O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2573 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Ana Flávia 20/03/2024

O mar é só um mar e o velho é só um velho.
Vi na revista Cult uma entrevista que fizeram com o autor onde ele disse que todas as interpretações do livro são besteiras e que o velho é somente um velho e o mar é só um mar. Depois de ler esse livro tenho que concordar com Hemingway. É visível que o livro tem uma mensagem por trás devido as frases de esperança, mas não considero um livro incrível como as pessoas falam. Acredito que a história se tornou bela pela maneira como foi escrita, e não pelo seu conteúdo em si. Hemingway tem uma maneira única de narrar a história de um velho que decide pescar para tentar provar a si mesmo que consegue, o próprio autor disse que essa é uma lembrança de algo que já viveu com seu amigo - para quem não sabe, o autor viveu em Cuba e tinha a pescaria como hobby. Hemingway conseguiu transformar uma memória simples em algo tocante aos corações dos leitores por meio da sua escrita única.
Como havia dito: não achei a história cativante, contudo, a escrita de Hemingway é digna de apreço e por isso esse livro vale 4 estrelas. Transformar um evento simples em algo belo e encantador por meio da escrita é algo que somente um bom escritor consegue fazer. reviver o vivido com o olhar encantado. Esse livro é sobre isso. Porém, a história é triste e não sei bem se o velho morreu no final.
É impossível ler esse livro e não guardar no coração a poesia de Hemingway.
comentários(0)comente



Nina 20/03/2024

Muito além de um velho e o mar
O que mais cativa nesse livro é a sabedoria e a resiliência do velho Santiago. Santiago é um homem pobre, humilde, idoso, muito provavelmente com uma educação muito defasada, mas que, acima de tudo, é muito sábio, com olhos ferozes e vivos como o mar. O respeito e o temor que Santiago tem pela imensidão do mar, a única coisa que ele conhece plenamente e domina, é de emocionar. Ao ler a obra, é possível perceber como o Santiago é muito mais como seus olhos do que como sua aparência física: ele é um homem forte, corajoso e sábio. Muitos podem pensar que a estória é sobre um duelo entre o homem e a imensidão do mar, mas, ao ler a obra, é perceptível que o maior duelo é de Santiago contra ele mesmo. Em certos momentos da estória, o peixe épico e o Santiago passam a ser um só, numa relação que vai além do que podemos compreender.
comentários(0)comente



Mariiiss 18/03/2024

Um livro com poucas páginas, mas com um impacto bem grande.
Impossível não se envolver com a história (triste) de Santiago, um velho pescador.
A história é muito triste mesmo, mas fala um pouco de esperança, persistência e até amizade.
Alguns amigos comentaram que a leitura foi meio densa e demoraram bastante pra terminar de ler kkkk
comentários(0)comente



Gabrielli 17/03/2024

Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado
Uma releitura que fez o livro crescer infinitamente! A escrita de Hemingway é sem igual e sua insistência na ausência de simbolismos sem dúvida nos deixa com ainda mais vontade de enxergar símbolos. Um livro sobre a velhice, a luta do homem contra a natureza, a persistência? maravilhoso.
comentários(0)comente



Tati 17/03/2024

Um homem pode ser destruído e não derrotado.
Neste livro Hemingway traz diversos pontos de ensinamentos para se pensar sobre a vida, desde o pessimismo, até a comprovação de capacidade quando se destina esforços para uma determinada causa. Em um primeiro momento pode-se pensar que a história gira ao redor de um Senhor mais velho "Santiago", descrito como um simples pescador que já não encontra mais a sorte na pescaria e conta somente com a presença de seu amigo o jovem Manolin. No entanto com o decorrer da história e depois de colocar um olhar mais atento na mensagem que está sendo passada, é possível observar que se trata de uma causa muito mais profunda, como o fato de romper os nossos próprios limites, sejam eles, físicos e mentais, com base em determinação, perseverança, esforço e até alguns sacrifícios.
comentários(0)comente



Gabriela3941 16/03/2024

O velho Santiago é um pescador que perdera a sorte - estava há 84 dias sem pescar nada. Entre a esperança e a solidão do alto-mar, o pescador tem um encontro com um enorme peixe. Ambos lutam por sobrevivência, e somos conduzidos por Santiago e seus pensamentos durante essa batalha. É uma leitura rápida, fácil, mas um pouco monótona. Um bom livro, que vale a leitura.
comentários(0)comente



oliver.skywalker 15/03/2024

Um livro lindo sobre persistência e determinação, onde o personagem mostra que diante de grande conquistas vem grandes batalhas e desafios. uma leitura que vou levar pra vida, dentro do meu coraçãozinho.
comentários(0)comente



Dunkstl 14/03/2024

A persistência de um velho
O velho e o mar é um livro que gosta de enfatizar uma ideia, e continua a enfatizar ela até seu o seu fim, Santiago e seu barco contam uma história de persistência e reflexão. Um bom livro nada mais, pode ser um livro chato para pessoas assim como eu, que não entendem absolutamente nada em relação a pesca e seus manejos, mas a história vale a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jojo 14/03/2024

Leia e releia
Li o ano passado para participar do clube de leitura do parque vicentina aranha
E reli para o clube de leitura da apve.
O velho e o mar é um livro de somente 126 páginas e tem tanta profundidade, tantas camadas, tantos ensinamentos... é um livro para ler, reler e reler em vários momentos da vida... é a busca de nunca desistir em momento nenhum da vida
"Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabely147 12/03/2024

Primeiramente esse livro foi indicação de um professor e depois esse mesmo me deu-o de presente, então eu o li com ainda mais carinho.

Foi a primeira obra de Ernest Hemingway com a qual tive contato e, com certeza, foi uma experiência muito boa. Com certeza buscarei mais do autor no futuro.

É um livro de fácil leitura, uma narração e uma história a princípio, superficialmente simples, no entanto se buscar mais ao fundo, se permitindo ir mais além do que a maioria vai, ir pescar para o largo, mergulhar as profundezas desse mar, encontrará um enorme peixe, não de carne e ossos ou cartilagem, mas de questionamentos, reflexões e ideias.

Esse é um livro que mostra o quão você está disposto a buscar algo, alcançar seus objetivos; que, talvez, se você for longe demais de sua zona de conforto pode encontrar maravilhas, mas também pode encontrar grandes dificuldades e desafios de provações, e que diante de tudo a derrota também poderá ser um caminho.
comentários(0)comente



Acacio 12/03/2024

Leia de uma só vez
Um pequeno grande livro. História que prende e em poucas linhas iniciais o personagem principal já está definido e sua realidade social construída.

Recomendo que separe 3 horas para ler com calma e prazer, de uma só vez. Um livro sem capítulos, com uma só história a ser apreciada.
comentários(0)comente



Invasão Bárbara 11/03/2024

O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
Este é o sexto livro do autor norte-americano Ernest Hemingway, último publicado em vida, que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer em 1953 e o Nobel de Literatura no ano seguinte. É considerado sua obra-prima.

A narrativa é curta e direta, em apenas um capítulo, para ser lida de preferência em um fôlego só. Alguns detalhes não são contados, mas o leitor consegue pegá-los no ar, como o local e a época em que a história se passa. Hemingway chamava isso de “Teoria do Iceberg”, a ideia é bem semelhante à utilizada na literatura e no teatro clássico japonês “De cada 10 passos, caminhe apenas 8”, ou seja, conte apenas alguns fatos e deixe o leitor concluir o resto.

Juntando o quebra-cabeça de informações soltas, ficamos sabendo que o livro se passa em Cuba (o pescador vê as luzes de Havana ao longe e navega pelas Correntes do Golfo), no final da década de 40 ou início dos anos 50 (há conversas sobre Joe DiMaggio estar de volta no time de beisebol dos Yankees).

Santiago é um pescador idoso vivendo na miséria, preso às lembranças do passado e lendo notícias de jornais velhos. Há 84 dias não pesca nada e acredita que a sorte o abandonou. Ao seu lado está Manolin, um garotinho que o ajudava no barco até começar a maré de azar e os pais da criança o obrigarem a mudar de embarcação.

No 85º dia, Santiago vai sozinho para o mar aberto e começa uma batalha contra um peixe enorme que dura três dias e três noites. Ela é descrita com a mais bela riqueza de detalhes que se pode imaginar: os machucados nas mãos, a náusea, o cansaço, as câimbras, as conversas em voz alta com a voz dos pensamentos e o desejo desesperado de não aceitar a derrota – para o peixe, a idade e a vida –, então, vem uma das passagens mais lindas, simples e angustiantes que já li:

“ ’Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?’, pensou ele.
– Nada – disse em voz alta. – Eu fui longe demais. “

Por mais que Hemingway só quisesse contar uma história sobre pescaria, ele acabou criando acidentalmente uma narrativa cheia de simbolismos e com várias camadas de complexidade.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/
comentários(0)comente



Lika.Olive 11/03/2024

Esse é um dos meus livros favoritos. Ele é curto, simples, de escrita leve mas te faz ter tantas, mas tantas reflexões. É o tipo de livro que se renova a cada releitura dependendo da época da nossa vida.
comentários(0)comente



2573 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR