O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Natália 18/01/2023

Santiago
O Velho e o Mar é um livro curto e leve, de escrita simples, porém, que me levou a ter reflexões sobre a amizade, persistência.

Hevellyn7 25/10/2023

Leiam o livro, não vão se arrepender!
CONTÉM SPOILERS!!!

Neste livro, acompanhamos a história do velho Santiago, onde ficou 84 dias sem apanhar um único peixe.

Essa história é tão profunda e engraçada, observar ele falando sozinho e consigo mesmo é incrível! As cenas são detalhadas e batem em muitos livros atuais.

Simplesmente incrível, sem reclamações, as cenas dos tubarões dá uma aflição e eu senti tanta pena dele?

Mas enfim, leiam!!!

5 estrelas e favoritado. ??

Coruja 31/07/2010

Poesia em prosa
"- O peixe também é meu amigo - disse em voz alta. - Nunca vi ou ouvi falar de um peixe desse tamanho. Mas tenho de matá-lo. "É bom saber que não tenho de tentar matar as estrelas. Imagine o que seria se um homem tivesse de tentar matar a lua todos os dias", pensou o velho. "A lua corre depressa. Mas imagine só se um homem tivesse de matar o sol. Nascemos com sorte."

Por pura coincidência – uma vez que eu não conhecia Mundo do fim do mundo ou Luís Sepúlveda – o segundo livro que leio para o Desafio Literário 2010 também trabalha o tema marítimo.

Se bem que as capas meio que entregam, né... Eu só faltava ter colocado Moby Dick em algum ponto da lista, mas como essa seria uma releitura...

Não sei o porquê de nunca antes ter lido Hemingway. Acho que nunca pensei muito nele como um autor que fizesse muito meu estilo – todo mundo que me conhece um pouco sabe que dou preferência ao gênero de ficção fantástica.

Quando tive de escolher qual o clássico que eu leria para o desafio, primeiro pensei em Balzac, porque há anos que eu tenho me programado para ler Balzac (minha próxima aquisição será Ilusões Perdidas, mas isso será dó depois do meu aniversário, que ainda tem muitos na frente e duas encomendas para chegarem em maio e junho com mais volumes... eu sou uma viciada...).

Contudo, eu já tinha escolhido Balzac para o tema dos contos de fadas (Pele de Onagro será o próximo a ganhar resenha, tão logo eu termine a do mês de maio), então, coloquei-o na reserva e acabei por colocar Hemingway no lugar.

Eu não sei quando leria O Velho e o Mar não fosse pelo Desafio. Provavelmente, quando alguém me desse de presente, quando então ele entraria para a lista de livros fisicamente presentes na estante para ler (saindo assim da lista mental de livros que tenho de providenciar para ler)...

E assim foi que passei o final de semana às voltas com O Velho e o Mar, um edredom (porque Gravatá estava fria esses dias) e uma longa trilha sonora de músicas incidentais.

Basicamente, a história trata de Santiago, um velho pescador de Havana, que, ao princípio da história, passou os últimos oitenta e cinco dias sem pegar nem um único peixe. A única pessoa que parece ainda ter alguma fé no velho é Manolin, um rapaz que já foi companheiro de pesca de Santiago, mas que, devido à má sorte de Santiago com os peixes, foi obrigado pelos pais a trocar de barco.

O tempo está bom e o mar, cheio de peixes. Ao octagésimo sexto dia, Santiago parte sozinho em seu barco e avança mar adentro, longe dos sítios que geralmente freqüenta, mais e mais ao largo.

Lá, encontrará o maior peixe que já viu na vida, com quem travará uma longa e dura batalha... uma longa, dura e triste batalha.

Eu terminei esse livro com uma estranha vontade de chorar. Não consigo atinar com certeza quem venceu a batalha – se o velho ou o mar. Se, por um lado, o velho superou a si mesmo em sua luta contra o peixe e, posteriormente, contra os tubarões, pergunta-se se tanto esforço valeu à pena naquele final.

Acho que é por isso que se fala que Hemingway é um escritor pessimista.

Apesar desse sentimento meio melancólico com que fechei o livro, eu entendi porque O Velho e o Mar - e Hemingway, de uma forma geral – é um clássico. Se a luta de Santiago com seu peixe é uma experiência muito particular, os sentimentos e dilemas com que ele se vê às voltas são extremamente familiares.

Admirável ainda – e uma lição que podemos tirar da história – é a persistência e determinação (alguns diriam teimosia) de Santiago; e sua nobreza, seu respeito ao adversário e suas desesperadas tentativas de proteger o peixe aos tubarões.

Não recomendo a leitura desse livro se você estiver terrivelmente deprimido, de outra forma, terminará o bendito aos soluços. Mas o recomendo para um dia de chuva, ou uma tarde tranqüila, para lê-lo com calma, refletindo sobre as tiradas de Santiago, poesia em forma de prosa.
Aline 26/10/2013minha estante
Sempre quis ler Hemingway, mas não sabia por que livro começar, ai escolhi este e comecei muito bem.

Jujkkkkkk 15/01/2023

Bem leeento
Sendo bem sincera, a leitura foi bem lenta, e a história não é muito interessante não? O velho passa 60 páginas sozinho caçando um peixe. Então se você não gosta desse tipo de livro, não leia pq c vai achar bem chatobkkkkkk

Felipe1503 01/11/2020

O velho e o mar
Um quadro pintado por um artista pode ser interpretado de várias formas por quem vê.
Uma música pode ter sentidos diferentes e despertar sentimentos diferentes dependendo de quem ouve.
Assim como ja li resenhas dizendo que esse livro é lindo, inspirador, fofo e que mostra força de vontade, perseverança e fé pra mim não representou muito disso.
Pra ser sincero foi bem ao contrário.
Acho que os livros, pinturas e músicas trazem consigo as cargas espirituais/psicológicas de seus autores. Quando descubro que Hemingway se suicidou tudo fica mais claro pra mim porque esse livro é tão depressivo.
Não achei a história grande coisa...achei pouco criativa. A forma da escrita de Hemingway é bem pra baixo mesmo..bem pessimista e o final é uma cachoeira de depressão e frustração.
Enfim...se pra alguns esse livro representou algo positivo, até respeito pq obras de arte são assim. Mas em minha experiência achei uma droga.

emlindh 15/03/2021

Simples e genial
Caramba, ta aqui um livro que eu já tinha ouvido falar mil vezes e ainda assim eu não fazia ideia de como seria. A ideia em si é tão simples que surpreende, apresentando diversas reflexões sobre a imagem do herói, o propósito da quest e tudo mais. Terminei o livro e tive que ir ver desenho pra sair da bad.

beckysoul 06/07/2020

Um livro sobre persistência
Essa é uma história sobre um velho solitário e a sua maior aventura em alto-mar. É com esse enredo aparentemente simples, de escrita fácil e despretensiosa, que Hemingway sabiamente nos envolve numa aventura total

junenate 07/03/2022

O livro tem todas as questões reflexivas do estilo do autor, mas a leitura em si não achei muito uau não...O final tem uma leve revelação que eleva a vibe da história e valoriza mais.
O livro é gostoso de ler, uma delícia. Super tranquilo, da pra ler em qualquer ambiente, com um vocabulário super de boa.

y o o n e 30/08/2022

O livro é muito bom, cercado de ensinamentos, mas acredito que não tenha o lido na melhor hora, pois a leitura pra mim foi super enfadonha e parece que pouco mais de 100 páginas viraram mil.

Léo Soares 16/08/2020

comecei essa leitura após ver a resenha da Tatiane Feltrin, e não me arrependo, pois foi uma ótima experiência.

Nesse livro vamos acompanhar a história de Santiago, um velho pescador que não pega nenhum peixe já faz 84 dias. o que fez ele ser considerado como um azarento pelos colegas.

Antes dessa infelicidade de não conseguir pescar nada, Santiago contava com a ajuda de um menino, que trabalhava com ele nas pescarias, porém o menino teve que arrumar outro barco, pois seus pais já não se agradavam destas pescarias sem resultado.

O menino, mesmo não trabalhando com Santiago mantinha uma grande amizade e preocupação com o velho pescador, pois tudo que aprendeu sobre pesca foi com ele.

Independente de todos esses infortúnios Santiago acreditava em si mesmo, e sem pensar duas vezes parte sozinho pro mar, apenas com a certeza que dessa vez, será diferente.

A partir desse momento ficamos apenas com Santiago e seus pensamentos, sonhos, tristezas e alegrias, enquanto navega em busca da sua tão sonhada pesca.

Nath Mel 20/06/2020

Romance que trata a solidão
O velho e o mar é um curto romance que pode ser visto como uma metáfora de uma vida de riscos, de buscar seus sonhos, e que no final, podem resultar em solidão ao lado de uma carcaça de peixe sem valor.

O autor retratou uma visão bem desesperançosa.

Júlia 22/08/2020

Não consegui me apegar aos personagens. Não foi uma leitura que me prendeu.
Pedro.Gondim 22/08/2020minha estante
:o

Mari 24/08/2020

Pra refletir
Um livro que comprei pra presentear e acabei me vendo lendo, navegando entre as páginas. Longe de ser algo que impressiona, a fotografia é linda e a mensagem chama pra reflexão.