O Código do Imperador

O Código do Imperador Gordon Korman

Resenhas - O Código do Imperador

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Chegando à reta final da "primeira parte" da série The 39 Clues, O Código do Imperador é o oitavo livro e nos leva a uma incrível jornada no país mais populoso do mundo: a China, depois da revelação bombástica (ou não) do clã a qual pertencem Amy e Dan.

O autor desse volume, Gordon Korman, já é conhecido dos leitores da série: foi ele quem escreveu "Uma Nota Errada", o segundo livro. Gordon deu uma ótima continuidade ao volume inicial de Rick Riordan e não deixa a desejar nessa nova continuação. Apesar de termos um ritmo menos acelerado, o enredo é muito mais intenso do que o do livro anterior: depois de terem uma discussão sobre seus pais, Amy e Dan acabam se separando enquanto visitam a Cidade Proibida, e se perdem um do outro. Os celulares deles não funcionam no pais e os dois ficam completamente incomunicáveis.

Para o meu completo desespero, Jonah e Broderick Wizard estão de volta. Apesar de que Jonah está muito mais "engolível" - vejam bem, ainda o considero o mais chato dos Cahill que estão na corrida pelas pistas, mas mesmo estando longe de ser um exemplo de integridade e lealdade, acredito que o personagem evoluiu muito nesse livro. Conhecemos nesse livro, a mãe de Jonah: Cora, uma mulher tão "simpática" e "agradável" quanto Isabel Kabra e, a partir dessa personagem, dá pra entender muito da personalidade do coitado chato do Jonah.

Quando uma série se estende por vários volumes, elas tendem a ficar chatas e tendenciosas, e fico feliz de constatar a cada novo volume que isso não acontece nessa saga. A dinâmica desse enredo é completamente nova para os leitores pois acompanhamos as peripércias de Amy e Dan em caminhos separados, cada um em uma parte da China, cada um descobrindo um pedaço do quebra-cabeça e fora a preocupação em seguir pistas, desconfiar de quem oferece ajuda, os dois ainda ficam remoendo a discussão que tiveram e imaginando onde e como encontrar um ao outro. Fora tudo isso, as duas crianças continuam constantemente se questionando sobre seus pais, Grace e o incêncio que os matou. Algumas memórias vêm à tona, mas muito pouco nos é revelado.

Como sempre, o livro aborda a história cultural e algumas personalidades do país em que a caçada está acontecendo. A escolha da China, na minha opinião foi muito bem feita, pois o próprio país tem uma carga cultural incrível e também, cheia de grandes mistérios. Dá uma vontade enorme de refazer os passos dos irmãos pela Cidade Proibida, a Grande Muralha da China, o Templo de Shaolin e visitar o Exército de Terracota.

A discussão que os separou, acaba os unindo mais ainda. Seguindo seus caminhos separados, Amy e Dan se encontrando em mesmo ponto, na busca das pistas: na fronteira entre o Nepal e o Tibete, no encalço da família Holt e outros parentes. Sem muitas revelações no final, somente mais um ingrediente das 39 pistas, achei o final do livro bem fraquinho se comparado ao final de O Ninho de Cobras, que é muito mais excitante e revelador. Mas tudo indica que na continuação, alguns personagens terão muito o que explicar... dá pra conter tamanha curiosidade? Se serve de consolo, é por pouco tempo: os dois últimos livros da série saem aqui no Brasil pela editora Ática ainda esse ano!

Sophia 26/06/2023

O código do imperador
A partir do 6 livro da coleção começou a ficar muito bom, esse foi um desses
Vários mistérios com a família é um bom desenvolvimento
Gostei muito desse

Hellen Prigol 29/12/2023

Achei esse um pouco mais difícil de ler, não me cativou tanto quanto os outros. Mesmo assim foi bom, esperando mais acontecimentos nos próximos

Veronica.Goncalo 09/10/2011

O Código do Imperador
Oitavo livro da série The 39 Clues. Está acabando, infelizmente. Essa série é, sem dúvida, a que eu mais gosto quando se trata de livro infantil. Ela é incrível; cheio de aventura, emoção, história. Estou ansiosa para os dois últimos livros.

Fabi Stark 22/04/2024

Eu simplesmente amo como a briga desses dois me faz ficar
Eu quero gritar com eles e falar mds que briga besta gente

Synthia 31/12/2021

Aqui foi legal esse afastamento dos irmãos e finalmente Jonah ter um pouco de destaque, até porque, acho ele o mais sumido dentre toda a família Cahill.

Sarah 23/12/2021

Incrível
Esse livro teve uma dinâmica mais diferente. Mas amei do mesmo jeito, estou apaixonada por essa série. Recomendo muito

Clara T 15/02/2021

Uma Aventura na China
Mais do que desvendar as 39 Pistas, os irmãos Cahill, Amy e Dan, estão descobrindo a história de sua família, a origem, a personalidade e desmistificando o significado de ser um Cahill.
Neste volume eles quase se perdem na China. E o que é viver separados depois de 11 anos juntos?
Eu já estava com saudades de Jonah Wizzard, o primo popstar que está de volta. E, como sempre, em meio a conspirações também são feitas alianças.
O grande desafio é entender quando já foi possível desvendar as pistas daquele país e já é possível partir para o próximo destino. Descobrir o próximo destino também possibilita uma série de abordagens, mas coincidentemente, a família acaba seguindo a mesma sequência, sendo que não tem um relação.
Como juntar este quebra-cabeças de pistas também é algo que só iremos descobrir no último volume, provavelmente.

Ana Paula 23/02/2015

Uma luz para como são as 39 pistas.
Este foi o livro da série, para mim pelo menos, em que temos realmente noção do que significa as 39 pistas. Até o livro anterior, simplesmente sabíamos que quem reunisse as pistas seria "a pessoa mais poderosa do mundo", mas nesse volume, descobrimos como isso acontecerá.
Há também a disputa interna de Amy e Dan, determinados em descobrir qual é a sua personalidade Cahill e deixando-se influenciar por sua família. As dúvidas sobre seus passados, presente e futuro recaem sobre seus ombros.
Bem escrito e bem narrado, mostra também o 'outro lado' de alguns dos competidores, mostrando que todos temos as luzes e trevas - muitas vezes em foco - dentro de nós.

Si 09/06/2012

ϟ O CÓDIGO DO IMPERADOR: minhas frases favoritas ϟ
"É como viver a vida inteira sem nunca se olhar no espelho e de repente ver o próprio reflexo e descobrir que é um monstro."

"Era a única estrutura feita pelo homem que podia ser vista do espaço. Em outros tempos, tinha sido guardada por mais de um milhão de homens.
Quando um operário morria durante a construção, seu corpo era embutido na própria muralha. Ninguém sabia quantos cadáveres jaziam dentro daquele monte de pedra e argamassa, porém algumas estimativas indicavam quase três milhões de pessoas.
Era uma paisagem sem igual em nenhum outro lugar do mundo. Única devido a sua idade, sua importância histórica e, principalmente, sua extensão descomunal.
O coração dela afundou no peito. Encontrar uma única pessoa num lugar daqueles seria como vasculhar o universo em busca de um grão de areia."

"Ele observou o sol nascer por sobre os quilômetros de prédios residenciais de Sian, de ambos os lados das muralhas da velha cidade. A alvorada de um novo dia que ele quase não tinha vivido para ver. Aquilo era... grande."

"Ele quase tinha morrido pelo menos dez vezes. Isso mudava uma pessoa. A vida parecia diferente depois de você ter deparado com a morte."

"Na busca pelas 39 pistas, ele tinha sido maltratado, quase afogado, lançado pelos ares, enterrado vivo e envenenado. Mas agora ele estava enfrentando o maior perigo de todos.
Ele estava prestes a morrer de tédio."

AndyinhA 15/06/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

E seguindo pistas eles desembarcam no livro 8 – O Código do Imperador – na China, mas acredito que é o único livro da série que temos além da busca pelas pistas (que acaba ficando em 2º plano), a situação que os irmãos enfrentam. Afinal é um dos poucos livros que eles brigam e isso é um prato cheio para as outras equipes.

Estamos nos encaminhando para a reta final da série, por isso nesses dois livros descobrimos ainda mais coisas novas e situações até meio loucas de se acreditar e para quem acha que só no final do livro iríamos descobrir a que família eles pertencem, enganaram-se, o dilema agora é descobrir o que isso significa para Amy e Dan e também para a família Cahill, já que todos os clãs estão na busca das 39 pistas devido ao grande poder que elas vão dar ao vencedor.

Para saber mais acesse: http://ow.ly/bBDIL

Cíntia Mara 15/01/2012

Eu só posso ser maluca pra ficar lendo até tarde pelo segundo sábado seguido. Mas estou louca pra chegar ao final dessa série.

Amy e Dan ficaram separados a maior parte do tempo, e eu não gostei disso. Até que aconteceu bastante coisa com Dan, mas a parte da Amy foi meio sem graça. Talvez se tivesse sido escrito pela Jude Watson, que explora bastante os sentimentos... Mas o estilo do Gordon é mais ágil, desses que não dá muito tempo pro leitor ficar pensando, então não combinou muito com a Amy triste e a Nellie tentando animá-la. Outra coisa que não gostei muito foram as repetições. Toda hora vinha um "Dan/Amy já tinha passado por isso, aquilo e aquilo outro, mas nunca imaginou que..." Em todos os livros há essas partes, mas nesse acho que foi mais.

Finalmente, as crianças descobrem o que representa a busca pelas pistas. Já não eram sem tempo! De fato, é algo importantíssimo. E é revelado também o segredo do frasco que com líquido verde que aparece no livro 1. E quanto mais eu leio, mais eu quero ler. Os mistérios da vez são Nellie e os Madrigal. Já percebi que estava errada sobre uma coisa a respeito deles.

Philip Rangel 05/12/2011

A resenha completa vocês conferem no: www.entrandonumafria.com.br

Analu. 28/07/2011

CHINA , nem preciso dizer que amei a escolha do lugar . Muito boa a seqüencia , agora estamos em reta final... amy e Dan mais maduros, e mistérios sendo revelados... ansiosa pra ver no que isso vai dar.