O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

rlc.blurryface 23/12/2022

Simples, curto e inspirador
O Velho e o Mar é um conto muito bonito, me fez refletir sobre uma coisa: perseverança.
O velho, um senhor descrito como alguém que, apesar das rugas e marcas da idade avançada, possui um olhar cheio de vida, que transparece sonhos e memórias de suas aventuras passadas.
O Mar, um lugar conhecido por ele, mas que mantém sua grandeza e desafia todos os dias esse destemido senhorzinho a enfrentá-lo em troca de comida.
Um velho pescador, cheio de histórias pra contar. Passa 84 dias em alto mar, em busca do que garante seu sustento, sem sucesso, mas não desiste. Acredita que o mar não é tão grande quanto a sua crença em si mesmo, que basta persistir e ter paciência, sua grande pesca vai acontecer. É inspirador ver alguém que não desiste, que não se apressa, e entende que nem tudo na vida é tão fácil, linear.
Nesse conto também tem um jovem que aparece em sua vida na intenção de acompanhar o velho e ajudá-lo nessa jornada. E eu vejo cumplicidade, companheirismo, cuidado.. é muito bonito ver a interação entre eles, o respeito que eles mantém entre si, principalmente levando em conta que aos olhos de todos os outros esse senhor era azarado. O menino ignora os comentários e para pra ouvir suas histórias, pra entender o que o faz continuar, mesmo depois de tudo.

Gostei muito dessa história e recomendo!

luke - among the living. 10/03/2021

Primeiro livro do Hemingway que leio, e curti muito.

Dá bastante material pra pensar, e conta uma história muito boa e curta, uma luta que envolve muito mais o protagonista e suas convicções do que o ambiente que o cerca.

Preciso de mais tempo para refletir à respeito, mas tenho certeza que o simbolismo usado é bem maior que este.

Recomendo.

bruno.veiga.33 08/09/2020

Me rendeu até uma tatuagem
Li esse livro enquanto enrolava para estudar pra uma prova final que eu tinha pra fazer, e foi uma das melhores coisas que fiz. O livro é simples, a escrita é simples e poética, e Hemingway faz seu trabalho e consegue passar pro leitor exatamente o que ele quer, a luta entre homem e natureza e a ideia de que o resultado final não é o mais importante, mas sim a jornada até ele.

O livro falou tanto com o jovem que tinha acabado de entrar na faculdade, que resolvi eternizá-lo e tatuar o Marlin Azul na minha perna.
Hoje depois de 3 anos, um pouco mais maduro e mais politizado sei o quão problemático Hemingway era e apesar disso não me arrependo da tatuagem, pois assim como no livro, o caminho que me levou até esse entendimento é muito mais importante que a conclusão que eu tenho hoje sobre o autor.

Paula 10/12/2020

Profundamente melancólico e lindo
Talvez um dos livros mais bonitos que já li!
Foi uma leitura que me inseriu numa melancolia bem profunda; parecia que eu estava ali também, no meio do mar, sozinha.
A jornada do velho no imenso mar imerso em solidão e valentia não me deixou fechar o livro antes de terminá-lo (sim, li de uma vez só).
A escrita de Hemingway é sem sentimentalismos e rodeios e talvez esta escrita tão direta tenha tornado a história tão incrivelmente real e melancólica. Quase conseguia ouvir, durante a leitura, o barulho do mar, o cheiro do mar salgado, sentir as dores físicas do velho e o aperto de seu coração.
Para evitar spoilers, não vou citar minhas partes favoritas (e mais tristes, apesar de bem bonitas) do livro, mas o mesmo é recheado de reflexões profundas que podemos levar para nossa vida.
Muito interessante os diálogos do velho consigo mesno e seus pensamentos, seus conflitos internos e seus conselhos para si próprio, como ele ia se encorajando, se questionando e se dando forças.
Outra coisa que me chamou muita atenção foi ver como a relação do homem com a pesca antigamente era tão diferente e respeitosa.

Uma leitura que vale a pena! Muito bom, recomendo!
Paula1735 10/12/2020minha estante
Linda a sua resenha, parabéns

Arthur.Sousa 28/12/2021

Pra isso serve um homem
As lutas deixam marcas, assim como as conquistas, para isso existe o homem, vencer suas batalhas...
Muitos são os sonhos, planos e desejos do coração de homem, contudo sempre se deve guardar em mente que a cada desejo de conquista existe um batalha ser vencida, pra isso serve um homem, vencer suas batalhas e alcançar seus objetivos.

Jessica 04/06/2020

Aventura em auto mar
O livro o velho é o mar , podemos acompanhar a aventura de um senhor azarado que apoia 84 dias sem pescar nada , e sem poder contar com a ajuda do seu amigo e ajudante se aventura em um cabo de guerra em com um peixe espada em alto mar .

Bárbara 07/07/2020

Um livro muito bom, retrata sobre a fé, amizade, e a solidão
Esse livro acabou me deixando com um gosto de quero mais, no meio dele a leitura me despertou "desinteresse", mas pelas avaliações que li resolvi ler ele até o fim.
Eu entendi porquê ele fala sobre fé, ele expressa bem o quanto temos que acreditar no melhor e o quanto as vezes somos decepcionados por esperarmos algo que não veio. Me entristeceu ler trechos ao qual o velho passava por dificuldades, me senti impotente igual a ele, e também senti a falta do garoto. Na cena final, o garoto se mostra realmente seu único amigo, o único que se importa. Um livro muito bom, retratando a fé, a amizade, o companheirismo, a amizade e a solidão, que não deixa de doer também no leitor.
Franklin Moreno 07/07/2020minha estante
É um dos melhores livros que eu li na vida, apesar da brevidade dele

oiamanda 05/07/2023

Interessante, reflexivo
Sai de uma ressaca literária com esse livro. Passei praticamente um ano sem conseguir engatar nas minhas leituras novamente e com ele fluiu. Quando finalizei fiquei me questionando o porquê, já que não é uma leitura extraordinária!

O livro é curto, trazem reflexões acerca da vida, tempo, idade, costumes, valores e vitórias. A leitura é fluida, rápida, mas se torna repetitiva em alguns pontos.

Solange.Radke 01/06/2022minha estante
Maravilhoso

Patricia.Pedersoli 21/04/2021

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway (??????????)
Lançado em 1952, esse foi o último romance de Hemingway publicado em vida, após quase 10 anos que o autor vivia uma ?ressaca literária? e era considerado ?acabado? pela crítica.
O romance apesar das poucas páginas é de uma sutileza, sensibilidade e inteligência extrema. Uma obra primorosa, que garantiu ao autor o Pulitzer e o Prêmio Nobel de Literatura.
Através de uma breve narrativa os leitores acompanham a história de Santiago, um velho pescador (?Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis? ?), que após 84 dias sem pescar nenhum peixe é visto em sua aldeia como alguém abandonado pela sorte.
Mas, a revelia do que esses dias impunham de sofrimentos e impulsionado por uma bela amizade, o velho pescador persevera e se depara, finalmente, com o peixe mais importante de sua vida.
A história gira em torno do seu encontro com um enorme peixe espada e a sua luta para fisga-lo. Nós leitores acompanhamos esse duelo que exige coragem, esforço, determinação, resiliência e humildade. Somos transportados para o alto mar e vivemos em conjunto com o pescador, esse confronto entre os limites humanos, repletos de reflexões sobre a vida.
Impossível não torcer e não ter compaixão por Santiago!
Livro curto, intenso, de leitura fácil e fluida que nos prende logo no início e não nos deixa soltá-lo mais! Quando terminamos fica aquele sentimento de nostalgia e um encantamento pela genialidade e brilhantismo de Hemingway.
Que sorte temos de o autor não ter dado ouvido as críticas e nos presenteado com um livro desse nível! Em um mundo onde cada vez mais o esforço perde o protagonismo e todos querem um ?hack?, Hemingway deixa essa verdadeira jóia, que nos lembra de coisas muito mais importantes...
Vincent 21/04/2021minha estante
Esse livro é incrível.

Guinho 15/10/2021

LIVRO INDISPENSÁVEL PARA OS SONHADORES
O VELHO E O MAR, de Ernest Hemingway, é o segundo clássico internacional em seguida que leio, mas, diferente do interior, este, tive mais identificação. Acho que há dois motivos para isso ter acontecido: 1- a linguagem simples e 2- a mensagem que o livro passou;
Hemingway, de forma magistral, criou uma história com premissa simples e contendo poucos personagens, mas de uma importância única, pois trata-se da epopeia intimista de um velho homem que tem apenas uma vontade: pescar depois de 85 dias de uma maré de azar. Não vou dar spoiler e contar se ele conseguiu ou não, porém é uma obra indispensável para aqueles que, assim como Santiago, não desistem dos seus sonhos mesmo mediante a inúmeras dificuldades. Em quantos momentos, nós, apesar de todos os percalços, continuamos a perseverar na realização dos nossos sonhos? Que nessa caminhada para realiza-los, contamos apenas com pouquíssimas pessoas que nos incentivam e não nos fazem parar? Para mim, essa foi a mensagem que o livro me passou: de perseverança.
Quanto aos aspectos técnicos do livro, eu achei linda as ilustrações da edição da Bertrand Brasil, no entanto, a revisão deixou a desejar, já que em alguns pontos do texto há a elipse de pontuações. Mesmo assim, recomendo demais a leitura deste livro, uma vez que, além de sanar a dúvida se Santiago conseguiu realizar ou não sua proeza, conheceremos um pescador que, embora tenha que viver daquilo, respeita a natureza que o cerca.
Nota: 4,7
Quote: “...O que aconteceu é que acabou a minha sorte. Mas, quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado.”

Allan 29/05/2021

Clássico que você precisa ler antes de morrer
O livro se arrasta até o meio, é um pouco difícil se acostumar com o estilo de escrita do Hemingway, porém quando você entra na história é uma experiência sem igual.
Marta 29/05/2021minha estante
Maravilhoso.

Tati 16/12/2023

Que livro!! De uma sensibilidade que impressiona. Aquela leitura que mesmo depois do fim você continua refletindo sobre a história. Um livro que deve ser lido pelo menos uma vez na vida.

nic 21/07/2023

O Velho e o mar.
No fim o livro é sobre solidão, paciência...
levar apenas a carcaça do peixe, que foi comido por tubarões, pode não significar muito para as outras pessoas, mas é um prêmio pessoal para ele.
é sobre o que nos move e o quanto somos capazes de nos sacrificar por um obejtivo que, na maiorias das vezes, as outras pessoas não são capazes de compreender.
ninguém, sem ressalvas, acompanha nossos pensamentos e aflições quando estamos travando nossas batalhas, quando pescamos nosso "próprio Marlim".

ymnrys 19/01/2023

?Não posso continuar a pensar nestes disparates. A sorte é uma coisa que vem de muitas formas, e quem é que pode reconhecê-la?. Por mim aceitaria um bocado de sorte fosse qual fosse a forma como viesse e pagaria o que me pedissem por ela. Gostaria de poder ver o brilho das luzes. Estou sempre desejando coisas. Mas essa é a que mais desejaria agora"

livro curtinho e c muitas metáforas da vida, é meio maçante por um tempo mas sei que o autor teve intenções por trás disso.
thalesrafhael 11/10/2023minha estante
muito culta lendo clássicos!