O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Mandark 26/12/2021

Impressionante.
Uma das leituras mais lindas do ano na verdade é uma releitura. Sempre ouvi muitos elogios para a escrita do Hemingway... Mas é só quando mergulhamos em uma de suas obras que realmente compreendemos a força da sua escrita. É arrebatador. Acompanhar Santiago em sua luta é algo que nos marca profundamente como leitores. Belo e triste, cada parágrafo vem carregado de uma força que é quase como se pudéssemos sentir a linha contra as mãos, cortando e forçando nossas costas em uma batalha de dias contra o poder do mar.

Pri Paiva 04/04/2022

Determinação, orgulho e esperança transbordam nestas páginas
Mais um clássico lido com sucesso!
A história de O Velho e o Mar me prendeu do início ao fim. A narrativa é tensa como a linha do pescador Santiago.

Esta história trata de um último suspiro de um homem solitário querendo se provar para a sociedade.
Mas, este suspiro é longo e carregado de orgulho.

O VELHO E O MAR fala disso: orgulho. Orgulho até a última fibra do nosso protagonista para conquistar seu sonho.

Santiago se vê em uma situação na qual não consegue soltar a linha (literalmente), dando início a uma busca por reconhecimento e quem sabe uma vitória que lhe traga algum tipo de admiração àqueles poucos que o rodeiam.

Mesmo sozinho, ele enfrenta a oportunidade que lhe surge com muita confiança e uma garra inabalável em sua própria sobrevivência.

Ele luta com todas as forças para se provar, mesmo diante do mundo que vai "devorando" seu sonhos.

Seguindo com determinação e superando os limites que a vida lhe impõe, Santiago é um personagem atemporal e o livro é um clássico da literatura que merece ser lido.

Disotelo 29/08/2020

Uma Aula de Escrita
Confesso que eu sou um leitor muito exigente, até chato eu diria e essa é uma das poucas vezes na vida em que eu dou nota 10 prum livro, mesmo não gostando muito desse estilo de narrativa. Os diálogos são muito bem caracterizados e precisos, o enredo serve a diversos tipos de metáforas.
Não ha gordura nesse livro, cada frase é necessária, o autor nos fala muito dizendo pouco, cria um personagem sensível, sofrido e inesquecível.
Carolina 29/08/2020minha estante
O Hemingway é mesmo conhecido por ser sintético em seus textos, né?

Carolina 29/08/2020minha estante
Eu tenho esse livro, mas é outra edição, essa aqui:

Disotelo 29/08/2020minha estante
Sim, ele era jornalista antes de ser escritor, eu gosto que os autores tenham um certo grau de concisão.

Disotelo 29/08/2020minha estante
Ahhh, na verdade eu li no Kindle, não lembro qual foi a edição, essa coleção da Folha parece interessante.

Disotelo 30/08/2020minha estante
O Hemingway tinha uma teoria de que aquilo que o enredo mostra deve ser apenas uma sombra daquilo que não se mostra, algo assim.

Thalia 15/01/2022

?Um homem pode ser destruído, mas não derrotado?
Simples e profundo, esse livro é uma grande metáfora para como é a nossa relação com a vida, pois ela é como o mar, na visão do velho Santiago: A vida é incompreensível para a maioria de nós, mas mesmo sem saber o porquê, nos agarramos à ela. É uma história sobre um velho solitário e a sua maior aventura em alto-mar, com esse enredo simples, de escrita fácil e despretensiosa, que nos envolvemos numa aventura. Conhecemos Santiago afundo através de seus pensamentos e de suas conversas com peixes, pássaros, com o próprio mar e até consigo mesmo. O velho e o mar traz uma visão fantástica da perseverança e da vitória, o livro nos faz pensar que às vezes nem todo esforço grande pode trazer uma vitória na mesma proporção, e tudo bem! um homem pode ser destruído, mas não derrotado.

MaywormIsa 03/03/2024

Simples e cheio de reflexões
Depois de concluir a leitura, precisei de um tempo para refletir sobre tudo o que passou nessa história comovente, que nos enche de esperanças de que a sorte do velho Santiago irá voltar.

Hemingway fez um excelente trabalho na escrita de "O velho e o mar", nos mostrando como um enredo simples, sem grandes alegorias, consegue entregar uma leitura cheia de reflexões sobre a vida, o envelhecimento, a amizade, a compaixão genuína, e o respeito pela natureza.

Os personagens Santiago e Manolim são muito carismáticos e gente boa, mesmo diante das adversidades, eles mostram que há força interior para passar por estes momentos. A amizade de ambos é muito bonita, e foi impossível não ficar com os olhos marejados no reencontro dos amigos, no final da jornada perigosa do velho Santiago.

A história é sobre esse senhor de idade, que outrora já havia sido um grande marinheiro, cheio de experiências e aventuras, mas que neste momento, se sente abandonado pela sorte pois está há 84 dias sem conseguir pescar. Seu aprendiz, um menino chamado Manolim, é obrigado a servir a outro marinheiro a pedido dos pais, e assim, Santiago se vê sozinho para encarar a maior aventura dos últimos tempos: se lançar ao mar a procura de um peixão!

Durante essa aventura, que acompanharemos torcendo pelo sucesso de Santiago, vamos conhecendo seu eu interior, que é muito forte, muito nostálgico e muito desprovido de maldade. Por várias vezes agradeceu ou pediu desculpas pela pesca de um peixão bem teimoso que estava dando trabalho para ser finalmente pescado.

Durante a leitura fiquei pensando a respeito de o peixe representar simbolicamente a força e a potência de um Santiago mais jovem, que não desistia fácil. Os tubarões me remeteram às dificuldades que encontramos no caminho e que muitas vezes não temos como escapar de suas consequências e as perdas que nos trazem, e por fim, o menino Manolim me pareceu simbolicamente a esperança de Santiago,pois seria a junção do velho e o novo, do dia de ontem e o dia de amanhã e assim por diante. Manolim ainda é um menino, e na perspectiva de Santiago, poderia ser algo que para ele já passou (a infância) e na perspectiva do próprio Manolim, seria o futuro, pois ele irá crescer e viver suas próprias aventuras.

Como eu disse, o enredo é bem simples, a leitura é fluída e Santiago conseguiu segurar o livro sozinho com seus pensamentos em voz alta e suas memórias do passado. Minha experiência de leitura foi muito boa e eu fiquei satisfeita.
Leo Moura 04/03/2024minha estante
Também gostei muito desse livro, curtinho, mas não saiu mais da mente. Muito leve e verdadeiro.

Josimar_Cruz72 11/03/2021

Quem é o "Vilão" ? O velho,O mar ou A Sorte ?
Neste Clássico de Ernest Hemingway, vemos novamente seu grande espetáculo como escritor, criando uma das mais belas histórias que já li e deixando preso do começo ao fim com todos os pequenos detalhes que podemos tirar de "O velho e o Mar".
Tudo nesta história é fantástico, os monológos, as cenas, as paisagens descritas e todono sofrimento do velho em que mesmo nesse estado decide enfrentar o mar.
Mas a fim de que ? Para saber isso, leia esta Grande Pequena História.

Brennda 28/11/2021

Poético!
Escrita poética que na simplicidade fantástica dos ocorridos nos mostram mtas camadas de sentimentos. Gostei bastante!

Jeff_Rodrigo 02/10/2023

Foram muitas as impressões. Mas a figura do homem velho, cheio de pensamentos que o atormentam e que luta com todas as suas forças para capturar "o grande peixe", tendo, assim, o seu momento derradeiro de glória, me fez refletir sobre o orgulho e o tão ridículo que podemos ser diante da incapacidade de reconhecer os nossos próprios limites.
Também me fez lembrar da primeira vez em que pesquei - vez essa, em que deixei o meu primeiro peixe escapar.

ferbrito__ 28/12/2022

Por falarem muito bem do livro eu estava com expectativas altas, então esperava mais. Contudo, é um livro recheado de lições e reflexões, então gostei bastante.

Leila171 22/01/2021

Forte e lindo.
Lido em duas horas, estou impactada e ainda tentando entender tudo que esse livro provocou em mim.
Hemingway entrega, nessa pequena história, mais que a aventura de um velho pescador. É um conto sobre a perseverança e o sentido, ou a falta dele, em nossas batalhas diárias.
??

Leiam, simples assim!!!
dani 22/01/2021minha estante
Obrigada pela indicação de leitura ?

Leila171 22/01/2021minha estante
Espero que você goste! ?

dani 22/01/2021minha estante
Obrigada!

Beto 17/10/2020

Livro espetacular, leitura gostosa que você tem que ir apreciando aos poucos para não acabar.

Marcus.Santana 07/12/2023

História curta, simples e profunda.
Lido em uma "sentada", mas me tocou profundamente.
Com certeza em algum momento da leitura você se identificará com o velho, com o garoto ou com qualquer dos animais que surgem de maneira tão expressiva dentro deste enredo.
Você terá um prazer e um incômodo reflexivo indescritível do início ao fim.
Sua narrativa demonstra a importância da resiliência e sabedoria diante de possíveis dificuldades da vida.
Uma das presentes lições transmitidas é perceber a solidão como meio de valorizar a liberdade e compreender que momentos tristes e difíceis são necessários para exaltar àqueles alegres e prazerosos.
O livro não é sobre pesca, mas sim, sobre solidão, esperança, questionamento, empatia, amizade e autorelugação emocional diante das dores e das frustações.
Recomendo muitíssimo!
Lucs 07/12/2023minha estante
Bacana sua resenha, pra mim a luta contra algo impossível foi a representação da velhice em si. Apesar de todo o esforço, de toda a resiliência o destino é inevitável.

Amani.Cruz 04/04/2022minha estante
Adorei a resenha! Pra mim a leitura também foi bem reflexiva!

Oliver9 31/01/2023

Pra mim é um não
Estava ansioso pra ler esse e achei muito, mas muito chato. Talvez o problema tenha sido comigo por ter colocado expectativas demais.
paloma519 31/01/2023minha estante
ai, eu amei tanto esse livro ??