O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Mariiiss 18/03/2024

Um livro com poucas páginas, mas com um impacto bem grande.
Impossível não se envolver com a história (triste) de Santiago, um velho pescador.
A história é muito triste mesmo, mas fala um pouco de esperança, persistência e até amizade.
Alguns amigos comentaram que a leitura foi meio densa e demoraram bastante pra terminar de ler kkkk

Gabrielli 17/03/2024

Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado
Uma releitura que fez o livro crescer infinitamente! A escrita de Hemingway é sem igual e sua insistência na ausência de simbolismos sem dúvida nos deixa com ainda mais vontade de enxergar símbolos. Um livro sobre a velhice, a luta do homem contra a natureza, a persistência? maravilhoso.

Tati 17/03/2024

Um homem pode ser destruído e não derrotado.
Neste livro Hemingway traz diversos pontos de ensinamentos para se pensar sobre a vida, desde o pessimismo, até a comprovação de capacidade quando se destina esforços para uma determinada causa. Em um primeiro momento pode-se pensar que a história gira ao redor de um Senhor mais velho "Santiago", descrito como um simples pescador que já não encontra mais a sorte na pescaria e conta somente com a presença de seu amigo o jovem Manolin. No entanto com o decorrer da história e depois de colocar um olhar mais atento na mensagem que está sendo passada, é possível observar que se trata de uma causa muito mais profunda, como o fato de romper os nossos próprios limites, sejam eles, físicos e mentais, com base em determinação, perseverança, esforço e até alguns sacrifícios.

Gabriela3941 16/03/2024

O velho Santiago é um pescador que perdera a sorte - estava há 84 dias sem pescar nada. Entre a esperança e a solidão do alto-mar, o pescador tem um encontro com um enorme peixe. Ambos lutam por sobrevivência, e somos conduzidos por Santiago e seus pensamentos durante essa batalha. É uma leitura rápida, fácil, mas um pouco monótona. Um bom livro, que vale a leitura.

oliver.skywalker 15/03/2024

Um livro lindo sobre persistência e determinação, onde o personagem mostra que diante de grande conquistas vem grandes batalhas e desafios. uma leitura que vou levar pra vida, dentro do meu coraçãozinho.

Dunkstl 14/03/2024

A persistência de um velho
O velho e o mar é um livro que gosta de enfatizar uma ideia, e continua a enfatizar ela até seu o seu fim, Santiago e seu barco contam uma história de persistência e reflexão. Um bom livro nada mais, pode ser um livro chato para pessoas assim como eu, que não entendem absolutamente nada em relação a pesca e seus manejos, mas a história vale a pena.

jojo 14/03/2024

Leia e releia
Li o ano passado para participar do clube de leitura do parque vicentina aranha
E reli para o clube de leitura da apve.
O velho e o mar é um livro de somente 126 páginas e tem tanta profundidade, tantas camadas, tantos ensinamentos... é um livro para ler, reler e reler em vários momentos da vida... é a busca de nunca desistir em momento nenhum da vida
"Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado"

Isabely147 12/03/2024

Primeiramente esse livro foi indicação de um professor e depois esse mesmo me deu-o de presente, então eu o li com ainda mais carinho.

Foi a primeira obra de Ernest Hemingway com a qual tive contato e, com certeza, foi uma experiência muito boa. Com certeza buscarei mais do autor no futuro.

É um livro de fácil leitura, uma narração e uma história a princípio, superficialmente simples, no entanto se buscar mais ao fundo, se permitindo ir mais além do que a maioria vai, ir pescar para o largo, mergulhar as profundezas desse mar, encontrará um enorme peixe, não de carne e ossos ou cartilagem, mas de questionamentos, reflexões e ideias.

Esse é um livro que mostra o quão você está disposto a buscar algo, alcançar seus objetivos; que, talvez, se você for longe demais de sua zona de conforto pode encontrar maravilhas, mas também pode encontrar grandes dificuldades e desafios de provações, e que diante de tudo a derrota também poderá ser um caminho.

Acacio 12/03/2024

Leia de uma só vez
Um pequeno grande livro. História que prende e em poucas linhas iniciais o personagem principal já está definido e sua realidade social construída.

Recomendo que separe 3 horas para ler com calma e prazer, de uma só vez. Um livro sem capítulos, com uma só história a ser apreciada.

Invasão Bárbara 11/03/2024

O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
Este é o sexto livro do autor norte-americano Ernest Hemingway, último publicado em vida, que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer em 1953 e o Nobel de Literatura no ano seguinte. É considerado sua obra-prima.

A narrativa é curta e direta, em apenas um capítulo, para ser lida de preferência em um fôlego só. Alguns detalhes não são contados, mas o leitor consegue pegá-los no ar, como o local e a época em que a história se passa. Hemingway chamava isso de “Teoria do Iceberg”, a ideia é bem semelhante à utilizada na literatura e no teatro clássico japonês “De cada 10 passos, caminhe apenas 8”, ou seja, conte apenas alguns fatos e deixe o leitor concluir o resto.

Juntando o quebra-cabeça de informações soltas, ficamos sabendo que o livro se passa em Cuba (o pescador vê as luzes de Havana ao longe e navega pelas Correntes do Golfo), no final da década de 40 ou início dos anos 50 (há conversas sobre Joe DiMaggio estar de volta no time de beisebol dos Yankees).

Santiago é um pescador idoso vivendo na miséria, preso às lembranças do passado e lendo notícias de jornais velhos. Há 84 dias não pesca nada e acredita que a sorte o abandonou. Ao seu lado está Manolin, um garotinho que o ajudava no barco até começar a maré de azar e os pais da criança o obrigarem a mudar de embarcação.

No 85º dia, Santiago vai sozinho para o mar aberto e começa uma batalha contra um peixe enorme que dura três dias e três noites. Ela é descrita com a mais bela riqueza de detalhes que se pode imaginar: os machucados nas mãos, a náusea, o cansaço, as câimbras, as conversas em voz alta com a voz dos pensamentos e o desejo desesperado de não aceitar a derrota – para o peixe, a idade e a vida –, então, vem uma das passagens mais lindas, simples e angustiantes que já li:

“ ’Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?’, pensou ele.
– Nada – disse em voz alta. – Eu fui longe demais. “

Por mais que Hemingway só quisesse contar uma história sobre pescaria, ele acabou criando acidentalmente uma narrativa cheia de simbolismos e com várias camadas de complexidade.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Lika.Olive 11/03/2024

Esse é um dos meus livros favoritos. Ele é curto, simples, de escrita leve mas te faz ter tantas, mas tantas reflexões. É o tipo de livro que se renova a cada releitura dependendo da época da nossa vida.

lucasgsan 11/03/2024

Simples e cheio de reflexões
Depois de assistir o filme ?Meia-noite em Paris?, fiquei com muita vontade de ler algo do Hemingway. Decidi começar por este aqui.

Confesso que a leitura, de modo geral, me decepcionou. Achei que o livro, apesar de curto, foi bem arrastado, retratando em sua maior parte o duelo do protagonista contra a natureza, na busca de pescar um peixe.

Eu entendi que tudo isso é uma metáfora sobre a nossa luta diária na vida. A mensagem que ficou foi a de que mesmo diante de inúmeros obstáculos, perder a esperança não é uma opção.

A amizade do Santiago com o Manolim foi o ponto alto do livro pra mim. De certa forma, a memória do menino ao longo da viagem representava a esperança para Santiago, que mesmo já velho e com certas limitações, nunca deixou de acreditar no seu potencial como pescador.

Recomendo a leitura, apesar de achar a escrita arrastada.

umanatalense 11/03/2024

Encantador
Essa é mais do que uma história sobre um homem e um peixe; é uma reflexão sobre a natureza da vida. É um lembrete de que, mesmo nos momentos mais difíceis, podemos encontrar dentro de nós a coragem para enfrentar os desafios que a vida nos lança.

"O Velho e o Mar" cativa pela simplicidade, cada palavra deste livro é necessária, e a humildade que Santiago transmite ao executar seu ofício de pescador com respeito, sem desistir, é inspiradora. Terminei o livro querendo viver como ele viveu.

“Às vezes, a verdadeira vitória não se pode mostrar, nem a verdadeira coragem é tão visível ou evidente quanto se pensa.”