Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

Albino 04/01/2024

Me arrebatou...
Hesse talvez seja um dos leitures que mais fugia de encará-lo. O peso do nome, someado a uma litertura alemã existencialista pode ser o motivo de assombro.
Ganhei de presente o BOX da "trilogia" do Hesse, e Demian me arrebatou de uma forma incrível.

Soa poético, soa sensível, soa ácido, soa sombrio. Sinclair em sua formação e crescimento se vê em uma dualidade, moral e espritual. O mundo "profano" e "divino" se misturam, cada qual se fazendo ao seu modo e seu contra modo, e Sinclair, com ajuda incondicional de Demian, arvora-se nas questões mais profundas do existencialismo e da espirtualidade.

É um livro, ao contrário do que supnhoa, de uma leveza que me arrebatou.

Um livro para vida.

matheuskaina 01/01/2024

A contemplação de uma vida luminosa
Demian, livro escrito por Herman Hesse, é tecido sobre uma vasta massa introspectiva e filosófica. Uma leitura acessível e, indubitavelmente, educativa em todas as sentenças. A Jornada em busca do verdadeiro ?Eu?, a contemplação daquilo que há de mais recôndito no Ser são elementos extremamente palpáveis, realistas e cativantes.
Por fim, salienta-se que o livro é ainda completado ou, ao menos, edificado a partir da realização da leitura de outra obra de Hesse: ?A Unidade por trás das contradições?.

Gennaro0 31/12/2023

Curto mas denso.
Confesso que iniciei a leitura dele com o propósito único de bater minha meta de leitura este ano: precisava de um livro rápido e curto. Mas Demian não dá pra ser lido numa tirada só. É muito denso e filosófico o que acabou atrasando um pouco minha evolução.
A história e os personagens não me cativaram? mas vale ler pelas reflexões levantadas.
? A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo.?

skuser02844 28/12/2023

Demian
Eu encontrei esse livro e ele me encontrou no momento mais oportuno da minha vida para esse encontro, eu precisava dele e não sabia.
Momento de desconstrução interna, encontro e desencontro em busca de mim.
Senti um acalanto no peito, uma compreensão que ainda não havia encontrado "ao advertir quão profundamente participavam minha própria vida e meu pensamento pessoal na corrente eterna das grandes ideias".

Renata 22/12/2023

Vale muito a pena!!
Demian - Hermann Hesse
? ?Demian? é um romance de formação do personagem Sinclair. Na história, vamos encontrar temas como a fé, bem x mal, certo x errado e o homem.

?? O livro é narrado em primeira pessoa e a história inicialmente me prendeu muito! O autor aborda diversos temas interessantes e nos faz refletir muito sobre a questão da infância e crescimento do personagem em meio a tantas questões internas como a disputa entre bem e o mal, o certo e o errado? além disso, a forma como o homem (em diferentes fases da vida) se enxerga nesse meio.

? Sinclair é totalmente influenciado por seu amigo Demian, responsável pelo título do livro, e eu considerei um dos pontos fortes da história, pois apesar de eu não concordar com algumas coisas que Demian traz (ao pé da letra), a realidade é muito clara: muitas pessoas se deixam influenciar muito facilmente pelos outros mesmo que seja o ?certo?. O poder de persuasão do Demian é fantástico!

?? Porém, não foi um livro que me cativou no final. Achei o final um pouco confuso, precisarei até reler pra tentar entender melhor? Senti que fiquei perdida com relação ao que o autor queria transmitir no final, então não considero, para mim, um livro fácil. Ele precisa ser lido com cautela e com bastante atenção.

? Recomendo muito o livro, é excelente para discutir com amigos (e estou bem ansiosa pela discussão, pois foi a proposta de um clube de leitura). Vale a pena a experiência!

Rickey de Souza 18/12/2023

Não entregou muito, mas não prometeu nada.
Achei os primeiros 70% do livro bem entendiantes e, quando a coisa começa a engrenar, acaba. Para mim, faltou uma veracidade na descrição e desenvolvimento dos personagens, coisa que senti com muita intensidade ao ler Thomas Mann, por exemplo. As angústias do protagonista também me cansam bastante - faltou alguém dar um boleto pro Sinclair pagar, uma fatura de cartão bem recheadinha. Entendo que, em parte, é expressão da formação rígida e puritana e opressiva de Hesse, mas não simpatizo nada com o senso de superioridade espiritual/intelectual expressado por ele - acho, inclusive, que é sintoma de uma grande cegueira acerca da própria condição. Ele enxerga a sim mesmo como fora do rebanho sem notar, contudo, que continua lá, e não faz, logicamente, esforço algum para sair.
Provavelmente acordei ranzinza e essa resenha está muita severa. Se for o caso, depois eu edito hehe.
mfnpr 22/12/2023minha estante
cruel ?

lilikoeur 16/12/2023

Hermann hesse gênio!
Nem tenho palavras pra difundir o quanto este livrou marcou a minha vida, toda o enredo e significados são de especialidade única e não há nada igual a isso!

Herman foi genial no que fez, retratou de forma única oque se passava na própria cabeça e tocou a mente de todos nós com suas palavras.

O melhor livro do mundo!

Tati Bertoldo 14/12/2023

Demian
Livro potente, com muitas boas reflexões necessárias. Reflexões sobre o indivíduo que muitas vezes deixamos de fazer por achar ser normal. Sem prestar atenção que esse normal foi nos imposto, não é natural. "Não creio que se possam considerar homens todos esses bípedes que caminham pelas ruas, simplesmente porque andam eretos ou levam nove meses para vir à luz. Sabe muito bem que muitos deles não passam de peixes ou de ovelhas, vermes ou sanguessugas, formigas ou vespas. Todos eles revelam possibilidades de chegar a ser homens, mas só quando vislumbram e aprendem a levá-las em parte à sua consciência é que se pode dizer que possuem uma..."

Rony 10/12/2023

"Quem quiser nascer tem de destruir um mundo"
Que leitura fenomenal! Eu não esperava ser tão tomado por um livro a essa altura do ano, quase no final e com o cansaço do semestre acumulado. Mas este livro me fisgou muito bem. Eu ouvi falar dele quando fiz um trabalho sobre a música Lie de BTS, mas só comecei a ler de fato quando uma amiga insistiu muito comigo e me mostrou umas passagens que eu fiquei pensando muito de que precisaria ler o livro. Comecei e li nos momentos que cabiam no dia, ainda mais nesse período de trabalhos. É um livro que aborda dualidades e questões que muito me interessam: a dualidade entre um mundo interior e exterior, entre luz e escuridão. Uma necessidade de busca de si mesmo ao mesmo tempo que um desejo de aceitação coletiva. É um livro que me marcou bastante e que estaria na categoria de livros a (re)ler sempre.

Nadja Maria 09/12/2023

Demian
Primeiro livro que li do autor, e gostei muito da história, não foi nada do que eu pensava que era, mas gostei do rumo que tomou! Achei a linguagem um pouco formal, mas como é um livro clássico com toque filosófico, dá pra entender!
Eva Brandac 09/12/2023minha estante
Um dos meus preferidos do ano passado

sorace 05/12/2023

Não foi o que eu esperava
O início do livro é interessantíssimo, as reflexões que ele tem durante a história são ótimas e são realmente palpáveis, pois são prováveis em nosso dia a dia. As críticas a religião e ao mundo em si são pertinentes mas a partir de um ponto ele se perde totalmente. Vira uma viagem muito maluca, e mesmo que eu tenha entendido o que o autor queria dizer com isso, não me agradou nem um pouco. O livro perdeu seu foco.

João 04/12/2023

Demian
Um dos melhores livros que já li. História muito fluida que acompanha o protagonista em seu desenvolvimento como pessoa e leva o leitor a uma constante reflexão. O livro me levou a ter um olhar mais cético sobre diversos aspectos sociais, incluindo a religião.

deardean 30/11/2023

Marcou minha vida!
Um livro que marcou a minha adolescência e o meu jeito de pensar.

Conforme o protagonista crescia e via outras formas de enxergar o mundo, eu sentia que me descobria e que meus pensamentos conflitantes da época não eram somente meus. Demian é um livro que a cada capítulo te faz refletir, e que, se lido numa época de desequilíbrio na vida, te faz pensar na natureza humana e em suas relações entre si, faz duvidar sobre tudo o que acreditamos e, ainda assim, trazer paz no final.

Tem também uma forte relação com religião, visto que acompanhamos alguém vindo de uma família muito religiosa e que, com essa bagagem, vem também com diversos conflitos internos sobre a moralidade e sobre dualidade, o que é bom ou mau dentro de nós e no mundo?

Demian é uma leitura virtuosa e desastrosa, assim como nós.