O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Fabio 26/10/2023

Um mar de sensibilidades
‘O Velho e o Mar’, obra prima do premiadíssimo autor Ernest Hemingway (Pulitzer 1953, Nobel de literatura 1954), publicada em 1952, nos conta a belíssima e tocante história do velho pescador Santiago, nos dias de sua maior aventura em alto mar.

Santiago, um experiente pescador cubano, luta contra as vicissitudes de um período adverso, em que a “sorte” lhe abandonou, e que está há mais de oitenta dias sem apanhar um misero peixe. Então com a ajuda do jovem Manolin, seu antigo aprendiz, prepara os escassos e precários equipamentos para maior expedição de sua vida.

‘O Velho e o Mar’, adentra e nos conta sobre a odisseia solitária de Santiago em alto mar, e nos mostra a jornada épica do protagonista em busca do maior peixe que jamais pescou, a fim de restaurar o respeito junto à comunidade de pescadores. Além da jornada marítima, Hemingway, nos entrega uma história emocionante, repleta de sensibilidade e autorreflexão do protagonista, mediante ao embate de sua vida, suas amizades, suas lutas, conquistas e fracassos, no mar e na vida. Mas, Hemingway, vai mais longe, e fala principalmente sobre a carência humana, no que se refere aquilo que mais necessitamos como seres que pensam e sentem, tanto física, social, quando psicológica.

Um texto delicado e envolvente, que conduz o leitor, pelas reflexões de vida de um homem simples, de enorme coragem e determinação, que mesmo nas enormes intempéries da vida, sempre encontra motivos para seguir adiante, firme, sem vacilar, e sobretudo, busca viver aquela singela alegria que somente os bons e puros de coração a possuem, mesmo nos reveses da extrema solidão.

Pouquíssimas vezes na minha vida como leitor eu me deparei com um livro tão emocionante, capaz de tocar tão profundamente no coração como o ‘Velho e o Mar’, e como é impressionante a capacidade de Hemingway, de nos apresentar a grandeza do homem, em seu estado máximo de coragem, paciência e resiliência, mesmo em um livro tão breve e conciso, e quão grande o domínio da arte narrativa do autor em traduzir em cenas tão singelas, a grandiosidade de sua imaginação.

Com um enredo simples, lacônico, repleto de lirismos, ‘O Velho e o Mar’, faz parte daquelas pinturas, que são raras, e que precisam de tempo para se aquilatar, e que, na maioria das vezes, de tão belos, não se consegue romper o tênue elo que nos liga ao texto, mesmo após vários dias de reflexivos e nostálgicos pensamentos.

Nem preciso dizer, que recomendo esse livro a todos vocês meus amigos leitores, e que se pudesse, presentearia a cada um de vocês com um exemplar dessa Obra-Prima da literatura.
Isis Costa 26/10/2023minha estante
Belíssima resenha

Flavia_Lo 26/10/2023minha estante
Fiquei com muita vontade de ler, linda resenha ?

Chelsea.Archer 26/10/2023minha estante
Uau! Que resenha impactante Fábio. Achei esse livro incrível também. Tocou muito meu coração.

Jóice D. 26/10/2023minha estante
Quem lê esse livro nunca esquece né, Fabio!
Um livro precioso, Santiago e o jovem Manolin ganhou meu coração.
Parabéns pela maravilhosa resenha! ??

Carolina165 26/10/2023minha estante
Fábio, o dia que vc escrever um livro vou colocar em primeiro lugar na minha TBR, vc escreve mto amigo!! Suas resenhas são TOP! E é como eu sempre digo, um livro pode ser "grande" em sua profundidade e qualidade com apenas cento e poucas páginas!!

Fabio 26/10/2023minha estante
Isis, muito obrigado, de coração!!!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Ro, minha querida, obrigado, pelas belíssimas palavras!?
Nem sei o que dizer depois do seu comentário!
Fico feliz em ter te animado tanto para adiantar a leitura, e não vai se arrepender, eu garanto.
Com toda certeza, vai entrar na sua lista de favoritos!!!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Flavinha, eu fico extremamente feliz que tenha gostado da resenha, mas fico ainda mais, sabendo que te animei a ler esse livro, que pra mim, é uma obra de arte! ?
Obrigado, querida!

Fabio 26/10/2023minha estante
Chelsea, que livro, não é?
Esse livro é um dos mais belos textos que já li na vida!
Muito obrigado, pelo carinho!!!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Joice, esse livro realmente exerce um impacto muito grande na forma do pensar e sentir!
Que livro belíssimo!?
Agradeço pelo carinho e pela presença, e um muito obrigado pelas suas belíssimas palavras!?

Fabio 26/10/2023minha estante
Carolzinha, minha querida, muito obrigado pelo carinho e presença de sempre, e principalmente, por dispensar um tempo para ler a resenha, que ficou um tanto prolixa!?
Querida, esse livro me marcou profundamente, então, boa parte dos méritos da resenha, são do Hemingway.
Mas agradeço de coração por tão belas palavras. Me deixou aqui, exultante!?
Gratidão!!!??

Carolina165 26/10/2023minha estante
Prolixa nada Fábio, ficou excelente como sempre!! ?

EuNathMancinelli 26/10/2023minha estante
Uau !!! Já estou morrendo de vontade de ler ! Na lista ! Obrigada.

Obrigado, Nathalia!?
Fico feliz em ter te incentivando a ler essa obra prima!

Obrigado, Carolzinha!???

Kat 26/10/2023minha estante
Ótima resenha! Esse livro está na minha lista infinita de livros para ler, todos falam muito bem dele.

Obrigado, Kat!?
O livro é fantástico, vale a pena dar uma chance!

Regis 27/10/2023minha estante
Me senti da mesma forma quando fiz essa leitura, Fábio. Sua resenha ficou ótima, parabéns! ??

Jessica M. 27/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Fabio! ?

Obrigado, Regis!?
Esse livro é demais né?

Muito obrigado, Jéssica!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!

Katia C. Menezes 27/10/2023minha estante
Amei a resenha.

Muito obrigado, Katia!?

Vanessa.Castilhos 27/10/2023minha estante
Fabio, resenha linda e com tanta sensibilidade... bem como essa leitura, que é linda, sensível e inesquecível. Parabéns amigo!!

Fabio 27/10/2023minha estante
Van, minha querida, muito obrigado pelas belíssimas palavras!?
Agradeço por tirar um tempo para ler a resenha, e fico feliz que tenha gostado!??
Esse livro realmente é inesquecível!!!!

Vênus_Alice 27/10/2023minha estante
Que resenha linda, me deixou encantada!

Fabio 27/10/2023minha estante
Ah Alice, muito obrigado?... Fiquei lisonjeado!!!
Fico feliz que tenha gostado da leitura!
Agradeço o carinho e a presença!

CPF1964 28/10/2023minha estante
Você está se superando nas resenhas, Fabio. ????

NothingIsHere 28/10/2023minha estante
Você como sempre arrasando nas resenhas. Um livro ótimo e uma resenha maravilhosa!

Fabio 28/10/2023minha estante
Muito obrigado, Cassius!
É muita gentileza sua! ?

Fabio 28/10/2023minha estante
Ahhh, Bia, muito obrigado pelo carinho de sempre!???
Fico muito feliz, que a leitora mais rápida que eu conheço tenha gostado da resenha! kkkk
Estava sumida!!!

@Francielly 29/10/2023minha estante
Fabio,
Parabéns pela resenha, amigo, excelente como sempre. ????
Todas as vezes fico presa do início ao fim e nem é sobre um livro que faz parte do meu gosto literário rs

Fabio 29/10/2023minha estante
Ah , Fran minha querida, muito obrigado, pelas palavras carinhosas!??
Fico feliz em te instigar a ler as resenhas! Kkk
Espero, que um dia de uma chance a esse, que realmente, é um dos livros mais emocionantes que já li!

Mimi Macedo 01/11/2023minha estante
Já salvei

Fabio 02/11/2023minha estante
Isso ai, Mi!!!

MaywormIsa 28/02/2024minha estante
Terminei de ler minha edição de 1966! O reencontro de manolin com o velho foi muito tocante, as lutas finais me prenderam numa tensão poderosa. Que pena que ele não viu a glória de sua batalha solo, ainda mais sendo um velho desprovido de sorte, se é que podemos dizer assim. A vida não é fácil mesmo, mas ela continua.

Fabio 28/02/2024minha estante
Isabela, você tem uma bem edição então hein?
Qualquer hora se puder me mostrar, eu gostaria de apreciar esse tesouro!
Eu concordo com todas as suas observações. A vida não é fácil, mas temos.que buscar o otimismo do nosso velho amigo pescador!!!

Adri 14/06/2012

Boa fornada
Li este durante uma fornada de pão de queijo.... eu tinha lá uns 17 anos, minha mãe foi visitar uma comadre dela em casa e me levou junto.
Enquanto elas batiam papo na cozinha e preparavam a massa de pão de queijo pra assar, eu vi esse livro na estante da casa, não resisti e comecei a ler pra ver se era bom...
A história me fisgou (sem trocadilhos intencionais com a historia de pescador, juro) de cara, a persistência daquele velho em não largar aquele peixe-espada, quando muitos já teriam desistido e partido pra outra (bem ao espírito de hoje, "se esforçar pra quê"), mas não... Santiago precisava continuar, era um jogo de forças, ele versus a natureza selvagem.... me apaixonei pelo livro e quando isso acontecia, lia muito rápido. Só com o tempo aprendi a postergar o prazer em sessões de leitura e não ler tudo de uma vez... como um amigo, que você adora e não quer que vá embora logo.
Pra mim é o melhor do Hemingway. Posso até apanhar por dizer isso, mas em geral acho o texto dele meio non sense demais ou solto demais, sei lá... este não. A historia é simples, mas intensa.
Quando acabei de ler, o pão de queijo estava pronto, quentinho delicioso; o contrário da luta fria, molhada e solitária que o protagonista tinha acabado de viver. O pão de queijo não tinha gosto de peixe, mas o mundo ficou mais largo pra mim e a quenturinha do pão de queijo, mais reconfortante. Aos 17 anos, ainda não tinha encontrado meu peixe-espada.
Luhhh ^___^ 30/11/2013minha estante
Muito bacana! Ainda não achei meu peixe-espada, se bem que na vida temos uns peixes menores para pegar primeiro neh ^^

DIRCE 18/03/2014minha estante
Estou até sentindo o cheirinho do pão de queijo. Hummmm.

Jonathan 22/04/2014minha estante
Quando acabei de ler o livro, eu chorei, copiosamente chorei. Talvez porque gosto de historias envolvendo mar, solidão e persistência...enfim

Bruna Gomes 20/02/2017minha estante
Que resenha linda! me fez ter vontade de ler o livro. Grata ;)

Lorayne.Stinguel 27/06/2017minha estante
Melhor que qualquer sinopse haha. Senti vontade ler o livro :)

Alexandre 07/07/2017minha estante
E o melhor livro do Hemingway concerteza e uma leitura leve

Sybil 14/07/2018minha estante
Linda resenha!

Bárbara 05/12/2018minha estante
Adorei o livro, e a msg q ele passa, porém muito triste :`(

Amanda 21/08/2020minha estante
Resolvi ler o livro após me deparar com essa resenha! E valeu muito a pena!! Obrigada!

karla.pw 04/10/2020minha estante
Nossa, que resenha maravilhosa. Deu muita vontade de ler agora, vou adicioná-lo à lista de leitura.

Tiago.Gomes 13/10/2020minha estante
Uma história simples mais emocionante ,cheia de reflexão de sobrevivência e foco .Eu me apaixonei pela escrita desse livro lindo .

Elias189 07/01/2021minha estante
Amei sua resenha

Bia 02/03/2021minha estante
Maravilhosa!

Bia 02/03/2021minha estante
Eu iniciei esse livro, não seii porquê parei, mas a leitura me prendeu também. Tornarei a ler, em breve!!! ?

Diogo 08/05/2021minha estante
E uma interpretação existencial da luta do Santiago me deixou muito reflexivo. Gastar nossa vida em busca de uma conquista. Vale a pena? Os trechos que narram a forma como o velho retorna do mar, se arrastando sem forças, para mim é muito intenso

Joao Batista 13/06/2021minha estante
Parabéns pela resenha, me deu vontade de ler o livro

Fernando.Barcellos 27/06/2021minha estante
Adorei seu comentário... imergi nesta linda história há muito tempo e hj por alguns minutos revivi nas suas "fornadas" palavras....

Cristiano 26/10/2021minha estante
Muito bom, uma leitura que pretendo refazer.

Gizalyanne 11/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha ! Sabe como contar uma estória e cativar o leitor.

Romilda.Vieira 22/03/2022minha estante
Li um pouquinho de cada vez é triste a história, mais muito emocionante

EliD. 22/08/2022minha estante
que resenha linda! estou tão encantanda, com certeza irei lê o livro com outros olhos :))

Thaina 14/11/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos da atualidade. Ele é tão rico de ensinamento, que me pego várias vezes pensando na estória.
Fico a imaginar o barulho das ondas batendo no barco, a tonalidade das cores no céu, os sentimentos que o velho sentiu, a compaixão do menino,... Enfim. O livro é muito rico.

loemia 26/11/2022minha estante
Só eu que me emocionei lendo ?

juliarasselen 08/01/2023minha estante
nossa eu amo quando a gente cria uma memória enquanto lê um livro. Tem coisa melhor ?

Meury3 10/01/2023minha estante
que lindo...

JuniorCurteGatos 06/02/2023minha estante
O peixe espada seria algo que tu busca sem cessar? aquilo que tu não desistiria de forma alguma de conseguir? ou talvez

JuniorCurteGatos 06/02/2023minha estante
ótima analise Adri

loemia 14/02/2023minha estante
Caraca. Essa sem dúvidas foi a melhor resenha que já li rs

Pati.Vicente7 07/05/2023minha estante
Obrigada pela resenha! Fiquei com vontade de ler o livro.

Thiago 21/05/2023minha estante
Que resenha sensível. O tipo de resenha que quero sempre encontrar por aqui.

tais.parentes 20/06/2023minha estante
Terminei a leitura e estou com um vazio imenso

Uedison Pereira 07/07/2023minha estante
É fantástica a narrativa empregada por Hemingway nesse pequeno mas cativante livro sobre amizade, solitude, coragem, persistência, amor e o respeito pelos mais velhos. Há muito a se tirar desse livro. Como manter a cabeça erguida após ter conseguido fisgar, no oceano de nossas vidas, um valioso "peixe' para aos poucos vê-lo desaparacer por insaciáveis tubarões e, ao voltar para os seus, deparar-se com pessoas duvidando do que tinha feito?

Leitura para passar uma bela tarde...

Caju 04/10/2023minha estante
uau, que resenha linda!

Gustavo616 05/01/2024minha estante
Ernest Hemingway, em seu livro 'O Velho e o Mar', traz reflexões sobre o tempo, a idade, a força e a importância que empenhamos em algumas coisas que, muito provavelmente, não saberemos se valerão algo. O livro conta a história de Santiago, um velho pescador que está há 84 dias sem conseguir fisgar um peixe significativo, tendo como único amigo o Manolin, um garoto.
Certo dia, como de costume, Santiago vai ao mar com seu barco para tentar encontrar um peixe, mas opta por sair das proximidades da cidade, Havana. Em certo momento, ele consegue fisgar um peixe enorme, um marlim, de cor azul prateado, lindo. Porém, até o peixe morrer, Santiago passou três dias e três noites sendo arrastado para o alto-mar, sofrendo, sem comida e sem água potável para beber. Mas, enfim, o peixe morreu. Santiago não podia pôr o marlim em cima do barco porque ele era maior que o barco; o que restou ao velho foi amarrá-lo envolta do barco. Com o tempo, o peixe foi perdendo a sua linda cor azul. Com o tempo, o peixe começou a ser dilacerado pelos tubarões. Por mais que Santiago conseguisse matar alguns, não restou carne no peixe, apenas a cabeça e as espinhas. Santiago estava exausto e machucado.

Uedison Pereira 01/02/2024minha estante
Uma obra prima da arte de escrever. Um dos que me marcaram. É simples, mas é poético e lírico. É triste e profundo, mas muito inspirador. E um dos que quero reler brevemente.

sooslok 07/02/2024minha estante
que resenha linda!

Brianmayfr 01/04/2024minha estante
Nossa. A sua resenha mexeu comigo.

Hallef 27/06/2017

Sem palavras!
Sabe aquele livro que você começa achando que não vai ser apenas mais um que estará na estante e não terá muita importância? Pois bem. Foi assim que comecei a ler esse livro.
A principio eu tenho aversão a filmes ou livros que se passem em alto mar, devido a monotomia que gera no enredo do livro, mas O velho e o mar é surpreendente!
A história relata a vida e um velho pescador que está a 84 dias sem pescar nada. ele tem um companheiro.É um garoto que não tem seu próprio sustento , mas que idolatra o velho,pois foi ele que ensinou o menino a pescar. A família do garoto quer que o menino traga peixe para casa ou dinheiro e não apenas a satisfação por pescar, por isso o menino passa a pescar em outro barco. O menino se torna de suma importância na trama que se desenvolve.
Um belo dia em sua grande superstição e intuição o velho acha que no dia 85 acontecerá um grande feito. Não é que o velho estava certo?
Nesse dia ele trava uma briga com um enorme peixe que dura dias. A sua vida e seus pensamentos são escritos com maestria por Ernest, que guiou a narrativa a caminhos incríveis e leva a um final que me deixou estupidificado. Com total certeza você também irá ser pego por essa narrativa e se deixará levar pelas ondas da escrita de Ernest e ficará em Alto mar brigando com o peixe da sua curiosidade para terminar esse livro incrível.
Fabiana 27/06/2017minha estante
Então vale mesmo a pena?? Valeu a dica. abraço

Vitorugo 27/06/2017minha estante
Nossa! Em pensar que eu tenho esse livro e nunca li...
Bateu uma curiosidade agora! Hahaha

Alcione13 27/06/2017minha estante
Está na minha estante de casa!!Vou dar prioridade a ele pela linda resenha!!Parabéns!!!

Hallef 27/06/2017minha estante
Obrigado Alcione e tanto você quanto ao Vitorugo podem dar prioridade e não vão se arrepender...

Alcione13 27/06/2017minha estante
Ja´li umas trina paginas e amei,mas leio mil ao mesmo tempo.Vou parar e ler um só.

kkkkkkk faça isso mesmo

Hallef 27/06/2017minha estante
Eu comecei a ler na rodoviária e em 1:30 li 70 páginas , mas saboreando cada palavra e sensação

Alcione13 27/06/2017minha estante
Eu peguei e li num pulo,mas to com uma fila enorme e buscando mais.Vou fazer terapia...

Raquel.Azevedo 06/07/2017minha estante
simplesmente amei esse livro ,sem palavra

Hallef 07/07/2017minha estante
É de tirar as palavras mesmo, Raquel

Alcione13 07/07/2017minha estante
Vou ler então e logo!!!

Raquel.Azevedo 07/07/2017minha estante
pode ler que e muito bom

Alcione13 07/07/2017minha estante
Obrigada,gente.Bjs.

Flávia Menezes 16/05/2023

??NÃO ENTENDO ISSO DOS ANOS: É BOM VIVÊ-LOS,MAS NÃO TÊ-LOS.
?O Velho e o Mar?, é uma novela de Ernest Hemingway que foi publicada ainda durante a sua vida, em 1952, e que até os dias atuais permanece como uma das suas obras de referência. Quando o autor entregou o manuscrito ao seu editor, ele adicionou a ele um bilhete que dizia: ?Eu sei que isso é o melhor que posso escrever na minha vida toda?. Um palpite muito certeiro, já que o livro acabou rendendo a Hemingway um Pulitzer em 1953, e o prêmio Nobel da Literatura em 1954.

Meu primeiro livro do autor foi ?Paris é uma Festa?, e eu me apaixonei tanto pela escrita dele em uma obra de não-ficção, que contava sobre o seu período em Paris com sua primeira esposa, quando ele ainda ensaiava seus primeiros passos como escritor, que fiquei com receio de ler este, e encontrar diferenças em seu tipo de narrativa. Um receio bobo, pois a escrita de Hemingway é realmente muito poderosa e tão cheia de sentimentos, que ele facilmente consegue nos emocionar.

Aliás, falar em emoção é falar de ?O Velho e o Mar?. Já que acompanhar a história de Santiago (um pescador simples que vai ensinando tudo o que sabe do seu ofício para um jovem garoto chamado Manolin, enquanto comenta sobre as limitações que o tempo lhe impôs) é também se emocionar do começo ao fim.

Apesar de ser um livro curto, geralmente com edições de um pouco mais de 100 páginas, a grandiosidade da mensagem que nele contém é imensurável. Essa é uma história que fala sobre a finitude humana, sobre a fragilidade de cada um de nós, sobre a sabedoria que os anos nos traz, sobre a lealdade, sobre caridade, e sobre acima de tudo, ser humilde e gentil com aqueles que vieram antes de nós.

Quando o velho Santiago fala sobre a natureza, sobre o mar, as aves e os peixes, é com um enorme respeito e reverência ao lugar de onde vem toda a sua subsistência. É o mar que sempre o alimentou, e são os peixes, os seus companheiros, que se sacrificaram para que ele continuasse nessa jornada chamada vida até a fase da velhice. Essa é uma expressão tão bela de como o velho Santiago vê a pescaria como parte do seu destino, e a ela se dedica em cada um de seus dias, não apenas em acordar cedo e levar o seu barco para alto mar em busca do seu alimento, mas também de ensinar a arte aos mais novos.

O mar, nesta história, tem duas grandes representações e eu quero poder falar um pouquinho sobre elas.

Para o velho Santiago, o mar é como uma mulher. Ele o vê como se fosse um feminino. Em uma das passagens ele chega a citar como a lua afeta o mar, tanto quanto afeta as mulheres. Para Santiago, o mar é como uma mãe. É a mãe que alimenta, assim como é dela que provêm a vida. E a forma como ele o respeita, é como respeita o feminino da mãe. Da mãe que um dia o gerou e o alimentou, assim como o mar é capaz de gerar toda a vida que também o alimenta. Uma bela alegoria da sua relação de subordinação a algo que lhe é muito maior. O mar é extenso, e como uma mãe, é aquele a quem se deve respeitar, se quisermos conseguir algo vindo dele.

Uma outra representação, é que quando Santiago parte em sua viagem em busca do grande peixe, o maior que já pescou em toda a sua vida, esse momento simboliza o mergulho na imensidão do seu inconsciente. Esse é um outro significado que esse mar traz, porque o tempo em que ele passa no mar, é o tempo que ele passa consigo mesmo. Enfrentando todos os seus monstros internos, e vendo que apesar de tudo, ele é forte o suficiente para sair vitorioso. Sua jornada é encarar o desconhecido, em uma relação em que a grandiosidade do mar o faz perceber como ele é pequeno, frágil, a ponto de se conscientizar que é preciso ter coragem para sair do mar vivo, tanto quanto é preciso ter coragem para viver e chegar ao fim da vida.

Uma outra simbologia que é trazida nesta história é o sonho recorrente que Santiago tem com leões. O leão é o Rei dos animais, e simboliza a sabedoria, o poder e a justiça, e a sua imagem está associada à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador. Exatamente o que o velho Santiago representa na vida do jovem Manolin: ele é o seu mentor, seu mestre, é aquele que tanto tem a lhe ensinar.

Aliás, a amizade entre Santiago e Manolin me lembrou uma bonita passagem da autobiografia do Bert Hellinger, quando ele diz:

?O que é velho envelhece assim que o novo chega. Então, pode terminar. E tão logo termine para nós, nosso olhar e nosso movimento podem seguir para a frente. Se pararmos nesse movimento, o novo também para. Em vez de vir, falta. O novo envelhece o velho. Dele tira o tempo e suas possibilidades. Quanto mais rápido nos prepararmos para o novo, tanto mais rápido o velho ficará para trás. Ficará para trás sem deter o novo nem barrar seu caminho. Isso significa, então, que o velho está completamente terminado? Graças ao novo, seus dias estão contados. Por mais precioso e valioso que tenha sido para nós, apenas quando entra no novo como algo velho e, ao mesmo tempo, fica para trás no novo, é que o velho continua agindo nele.?

E é exatamente assim com o Santiago e o Manolin: enquanto o velho envelhece, e sente seus efeitos, o novo vai aprendendo com ele, e tomando o seu lugar, para dar continuidade ao trabalho que seu antecessor iniciou.

Essa é uma parte muito tocante na história, porque a forma como o garoto cuida do velho Santiago é tão cheia de afeição e carinho, que me fez pensar na juventude da atualidade. É tão importante compreender que uma pessoa de mais idade, que já esteja desfrutando da velhice, é muito mais do que apenas os músculos que perderam a sua rigidez, ou dos ossos que se tornaram frágeis, e do rosto cuja pele começa a enrugar porque perdeu toda a sua elasticidade.

Aqueles que têm mais idade do que nós, já viveram mais, e passaram por mais coisas do que nós passamos. E é certo que possuem tanto a nos ensinar. E se vivemos tendo que aprender pela dor, do que pelo amor, é exatamente por queremos fazer do nosso jeito, sem dar ouvidos àqueles que vieram antes de nós. Porque se o ouvíssemos, não precisaríamos errar tanto assim.

É bela essa frase de Albert Camus do quanto queremos ter uma vida longa, mas quanto mais o tempo passa, e mais aniversários fazemos, mais angústia sentimos. Claro que a velhice não é fácil, e existem muitos desafios que temos que passar e sem preparo algum, porque não sabemos o que devemos esperar do nosso próprio processo de envelhecimento. Mas o medo de envelhecer tem sido tão forte na nossa atualidade. Não apenas pela evidência dos procedimentos estéticos que tem sido buscado por pessoas cada vez mais jovens, mas em ver como os jovens hoje têm medo de envelhecer. E veja bem, eu não estou aqui me referindo a ter 70 ou 80 anos. Mas estou falando de ter 30...40.

Eu posso até estar equivocada, mas acredito que o medo seja muito maior do amadurecer, do que do envelhecer em si. Que particularmente eu vejo muito mais como um medo de ter responsabilidades e tudo o que vem no pacote de ser adulto, do que necessariamente do tempo que age forte sobre a vitalidade do corpo. Que mística tem rondado tanto os nossos jovens para que, ao contrário do que acontece no filme ?De repente 30?, onde uma menina de 15 anos quer ter 30 anos, porque 30 é a idade do sucesso, parece que para os jovens de hoje, chegar aos 30 é iniciar o seu declínio. E posso dizer uma coisa? Mas é exatamente o contrário!

Não podemos parar o tempo, nem impedir o processo de envelhecimento que cada um de nós está passando a cada dia a mais que vivemos. E se pararmos para pensar, por que faríamos isso? A vaidade pode até querer que o relógio pare, só para que o corpo (o externo) possa permanecer cheio de energia e vigor. Mas e a quantidade de lembranças que vamos colocando na mala da vida (interno)?

Quantas alegrias, quantas pessoas incríveis que conhecemos ao longo da nossa jornada, e quantas dores passamos que podem até ter arrancado muitas lágrimas, mas também nos ensinaram tanto. Nossos jovens querem tanto ser sábios, mas a sabedoria não é feita apenas do conhecimento das teorias que vemos por aí. O saber se faz também da experiência, e para isso, é preciso viver, e viver muito.

Sabedoria se faz ouvindo aos mais velhos e aprendendo com eles, porque eles já passaram por muitos desafios, que mesmo que as épocas e as gerações possam ser diferentes, mas acredite, nós também um dia passaremos. E quando respeitamos o velho, nos incorporamos no novo (nós) também o outro (o velho), e aí sim que adquirimos sabedoria.

Falar da velhice é como falar da filosofia. Quando um Kierkegaard, ou um Heidegger fala, eles não estão nos passando um conceito que devemos aprender e ponto. Eles nos convidam a filosofar com eles. Eles nos convidam a olhar para a nossa vida, e sentir mais do que tentar entender o que eles estão tentando nos ensinar. E é isso que os mais velhos também fazem. Eles nos falam das suas experiências de vida, porque suas cicatrizes trazem história. E esse filosofar dos anos vividos, nos preparam para os obstáculos que nos esperam logo à frente.

Santiago podia até ser apenas um pescador de idade avançada, mas ele também foi a prova de que os anos bem vividos podem debilitar um corpo, mas também nos ensinam a ter coragem, e a seguir em frente, porque sabemos do que somos capazes. E é por isso que o garoto Manolin me tocou tão profundamente. Porque ele respeitou cada cicatriz do seu grande mestre, porque sabia bem o herói que ele era. Ele sabia que a velhice não é apenas deixar o corpo frágil, mas acumular experiências importantes.

E é por isso que ele via o velho Santiago como o grande. Porque na pequenez da sua inexperiência, ele podia ter o vigor do corpo físico, mas na ausência da sabedoria, ele estaria frágil diante dos desafios que a vida tem para lhe impor. E na humildade de quem sabe que pouco sabe, ele se colocava como aprendiz. Porque para enfrentar a imensidão do mar, ele sabia que precisava de tudo o que o velho Santiago tinha para lhe ensinar.

Por isso que na vida um dia somos aprendizes, e no outro, somos mestres. Mas para chegar lá, é preciso saber se colocar com humildade no lugar de quem precisa aprender primeiro, porque na vida primeiro primeiro se semeia, e depois se colhe.
Guilherme Amin 17/05/2023minha estante
Com o livro na mão, estou pensando se leio ele ou sua resenha antes!

Aline.Rodrigues 17/05/2023minha estante
Já li alguns do Hemingway, mas nenhum superou este!

Flávia Menezes 17/05/2023minha estante
Ah Guilherme? eu acho que seria bom você ler e depois voltar aqui pra me dizer o que achou do livro e da resenha. ?

Flávia Menezes 17/05/2023minha estante
Sério, Aline? Eu ainda tenho que ler ?Adeus às Armas? pra ver mais de Hemingway, mas esse..realmente é sem igual! ??

Daniel 17/05/2023minha estante
Que gostoso ler sua resenha, Flávia! Me deu vontade de ler essa obra novamente. O último parágrafo da sua resenha vou colocá-lo no meu perfil do Skoob. Digno de aplausos! ??

Flávia Menezes 17/05/2023minha estante
Poxa, Daniel! Muito obrigada mesmo! E que bom poder aguçar esse desejo de releitura, porque realmente é um livro excepcional! E sobre o último parágrafo da resenha, puxa..fico lisonjeada. Obrigada mesmo.

italomalveira 18/05/2023minha estante
Sua resenha me fez comprar esse livro. Esse tema é muito importante e muito me interessa.

Flávia Menezes 18/05/2023minha estante
Oi, Ítalo! Que bom ler isso, porque esse é um livro muito lindo pelas mensagens que ele traz. E eu espero que você goste dele, porque esse realmente é um clássico sempre atual! Vou ficar de olho nas suas impressões quando você for ler.

Guilherme Amin 22/05/2023minha estante
Linda resenha e que me deixou entusiasmado para ler o romance, amiga! Comecei hoje, por sinal. Ah, adorei a citação de Hellinger. ?

Flávia Menezes 22/05/2023minha estante
Amigo, muito obrigada! Ansiosa pra ver as suas impressões! E sobre a citação, se não conhece, indico a autobiografia do Bert Hellinger. Ele é muito excelente!!! Boa leitura, amigo!

italomalveira 23/05/2023minha estante
Tenho a impressão de que vou gostar ?

MaywormIsa 28/02/2024minha estante
Terminei agora e encontrar sua resenha foi um presente! Acredito que o ponto de vista de encarar o mar como inconsciente foi uma grande sacada e fez todo o sentido. Apesar de velho e se considerar desprovido de sorte, encarou com coragem e não se deixou abater pelas dificuldades absurdas que viveu, mostrando um estado psicológico muito forte. Também achei interessante seu respeito pelos animais, do ponto de vista de um pescador, pois como vegana, não compartilho do mesmo jeito de enxergar a relação dos animais com a comida e com a morte pela mão humana. Ainda assim, pude ver seu carinho para com o ?meio peixe? e tantos outros animais.

Flávia Menezes 28/02/2024minha estante
Isa, obrigada pelas palavras e pela troca tão rica dessa experiência! Eu estava tão ansiosa pra ver o que você ia achar do velhor Santiago. E realmente! Hemingway fez um trabalho tão belo nesse livro, e de camadas tão profundas, apesar de ser tão curtinho! Que bom ver que ele te encantou também.

Regis 18/07/2022

Santiago é um homem extremamente humilde, que vive uma vida muito simples em Cuba. Após 84 dias  sem conseguir  pegar nenhum peixe, ele segue, cheio de esperança, para mais uma empreitada de pesca pelo mar cubano. Logo no início de sua viagem ele se depara com um peixe que fisga sua isca, e se revela ser um peixe muito maior do que todos que já pescou, e também, maior do que qualquer um que já tenha visto.

A todo momento me questionava se Santiago aguentaria a tortura física e emocional que estava vivendo, mas diante de uma batalha homérica ele continuou lutando com todas as suas forças tentando perseverar.
E assim ele te faz torcer, sofrer e se sentir perdido com ele em meio ao mar

Em pouco mais de 100 páginas Hemingway te transporta para o mundo de Santiago, para momentos de suspense e ação dentro de um pequeno barco, onde ele te faz sentir esperança, para logo em seguida te fazer compreender: que nem sempre todo o esforço empreendido é recompensado, e que as vezes, mesmo quando se ganha, também se perde.

Esse livro mexeu comigo.
Durante a leitura, toda a força, esperança, sabedoria e luta árdua de Santiago me transportou para um lugar estranho.
E tenho certeza que ainda estarei refletindo sobre ele por muito tempo.

Foi uma leitura poderosa, que recomendo a todos.
com amor, beca 18/07/2022minha estante
um dos meus livros favoritos da VIDA, simplesmente li ele na hora certa no momento certo, a história me inspirou muito a sempre manter a cabeça erguida, mesmo se as coisas desandarem do que a gente quer

Regis 18/07/2022minha estante
Esse livro tem uma mensagem poderosa e inspiradora mesmo becaâç.
Estou muito contente por tê-lo lido.

Cleber 18/07/2022minha estante
Adorei esse livro tbm! Mandou bem na resenha, deu vontade de ler novamente :)

Regis 18/07/2022minha estante
Obrigada Cleber! ?
Eu vou pensar nesse livro por um tempo ainda. Ele realmente mexeu comigo.

mpettrus 19/07/2022minha estante
Nossa, sempre tive curiosidade para ler esse livro do Ernest. Agora depois de ler sua resenha, tão bem escrita, tão bem justificada, que motiva qualquer leitor a embarcar nessa aventura. Pensando seriamente em ler ???

mpettrus 19/07/2022minha estante
Parabéns pela resenha!!! Formidável, Régis ????

Regis 19/07/2022minha estante
Obrigada mpettrus!
Espero que possa ler esse livro e que se sinta tão arrebatado por ele como fui. ?

Ster 20/07/2022minha estante
Excelente resenha. ?? Realmente, nos sentimos ao lado de Santiago, compartilhando de sua determinação, suas lembranças etc.

Regis 20/07/2022minha estante
Obrigada Ster! ?
E realmente nos sentimos próximos de sua luta e é muito intenso.

AnonymousCow 22/07/2022minha estante
Terminando de ler Ficções quero ler este ?

Regis 23/07/2022minha estante
Espero que goste. ?

Canuto 30/07/2022minha estante
Me interessei

Natalie Lagedo 15/06/2016

Comecei a leitura sabendo que o livro era bom, pois grande parte dos amigos gostaram por motivos diversos.

Não pretendo fazer um resumo da história, já que esta é curta e ao comentá-la deixaria inevitavelmente escapar algum fato importante, estragando a sensação de descoberta ao longo da trama.

Eu, particularmente, não achei nada extraordinário. Enredo bom, personagens cativantes, cenário bem descrito e diálogos interessantes. Acredito que é este último ponto o melhor do livro. Santiago e o peixe travam uma batalha na qual um respeita e admira o outro e ambos encontram forças para lutar mesmo que todos os acontecimentos não sejam favoráveis, dando um grande exemplo de perseverança e de compreensão da vida como um todo.
Geórgea 15/06/2016minha estante
Gosto das palavras do Santiago - dos seus pensamentos narrados no livro -, acho emocionantes :) Fico muito sensibilizada por ser um idoso e passar por todas aquelas dificuldades. E adoro a amizade entre ele e o garoto. Sou extremamente sensível e é um dos meus livros favoritos. Único que li do Hemingway. Fora este só li um conto dele, mas não lembro o título :(

Natalie Lagedo 15/06/2016minha estante
Geórgea, fiquei bem triste naqueles momentos em que ele estava com as mãos sangrando e pensava em como seria bom se o rapaz estivesse com ele. Lembrei de várias lembranças pessoais. É o primeiro livro de Hemingway que li mas não será o último. Já estou vendo a possibilidade de ler Por Quem os Sinos Dobram.

Natalie Lagedo 15/06/2016minha estante
Geórgea, fiquei bem triste naqueles momentos em que ele estava com as mãos sangrando e pensava em como seria bom se o rapaz estivesse com ele. Lembrei de várias fatos pessoais da minha família. É o primeiro livro de Hemingway que li mas não será o último. Já estou vendo a possibilidade de ler Por Quem os Sinos Dobram.

Geórgea 15/06/2016minha estante
Ando com vontade de ler "O Sol também se levanta"! E pretendo ler os outros títulos também!

Ricardo Rocha 15/06/2016minha estante
"Enredo bom, personagens cativantes, cenário bem descrito e diálogos interessantes. Acredito que é este último ponto o melhor do livro" mas "Eu, particularmente, não achei nada extraordinário". Nossa, menina, que exigente... Isso que vc disse pra mim é muito e extraordinário =)

Natalie Lagedo 15/06/2016minha estante
Ricardo, em regra não sou tão exigente assim. Acho que é o momento mesmo. Ultimamente tive sorte ao ler bons livros que me encantaram mais do que este. Deve ser por isso que não me surpreendeu tanto.

Ricardo Rocha 15/06/2016minha estante
entendi. de qq maneira, vc teria todo o direito, ué. (=

xLeoSaraiva 28/01/2024

"Mas o homem não foi feito para a derrota. Pode ser destruído, mas nunca derrotado".
"O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, é um livro que não pode ser lido às pressas ou sem deixar-se levar pela imaginação do autor. Caso contrário, o(a) leitor(a) se deparará com uma leitura que apenas descreve os movimentos de um velho pescador em alto mar.
Por trás do pequeno número de personagens e da brevidade da história, o livro carrega sentimentos e reflexões que apenas uma leitura serena é capaz de descobrir. Ao narrar a história de Santiago, "O Velho e o Mar" explora a potência dos homens diante da solidão, do trabalho exaustivo, da mágoas da vida e da própria sobrevivência.
Em síntese, Hemingway desenvolve, a partir de uma história muito simples, a fagulha para reflexões que deveriam ser feitas diariamente por cada um de nós. Recomendo!

SARAIVA, L.
Pedro 28/01/2024minha estante
Excelente resenha.

xLeoSaraiva 28/01/2024minha estante
Obrigado, Pedro! Abraços.

Alana592 28/01/2024minha estante
Além de não ser lido às pressas, tem que ser relido com certeza.

xLeoSaraiva 29/01/2024minha estante
Com certeza, Alana!

anna 29/01/2024minha estante
Esse livro é lido e é o tipo de livro que eh prazeroso de se ler lentamente, uma experiência ótima!

xLeoSaraiva 29/01/2024minha estante
De fato, Anna! Gostei tanto da escrita e do ritmo da leitura que já separei mais outros dois do mesmo autor para ler daqui a alguns dias :)

Caroline Gurgel 17/03/2014

Envelhecer...
O Velho e o Mar é daqueles livros que você se questiona o porquê de não ter lido antes. No meu caso, o porquê de não ter escutado a recomendação de meu pai, fã de Hemingway, antes. Hemingway é tão fantástico que conquista até leitores como eu, mais inclinados à escrita clássica, cheia de adjetivação. É incrível como consegue nos transportar àquele cenário, mesmo com a escrita "seca", concisa e sem floreios que lhe é peculiar.

O velho e o mar é o segundo livro do escritor que leio, e nele, mais do que no primeiro, é possível perceber a importância de Hemingway para a literatura moderna e o quanto essa quebra de tradições clássicas significou para o meio literário. Seja nas artes, na arquitetura ou na literatura, romper um estilo e estabelecer novos parâmetros não é uma tarefa fácil, e Hemingway o fez com genialidade, e só aqui compreendi o porquê de ter merecido um Nobel.

O autor conta a história de um velho pescador, Santiago, que mesmo muito experiente está há 84 dias sem conseguir pescar nada. Com o incentivo do jovem amigo Manolin, resolve encarar mais um dia no mar. E é essa ida solitária em busca de algum peixe que acompanhamos, não só como leitores, mas principalmente como espectadores.

Deixa-nos tantas mensagens e são tantas metáforas que acredito que a cada releitura uma nova interpretação seja captada. Fala sobre a vida e toda a experiência que você acumula nela; fala de amizade, reconhecimento e carinho; e do conhecimento passado de geração em geração. É bonito de se ver a admiração, o respeito e a gratidão que o jovem Manolin tem por aquele experiente velhinho que lhe ensinara a pescar.

Sim, fala de velhice e de orgulho. E é incrível como, em tão poucas páginas, Hemingway consegue fazer um retrato tão realístico e triste do homem que envelhece, do homem que mesmo experiente e cheio de conhecimento se vê, de certa forma, impotente, uma vez que suas condições físicas já não são as mesmas. Mostra-nos o quão importante era para ele conseguir a façanha de "domar" aquele peixe enorme, muito mais por orgulho do que pela fome ou dinheiro. Fala de determinação, da sua luta incansável de ir até o fim, e, novamente, do orgulho que não lhe permitia desistir.

A beleza está na simplicidade, se o leitor esperar qualquer rebuscamento irá se decepcionar. É impressionante como, mesmo com tanta frugalidade, essa estória me encantou e me emocionou. E mais ainda, como me deixou triste.

Um clássico para todas as idades, para se ler e se reler. Recomendo, sem dúvida alguma.

Caroline Gurgel 18/03/2014minha estante
Obrigada, Gleidson!
Esse livro me deixou tão melancólica e reflexiva...

DIRCE 18/03/2014minha estante
Adorei!
Meu número. Me ganhou. Já foi para minha Estante.
Obrigada pela resenha e dica.
bjs

Caroline Gurgel 19/03/2014minha estante
Espero que você goste, Dirce!
bjs

Cláudio 08/04/2014minha estante
Resenha linda sobre um livro idem. E, concordo: a beleza que é beleza reside na simplicidade; não carece de ornamentos, é triste porque efêmera (a vida é), mas não deixa de ser beleza esse sabor de saber-se ilimitado o tempo em que nos deparamos com ela. Abs

Caroline Gurgel 10/04/2014minha estante
Obrigada, Cláudio!

Vic 15/05/2016minha estante
Resenha maravilhosa!! Inclusive, foi a que me motivou a comprar o livro. :)

Moo 11/11/2016

Criei uma grande expectativa e me frustrei rs
É um bom livro. Simples e direto. Traz reflexões sobre a velhice, determinação, sorte, compaixão. Contudo, se o leitor for com muita sede ao pote, é possível que se decepcione um pouco, pois o livro não se propõe ao aprofundamento de nenhum tema.
JaqueCabral33 11/11/2016minha estante
É um livro introdutório bom para se começar com o Hemingway.
Depois te empresto Adeus as armas e Por quem os sinos dobram : )

Moo 11/11/2016minha estante
Show! Tenho A ilha da corrente!

Moo 11/11/2016minha estante
Acho que o problema foi a minha expectativa rs

vou quer. quero fazer de 2017 o ano da literatura americana hahaha

JaqueCabral33 11/11/2016minha estante
Acontece, pq todo mundo elogia o Hemingway. Mas O velho e o mar é um livro simples. O que não faz dele ruim, só não é aquela coisa incrivel haha

Exato!

Clio0 09/01/2024

Nesta pequena história de Hemingway, temos o embate entre um velho marinheiro e um fabuloso peixe de água salgada.

A história se revela na força do Velho, em sua persistência, para vencer o animal arredio e seu perigoso habitat que põe em perigo sua existência. A escrita joga constantemente com duas metáforas: o ser humano racional X o mundo irracional, o ser vivo X a morte.

Há muitos momentos de introspecção e a escrita é lapidada para criar um senso de suspense e desespero.

Não há nada muito explícito, mas pela complexidade da obra, recomendo apenas àqueles acima dos dezesseis anos.
Henrique Sanches 09/01/2024minha estante
Eu adoro esse livro... me faz lembrar de momentos que precisamos superar. Parabéns pela resenha!!!!

Vania.Cristina 09/01/2024minha estante
Eu também adoro esse livro. Já li e reli. Acho impressionante como na simplicidade da história ele conseguiu dizer tanto. E me marcou a relaçào de embate e respeito com a natureza. Se a humanidade seguisse sempre com esse respeito, estaríamos numa situação melhor hoje. Parabéns Priscilla!

Lelouch_ph 17/01/2024minha estante
Dá pra comparar com Moby Dick?

Clio0 17/01/2024minha estante
Não
Não. Moby Dick é meio maravilha do mar com vingança irracional. O Velho e o Mar é sobrevivência do mais forte e fortitude mental.

Lelouch_ph 17/01/2024minha estante
Entendi, obrigado. Vou ler.

Craotchky 05/09/2016

O velho e o mar
"Peixe - falou ele - não o largo enquanto viver."
🐬
Quando pego em mãos um livro reconhecido pela crítica, quase unânime entre os leitores, um livro clássico, ou como no caso deste, um livro de um autor vencedor do prêmio Nobel, a expectativa é diferente. Veja bem, não estou afirmando que a expectativa seja maior, mas sim diferente. Quando vou ler um livro desses, espero encontrar o que ele tem de diferente, o que o destaca em meio aos outros; o que ele tem de especial que o levou a tal reputação e status.

O velho e o mar é o primeiro livro de Ernest Hemingway que li, apesar de ter na estante, parado há algum tempo, O sol também se levanta (a sinopse deste não me desperta desejo de leitura e admito que o comprei por seu autor e por estar bem barato). Também é o quinto autor vencedor do prêmio Nobel que leio. Para constar, os outros são: Gabo, Saramago, Steinbeck e William Golding.

O maior trunfo de Hemingway é a simplicidade de seu livro, tanto em termos narrativos quando na trama. O encanto desta obra não é tão somente os fatos que são narrados, o encanto é a sútil mensagem escondida por trás de tudo isso. O duelo do peixe e do velho supostamente representa o duelo do homem e da natureza. Mas não é o homem uma força da própria natureza?

Transcrevo abaixo um comentário da amiga Camila Tessmer:
"Ele não desistiu da pesca pelo orgulho, o peixe por outro lado nunca tentou nada contra ele, só queria viver e o Santiago parecia querer isso também... Achei bonito ele se percebendo uma parte da natureza."

Acredito que a verdadeira disputa seja outra. O embate do velho é consigo mesmo, com suas limitações, com seu corpo desgastado pelo tempo, e sobretudo com sua mente. Sozinho no mar, divaga, conversa consigo e com o peixe. Trava uma incansável batalha contra o cansaço e a fome. Acima de tudo, ele luta para não se render, para ir até o fim, para provar para si mesmo que é capaz. Um exemplo de força de vontade inabalável.

Sinto que esse livro me disse coisas ainda mais importantes e que não escutei. Sinto que deixei passar muita coisa, que não compreendi tudo da melhor maneira possível. Lamento por isso. Peço desculpa pois essa resenha não abordou todo o livro que é muito mais complexo do que ela deixa transparecer. Foi feita meio às pressas e agora acaba dessa forma bastante abrupta.

"Tenho esperanças de não ser obrigado a lutar outra vez, pensou o velho. Tenho tantas esperanças de não ter de voltar a lutar."
Samara 05/09/2016minha estante
Esse autor figura entre os que ainda desejo ler

Craotchky 05/09/2016minha estante
Leia sim, querida Samara, e forme uma opinião própria. Tente começar com esse livro.

Samara 05/09/2016minha estante

Pamela.Sabino 06/11/2018minha estante
oi preciso de tres mensagens positivas e negativas mas nao estou encontrando voce pode me ajudar?

Craotchky 10/11/2018minha estante
Pamela, lhe mandei uma mensagem. Confere aí.

Leo Moura 10/06/2019

Omar
Li o livro todinho e não descobri quem é o tal do Omar do título. O velho, tudo bem, apareceu bastante, mas o coitado do Omar não deu as caras.
safiraduanny 11/06/2019minha estante
rindo

André.l 13/06/2019minha estante
Não é "omar" Kkkkkkkk é "o mar" de oceano

Leonardo 07/08/2019minha estante
Eu espero que o comentário do meu xará tenha sido uma ironia hahaha

Ana 16/08/2019minha estante
KKKKKKJKKKKKKJ N?O T? LENDO ISSO

Nelita 23/10/2019minha estante
Deve ser piada ????

Aline Teodosio @leituras.da.aline 23/01/2018

Sobre as constantes lutas diárias
Santiago é um velho e solitário pescador, que ajudado por um garoto, sai todos os dias ao mar em busca do seu sustento. Acontece que há mais de 80 dias Santiago não fisga um único peixe e os pais do garoto o impedem de continuar o trabalho. O velho então lança-se ao mar sozinho e, obstinado, doa-se ao seu ofício. E é nessa empreitada que ele fisgará o maior peixe de sua vida.

O livro é todo narrado em volta da luta pela sobrevivência entre o peixe e o velho. E durante essa luta Santiago conversa o tempo todo com o animal, mostrando através desses "diálogos" sua força, perseverança e obstinação. Entretanto, em momento algum percebemos por parte do personagem principal nenhum tom de superioridade humana, antes ele demonstra atitudes de respeito, compaixão e admiração pelo peixe.

O livro nos passa uma mensagem otimista da vida, tais como a constante luta diária, a garra e a força para viver, a esperança em dias melhores, o não reclamar e a solidariedade humana, demonstrada principalmente por meio das atitudes do menino para com o velho. Mas apesar disso tudo, o livro, com sua narrativa alongada por demais nas descrições técnicas da pescaria, tornou-se um pouco cansativa, dificultando, desta forma, um mergulho mais profundo na leitura.

Não me senti completamente envolvida, mas mesmo assim ainda o considero um bom livro.

Citação: "Embora seja injusto, pensou. Mas hei-de mostrar-lhe do que um homem é capaz e o que pode aguentar."
Cássio Costa 23/01/2018minha estante
Estava esperando por sua resenha pra decedi se leio ou não. Vou ler. Obrigado.

Cássio Costa 23/01/2018minha estante
Estava esperando por sua resenha para decidir se leio ou não. Vou ler, obrigado.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 23/01/2018minha estante
Olha, que honra! Rsrs Tomara que você goste da leitura mais do que eu.

Flávia 24/01/2021minha estante
Acabei de reler, tivemos impressões parecidíssimas, mas sentimentos diferentes. Senti um pessimismo em relação à vida, resumível numa frase: não importa o qto lutemos: sairemos de mãos vazias. com a carcaça seca. sem nada. nus... foi uma (re) leitura melancólica (como gosto). mas não consegui me conectar com o velho. daí, minha nota mediana.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/01/2021minha estante
Acho que esse momento nos deixa mais melancólicos e desanimados mesmo...

Disotelo 29/08/2020

Uma Aula de Escrita
Confesso que eu sou um leitor muito exigente, até chato eu diria e essa é uma das poucas vezes na vida em que eu dou nota 10 prum livro, mesmo não gostando muito desse estilo de narrativa. Os diálogos são muito bem caracterizados e precisos, o enredo serve a diversos tipos de metáforas.
Não ha gordura nesse livro, cada frase é necessária, o autor nos fala muito dizendo pouco, cria um personagem sensível, sofrido e inesquecível.
Carolina 29/08/2020minha estante
O Hemingway é mesmo conhecido por ser sintético em seus textos, né?

Carolina 29/08/2020minha estante
Eu tenho esse livro, mas é outra edição, essa aqui:

Disotelo 29/08/2020minha estante
Sim, ele era jornalista antes de ser escritor, eu gosto que os autores tenham um certo grau de concisão.

Disotelo 29/08/2020minha estante
Ahhh, na verdade eu li no Kindle, não lembro qual foi a edição, essa coleção da Folha parece interessante.

Disotelo 30/08/2020minha estante
O Hemingway tinha uma teoria de que aquilo que o enredo mostra deve ser apenas uma sombra daquilo que não se mostra, algo assim.

Carolina 09/03/2022

Hemingway tinha em mãos uma ótima história e três grandes personagens - o velho, o mar e o espadarte, mas sua escrita esvaziou de tal forma seus significados, que ao invés de uma narrativa bela e triste, o que nos sobra é algo pálido e inexpressivo.

O pescador solitário na sua velhice miserável tinha TUDO para ser extremamente cativante sob a habilidade de um escritor mais talentoso. Os três dias que passa sozinho em alto-mar durante sua aventura, poderiam ser cheios de lirismo e sensibilidade, despertando a nossa empatia para o perigo de sua situação, todo o seu esforço, coragem e persistência... mas o texto me fez até antipatizá-lo e considerá-lo um velho chato, sem graça e raso.

O espadarte chega a ser descrito como um ser majestoso e digno de respeito, belo e magnânimo, e mesmo assim, acho que poderia ter sido mais explorado...

...Tanto mais o mar, que por si só traz uma infinidade de simbologias belas e misteriosas. Aumentaram as minhas expectativas quanto a possibilidade de Hemingway trazer um pouco de poesia para a sua narrativa, quando li sua descrição de “el mar” X “la mar” no feminino, pois entendi que ele exploraria as características femininas do mar, sua profundidade, escuridão, perigos, as forças da natureza, os mistérios da vida e da morte. Mas ele se mantém na superfície e não adentra as regiões abissais dessa “fêmea”. Sua descrição é oca e fútil.

Fez falta que o drama fosse abordado de forma mais visceral, pois de certo modo tudo o que acontece “fora”, tem (ou deveria ter) seu reflexo no coração do velho.

No final, Hemingway me convenceu de que é um escritor leviano demais para escrever algo que me agrade... posso estar mal-acostumada com Dostoiévski e Saint-Exupéry, mas é como as coisas são... Sequer considero que seu livro mereça ser chamado de clássico.
Marco118 09/03/2022minha estante
Você detestou o livro, né, Carolina? kkk
Eu gosto muito dele, e acho-o, em contramão a tudo o que você disse, muitíssimo bonito, profundo e bem trabalhado. É um dos meus favoritos, de verdade.
Mas fazer o quê, afinal? Isso não me impede de também ter apreciado muito a sua resenha. Ela ficou ótima. Mesmo! Apresentou argumentos bem convincentes, mostrou coesão, e tudo o mais...
Excelente ??

Carolina 09/03/2022minha estante
Eu detestei a escrita do Hemingway, mas a ideia da história é boa.

Considerei na verdade um desperdício dessa boa ideia.

Fiquei pensando em tudo o que o livro poderia ser, mas não foi.

Disotelo 20/03/2022minha estante
Parece que ele te perdeu devido ao mesmo estilo econômico através do qual ele me ganhou, curioso é que foi justamente por causa disso que eu me estorvei com Irmãos Karamazov.

Carolina 21/03/2022minha estante
Não foi só isso, eu realmente achei o velho muito sem graça, falando de beisebol o tempo todo, e achei muito fraca a relação dele com o mar

Disotelo 22/03/2022minha estante
Hummm, entendi, faz sentido :(