O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Clara3486 11/04/2024

Tudo mata tudo de uma maneira ou de outra
eu senti várias coisas diferentes lendo esse livro. no início, me deu uma sensação estranha de que eu estava lendo um livro nacional.
a história é bem simples e realista, e a escrita fez com que eu tivesse vontade de continuar lendo.
quando vi que não era dividido em capítulos, isso me incomodou um pouco, mas a falta de capítulos fez sentido à medida que eu ia lendo, até porque percebi que era um livro bem rapidinho e dinâmico.
muitos pensamentos do velho pescador são reflexivos, e eu gostei demais das vezes em que ele pensava no Manolin ou em beisebol, pra mostrar como o homem é simples mesmo.
na minha opinião, às vezes, a obra é chata, por ser muito parada, e ate frustrante, e não entendi muito bem por que ela se tornou um clássico. talvez por causa das mensagens profundas explicitadas de forma simples.
apesar de algumas coisas que não me agradaram, eu recomendo a leitura.

Julia.Simões 11/04/2024

Desolada
"Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?"

Estou completamente devastada, não pensei que fosse sentir algo tão profundo por esse livro que até então eu não estava gostando, inclusive pensei muito em desistir. É muito injusto o que aconteceu, o velho sofreu tanto, o peixe sofreu tanto e isso tudo pra que? Malditos tubarões! Eu tô igual o menino, chorando e chorando.

Pri 11/04/2024

Lição de vida
Achei o tempo de luta entre o velho e o peixe meio cansativo. No mais, a mensagem do livro é muito bonita, sobre resiliência, perseverança, fé, autoconhecimento, velhice... Não a toa tornou-se um clássico.

Carlos.Eduardo 07/04/2024

??????????????????????????????????????????????????

CibeleJLima 06/04/2024

Coragem e persistência
Muito bom o relato de persistência desse homem em fazer o que acreditava ser o certo!
Lutou com todas as forças pela sua conquista! Se teve sucesso? Basta ver a jornada que percorreu!
Um grande exemplo de que não devemos desistir diante das adversidades da vida. Muitas vezes o caminho vale mais que o resultado final!

Jéssica Kist 06/04/2024

Um livro de humildade comovente.
O velho Santiago lembra em muitos aspectos meu próprio pai. Teimoso, garrudo, humano.

Recomendo a qualquer um que busque reflexão.

yhanbarros 06/04/2024

O clássico dos clássicos!
Eu comecei lendo o velho e o mar com a expectativa lá em cima, afinal, eu ganhei esse livro de presente do meu amor.

É um livro simples e de história tranquila, mas com tanta intensidade e vontade de viver. A solidão do oceano que Santiago enfrentou e soube conviver com ela nos ensina muito. Assim como a sua luta com o peixe-espada e depois a sua luta para protegê-lo. A história é cativante e te prende tanto. Te faz querer mais e mais. Te deixa ansioso pelo reencontro de Santiago com Manolin. Te deixa aliviado, sabendo que o velho finalmente vai descansar por uns dias...

Eu amei o livro e tenho certeza que lerei outra vez.

Marllon Oliveira 05/04/2024

85 é o número da sorte
Comecei a ler o velho e o mar com uma expectativa muito elevada por conta de várias recomendações e tudo mais, eu gostei muito do livro e recomendo fortemente esta obra. A leitura é muito fluida e fácil.

Em determinado momento da leitura, percebi que não era só sobre pescar um peixe e a luta para manter sua pesca à salva de tubarões. Talvez o velho Santiago viu ele mesmo naquele peixe que ele pescou e, a luta para mantê-lo inteiro perante aos ataques tubarões, é como se o próprio Santiago tivesse lutando para se manter ativo na atividade pesqueira, é como se ele se projetasse no peixe, tipo, quando alguém tem medo de expor, com medo de ser julgado, mas esta mesma pessoa é julgadora a ponto de projetar no outro, essa característica judiciosa, tipo isso. Não sei se quem ler isso vai entender meu ponto de vista, mas eu vi isso claramente durante a leitura e cada um tem sua interpretação e tudo bem com isso.
Um ponto bem importante também é a amizade de um menino, o Manolin com o velho Santiago, é de uma tremenda lealdade, muito tocante.

Malu Flório 02/04/2024

?Velho. É o que sou. Quero tudo e nada quero. Posso? Permites-me tal ousadia? Subir a mais alta montanha, conhecer o algures e o nenhures; tocar o fundo de todos os mares e deitar-me com as estrelas e correr como o vento.?

Esdras 01/04/2024

O velho e o mar é um daqueles livros que não promete nada, mas ao terminá-lo nos surpreendemos com as lições de amizade, companheirismo e determinação. A jornada do velho em busca de mudar sua sorte, acaba por nos levar mar adentro, que as vezes torna se cansativo, e nos mostra que nem sempre conseguir o que você quer será garantia de felicidade.

Fanny.Nascimento 31/03/2024

O velho e o mar
O velho e o mar é um livro curto e bem escrito, empolgante e angustiante ao mesmo tempo.
Santiago é um pescador de idade avançada, viúvo, sem filhos, que mora sozinho e que há 84 dias não pesca nada significante, por esse motivo resolve arriscar-se indo mais longe que o de costume, até que, finalmente consegue fisgar um peixe enorme e majestoso, e assim começa uma batalha entre homem e natureza.
Esse livro é daqueles que nos faz refletir sobre o tamanho da nossa insignificância, é envolvente, angustiante e conflitante.
Me apeguei a Santiago e torci por ele na mesma medida que me senti apegada e triste pelo peixe.
O final é realista e emocionante, me fez sentir frustração e alívio ao mesmo tempo, sem dúvidas, o livro é merecedor de todos os elogios que recebe.