pelo conturbado período da adolescência e juventude até a vida adulta.
Narrativa recheada de metáforas e tópicos filosóficos de grande interesse, podemos perceber nitidamente o quanto a produção do álbum Wings do BTS se alinha com a mesma, desde a identificação de algumas personagens até mesmo à caracterização de muitos se não todos os MVS, as letras e títulos de cada canção também perfeitamente alinhadas à dualidade do mundo luminoso X mundo sombrio, por exemplo.

Letícia 23/01/2024

Filosófico
Comecei a ler Demian de forma muito fluida. Tem linguagem fácil e fiquei bastante curiosa de início. Talvez eu não esteja muito na onda da discussão espiritual que foi desenrolando a história, mas é um bom livro. Comprei o box do Hesse na emoção por me interessar nos comentários sobre o livro Sidarta.
De todo modo, a figura do Demian está presente na infância e juventude do Sinclair, que luta com a dualidade do "bem e do mal" presente no dia a dia. Não consegui elaborar bem ainda todo o significado.