O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Grace.Souza 30/06/2021

Li pela segunda vez para ter certeza que não gostei
Entendo que o livro tem como intuito mostrar sentimentos mais profundos que a história da primeira camada, mas mesmo assim é uma leitura arrastada e por vezes desgastante.

Eu li pela primeira vez em inglês e não gostei muito, achei que estava perdendo alguma informação importante, resolvi reler em seguida em português, mas não melhorou.
DiegoSpider 25/01/2024minha estante
Aconteceu o mesmo comigo, entendo esses pontos do livro, mas não é pra mim. Acabei não gostando.

Allan 29/05/2021

Clássico que você precisa ler antes de morrer
O livro se arrasta até o meio, é um pouco difícil se acostumar com o estilo de escrita do Hemingway, porém quando você entra na história é uma experiência sem igual.
Marta 29/05/2021minha estante
Maravilhoso.

Rodrigo 17/07/2021

Resiliência
Uma história de resiliência, amor pelo mar e respeito.
Impressionado com a escrita do escritor e com a narrativa.
Vitória Gonçalves 17/07/2021minha estante

Thais 15/11/2021

Mensagem linda
Primeira vez que leio Hemingway. Decidi começar por este livro mais curto, porém com uma mensagem com bagagem e conteúdo.
Em diversos momentos questionei os verdadeiros valores que realmente valem a pena nesta vida, a partir do sofrimento e a solidão que o velho pescador viveu em alto mar.
A sua fé, a sua coragem, determinação e perseverança, e tb uma linda história de amizade de duas gerações: o velho e o garoto, muito tocante e comovente.
Mireille 16/11/2021minha estante
Esse livro me tocou muito...

Livinha 07/10/2021

Ah, Santiago?
O sentimento oceânico se define como uma sensação de prolongamento do próprio eu. E o que seria mais incerto para a sua percepção sobre si mesmo do que o oceano para além do horizonte? ?O Velho e o Mar? se depara com as lutas, mas com o respeito pelos que lutam. Pela admiração, mas pelo desprezo. Pela violência, mas pela compaixão ao matar o que te impede de vencer. No final, nada é mais enfático do que a inutilidade da vitória, pois, assim como diz o próprio Santiago: ?Eu lhe mostrarei o que um homem pode fazer e o que é capaz de aguentar?. Os simbolismos desta obra é de deixar qualquer pessoa minimamente sensível com os olhos marejados. Incrivel
Pedro 08/10/2021minha estante
Sempre tive vontade de ler esta obra.
Excelente resenha, Lívia. Parabéns!

Jenny.Bandeira 04/12/2015minha estante
achei um pouco chato

Letícia 03/07/2021

Escrito em 1951, durante uma estadia em Cuba, e publicado em 1952, O Velho e o Mar é considerado a obra-prima de Ernest Hemingway. Laureado com o Pulitzer de 1953 e o Nobel de 1954, o autor é conhecido por sua prosa objetiva herdada dos anos de formação como jornalista.

Esta novela tem como protagonista o velho Santiago, um pescador solitário e muito simples que há 84 dias não pesca um peixe sequer. Considerado azarado por colegas e vizinhos, Santiago já não conta nem com a companhia de Manolin, um menino que era seu aprendiz mas acabou indo trabalhar em outra embarcação. Um dia, sozinho em alto-mar, Santiago fisga um marlim de tamanho descomunal, o maior que seus olhos já haviam visto, e com ele permanece em luta física e moral por três longos dias.

Em determinado momento, o martírio do pescador é tamanho que ele chega a desejar que tudo não passasse de um sonho. De certa forma, é exatamente como o leitor se sente diante dos infortúnios de um ancião que, a despeito da idade, é mais perseverante do que muitos jovens.

O marlim funciona como uma espécie de duplo do pescador. Por um lado, sua juventude e imponência se contrapõem à senioridade e humildade do pescador, que o inveja. Por outro, Santiago não apenas se mostra à altura do adversário, como o enxerga como um amigo ou irmão e lamenta precisar matá-lo. Um dos pontos altos da estória está, aliás, na admiração e no respeito que Santiago nutre pelo mar e por todos os seres que nele habitam, incluindo o peixe.

Também é muito reconfortante acompanhar a amizade entre Santiago e Manolin, os cuidados que um tem com o outro; a falta que o pescador sente do menino, imaginando o que ele diria ou faria durante a perseguição ao marlim; e o alívio do reencontro entre ambos.

Além de uma representação do embate entre o homem e a natureza e uma reflexão sobre a potência da velhice, o livro pode ser lido como uma metáfora do processo artístico, cheios de percalços e sob o risco permanente do insucesso. Meu primeiro contato com Hemingway, O Velho e o Mar prendeu minha atenção até o fim e dele saí bastante melancólica.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/
Alê | @alexandrejjr 08/01/2022minha estante
Talvez agora eu dê uma chance ao beberrão do Hemingway, pois nunca me interessei pela literatura dele...

clara bia 27/01/2021

simples e intenso
É muito bonita a forma que o autor aborda sobre as dificuldades da vida, perseverança, humildade, determinação entre outros em uma história curta e simples. Recomendo ler esse livro ouvindo a música "O velho e o Mar" do rubel, tornou minha experiência literária ainda melhor.
Andreza 30/01/2021minha estante
Realmente, eu li esse livro com a música do Rubel a todo momento ecoando na cabeça

Heley 07/12/2021minha estante
Esse livro ta na minha lista. Já ouvi falar muito bem dele.

Bibs 30/01/2022

Fiquei frustrada
Talvez a culpa da frustração seja toda minha por ter começado a leitura com expectativas altas. Mas também como começar com as expectativas baixas com um livro tão bem falado e tido como de grande importância pro autor? A história se arrasta de maneira não muito interessante, a ponto de me fazer querer terminá-lo só porque já havia começado. Tem alguns pontos de tensão, mas nada demais. A história te faz sim parar pra ter reflexões importantes e etc, mas um livro pra ter esse efeito sobre o leitor não precisa ser tão ch*to
É um livro chato mesmo

Fabio.Nunes 14/01/2022

Não entendi o hype
Infelizmente não me cativou, apesar de muitas resenhas positivas. Narrativa lenta e com foco específico nas dificuldades enfrentadas pelo personagem na pesca de um grande peixe.
Carolina 09/03/2022minha estante
Narrativa superficial, também não me cativou

honnegeyserzznn 18/03/2022

não entendi muito bem ????
não entendi nada, mas imagino que tenha um significado por trás de tudo que aconteceu ????n sei oq escrever
Lilo15 28/01/2023minha estante
Kkkkkkkk that's me quando je lis Clarice Lispector

Rodrigo.Facco 03/04/2022

O velho e o mar
Eu estava procurando algo que desse pra ir pra um lado mais primitivo de estilo de vida e esse livro caiu como uma luva. O autor fez um trabalho brilhante com uma boa base prática da vida no mar.

A história mostra uma aventura incrível, onde o protagonista vai pra alto mar pra fazer a maior pesca da sua vida. O mais legal é que o que prende nessa leitura é a forma como ela é construída, que vai arrasando seu emocional com o desenrolar das ações do protagonista, com suas reflexões e sua perspectiva em relação a jornada. Além disso, tem uma escrita muito simples e bem fluída.

Terminei a leitura e fiquei no estado flutuante, aquele que você precisa de um tempo pra digerir tudo que dá pra extrair desse livro.
Henrique.Finatto 03/04/2022minha estante
Lemos esse no clube do livro da Universidade! Uma leitura muito agradável mesmo

mardelivross 10/04/2022

Incrível!
Acompanhar a jornada desse velho pescador, que já se considerava sem sorte depois de mais de 80 dias sem pescar nada foi emocionante demais!
Kali 15/04/2022minha estante
Esse livro é lindo demais!

beatriz 20/11/2021

mensagem linda, escrita chata
apesar de a mensagem ser muito bonita mesmo, não consigo gostar da história em si e não me acostumei com a escrita do autor. enfim, nada gostoso de ler. MAS, a mensagem é realmente o que vale aqui e ela é bem forte.
Carolina 09/03/2022minha estante
Sim, a escrita é chata, estragou a história