O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Paulo Silas 21/09/2017

Um clássico que faz jus ao seu título de obra prima da literatura mundial. Um deleite de leitura. Uma obra primorosa que traduz o que é uma boa e marcante literatura. Enredo fantástico. Narrativa coesa, simples e ao mesmo tempo brilhante, ensejando no arrebatar da atenção do leitor da primeira até a última linha do livro. Uma obra esplêndida.

Provavelmente um dos principais fatores que leva "O Velho e o Mar" figurar como uma das grandes obras da literatura mundial é a luz que irradia de toda a sua simplicidade. É um livro curto, mas que diz muito. É uma história singela, mas que laça e contagia o espírito do leitor. Enfim, há muito no pouco.

O livro conta a história de um sofrido pescador que se vê numa "maré de azar", visto que já tem semanas que retorna de seu barco sem que tenha pescado um único peixe. A fama de azarão se espalha pela comunidade, resultando em burburinhos sobre o velho. Até mesmo um garoto, amigo do velho que costuma o acompanhar nas pescarias no mar, acaba tendo de se afastar por determinação de seus pais. Mesmo a contragosto, o garoto deixa de acompanhar o velho naquela que será a maior pescaria da qual já se ouviu falar. Assim, parcimonioso e estoicamente, mesmo perdendo seu ajudante de pescaria, o velho se lança com seu barco ao mar para tentar novamente a sorte. E eis que nessa nova empreitada o resultado se apresenta de maneira estrondosa: um grandioso peixe fisga a isca do velho, ocasionando uma longa e árdua batalha na solidão do mar. Resta saber se o velho terá força e disposição o suficiente para enfrentar aquela grande fera do mar.

A história é bela e trágica. Cativa e convence todo e qualquer leitor - mesmo que a premissa do enredo possa eventualmente não agradar num primeiro momento, a narrativa, a forma e a beleza da escrita darão conta do fascínio com as páginas da obra.

Uma história de grandes feitos, de superação de limites, da grandeza na simplicidade, de luta contra as adversidades - mesmo quando em situações que geram pouca confiança e quando o oponente é de impor respeito.
Um livro que fascina e ensina. Escrita mais que agradável. Recomendo a leitura!
SERGIO 22/09/2017minha estante
Um clássico da literatura. Uma obra prima.

Regislayne 03/12/2017minha estante
undefined

Clara.Simielli 28/01/2023

Esse livro é sensacional, você lê ele inteiro de uma vez, a escrita é cativante, a história te faz refletir muito, simplesmente fantástica essa narrativa, um livro que deveria ser lido e comentado por todos, sensacional
kavasconsa 28/01/2023minha estante
Oi, Ana!! Tem uma música do Rubel chamada O Velho e o Mar, conhece? Quando eu ouvi pela primeira vez, fui atrás de saber mais sobre a letra e descobri o livro.. mas esqueci de anotar para ler..

Tô marcando aqui na minha estante Hehehe
Agora, fiquei curiosa com algo. O que faltou para o livro ser 5 estrelas pra ti?

Clara.Simielli 29/01/2023minha estante
Oi @kavasconsa nunca escutei a música, mas muito obrigada pela indicação.

O motivo de eu não ter dado as cinco estrelas foi não ter tanta imersão na história. Embora ela seja ótima, por se tratar de outro país (Cuba) eu senti a falta de me familiarizar com os costumes, a leitura é extraordinária, entretanto não senti o mesmo do que quando li Capitães de Areia por exemplo, no livro do Jorge Amado eu me senti realmente dentro daquele contexto, no Velho e o Mar, foi muito difícil pra mim sentir o mesmo.

isabelle 11/01/2022

Vou ser bem sincera, minha professora de português fez todos da sala a participarem de uma espécie de ?clube do livro?, que foi mais forçado do que qualquer outra coisa que o colégio joga sobre os alunos, afinal, o foco do aluno do 3º ano não é exatamente ler livros de obras que só ela conhece.
Mas ela trouxe à tona (finalmente) alguém que conhecíamos: Ernest Hemingway, que eu só conhecia por ?Paris é uma festa? - livro que meu pai me deu de presente no meu aniversário de 12 anos e eu simplesmente não entendi nada que estava escrito -, então animei um pouco, mesmo sem lembrar de absolutamente nada da obra.
Esse livro me marcou muito, me trouxe milhares de interpretações, de pensamentos.
A escrita fácil e despretensiosa, Hemingway desenvolve uma aventura eletrizante. Sim, aventura, por que é exatamente numa aventura que Santiago se envolve ao se deparar com o maior peixe que ele já tivera a honra de pescar na vida. São quase 100 páginas de luta entre o velho e o peixe, mas também entre o Velho e o Mar.
Simplesmente perfeito.
Andre.Trovello 11/01/2022minha estante
Amei a resenhaaa (e o livro kkkk)

isabelle 11/01/2022minha estante
@andre
Obrigadaaaa

Raul 18/07/2022

A Aventura do Vazio
Hemingway traz uma narrativa simples e cheia de significados, em que o experiente se lança ao mar para derrota-lo, contando com sua sabedoria e sagacidade. Já calejado pelo tempo, o velho mostra a que veio, com respeito e dignidade, sobrepuja a natureza - mas não a derrota, aprende. Incrível e excelente dica de leitura.
Fer Paimel 18/07/2022minha estante
Amo!! Uma das minhas leituras preferidas!!

Raul 19/07/2022minha estante
Me surpreendi muito!!!! Excelente!

Thiago Rodrigues 27/09/2018minha estante
Nandda, posso te dizer que esse livro me emocionou.

Nandda 28/09/2018minha estante
Também achei muito emocionante.

Ally 08/01/2022

O velho e o mar
Acho fascinante quando conseguem contar grandes histórias com poucas palavras. É na simplicidade que se encontra a mais bela poesia. Esse livro é bonito por vários motivos, mas principalmente por seu simbolismo e por todas as reflexões que ele proporciona ao leitor. Não é a toa que é considerado um clássico. Recomendo muito a leitura.
Aline 08/01/2022minha estante
Eu amei essa leitura, você descreveu ele muito bem. ?

Dey 08/01/2022minha estante
Já quero ler

Max 25/11/2021

Uma curta, mas impactante história. No início temos um velho, Santiago, e um menino, Manolito, mantendo uma amizade de colaboração e aprendizagem. Nesse momento, apresenta-se Santiago como um velho que já teve seus dias de gloria como pescador e que agora precisa da ajuda de um menino para fazer coisas simples como comer ou se ajeitar para dormir. Contudo, no decorrer da história, quando Santiago sai sozinho para pescar, vemos essa imagem sendo transformada e agora não temos mais um velho frágil. Percebemos que Santiago possui uma visão de mundo mais ampla do que se julga ao desenvolver um diálogo consigo mesmo, com o mar, com o peixe, com o céu e com o seu próprio corpo. O Velho e o Mar é uma história de luta, confiança, respeito e autoconhecimento.
V_______ 25/11/2021minha estante
Não tem jeito, vou ter de reler esse livro.

Max 26/11/2021minha estante
Tem que ler, Vinicius. Achei ele muito bom!

Mel V. 25/03/2022

O Velho e o Mar
O livro é sobre perseverança, e sobre a vida... Santiago não desiste do peixe, mesmo em meio a mãos machucadas, ataques de tubarões, e a força do peixe, ele não desiste. Assim é a vida, cheia de desafios, basta a nós não desistirmos e continuarmos lutando até o fim. Esse livro me tocou muito com relação a isso.

Me admira o respeito q o velho Santiago tem pelo mar e pelo peixe, chega a se colocar no lugar dele, a ter pena do peixe, e o chama de irmão. É de muita humanidade a forma com que ele pesca, simplesmente para ter com o que se sustentar, não por orgulho ou fama.

A forma que ele tem seus diálogos internos lembrando da sua juventude, ou dos sonhos que ele tem com os leões, e quando ele começa a se responder em voz alta, a falar que sente saudade do garoto, é muito bonito.

É linda também a amizade do garoto com o velho, enquanto Santiago ensina o garoto a ser um ótimo pescador, em contrapartida o garoto passa a cuidar do velho e ajuda-lo de diversas formas com muita compaixão.
Renato 25/03/2022minha estante
Mediante a essa tocante resenha, darei uma chance a esse livro.

Mel V. 25/03/2022minha estante
espero q vc goste Renato, que te toque assim como me tocou ?

Procyon 17/11/2022

O Velho e o Mar ? Resenha
?É uma estupidez não ter esperança.? (p. 87)

A obra ?O Velho e o Mar?, de Ernest Hemingway, é uma das mais importantes do autor e também da literatura mundial. Publicada em 1952, a novela centra-se na vida de Santiago, um pescador cubano que está há meses sem conseguir pescar algum peixe. Diante da maré de azar, o pescador é incentivado por um jovem companheiro a continuar tentando. Em sua pequena canoa, o velho pesca um descomunal peixe Marlim de quase 700 quilos. Após horas de luta, ele consegue atracar a pesca em seu barco e parte para a costa. Ao chegar, no entanto, nota que o peixe fora devorado pelos tubarões no trajeto, sobrando apenas sua carcaça.

Foi a última grande obra de Hemingway a ser publicada em vida, sendo uma das suas obras mais famosas. Desandado pela crítica e pelo público devido ao seu último livro, Hemingway diria em um bilhete, em setembro de 1952: ?Eu sei que isso é o melhor que posso escrever na minha vida toda.? o ?canto de cisne? do escritor lhe rendeu o gracejo do Prêmio Pulitzer (1953) e o Nobel de Literatura (1954).

?[?] Às vezes, a verdadeira vitória não se pode mostrar, nem a verdadeira coragem é tão visível ou evidente quanto se pensa.? (p. 10)

O enredo tenso carrega uma simplicidade que me faz lembrar a John Steinbeck, inclusive no que concerne à construção das personagens. A história é simples e direta ao mesmo tempo em que é dotada de profunda carga existencial, na medida em que alegoriza a vida humana e, evidentemente, a própria vida do autor, contraindo relações autobiográficas latentes (por mais que o escritor negasse, sobretudo na carta testamentária remetida ao crítico Bernard Berenson: ?O mar é o mar. O velho é um velho. Todo simbolismo do qual as pessoas falam é besteira.?)

?O mar é generoso e belo. Mas pode tornar-se tão cruel e tão rapidamente, que aves assim, que voam mergulhando no mar e caçando com as suas fracas e tristes vozes, são demasiado frágeis para enfrentá-lo.? (p. 27)

Essa pequena fábula traz uma linguagem jornalística, descritiva, dentro de um estilo ágil, e um texto discreto. A obra de Hemingway é geralmente conferida por romances e novelas aventurescos que apresentam um ?modelo de virilidade?, ambientando guerras, caçadas, touradas, ou ainda pescarias em alto-mar. Crítico do provincianismo e do materialismo estadunidense, Hemingway talvez tenha buscado, em seu auto-exílio em Cuba, a autenticidade e a emoção pela vida, deixando clarividente na obra sua paixão pelo mar e pela prática de pesca.

?Mas o homem não foi feito para a derrota [?] Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado.? (p. 86)

Em O Velho e o Mar, Hemingway presentifica a relação entre o homem e a natureza, numa espécie de triunfo íntimo marcado pela solidão perene, a condição humana, a experiência da derrota e inutilidade da Vitória (como dizia Garcia Marquez). Santiago é um herói anônimo, e o peixe é o doppelgaenger (duplo) do pescador. O abnegado protagonista compreende a própria pequenez.
O pescador nostálgico parece incorporar uma valorização da memória, e em seus monólogos interiores evidenciam-se suas angústias.

?[?] É bom que não tenhamos de tentar matar a lua, o sol ou as estrelas. Já é ruim o bastante viver no mar e ter de matar os nossos verdadeiros irmãos.? (p. 63)

A universalidade e a atualidade são atributos lidos do conflito solitário do pescador contra si próprio, calcando sua luta contra as forças da natureza na reafirmação da profissão de pescador. Há uma sensibilidade humanista no tratamento aos animais, uma vez que o protagonista, em certos momentos do livro, confunde o peixe com a si próprio (chegando também a tratá-lo por um ?irmão?). Nesse sentido é que a perspectiva existencialista é contundentemente incorporada na convivência harmônica entre o homem e a natureza.

?Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis.? (p. 12)

O pescador é um herói porque, apesar da iminente derrota, representa sua autonomia e liberdade como afirmadoras de si próprio, sem precisar negar o outro. Mesmo na derrota, o pescador não perde sua essência; mesmo diante do desamparo, da escassez e da imensidão apequenadora do cosmos dos mares, o pescador sabe que é o único responsável pela própria história. Se tantos mais se ergueriam em clamor de clemência e misericórdia, em atitude de negação, o pescador rema contra a maré, afirmando-se na perene luta contra o destino. Mesmo derrotado, ?repousa tranquilo e sonha com leões?.

?A sorte é uma coisa que vem de muitas formas, e quem é que pode reconhecê-la? Por mim aceitaria um bocado de sorte fosse qual fosse a forma como viesse e pagaria o que me pedissem por ela. Gostaria de poder ver o brilho das luzes. Estou sempre desejando coisas. Mas essa é a que mais desejaria agora.? (p. 95)
Katia Rodrigues 17/11/2022minha estante
Q resenha maravilhosa! E q papinho esse do Hemingway " O mar é o mar... " Nem ele acreditava nisso kkkkkkkkk

Procyon 18/11/2022minha estante
Julgo ser mais um exemplo de que toda a obra de arte, depois de publicada, já não pertence ao autor. Obrigado pelo comentário.

Vanessa.Castilhos 01/12/2022

Ficção norte-americana. Um best-seller
Narra a luta entre um humilde pescador e um majestoso peixe, em praticamente 3 dias, sozinhos em alto mar.

Onde os dois mostram a sua força, o respeito um pelo outro e a superação de seus limites.

E no final, não há vencedor ou perdedor, pois a luta maior é vencer a si mesmo.

Uma história triste, sofrida e ao mesmo tempo tão linda! De fácil leitura, simples, mas que se desenvolve em uma mensagem tão profunda nas entre linhas.

Verdadeira obra-prima!
Jardim de histórias 03/12/2022minha estante
Maravilha de livro!

Fabio 20/12/2022minha estante
Livro simplesmente magnífico.

Rodrigo 07/12/2022minha estante
São 0950 no RJ e essa foi a melhor resenha do dia, até o momento ???

Fernanda1156 07/12/2022minha estante
Vlw Rodrigo!!!!!

Rafilds 26/07/2022

Boa história
Uma história simples porém profunda. Sobre a velhice, respeito e perseverança.
Gostei a ponto de achar que o autor poderia ter se aprofundado em alguns momentos e escrito algumas páginas a mais. Uma bela edição realizada pela Bertrand Brasil.
Katia Rodrigues 26/07/2022minha estante
Esse livro é magnífico. A história parece muito simples, mas carrega uma infinidade de significados. ?

Rafilds 26/07/2022minha estante
De fato, um livro para ser relido algumas vezes.

Marcos Aurélio 19/05/2022

Amizade pura e verdadeira
Reli este ano meu primeiro Hemingway, "O Velho e o Mar".

Estava com saudade de Santiago e Manolin. De Santiago a persistência, a fé, a luta, a resiliência, a entrega. De Manolin, a cumplicidade, o respeito, o amor.

A amizade entre os dois é apaixonante. Manolin dá o que tem ao amigo, o respeito que ele tem pelo velho é raro.

"O garoto viu que o velho respirava, observou-lhe então as mãos e começou a chorar. Saiu para a rua sem fazer o menor ruído e afastou-se para ir buscar café. Durante todo o caminho não parou de chorar".

Santiago sai em busca do objetivo, e não volta para casa sem ter deixado tudo no mar. Os sentimentos estão a flor da pele, amor e ódio pelo mar e suas criaturas. Os diálogos interiores que deixa escapar sozinho no barco.

Santiago é homem moldado como a maioria do povo mundo afora. Na luta, na dificuldade e que espera de volta o mínimo. Um lugar para dormir, uma comida quente.

Para mim é um dos melhores Hemingway, é breve, é lindo, é carregado de emoção e sem muitos adjetivos, como prefere o mestre.
Mi_ 26/08/2023minha estante
Acabei de ler, a história é linda.
O respeito que o garoto tem pelo velho e a amizade que eles constroem é linda.

Marcos Aurélio 26/08/2023minha estante
Fico feliz que você gostou da leitura Mi!!!!!

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O velho e o mar, Ernest Hemingway - Nota 7/10
Recebi muitas opiniões positivas e comecei a leitura com uma expectativa muito alta. E posso afirmar que não me decepcionei nem um pouco! Meu primeiro contato com Hemingway foi intenso, apesar das poucas páginas que compõem essa obra. Acompanhamos Santiago, um velho pescador de uma pequena vila em Cuba, que, depois de passar mais de 84 dias sem conseguir pescar algum peixe, encontra a presa de sua vida: um peixe enorme, de um tamanho nunca visto antes. A luta de Santiago para conseguir tirar o animal da água é muito bem detalhada, de forma que o leitor acaba sendo arrastado ao barco, podendo sentir de perto as dores e emoções do protagonista. É um confronto entre o homem e suas limitações... É difícil ler a obra sem despertar uma compaixão pelo protagonista! O leitor também se depara com uma amizade inspiradora entre Santiago e um garoto da vila de pescadores que acompanhou Santiago por diversas aventuras e que cuida dele como um pai! A escrita é realmente excepcional... Não dei 10 pois não senti que foi um livro que me marcou! Talvez a expectativa tão alta tenha atrapalhado um pouco...

site: https://www.instagram.com/book.ster
Kleber 29/09/2020minha estante
Oi Pedro, gosto muito do seu canal e dos seus comentários, mas confesso que este aqui me intrigou um pouco. Gosto não se discute, eu adorei esse livro, mas sua nota me parece um pouco desconexa com seu comentário. Você fala "comecei a leitura com uma expectativa muito alta. E posso afirmar que não me decepcionei nem um pouco!", "foi intenso", "Não dei 10 pois não senti que foi um livro que me marcou!" e mete um 7 na testa do pobre Santiago (hehehe). Não considere como uma crítica minha à nota, pois é algo pessoal, mas é um feedback em relação à sua análise. Quem lê o texto não espera um 7, sendo que não houve nenhum comentário "negativo". Abraço.

Gabrielang 21/01/2022minha estante
Nossa, tbm ! Não achei um livro lá essas coisas sabe. Pelo tanto q falaram sobre ele

Kely Cássia 16/07/2013

O livro nada mais é que um velho pescador que há muitos dias não pescava, e que ao pegar um enorme, luta com todas suas forças para levá-lo para casa. Eu não achei o livro ruim, mas eu dei 3 estrelas por que também não achei bom. Sabe aquele livro que quando terminamos falamos assim: "Ah, é isso ? ".
Não deixa de ser uma história bonita, onde um senhor já de idade se esforça ao máximo para conseguir o que quer, mas a história em si não chama a atenção.
Aline Memória 17/12/2013minha estante
Exatamente o que eu achei, nem mais nem menos... não consegui enxergar tudo o que disseram desse livro.

Kely Cássia 25/01/2015minha estante
Também não Aline.