O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Guilherme Dehon 24/10/2022

O Velho e o Mar
O primeiro contato que tive com uma obra de Ernest Hemingway, foi no filme O Protetor, estrelado por Denzel Washington - um dos livros que a personagem dele estava lendo em um café...

Mas não foi dá primeira vez que vi o filme, que a curiosidade em conhecer a surgiu...

Na primeira oportunidade, adquiri esta edição da Bertrand Brasil que só faltou um fitilho (kkk), marcado para ficar ainda mais especial!

Hemingway expõe de forma muito clara, sem tergiversar, os acontecimentos narrados na história. A escrita é muito fluída, objetiva, direta, de fácil compreensão...

Vários pontos que destaco em O Velho e o Mar, foram fé, a perseverança, a gratidão, a amizade, o respeito, a determinação e a resignação...

Uma obra primorosa que vale muito a pena conhecer!

Recomendado sem restrições!

Brun 16/03/2021

O velho e o mar
Sua vontade, sua perseverança, e seu desejo quase inabaláveis, servem de grande inspiração e reflexão, de fato uma grande obra que todos deveriam ler.

pierrealmeidaba 18/10/2022

Não penso que a obra "o velho e o mar" seja algo fácil de ser lida. É uma obra curta e com uma narrativa simples, mas é preciso ter atenção a tudo o que é dito, sem distrações. São muitas as lições que o livro passa ao narrar as histórias de Santiago e Manolin.

Mandark 26/12/2021

Impressionante.
Uma das leituras mais lindas do ano na verdade é uma releitura. Sempre ouvi muitos elogios para a escrita do Hemingway... Mas é só quando mergulhamos em uma de suas obras que realmente compreendemos a força da sua escrita. É arrebatador. Acompanhar Santiago em sua luta é algo que nos marca profundamente como leitores. Belo e triste, cada parágrafo vem carregado de uma força que é quase como se pudéssemos sentir a linha contra as mãos, cortando e forçando nossas costas em uma batalha de dias contra o poder do mar.

Cintia Laura 29/07/2020

A luta e o envelhecimento de um homem
Trata-se da história de um velho que enfrenta uma grande luta contra um enorme peixe e ao mesmo tempo enfrenta e reconhece as limitações limitações físicas e a sabedoria advindas do envelhecimento.

giovanna 19/03/2021

??A sua escolha inicial fora se esconder nas águas escuras e profundas, para além de todos os laços, armadilhas e traições. A minha escolha fora ir procurá-lo onde jamais alguém ousara ir.? Sim, onde jamais alguém ousara ir. E agora estavam ligados um ao outro e assim se encontravam desde o meio-dia. E não havia ninguém para ajudar nem a um nem a outro.?

Josimar_Cruz72 11/03/2021

Quem é o "Vilão" ? O velho,O mar ou A Sorte ?
Neste Clássico de Ernest Hemingway, vemos novamente seu grande espetáculo como escritor, criando uma das mais belas histórias que já li e deixando preso do começo ao fim com todos os pequenos detalhes que podemos tirar de "O velho e o Mar".
Tudo nesta história é fantástico, os monológos, as cenas, as paisagens descritas e todono sofrimento do velho em que mesmo nesse estado decide enfrentar o mar.
Mas a fim de que ? Para saber isso, leia esta Grande Pequena História.

Disotelo 29/08/2020

Uma Aula de Escrita
Confesso que eu sou um leitor muito exigente, até chato eu diria e essa é uma das poucas vezes na vida em que eu dou nota 10 prum livro, mesmo não gostando muito desse estilo de narrativa. Os diálogos são muito bem caracterizados e precisos, o enredo serve a diversos tipos de metáforas.
Não ha gordura nesse livro, cada frase é necessária, o autor nos fala muito dizendo pouco, cria um personagem sensível, sofrido e inesquecível.
Carolina 29/08/2020minha estante
O Hemingway é mesmo conhecido por ser sintético em seus textos, né?

Carolina 29/08/2020minha estante
Eu tenho esse livro, mas é outra edição, essa aqui:

Disotelo 29/08/2020minha estante
Sim, ele era jornalista antes de ser escritor, eu gosto que os autores tenham um certo grau de concisão.

Disotelo 29/08/2020minha estante
Ahhh, na verdade eu li no Kindle, não lembro qual foi a edição, essa coleção da Folha parece interessante.

Disotelo 30/08/2020minha estante
O Hemingway tinha uma teoria de que aquilo que o enredo mostra deve ser apenas uma sombra daquilo que não se mostra, algo assim.

Elton.Oliveira 30/12/2023

As Dificuldades e batalhas da vida
História fantástica, sofrida e de um herói!

O nosso bom velho Santiago, pescador, forte , perseverante , brigador como toda massa de gente sofrida , sem oportunidades, humilde e ganhando seu pão, dia após dia, no seu front de guerra que é o mar !

Como foi comovente, poder ler sobre os arranjos criados por Hemingway. Santiago vinha de um período de azar , exatos 84 dias sem sucesso no pescado .... Se prepara para seu grande dia , consegue êxito , após ir aonde ninguém tem coragem de ir, mas como a vida não é fácil e não dá moleza... Começa sua batalha ! Física , mental , com poucos recursos e contra um inimigo invencível.... Aqui não há final feliz ! Chocante....

Ele tenta sempre manter a mente sã , pensando no seu melhor amigo e protetor Manolin , trava amizade com o grande peixe , enobrece a sua vida , enaltece as qualidades dos vencedores, como ele , os grandes peixes , as gaivotas , os grandes predadores , que tentam se impor nas adversidades da vida.

Enfim , um livro curto mas de um conteúdo marcante ! Recomendo muito ...
João 30/12/2023minha estante
Faz tempo que esse livro está na minha lista de leituras. Pretendia ler ele esse ano, mas infelizmente não deu. Adorei a sua resenha!! Reforçou a minha vontade em ler o livro.

Elton.Oliveira 30/12/2023minha estante
Obrigado João! Fico feliz de ter provocado em você a vontade da releitura ?!

Realmente, esse é um livro que a mensagem é muito forte , a força e a perseverança do velho nos fazem valorizar mais a vida !

Espero sempre manter a essência desse livro fresca na minha cabeça .... E ter a garra e o sangue nos olhos, do velho Santiago , quando encontrar um "atum" maior e mais forte do que eu !!!

Elton.Oliveira 31/12/2023minha estante
*leitura

Diego Rodrigues 31/05/2023

"O homem não foi feito para a derrota"
Um dos principais expoentes da chamada Geração Perdida, Hemingway era um fervoroso defensor da escrita concisa. Seus parágrafos curtos e frases secas contrastavam com a escrita prolixa e açucarada de outros grandes romancistas. O estilo, que segundo o autor preservava o "gume das palavras", acabou o consagrando como um dos mais influentes escritores norte-americanos do século XX. Seu último trabalho publicado em vida e principal responsável por levá-lo ao Nobel de Literatura em 1954, "O Velho e o Mar" talvez seja o maior representante dessa escola.

Publicada originalmente em 1952, a novela de pouco mais de cem páginas contrapõe o épico ao narrar o drama de Santiago, um humilde e velho pescador que está há 84 dias sem pegar um único peixe. Tido pela maior parte da aldeia como um velho infortunado e que começa a dar os primeiros sinais de senilidade, sua única companhia é o jovem Manolin, garoto a quem ensinou a pescar. Mas, no 85º dia de sua peleja, o destino reservara uma surpresa para o velho pescador. Um peixe de grandes dimensões morde sua isca, dando início a uma incansável batalha. E o que começa a se desenhar como um grande épico (à la Moby Dick) é completamente subvertido pelo autor.

A grande batalha de "O Velho e o Mar" não se dá entre pescador e peixe, mas entre um velho e seu corpo que já não responde como antes, sua mente anuviada e a solidão de uma vida perto do fim. Santiago é resiliente, aceita as agruras que a vida lhe impôs mas está longe de entregar os pontos: "Agora não há tempo para pensar o que você não tem. Pense no que pode fazer com o que tem." Em um pequeno barco, longe da costa e sem as ferramentas adequadas, ele precisa lutar, sozinho, para manter acesa a chama de seu espírito.

Este é um livro sobre muitas coisas: resignação, superação, amadurecimento, solidão, esperança... É também uma obra sobre as grandes batalhas que travamos internamente. Aquelas que, ao contrário dos grandes épicos, não têm testemunhas, a não ser nós mesmos. Sem holofotes, sem troféus, ninguém esperando na linha de chegada... Certamente a leitura o fará se lembrar de algum momento difícil que tenha atravessado. Pode ser um luto, uma depressão, o fim de um relacionamento, uma crise existencial, enfim, qualquer coisa que tenha quebrado você... Muitas analogias cabem aqui dentro. É um livro que escancara toda a fragilidade humana, mas também revela a incrível capacidade que temos de superação. Afinal, nas palavras de Santiago, "o homem não foi feito para a derrota".

site: https://discolivro.blogspot.com/
@quixotandocomadani 03/06/2023minha estante
Que saudades das suas resenhas! Adorei seu ponto de vista desse livro... Principalmente da batalha do Santiago com ele mesmo. Show! ??

Diego Rodrigues 03/06/2023minha estante
Estava devendo essa leitura há tempos! E olha que adoro Hemingway, mas comecei a lê-lo pelos menos famosos e acabei deixando os clássicos pra depois..
Sobre as saudades, melhor elogio que alguém que escreve sobre livros pode receber rs

Grabas 04/10/2021

Ruminante
História curta, poucas horas são o suficiente, porém é o tipo de história que fica conosco mesmo depois de terminar a leitura?
O Nobel de Literatura não foi à toa.

Thalia 15/01/2022

?Um homem pode ser destruído, mas não derrotado?
Simples e profundo, esse livro é uma grande metáfora para como é a nossa relação com a vida, pois ela é como o mar, na visão do velho Santiago: A vida é incompreensível para a maioria de nós, mas mesmo sem saber o porquê, nos agarramos à ela. É uma história sobre um velho solitário e a sua maior aventura em alto-mar, com esse enredo simples, de escrita fácil e despretensiosa, que nos envolvemos numa aventura. Conhecemos Santiago afundo através de seus pensamentos e de suas conversas com peixes, pássaros, com o próprio mar e até consigo mesmo. O velho e o mar traz uma visão fantástica da perseverança e da vitória, o livro nos faz pensar que às vezes nem todo esforço grande pode trazer uma vitória na mesma proporção, e tudo bem! um homem pode ser destruído, mas não derrotado.

Erica.Regiani 07/04/2021

Que delícia de leitura! O surpreendente embate em alto-mar do velho e do enorme peixe por exatos 3 dias . Sem contar que há 84 dias Santiago não fisgava nada. Em algumas partes da narração me lembrei de um personagem de um livro de Saramago (Todos os nomes).

Ediane.Siqueira 21/10/2020

Surpresa
O Velho e o mar para mim foi uma surpresa, pois o livro é cheio de lições mas de um texto que me arrastei para ler, não fluiu conforme imaginava. Esperava muito mais, achei uma leitura cansativa apesar de belos exemplos de perseverança e otimismo
Luiz.Felipe 22/10/2020minha estante
Concordo, achei arrastado demais, quase larguei

Ediane.Siqueira 27/10/2020minha estante
Também pensei em desistir em vários momentos...