O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Adri 14/06/2012

Boa fornada
Li este durante uma fornada de pão de queijo.... eu tinha lá uns 17 anos, minha mãe foi visitar uma comadre dela em casa e me levou junto.
Enquanto elas batiam papo na cozinha e preparavam a massa de pão de queijo pra assar, eu vi esse livro na estante da casa, não resisti e comecei a ler pra ver se era bom...
A história me fisgou (sem trocadilhos intencionais com a historia de pescador, juro) de cara, a persistência daquele velho em não largar aquele peixe-espada, quando muitos já teriam desistido e partido pra outra (bem ao espírito de hoje, "se esforçar pra quê"), mas não... Santiago precisava continuar, era um jogo de forças, ele versus a natureza selvagem.... me apaixonei pelo livro e quando isso acontecia, lia muito rápido. Só com o tempo aprendi a postergar o prazer em sessões de leitura e não ler tudo de uma vez... como um amigo, que você adora e não quer que vá embora logo.
Pra mim é o melhor do Hemingway. Posso até apanhar por dizer isso, mas em geral acho o texto dele meio non sense demais ou solto demais, sei lá... este não. A historia é simples, mas intensa.
Quando acabei de ler, o pão de queijo estava pronto, quentinho delicioso; o contrário da luta fria, molhada e solitária que o protagonista tinha acabado de viver. O pão de queijo não tinha gosto de peixe, mas o mundo ficou mais largo pra mim e a quenturinha do pão de queijo, mais reconfortante. Aos 17 anos, ainda não tinha encontrado meu peixe-espada.
Luhhh ^___^ 30/11/2013minha estante
Muito bacana! Ainda não achei meu peixe-espada, se bem que na vida temos uns peixes menores para pegar primeiro neh ^^

DIRCE 18/03/2014minha estante
Estou até sentindo o cheirinho do pão de queijo. Hummmm.

Jonathan 22/04/2014minha estante
Quando acabei de ler o livro, eu chorei, copiosamente chorei. Talvez porque gosto de historias envolvendo mar, solidão e persistência...enfim

Bruna Gomes 20/02/2017minha estante
Que resenha linda! me fez ter vontade de ler o livro. Grata ;)

Lorayne.Stinguel 27/06/2017minha estante
Melhor que qualquer sinopse haha. Senti vontade ler o livro :)

Alexandre 07/07/2017minha estante
E o melhor livro do Hemingway concerteza e uma leitura leve

Sybil 14/07/2018minha estante
Linda resenha!

Bárbara 05/12/2018minha estante
Adorei o livro, e a msg q ele passa, porém muito triste :`(

Amanda 21/08/2020minha estante
Resolvi ler o livro após me deparar com essa resenha! E valeu muito a pena!! Obrigada!

karla.pw 04/10/2020minha estante
Nossa, que resenha maravilhosa. Deu muita vontade de ler agora, vou adicioná-lo à lista de leitura.

Tiago.Gomes 13/10/2020minha estante
Uma história simples mais emocionante ,cheia de reflexão de sobrevivência e foco .Eu me apaixonei pela escrita desse livro lindo .

Elias189 07/01/2021minha estante
Amei sua resenha

Bia 02/03/2021minha estante
Maravilhosa!

Bia 02/03/2021minha estante
Eu iniciei esse livro, não seii porquê parei, mas a leitura me prendeu também. Tornarei a ler, em breve!!! ?

Diogo 08/05/2021minha estante
E uma interpretação existencial da luta do Santiago me deixou muito reflexivo. Gastar nossa vida em busca de uma conquista. Vale a pena? Os trechos que narram a forma como o velho retorna do mar, se arrastando sem forças, para mim é muito intenso

Joao Batista 13/06/2021minha estante
Parabéns pela resenha, me deu vontade de ler o livro

Fernando.Barcellos 27/06/2021minha estante
Adorei seu comentário... imergi nesta linda história há muito tempo e hj por alguns minutos revivi nas suas "fornadas" palavras....

Cristiano 26/10/2021minha estante
Muito bom, uma leitura que pretendo refazer.

Gizalyanne 11/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha ! Sabe como contar uma estória e cativar o leitor.

Romilda.Vieira 22/03/2022minha estante
Li um pouquinho de cada vez é triste a história, mais muito emocionante

EliD. 22/08/2022minha estante
que resenha linda! estou tão encantanda, com certeza irei lê o livro com outros olhos :))

Thaina 14/11/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos da atualidade. Ele é tão rico de ensinamento, que me pego várias vezes pensando na estória.
Fico a imaginar o barulho das ondas batendo no barco, a tonalidade das cores no céu, os sentimentos que o velho sentiu, a compaixão do menino,... Enfim. O livro é muito rico.

loemia 26/11/2022minha estante
Só eu que me emocionei lendo ?

juliarasselen 08/01/2023minha estante
nossa eu amo quando a gente cria uma memória enquanto lê um livro. Tem coisa melhor ?

Meury3 10/01/2023minha estante
que lindo...

JuniorCurteGatos 06/02/2023minha estante
O peixe espada seria algo que tu busca sem cessar? aquilo que tu não desistiria de forma alguma de conseguir? ou talvez

JuniorCurteGatos 06/02/2023minha estante
ótima analise Adri

loemia 14/02/2023minha estante
Caraca. Essa sem dúvidas foi a melhor resenha que já li rs

Pati.Vicente7 07/05/2023minha estante
Obrigada pela resenha! Fiquei com vontade de ler o livro.

Thiago 21/05/2023minha estante
Que resenha sensível. O tipo de resenha que quero sempre encontrar por aqui.

tais.parentes 20/06/2023minha estante
Terminei a leitura e estou com um vazio imenso

Uedison Pereira 07/07/2023minha estante
É fantástica a narrativa empregada por Hemingway nesse pequeno mas cativante livro sobre amizade, solitude, coragem, persistência, amor e o respeito pelos mais velhos. Há muito a se tirar desse livro. Como manter a cabeça erguida após ter conseguido fisgar, no oceano de nossas vidas, um valioso "peixe' para aos poucos vê-lo desaparacer por insaciáveis tubarões e, ao voltar para os seus, deparar-se com pessoas duvidando do que tinha feito?

Leitura para passar uma bela tarde...

Caju 04/10/2023minha estante
uau, que resenha linda!

Gustavo616 05/01/2024minha estante
Ernest Hemingway, em seu livro 'O Velho e o Mar', traz reflexões sobre o tempo, a idade, a força e a importância que empenhamos em algumas coisas que, muito provavelmente, não saberemos se valerão algo. O livro conta a história de Santiago, um velho pescador que está há 84 dias sem conseguir fisgar um peixe significativo, tendo como único amigo o Manolin, um garoto.
Certo dia, como de costume, Santiago vai ao mar com seu barco para tentar encontrar um peixe, mas opta por sair das proximidades da cidade, Havana. Em certo momento, ele consegue fisgar um peixe enorme, um marlim, de cor azul prateado, lindo. Porém, até o peixe morrer, Santiago passou três dias e três noites sendo arrastado para o alto-mar, sofrendo, sem comida e sem água potável para beber. Mas, enfim, o peixe morreu. Santiago não podia pôr o marlim em cima do barco porque ele era maior que o barco; o que restou ao velho foi amarrá-lo envolta do barco. Com o tempo, o peixe foi perdendo a sua linda cor azul. Com o tempo, o peixe começou a ser dilacerado pelos tubarões. Por mais que Santiago conseguisse matar alguns, não restou carne no peixe, apenas a cabeça e as espinhas. Santiago estava exausto e machucado.

Uedison Pereira 01/02/2024minha estante
Uma obra prima da arte de escrever. Um dos que me marcaram. É simples, mas é poético e lírico. É triste e profundo, mas muito inspirador. E um dos que quero reler brevemente.

sooslok 07/02/2024minha estante
que resenha linda!

Brianmayfr 01/04/2024minha estante
Nossa. A sua resenha mexeu comigo.

Alane.Sthefany 29/07/2022

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway
Amei os personagens, a relação do velho com o menino. A trajetória dele no mar com o peixe e a sua perseverança.

Pessoas que amam pescaria, com certeza irá gostar, quem não é tão habituado, provavelmente achará a história lenta. Por ser totalmente centrada na vida de um velho, em busca de um peixe. Que é seu ofício e sua forma de ganhar a vida.

Me emocionei bastante com a história.

Recomendo a todos a ler o HQ desse livro. ?

Não é sobre um velho. Não é sobre o mar. É sobre todos nós! Nossa vida é permeada de idas e vindas, de perdas e ganhos e de muita luta! Um clássico ???

Trechos Preferidos ?????

? Você é o meu despertador ? disse o garoto.
? E o meu é a idade ? replicou o velho. ? Por que será que os velhos acordam sempre tão cedo? Será para terem um dia mais comprido?

Era uma virtude não falar desnecessariamente

?Pessoas da minha idade nunca deviam estar sozinhas?

Você só tem a você mesmo

Vou mostrar-lhe o que um homem pode fazer e o que é capaz de aguentar.

Mas, afinal, nada há que seja fácil na vida.

Tenho de aguentar. Não posso sequer pensar em fraquejar.

Mas o homem não foi feito para a derrota ? disse em voz alta. ? Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado.

?É uma estupidez não ter esperança?

Agora não é o momento de pensar naquilo que você não tem. Pense antes no que pode fazer com aquilo que tem.

Gostaria de comprar um pouco de sorte se houvesse algum lugar onde a vendessem.

?Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu??, pensou ele.
? Nada ? disse em voz alta. ? Fui longe demais.

HQ - O Velho e o Mar

É no momento em que a noite está mais escura que o dia vai raiar.

Sua pele, seu cabelo, suas lembranças, tudo nele era velho. Menos seu olhar, que ainda brilhava como um sol triscando a crista das ondas.

Não chore, meu garoto. Vai dar tudo certo... Sabe, acho que na sua derrota ele obteve a vitória mais bonita que um homem pode esperar.
CPF1964 29/07/2022minha estante
Um clássico.

Alane.Sthefany 30/07/2022minha estante
Um verdadeiro clássico.
Estou amando lê-los ??

Alane.Sthefany 19/09/2022minha estante
Velho Santiago - O Velho e o Mar

O velho Santiago nos ensina que às vezes temos vitórias que, aparentemente e aos olhos do mundo, parecem derrotas. São as chamadas vitórias interiores das quais apenas nós e quem nos conhece melhor pode enxergar.

CPF1964 19/09/2022minha estante
Exatamente, Sthefany. ??

Clio0 09/01/2024

Nesta pequena história de Hemingway, temos o embate entre um velho marinheiro e um fabuloso peixe de água salgada.

A história se revela na força do Velho, em sua persistência, para vencer o animal arredio e seu perigoso habitat que põe em perigo sua existência. A escrita joga constantemente com duas metáforas: o ser humano racional X o mundo irracional, o ser vivo X a morte.

Há muitos momentos de introspecção e a escrita é lapidada para criar um senso de suspense e desespero.

Não há nada muito explícito, mas pela complexidade da obra, recomendo apenas àqueles acima dos dezesseis anos.
Henrique Sanches 09/01/2024minha estante
Eu adoro esse livro... me faz lembrar de momentos que precisamos superar. Parabéns pela resenha!!!!

Vania.Cristina 09/01/2024minha estante
Eu também adoro esse livro. Já li e reli. Acho impressionante como na simplicidade da história ele conseguiu dizer tanto. E me marcou a relaçào de embate e respeito com a natureza. Se a humanidade seguisse sempre com esse respeito, estaríamos numa situação melhor hoje. Parabéns Priscilla!

Lelouch_ph 17/01/2024minha estante
Dá pra comparar com Moby Dick?

Clio0 17/01/2024minha estante
Não
Não. Moby Dick é meio maravilha do mar com vingança irracional. O Velho e o Mar é sobrevivência do mais forte e fortitude mental.

Lelouch_ph 17/01/2024minha estante
Entendi, obrigado. Vou ler.

Lais544 19/10/2020

É um livro sobre superação, persistência e disciplina,o personagem mesmo velho, fraco e desacreditado, tem um espírito indestrutível.
Traduz em seu enredo simples e modesto a metáfora da condição humana.Mas o que de melhor Hemingway fez nesse livro está na forma como ele nos conta a história: Uma história narrada no início sem nenhuma pretensão, mas que aos poucos vai envolvendo.
Marcelo 20/10/2020minha estante
Simplicidade dessa história é quase uma armadilha, porque ao fim você percebe a complexidade dos personagens e das relações sociais.

Fabio 26/10/2023

Um mar de sensibilidades
‘O Velho e o Mar’, obra prima do premiadíssimo autor Ernest Hemingway (Pulitzer 1953, Nobel de literatura 1954), publicada em 1952, nos conta a belíssima e tocante história do velho pescador Santiago, nos dias de sua maior aventura em alto mar.

Santiago, um experiente pescador cubano, luta contra as vicissitudes de um período adverso, em que a “sorte” lhe abandonou, e que está há mais de oitenta dias sem apanhar um misero peixe. Então com a ajuda do jovem Manolin, seu antigo aprendiz, prepara os escassos e precários equipamentos para maior expedição de sua vida.

‘O Velho e o Mar’, adentra e nos conta sobre a odisseia solitária de Santiago em alto mar, e nos mostra a jornada épica do protagonista em busca do maior peixe que jamais pescou, a fim de restaurar o respeito junto à comunidade de pescadores. Além da jornada marítima, Hemingway, nos entrega uma história emocionante, repleta de sensibilidade e autorreflexão do protagonista, mediante ao embate de sua vida, suas amizades, suas lutas, conquistas e fracassos, no mar e na vida. Mas, Hemingway, vai mais longe, e fala principalmente sobre a carência humana, no que se refere aquilo que mais necessitamos como seres que pensam e sentem, tanto física, social, quando psicológica.

Um texto delicado e envolvente, que conduz o leitor, pelas reflexões de vida de um homem simples, de enorme coragem e determinação, que mesmo nas enormes intempéries da vida, sempre encontra motivos para seguir adiante, firme, sem vacilar, e sobretudo, busca viver aquela singela alegria que somente os bons e puros de coração a possuem, mesmo nos reveses da extrema solidão.

Pouquíssimas vezes na minha vida como leitor eu me deparei com um livro tão emocionante, capaz de tocar tão profundamente no coração como o ‘Velho e o Mar’, e como é impressionante a capacidade de Hemingway, de nos apresentar a grandeza do homem, em seu estado máximo de coragem, paciência e resiliência, mesmo em um livro tão breve e conciso, e quão grande o domínio da arte narrativa do autor em traduzir em cenas tão singelas, a grandiosidade de sua imaginação.

Com um enredo simples, lacônico, repleto de lirismos, ‘O Velho e o Mar’, faz parte daquelas pinturas, que são raras, e que precisam de tempo para se aquilatar, e que, na maioria das vezes, de tão belos, não se consegue romper o tênue elo que nos liga ao texto, mesmo após vários dias de reflexivos e nostálgicos pensamentos.

Nem preciso dizer, que recomendo esse livro a todos vocês meus amigos leitores, e que se pudesse, presentearia a cada um de vocês com um exemplar dessa Obra-Prima da literatura.
Isis Costa 26/10/2023minha estante
Belíssima resenha

Flavia_Lo 26/10/2023minha estante
Fiquei com muita vontade de ler, linda resenha ?

Chelsea.Archer 26/10/2023minha estante
Uau! Que resenha impactante Fábio. Achei esse livro incrível também. Tocou muito meu coração.

Jóice D. 26/10/2023minha estante
Quem lê esse livro nunca esquece né, Fabio!
Um livro precioso, Santiago e o jovem Manolin ganhou meu coração.
Parabéns pela maravilhosa resenha! ??

Carolina165 26/10/2023minha estante
Fábio, o dia que vc escrever um livro vou colocar em primeiro lugar na minha TBR, vc escreve mto amigo!! Suas resenhas são TOP! E é como eu sempre digo, um livro pode ser "grande" em sua profundidade e qualidade com apenas cento e poucas páginas!!

Fabio 26/10/2023minha estante
Isis, muito obrigado, de coração!!!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Ro, minha querida, obrigado, pelas belíssimas palavras!?
Nem sei o que dizer depois do seu comentário!
Fico feliz em ter te animado tanto para adiantar a leitura, e não vai se arrepender, eu garanto.
Com toda certeza, vai entrar na sua lista de favoritos!!!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Flavinha, eu fico extremamente feliz que tenha gostado da resenha, mas fico ainda mais, sabendo que te animei a ler esse livro, que pra mim, é uma obra de arte! ?
Obrigado, querida!

Fabio 26/10/2023minha estante
Chelsea, que livro, não é?
Esse livro é um dos mais belos textos que já li na vida!
Muito obrigado, pelo carinho!!!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Joice, esse livro realmente exerce um impacto muito grande na forma do pensar e sentir!
Que livro belíssimo!?
Agradeço pelo carinho e pela presença, e um muito obrigado pelas suas belíssimas palavras!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Carolzinha, minha querida, muito obrigado pelo carinho e presença de sempre, e principalmente, por dispensar um tempo para ler a resenha, que ficou um tanto prolixa!?
Querida, esse livro me marcou profundamente, então, boa parte dos méritos da resenha, são do Hemingway.
Mas agradeço de coração por tão belas palavras. Me deixou aqui, exultante!?
Gratidão!!!??

Carolina165 26/10/2023minha estante
Prolixa nada Fábio, ficou excelente como sempre!! ?

EuNathMancinelli 26/10/2023minha estante
Uau !!! Já estou morrendo de vontade de ler ! Na lista ! Obrigada.

Obrigado, Nathalia!?
Fico feliz em ter te incentivando a ler essa obra prima!

Obrigado, Carolzinha!???

Kat 26/10/2023minha estante
Ótima resenha! Esse livro está na minha lista infinita de livros para ler, todos falam muito bem dele.

Obrigado, Kat!?
O livro é fantástico, vale a pena dar uma chance!

Regis 27/10/2023minha estante
Me senti da mesma forma quando fiz essa leitura, Fábio. Sua resenha ficou ótima, parabéns! ??

Jessica M. 27/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Fabio! ?

Obrigado, Regis!?
Esse livro é demais né?

Muito obrigado, Jéssica!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!

Katia C. Menezes 27/10/2023minha estante
Amei a resenha.

Muito obrigado, Katia!?

Vanessa.Castilhos 27/10/2023minha estante
Fabio, resenha linda e com tanta sensibilidade... bem como essa leitura, que é linda, sensível e inesquecível. Parabéns amigo!!

Fabio 27/10/2023minha estante
Van, minha querida, muito obrigado pelas belíssimas palavras!?
Agradeço por tirar um tempo para ler a resenha, e fico feliz que tenha gostado!??
Esse livro realmente é inesquecível!!!!

Vênus_Alice 27/10/2023minha estante
Que resenha linda, me deixou encantada!

Fabio 27/10/2023minha estante
Ah Alice, muito obrigado?... Fiquei lisonjeado!!!
Fico feliz que tenha gostado da leitura!
Agradeço o carinho e a presença!

CPF1964 28/10/2023minha estante
Você está se superando nas resenhas, Fabio. ????

NothingIsHere 28/10/2023minha estante
Você como sempre arrasando nas resenhas. Um livro ótimo e uma resenha maravilhosa!

Fabio 28/10/2023minha estante
Muito obrigado, Cassius!
É muita gentileza sua! ?

Fabio 28/10/2023minha estante
Ahhh, Bia, muito obrigado pelo carinho de sempre!???
Fico muito feliz, que a leitora mais rápida que eu conheço tenha gostado da resenha! kkkk
Estava sumida!!!

@Francielly 29/10/2023minha estante
Fabio,
Parabéns pela resenha, amigo, excelente como sempre. ????
Todas as vezes fico presa do início ao fim e nem é sobre um livro que faz parte do meu gosto literário rs

Fabio 29/10/2023minha estante
Ah , Fran minha querida, muito obrigado, pelas palavras carinhosas!??
Fico feliz em te instigar a ler as resenhas! Kkk
Espero, que um dia de uma chance a esse, que realmente, é um dos livros mais emocionantes que já li!

Mimi Macedo 01/11/2023minha estante
Já salvei

Fabio 02/11/2023minha estante
Isso ai, Mi!!!

MaywormIsa 28/02/2024minha estante
Terminei de ler minha edição de 1966! O reencontro de manolin com o velho foi muito tocante, as lutas finais me prenderam numa tensão poderosa. Que pena que ele não viu a glória de sua batalha solo, ainda mais sendo um velho desprovido de sorte, se é que podemos dizer assim. A vida não é fácil mesmo, mas ela continua.

Fabio 28/02/2024minha estante
Isabela, você tem uma bem edição então hein?
Qualquer hora se puder me mostrar, eu gostaria de apreciar esse tesouro!
Eu concordo com todas as suas observações. A vida não é fácil, mas temos.que buscar o otimismo do nosso velho amigo pescador!!!

@aprendilendo_ 10/10/2021

"Resenha de O Velho e o Mar"
Após incríveis 84 dias sem conseguir pescar nenhum peixe, um velho pescador decide reunir todas as suas forças em uma jornada solitária pelo mar para, finalmente, tentar vencer o jejum que há tanto o assombra. No entanto, o protagonista da história não esperava por encontrar o maior peixe de sua vida, o qual trará consigo uma batalha inesquecível. Publicado em 1952, “O Velho e o Mar” é tido como o livro mais marcante dentre as obras do famoso escritor norte americano, Ernest Hemingway.

De início, com uma narrativa em terceira pessoa e dividido em pequenos capítulos, “O Velho e o Mar” se trata de um envolvente conto acerca de uma batalha não apenas exterior, entre o homem e um peixe gigante, como, igualmente, interior, acerca do ser humano e suas próprias convicções. Nesse contexto, por meio de uma escrita inteligente e bem estruturada, o livro rapidamente imerge o leitor em um ambiente sereno, solitário e, ao mesmo tempo, desafiador e paisagístico. Como consequência disso, no decorrer dos acontecimentos, cada momento acabar por ter um grande peso emotivo.

Por outro lado, acerca da história em si, apesar de não haver uma diversidade de cenários e personagens, o autor consegue trazer toda uma gama de sentimentos em cada cena da trama. Nesse ponto, o livro acaba por ser muito mais profundo que uma mera pescaria quando, na verdade, abrange todo um dilema interno de um homem solitário e simples. Dessa forma, o resultado inevitável é uma obra linda e charmosa em suas minucias e diversas formas possíveis de ser abordada.

“O Velho e o Mar”, em poucas páginas, consegue passar todo um aspecto de conto mítico, enquanto narra uma batalha incrível, a qual, em suas entrelinhas, demonstra, com vivacidade, todo o poder da convicção e coragem humana.

Nota:9,0
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-o-velho-e-o-mar

Marlonbsan 24/02/2020

O Velho e o Mar
É contada a história de um pescador, Santiago, que está há 84 dias sem apanhar nenhum peixe, mas continua em suas tentativas. Assim, mais uma vez vai para alto mar, com seus pensamentos, suas tristezas e uma genuína vontade de continuar.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos a saga de Santiago em mar aberto em uma de suas pescarias. Como ele passa muito tempo sozinho, há muita reflexão, descrição de movimentos relacionados ao barco e aos equipamentos e linhas de pesca, o que pode deixar a leitura um pouco maçante, mas, de maneira geral, o livro é bem fluido, muito bem escrito e, por ser curto, toda essa descrição não é tão densa.

A história tem uma sensibilidade muito grande, tanto na inocência e nas crenças de Santiago como a sua paixão pelo mar e o respeito que tem por esse meio. Há muita reflexão para se fazer com relação à busca de nossos objetivos, o quão longe iremos para tal, as marcas que isso pode deixar e se vale ou não a pena. Mas ao final, temos que lidar com as suas consequências também. Em alguns trechos a escrita se torna repetitiva, dando ênfase ao que se espera ou algo do tipo, o que deixa um pouco arrastado a leitura. Ainda assim, é muito bem escrito e traz simplicidade e leveza para a história.

É mais um livro que necessita estar aberto a tentar entender as entrelinhas e buscar significados, se for ver a literalidade se torna um livro apenas, de um velho e o mar.

xLeoSaraiva 28/01/2024

"Mas o homem não foi feito para a derrota. Pode ser destruído, mas nunca derrotado".
"O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, é um livro que não pode ser lido às pressas ou sem deixar-se levar pela imaginação do autor. Caso contrário, o(a) leitor(a) se deparará com uma leitura que apenas descreve os movimentos de um velho pescador em alto mar.
Por trás do pequeno número de personagens e da brevidade da história, o livro carrega sentimentos e reflexões que apenas uma leitura serena é capaz de descobrir. Ao narrar a história de Santiago, "O Velho e o Mar" explora a potência dos homens diante da solidão, do trabalho exaustivo, da mágoas da vida e da própria sobrevivência.
Em síntese, Hemingway desenvolve, a partir de uma história muito simples, a fagulha para reflexões que deveriam ser feitas diariamente por cada um de nós. Recomendo!

SARAIVA, L.
Pedro 28/01/2024minha estante
Excelente resenha.

xLeoSaraiva 28/01/2024minha estante
Obrigado, Pedro! Abraços.

Alana592 28/01/2024minha estante
Além de não ser lido às pressas, tem que ser relido com certeza.

xLeoSaraiva 29/01/2024minha estante
Com certeza, Alana!

anna 29/01/2024minha estante
Esse livro é lido e é o tipo de livro que eh prazeroso de se ler lentamente, uma experiência ótima!

xLeoSaraiva 29/01/2024minha estante
De fato, Anna! Gostei tanto da escrita e do ritmo da leitura que já separei mais outros dois do mesmo autor para ler daqui a alguns dias :)

Flávia Menezes 16/05/2023

??NÃO ENTENDO ISSO DOS ANOS: É BOM VIVÊ-LOS,MAS NÃO TÊ-LOS.
?O Velho e o Mar?, é uma novela de Ernest Hemingway que foi publicada ainda durante a sua vida, em 1952, e que até os dias atuais permanece como uma das suas obras de referência. Quando o autor entregou o manuscrito ao seu editor, ele adicionou a ele um bilhete que dizia: ?Eu sei que isso é o melhor que posso escrever na minha vida toda?. Um palpite muito certeiro, já que o livro acabou rendendo a Hemingway um Pulitzer em 1953, e o prêmio Nobel da Literatura em 1954.

Meu primeiro livro do autor foi ?Paris é uma Festa?, e eu me apaixonei tanto pela escrita dele em uma obra de não-ficção, que contava sobre o seu período em Paris com sua primeira esposa, quando ele ainda ensaiava seus primeiros passos como escritor, que fiquei com receio de ler este, e encontrar diferenças em seu tipo de narrativa. Um receio bobo, pois a escrita de Hemingway é realmente muito poderosa e tão cheia de sentimentos, que ele facilmente consegue nos emocionar.

Aliás, falar em emoção é falar de ?O Velho e o Mar?. Já que acompanhar a história de Santiago (um pescador simples que vai ensinando tudo o que sabe do seu ofício para um jovem garoto chamado Manolin, enquanto comenta sobre as limitações que o tempo lhe impôs) é também se emocionar do começo ao fim.

Apesar de ser um livro curto, geralmente com edições de um pouco mais de 100 páginas, a grandiosidade da mensagem que nele contém é imensurável. Essa é uma história que fala sobre a finitude humana, sobre a fragilidade de cada um de nós, sobre a sabedoria que os anos nos traz, sobre a lealdade, sobre caridade, e sobre acima de tudo, ser humilde e gentil com aqueles que vieram antes de nós.

Quando o velho Santiago fala sobre a natureza, sobre o mar, as aves e os peixes, é com um enorme respeito e reverência ao lugar de onde vem toda a sua subsistência. É o mar que sempre o alimentou, e são os peixes, os seus companheiros, que se sacrificaram para que ele continuasse nessa jornada chamada vida até a fase da velhice. Essa é uma expressão tão bela de como o velho Santiago vê a pescaria como parte do seu destino, e a ela se dedica em cada um de seus dias, não apenas em acordar cedo e levar o seu barco para alto mar em busca do seu alimento, mas também de ensinar a arte aos mais novos.

O mar, nesta história, tem duas grandes representações e eu quero poder falar um pouquinho sobre elas.

Para o velho Santiago, o mar é como uma mulher. Ele o vê como se fosse um feminino. Em uma das passagens ele chega a citar como a lua afeta o mar, tanto quanto afeta as mulheres. Para Santiago, o mar é como uma mãe. É a mãe que alimenta, assim como é dela que provêm a vida. E a forma como ele o respeita, é como respeita o feminino da mãe. Da mãe que um dia o gerou e o alimentou, assim como o mar é capaz de gerar toda a vida que também o alimenta. Uma bela alegoria da sua relação de subordinação a algo que lhe é muito maior. O mar é extenso, e como uma mãe, é aquele a quem se deve respeitar, se quisermos conseguir algo vindo dele.

Uma outra representação, é que quando Santiago parte em sua viagem em busca do grande peixe, o maior que já pescou em toda a sua vida, esse momento simboliza o mergulho na imensidão do seu inconsciente. Esse é um outro significado que esse mar traz, porque o tempo em que ele passa no mar, é o tempo que ele passa consigo mesmo. Enfrentando todos os seus monstros internos, e vendo que apesar de tudo, ele é forte o suficiente para sair vitorioso. Sua jornada é encarar o desconhecido, em uma relação em que a grandiosidade do mar o faz perceber como ele é pequeno, frágil, a ponto de se conscientizar que é preciso ter coragem para sair do mar vivo, tanto quanto é preciso ter coragem para viver e chegar ao fim da vida.

Uma outra simbologia que é trazida nesta história é o sonho recorrente que Santiago tem com leões. O leão é o Rei dos animais, e simboliza a sabedoria, o poder e a justiça, e a sua imagem está associada à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador. Exatamente o que o velho Santiago representa na vida do jovem Manolin: ele é o seu mentor, seu mestre, é aquele que tanto tem a lhe ensinar.

Aliás, a amizade entre Santiago e Manolin me lembrou uma bonita passagem da autobiografia do Bert Hellinger, quando ele diz:

?O que é velho envelhece assim que o novo chega. Então, pode terminar. E tão logo termine para nós, nosso olhar e nosso movimento podem seguir para a frente. Se pararmos nesse movimento, o novo também para. Em vez de vir, falta. O novo envelhece o velho. Dele tira o tempo e suas possibilidades. Quanto mais rápido nos prepararmos para o novo, tanto mais rápido o velho ficará para trás. Ficará para trás sem deter o novo nem barrar seu caminho. Isso significa, então, que o velho está completamente terminado? Graças ao novo, seus dias estão contados. Por mais precioso e valioso que tenha sido para nós, apenas quando entra no novo como algo velho e, ao mesmo tempo, fica para trás no novo, é que o velho continua agindo nele.?

E é exatamente assim com o Santiago e o Manolin: enquanto o velho envelhece, e sente seus efeitos, o novo vai aprendendo com ele, e tomando o seu lugar, para dar continuidade ao trabalho que seu antecessor iniciou.

Essa é uma parte muito tocante na história, porque a forma como o garoto cuida do velho Santiago é tão cheia de afeição e carinho, que me fez pensar na juventude da atualidade. É tão importante compreender que uma pessoa de mais idade, que já esteja desfrutando da velhice, é muito mais do que apenas os músculos que perderam a sua rigidez, ou dos ossos que se tornaram frágeis, e do rosto cuja pele começa a enrugar porque perdeu toda a sua elasticidade.

Aqueles que têm mais idade do que nós, já viveram mais, e passaram por mais coisas do que nós passamos. E é certo que possuem tanto a nos ensinar. E se vivemos tendo que aprender pela dor, do que pelo amor, é exatamente por queremos fazer do nosso jeito, sem dar ouvidos àqueles que vieram antes de nós. Porque se o ouvíssemos, não precisaríamos errar tanto assim.

É bela essa frase de Albert Camus do quanto queremos ter uma vida longa, mas quanto mais o tempo passa, e mais aniversários fazemos, mais angústia sentimos. Claro que a velhice não é fácil, e existem muitos desafios que temos que passar e sem preparo algum, porque não sabemos o que devemos esperar do nosso próprio processo de envelhecimento. Mas o medo de envelhecer tem sido tão forte na nossa atualidade. Não apenas pela evidência dos procedimentos estéticos que tem sido buscado por pessoas cada vez mais jovens, mas em ver como os jovens hoje têm medo de envelhecer. E veja bem, eu não estou aqui me referindo a ter 70 ou 80 anos. Mas estou falando de ter 30...40.

Eu posso até estar equivocada, mas acredito que o medo seja muito maior do amadurecer, do que do envelhecer em si. Que particularmente eu vejo muito mais como um medo de ter responsabilidades e tudo o que vem no pacote de ser adulto, do que necessariamente do tempo que age forte sobre a vitalidade do corpo. Que mística tem rondado tanto os nossos jovens para que, ao contrário do que acontece no filme ?De repente 30?, onde uma menina de 15 anos quer ter 30 anos, porque 30 é a idade do sucesso, parece que para os jovens de hoje, chegar aos 30 é iniciar o seu declínio. E posso dizer uma coisa? Mas é exatamente o contrário!

Não podemos parar o tempo, nem impedir o processo de envelhecimento que cada um de nós está passando a cada dia a mais que vivemos. E se pararmos para pensar, por que faríamos isso? A vaidade pode até querer que o relógio pare, só para que o corpo (o externo) possa permanecer cheio de energia e vigor. Mas e a quantidade de lembranças que vamos colocando na mala da vida (interno)?

Quantas alegrias, quantas pessoas incríveis que conhecemos ao longo da nossa jornada, e quantas dores passamos que podem até ter arrancado muitas lágrimas, mas também nos ensinaram tanto. Nossos jovens querem tanto ser sábios, mas a sabedoria não é feita apenas do conhecimento das teorias que vemos por aí. O saber se faz também da experiência, e para isso, é preciso viver, e viver muito.

Sabedoria se faz ouvindo aos mais velhos e aprendendo com eles, porque eles já passaram por muitos desafios, que mesmo que as épocas e as gerações possam ser diferentes, mas acredite, nós também um dia passaremos. E quando respeitamos o velho, nos incorporamos no novo (nós) também o outro (o velho), e aí sim que adquirimos sabedoria.

Falar da velhice é como falar da filosofia. Quando um Kierkegaard, ou um Heidegger fala, eles não estão nos passando um conceito que devemos aprender e ponto. Eles nos convidam a filosofar com eles. Eles nos convidam a olhar para a nossa vida, e sentir mais do que tentar entender o que eles estão tentando nos ensinar. E é isso que os mais velhos também fazem. Eles nos falam das suas experiências de vida, porque suas cicatrizes trazem história. E esse filosofar dos anos vividos, nos preparam para os obstáculos que nos esperam logo à frente.

Santiago podia até ser apenas um pescador de idade avançada, mas ele também foi a prova de que os anos bem vividos podem debilitar um corpo, mas também nos ensinam a ter coragem, e a seguir em frente, porque sabemos do que somos capazes. E é por isso que o garoto Manolin me tocou tão profundamente. Porque ele respeitou cada cicatriz do seu grande mestre, porque sabia bem o herói que ele era. Ele sabia que a velhice não é apenas deixar o corpo frágil, mas acumular experiências importantes.

E é por isso que ele via o velho Santiago como o grande. Porque na pequenez da sua inexperiência, ele podia ter o vigor do corpo físico, mas na ausência da sabedoria, ele estaria frágil diante dos desafios que a vida tem para lhe impor. E na humildade de quem sabe que pouco sabe, ele se colocava como aprendiz. Porque para enfrentar a imensidão do mar, ele sabia que precisava de tudo o que o velho Santiago tinha para lhe ensinar.

Por isso que na vida um dia somos aprendizes, e no outro, somos mestres. Mas para chegar lá, é preciso saber se colocar com humildade no lugar de quem precisa aprender primeiro, porque na vida primeiro primeiro se semeia, e depois se colhe.
Guilherme Amin 17/05/2023minha estante
Com o livro na mão, estou pensando se leio ele ou sua resenha antes!

Aline.Rodrigues 17/05/2023minha estante
Já li alguns do Hemingway, mas nenhum superou este!

Flávia Menezes 17/05/2023minha estante
Ah Guilherme? eu acho que seria bom você ler e depois voltar aqui pra me dizer o que achou do livro e da resenha. ?

Flávia Menezes 17/05/2023minha estante
Sério, Aline? Eu ainda tenho que ler ?Adeus às Armas? pra ver mais de Hemingway, mas esse..realmente é sem igual! ??

Daniel 17/05/2023minha estante
Que gostoso ler sua resenha, Flávia! Me deu vontade de ler essa obra novamente. O último parágrafo da sua resenha vou colocá-lo no meu perfil do Skoob. Digno de aplausos! ??

Flávia Menezes 17/05/2023minha estante
Poxa, Daniel! Muito obrigada mesmo! E que bom poder aguçar esse desejo de releitura, porque realmente é um livro excepcional! E sobre o último parágrafo da resenha, puxa..fico lisonjeada. Obrigada mesmo.

italomalveira 18/05/2023minha estante
Sua resenha me fez comprar esse livro. Esse tema é muito importante e muito me interessa.

Flávia Menezes 18/05/2023minha estante
Oi, Ítalo! Que bom ler isso, porque esse é um livro muito lindo pelas mensagens que ele traz. E eu espero que você goste dele, porque esse realmente é um clássico sempre atual! Vou ficar de olho nas suas impressões quando você for ler.

Guilherme Amin 22/05/2023minha estante
Linda resenha e que me deixou entusiasmado para ler o romance, amiga! Comecei hoje, por sinal. Ah, adorei a citação de Hellinger. ?

Flávia Menezes 22/05/2023minha estante
Amigo, muito obrigada! Ansiosa pra ver as suas impressões! E sobre a citação, se não conhece, indico a autobiografia do Bert Hellinger. Ele é muito excelente!!! Boa leitura, amigo!

italomalveira 23/05/2023minha estante
Tenho a impressão de que vou gostar ?

MaywormIsa 28/02/2024minha estante
Terminei agora e encontrar sua resenha foi um presente! Acredito que o ponto de vista de encarar o mar como inconsciente foi uma grande sacada e fez todo o sentido. Apesar de velho e se considerar desprovido de sorte, encarou com coragem e não se deixou abater pelas dificuldades absurdas que viveu, mostrando um estado psicológico muito forte. Também achei interessante seu respeito pelos animais, do ponto de vista de um pescador, pois como vegana, não compartilho do mesmo jeito de enxergar a relação dos animais com a comida e com a morte pela mão humana. Ainda assim, pude ver seu carinho para com o ?meio peixe? e tantos outros animais.

Flávia Menezes 28/02/2024minha estante
Isa, obrigada pelas palavras e pela troca tão rica dessa experiência! Eu estava tão ansiosa pra ver o que você ia achar do velhor Santiago. E realmente! Hemingway fez um trabalho tão belo nesse livro, e de camadas tão profundas, apesar de ser tão curtinho! Que bom ver que ele te encantou também.

Cassio Kendi 19/03/2021

Li este livro pela primeira vez faz quase uma década. Continua tão bom quanto ele era na minha memória. O enredo é simples e o livro é curto, mas a forma como o autor mescla os eventos e os pensamentos da personagem é de uma beleza enorme.
@LuanLuan7 26/03/2021minha estante
Muito bom!

Lu 24/04/2021minha estante
Esse livro tocou minha alma.

Regis 18/07/2022

Santiago é um homem extremamente humilde, que vive uma vida muito simples em Cuba. Após 84 dias  sem conseguir  pegar nenhum peixe, ele segue, cheio de esperança, para mais uma empreitada de pesca pelo mar cubano. Logo no início de sua viagem ele se depara com um peixe que fisga sua isca, e se revela ser um peixe muito maior do que todos que já pescou, e também, maior do que qualquer um que já tenha visto.

A todo momento me questionava se Santiago aguentaria a tortura física e emocional que estava vivendo, mas diante de uma batalha homérica ele continuou lutando com todas as suas forças tentando perseverar.
E assim ele te faz torcer, sofrer e se sentir perdido com ele em meio ao mar

Em pouco mais de 100 páginas Hemingway te transporta para o mundo de Santiago, para momentos de suspense e ação dentro de um pequeno barco, onde ele te faz sentir esperança, para logo em seguida te fazer compreender: que nem sempre todo o esforço empreendido é recompensado, e que as vezes, mesmo quando se ganha, também se perde.

Esse livro mexeu comigo.
Durante a leitura, toda a força, esperança, sabedoria e luta árdua de Santiago me transportou para um lugar estranho.
E tenho certeza que ainda estarei refletindo sobre ele por muito tempo.

Foi uma leitura poderosa, que recomendo a todos.
com amor, beca 18/07/2022minha estante
um dos meus livros favoritos da VIDA, simplesmente li ele na hora certa no momento certo, a história me inspirou muito a sempre manter a cabeça erguida, mesmo se as coisas desandarem do que a gente quer

Regis 18/07/2022minha estante
Esse livro tem uma mensagem poderosa e inspiradora mesmo becaâç.
Estou muito contente por tê-lo lido.

Cleber 18/07/2022minha estante
Adorei esse livro tbm! Mandou bem na resenha, deu vontade de ler novamente :)

Regis 18/07/2022minha estante
Obrigada Cleber! ?
Eu vou pensar nesse livro por um tempo ainda. Ele realmente mexeu comigo.

mpettrus 19/07/2022minha estante
Nossa, sempre tive curiosidade para ler esse livro do Ernest. Agora depois de ler sua resenha, tão bem escrita, tão bem justificada, que motiva qualquer leitor a embarcar nessa aventura. Pensando seriamente em ler ???

mpettrus 19/07/2022minha estante
Parabéns pela resenha!!! Formidável, Régis ????

Regis 19/07/2022minha estante
Obrigada mpettrus!
Espero que possa ler esse livro e que se sinta tão arrebatado por ele como fui. ?

Ster 20/07/2022minha estante
Excelente resenha. ?? Realmente, nos sentimos ao lado de Santiago, compartilhando de sua determinação, suas lembranças etc.

Regis 20/07/2022minha estante
Obrigada Ster! ?
E realmente nos sentimos próximos de sua luta e é muito intenso.

AnonymousCow 22/07/2022minha estante
Terminando de ler Ficções quero ler este ?

Regis 23/07/2022minha estante
Espero que goste. ?

Canuto 30/07/2022minha estante
Me interessei

Ju_allencar 21/03/2024

Primeiro contato com Hemingway
Gostei bastante, a história é simples porém te envolve e você fica torcendo de verdade pro personagem. Durante a leitura é como se o velho estivesse conversando conosco, e nos faz participar dessa aventura junto com ele. Livro muito bom ??

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O velho e o mar, Ernest Hemingway - Nota 7/10
Recebi muitas opiniões positivas e comecei a leitura com uma expectativa muito alta. E posso afirmar que não me decepcionei nem um pouco! Meu primeiro contato com Hemingway foi intenso, apesar das poucas páginas que compõem essa obra. Acompanhamos Santiago, um velho pescador de uma pequena vila em Cuba, que, depois de passar mais de 84 dias sem conseguir pescar algum peixe, encontra a presa de sua vida: um peixe enorme, de um tamanho nunca visto antes. A luta de Santiago para conseguir tirar o animal da água é muito bem detalhada, de forma que o leitor acaba sendo arrastado ao barco, podendo sentir de perto as dores e emoções do protagonista. É um confronto entre o homem e suas limitações... É difícil ler a obra sem despertar uma compaixão pelo protagonista! O leitor também se depara com uma amizade inspiradora entre Santiago e um garoto da vila de pescadores que acompanhou Santiago por diversas aventuras e que cuida dele como um pai! A escrita é realmente excepcional... Não dei 10 pois não senti que foi um livro que me marcou! Talvez a expectativa tão alta tenha atrapalhado um pouco...

site: https://www.instagram.com/book.ster
Kleber 29/09/2020minha estante
Oi Pedro, gosto muito do seu canal e dos seus comentários, mas confesso que este aqui me intrigou um pouco. Gosto não se discute, eu adorei esse livro, mas sua nota me parece um pouco desconexa com seu comentário. Você fala "comecei a leitura com uma expectativa muito alta. E posso afirmar que não me decepcionei nem um pouco!", "foi intenso", "Não dei 10 pois não senti que foi um livro que me marcou!" e mete um 7 na testa do pobre Santiago (hehehe). Não considere como uma crítica minha à nota, pois é algo pessoal, mas é um feedback em relação à sua análise. Quem lê o texto não espera um 7, sendo que não houve nenhum comentário "negativo". Abraço.

Gabrielang 21/01/2022minha estante
Nossa, tbm ! Não achei um livro lá essas coisas sabe. Pelo tanto q falaram sobre ele

3.0.3 18/01/2024

A vida, a vida recomeçando sempre
“No escuro o velho sentia a manhã que vinha, e remando ouvia o som trêmulo dos peixes-voadores a sair da água e o silvo que as asas tesas faziam quando eles cortavam as trevas.”

Ernest Hemingway (1899-1961), renomado escritor que recebeu o Pulitzer em 1953 e o Nobel em 1954, é o autor da obra-prima O velho e o mar (1952). O livro narra a extraordinária jornada de Santiago, um velho pescador, durante a sua expedição mais notável no oceano.

Diante de circunstâncias desafiadoras, Santiago, um pescador habilidoso, se vê às voltas com uma prolongada onda de infortúnios – por mais de oitenta dias, a sorte o escapou, deixando-o à míngua sem qualquer peixe. No entanto, com o auxílio do seu aprendiz, o jovem Manolin, Santiago prepara os seus escassos equipamentos para aquela que será a jornada mais significativa da sua vida.

O velho e o mar embarca o leitor na viagem solitária de Santiago, narrando sua heróica busca para capturar o maior peixe que já encontrou e reconquistar o respeito de seus colegas pescadores. Capturando a essência das lutas, das amizades, dos triunfos e dos reveses da vida – tanto em águas abertas quanto nos campos mais amplos da existência –, a obra se estende para além da superfície e investiga necessidades humanas fundamentais, apresentando uma narrativa carregada de emoções que se aprofundam na introspecção da personagem.

Apesar de enfrentar imensos desafios, vivendo em profunda solidão, Santiago mantém-se inabalável e busca abraçar a felicidade que habita o coração dos virtuosos. Encantador, O velho e o mar é uma viagem através das reflexões de um indivíduo como outro qualquer, mas incrivelmente resiliente. É o simples com potência. Em poucas páginas, notamos como a precisão linguística de Hemingway brilha ao retratar a bravura, a paciência e a superação de Santiago.

O livro transcende a sua premissa inicial de uma pescaria e mergulha na complexa luta interna de um indivíduo solitário e despretensioso. Em termos de narrativa, o autor evoca habilmente múltiplas emoções dentro de cada cena. Assim, transportando o leitor para um reino mítico, onde uma batalha extraordinária se desenrola, mostrando sutilmente a força indomável da determinação e bravura humanas, a obra abre vários caminhos interpretativos.

Santiago dedica-se ao ofício da pesca diariamente, levantando-se cedo e aventurando-se no mar em busca de sustento. Esta perspectiva ilustra como a pescaria é parte integrante do destino do protagonista. É o mar quem lhe proporciona o alimento, e são os peixes que se sacrificam para garantir a sua sobrevivência. Sendo assim, é sempre com grande admiração e reverência que Santiago fala da natureza, do oceano e dos animais. Ele nutre profundo respeito pela fonte que sustenta a sua existência.

O velho e o mar realça a coragem necessária para sobreviver e navegar pela vida até o último instante. Embora a sua viagem seja um embate com o incógnito, onde a imensidão marítima o lembre constantemente a sua insignificância e a sua vulnerabilidade, é justamente no mar que Santiago descobre a sua própria força ao confrontar os demônios que o assombram. A solidão da jornada representa um submergir nas profundezas do próprio inconsciente, transformando o mar em uma metáfora para a autorreflexão, pois o tempo que passa nele também representa uma viagem para dentro de si.

Aquele que deseja obter algo do mar deve abordá-lo com reverência e respeito, como se abordaria uma mãe. Santiago lembra do mar como uma mulher cheia de feminilidade e traça um paralelo entre a influência da lua no mar e o seu impacto nas mulheres. Para ele, o mar é mãe nutridora, fonte de sustento e de vida. Essa sua reverência, que reflete o respeito que ele tem pela essência feminina de sua própria mãe, é um traço alegórico comovente e destaca a sua subordinação a algo que o transcende. Assim como sua mãe o deu à luz e lhe deu de comer, a imensidão marítima tem o poder de gerar e sustentar todas as formas de vida.

À medida que Santiago vivencia os efeitos do envelhecimento, Manolin aprende com ele e gradualmente vai tomando o seu lugar para dar continuidade ao trabalho iniciado. Esse é um paralelo que a obra desenha e que também pode ser evidenciado nos sonhos de Santiago. O velho sonha constantemente com leões, que são ligados a figuras de pais e mestres e são reconhecidos por serem animais sábios, justos e corajosos. Nesse sentido, Santiago desempenha a função de orientador de Manolin, ensinando-lhe sobre a vida e suas circunstâncias.

Reconhecendo a sua limitação e compreendendo que necessitava da sabedoria do velho para enfrentar a vastidão marítima, ele se posiciona como um discípulo, pois, embora tivesse a vitalidade da juventude, a sua falta de sabedoria o tornava vulnerável perante às provações da vida. Manolin considerava Santiago uma pessoa extraordinária, compreendendo bem que o processo de envelhecimento, embora trouxesse a fragilidade física, também trazia no seu bojo uma antologia de experiências. Nesse sentido, Manolin sempre reverenciou as marcas que Santiago levava consigo, pois o seu mentor personifica a ideia de que precisamos cultivar a coragem de perseverar.

Não é todo dia que se encontra um livro tão emocionante. O velho e o mar é uma obra de arte elaborada com uma trama simples, mas grave, que requer tempo para ser totalmente apreciada. Nela, exploramos as limitações e as vulnerabilidades humanas, a conquista do conhecimento adquirido ao longo do tempo, os valores da caridade, do respeito e da humildade com os nossos antecessores. De certo, pertence à categoria das pinturas excepcionais que nos cativam profundamente, criando uma delicada ligação entre o texto e as nossas emoções.

Por fim, compreendemos que a vida segue o ciclo de semeadura e colheita, e O velho e o mar nos ensina que essa construção é diária, onde iniciamos primeiro como novatos e terminamos como especialistas. Para atingir esse nível de domínio, porém, é fundamental cultivar a importância do aprendizado empático e humilde.
Vania.Cristina 04/03/2024minha estante
Adoro esse livro! E adorei sua resenha também.

Diego Lima 14/11/2021

Esse livro teve peso para a conquista do Nobel de literatura por Ernest Hemingway, onde retratou a vida de um pescador de 85 anos de idade, Santiago (carinhosamente chamado de velho). O velhote estava muitos dias sem pescar nenhum peixe, já se considerando e sendo considerado azarado entre as pessoas da vila, perdendo até um de seus aprendizes, pois a família do jovem não o queira trabalhando com alguém sem sorte. Um certo dia o velho resolve mais uma vez lançar-se ao mar ...

Livro curto, porém, muito profundo em algumas questões como: solidão, esperança, crença em seu destino e, principalmente, sobre o respeito pela criação ao nosso redor. Santiago nos deixa muitas lições sobre nosso modo de enxergar nossa existência com relação ao mundo. E ainda teremos momentos de tensão nessa pescaria a qual nos é narrada. Acreditem em suas intuições, experiências e em seu potencial.