Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Pacp0 03/02/2024

Eu adorei o livro, a segunda leitura do ano e valeu muito!! Uma pena que eu não posso falar muito; a primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.

LivroAleatorio 03/02/2024

Autodestruição, sociedade, masculinidade
Em "Clube da Luta" a gente acompanha a trajetória do protagonista após uma tragédia ocorrer em sua casa durante uma viagem.
A partir daí, o protagonista encontra Tyler Durden e a "amizade" dos dois vai se iniciar. Depois o Clube da Luta e suas regras serão criadas, gerando a trama e os desdobramentos da história.

O livro traz uma crítica social (principalmente dos EUA), fala sobre o coletivo e o comportamento humano, critica grandes corporações e a falta de um sistema de saúde estadunidense.
O livro também faz uma crítica a sociedade pacata, a vida perfeita, parada, estagnada e como os seres humanos não podem ser felizes assim. Mesmo assim eu não consigo simpatizar com esse livro, sinto muito.

Pra mim apesar de um plano de fundo com as tais problemáticas e questões interessantes, o livro vai tratar isso através de um olhar puramente "de macho" como o próprio autor faz questão de mostrar no posfácio dessa edição.

Fala do autor:
"E ao mesmo tempo as livrarias estavam cheias de livros como O clube da felicidade e da Sorte, Divinos segredos da irmandade YA- YA e Colcha de retalhos. Eram todos livros que apresentavam um modelo social para mulheres se reunirem. Sentarem-se juntas e dividirem suas histórias. Dividirem a vida. Mas não havia um livro apresentando um novo modelo social para os homens dividirem a vida."

E assim, o tal "modelo social" seria o que? Homens se espancando, mijando na comida dos outros, colocando cenas de pornografia em filmes infantis, ameaçando cortar as bolas uns dos outros, menosprezando a vida etc. Tudo envolto numa atmosfera de degradação, autodestruição e a imundice. Isso é masculinidade? Só genitais e violência? Acho que não, né?

"Talvez o autoaperfeiçoamento não seja a resposta. Talvez a autodestruição seja a resposta." (E ele leva a sério, viu?)

"O que você vê no clube da luta é uma geração de homens criados por mulheres." (Eu aposto que essas mães não levam a vida pacata do portagonista)

"Cada um de nós tinha que levar doze carteiras de motorista para Tyler. Isso provaria que cada um de nós tinha feito doze sacrifícios humanos." (O motivo dos sacrifícios? Nenhum, eram pessoas aleatórias na rua)

Fora isso as únicas duas personagens femininas em toda a trama são uma paciente oncológica com duas falas e que está desesperada por sexo e a Marla, que é apresentada da mesma forma. Se as duas fossem trocadas por sacos de batatas dava na mesma. Sério. E tudo o que for relacionado ao feminino é pejorativo.

"Mesmo com os olhos roxos e os cabelos loiros cortados bem curtos, você vê o rosto belo e sério sem nenhuma ruga ou cicatriz. Coloque um vestido nele e o mande sorrir e virar uma mulher. O anjinho fica parado com os dedos dos pés encostados na porta da frente" (nota: de repúdio)

Apesar de tudo isso, e eu não sou de criticar livros em resenhas, achei que é bem escrito no que ele se propõe, mesmo que eu não tenha gostado tanto da experiência. Esse livro me fez refletir sobre questões importantes, tem um plot twist interessante e um fechamento realmente bom para a história.

Crisvity 03/02/2024minha estante
Adorei a resenha, você colocou em palavras o que eu não consegui explicar quando li esse livro kkkkk é cada coisa absurda, aquela cena do sabão foi um leve trauma Kkkk

LivroAleatorio 03/02/2024minha estante
Fico feliz em saber!! Obrigada ?

Nicx_1513 03/02/2024minha estante
Amiga, eu tava pensando em ler esse livro, você acha que vale a pena?

LivroAleatorio 03/02/2024minha estante
Olha Nicx, se você já tiver o livro eu diria para você ler e ver se gosta. Eu me incomodei com algumas coisas, mas talvez você não se sinta incomodada. ??

Nicole779 12/02/2024minha estante
To pensando em ler mar só uma perguntinha,não tem cena pesada relacionada com aqueles tipos de abusos mais pesados (aqueles sabe) ?

LivroAleatorio 13/02/2024minha estante
Não tem violência sexual, mas é um livro com outras violências, Nicole

Diego627 01/02/2024

Clube da luta
A primeira regra do clube da luta:
Você não fala sobre clube da lua
A segunda regra do clube da luta:
Você não fala sobre o clube da luta.
fontbooks 01/02/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

MicaelaXavier 01/02/2024

Quase igual ao filme
Leitura fluida, perfeita, um livro muito bom. Ótimo pra criticar a sociedade e o consumismo, o tudo e o nada, a necessidade de algo a mais.

sara 28/01/2024

Clube da luta
Surreal, um personagem incrível, sentimos odio e admiração ai mesmo tempo, por tudo que ele é, ou por tudo q ele criou, é tudo que somos, bons e maus ao mesmo tempo.

Thais.Domingues 27/01/2024

Em poucas palavras .
Um livro caótico , transgressor e controverso que eu ADOREI !!!!!Narrativa rápida ,anti-heróis interessantes e um final de explodir cabeças .

juliterally 27/01/2024

QUEBRANDO A REGRA N°1
Já conhecia a história muito bem, mas foi gratificante poder finalmente ler o livro. Conseguiu de alguma forma aumentar minha admiração pelo trabalho do Fincher, o que eu julgava ser impossível de aumentar. E escancarou a excelência da atuação do Brad, do Norton e da Helena.
Talvez o filme tenha feito muitos acreditarem que a trama gira em torno do "plot" do narrador e do Tyler serem "a mesma pessoa", mas não é. Clube da Luta vai muito além disso, a escrita de Palahniuk é viciante e te faz sentir algo muito similar com a tensão psicológica vivida pelos personagens.
É uma história de amor. Toda a dinâmica Narrador-Marla-Tyler joga na nossa cara a superficialidade dos amores modernos e o desespero de pessoas vazias de amarem alguém para dar sentido a vida. De fazerem parte de algo. De seguirem regras.
Sempre pontuei que essa obra, tanto como filme, quanto como livro, é mal compreendida em diversos níveis. Porém não acredito que isso seja um atestado de falha, pelo contrário, é uma prova de que a crítica elaborada é muito certeira.
No fim das contas é tudo a cópia de uma cópia de uma cópia.

ClaraGostaDeLer 27/01/2024

Melhor triângulo amoroso
MUUITO BOM, a escrita pode ser meio concreta mas ainda assim é bem fácil de ler! os personagens são bem caricatos e gosto de como as coisas se desenrolam. os detalhes do livro que não foram para o filme se apresentam cruciais e, mesmo sabendo o plot, o final sempre me pega muito

beatriz 26/01/2024

O melhor triângulo amoroso que eu li, gostaria de ter lido ele sem saber do plot, afetou a leitura porque li já sabendo o que esperar, se vc não sabe do plot, pode ler col vontade o livro é perfeito

maitsunam1 25/01/2024

Regra numero um: não fale sobre o clube da luta
Eu gostaria de nao ter assistido ao filme antes de ler esse livro. uma grande obra, um livro envolvente que te prende na leitura, paragrafos super dinâmicos, sacadas engraçadas e uma historia que jamais foi contada antes. me surpreendi com o autor e seu jeito de te conduzir pela historia de um homem sem nome , seu grande amigo (e meio louco) tyler durden e marla singer. não é uma leitura difícil, não é um livro longo, recomendaria para alguém que quer uma história envolvente e personagens cativantes

Ribeiro 25/01/2024

Permita-me quebrar a primeira regra.
Clube da luta é uma obra para quem busca diversão com reflexão. O enredo não é complexo, porém a narrativa é conduzida com um primor ímpar por parte do autor. Além disso, as personagens são interessantíssimas, sendo capazes de nos prenderem à trama como quem acompanha um relato pessoal de um conhecido. Em suma, leiam!

thaisquecida 24/01/2024

As coisas que você possui acabam possuindo você
O livro fluiu muito bem pra mim, parecia que eu via o filme completo nas palavras, mas se eu não tivesse a base do filme acho que a historia ficaria confusa pois não tem muito descrição dos lugares onde eles se encontram, mas mesmo assim gostei muito da narração e do jeito que é feita , pois assim não ficou uma leitura cansativa pra mim.
Os personagens são bem enigmáticos fazendo você ficar preso na historia, e os mais importante é a mensagem que o livro quer passar, acho uma critica muito atual e ela é jogada na sua cara a todo momento.
O final é diferente do filme mas não me desagradou.

Kiu 24/01/2024

A primeira regra do clube da luta é : Você não fala sobre o clube da luta.

A segunda regra do clube da luta é : Você não fala sobre o clube da luta.

Kmil4_7 22/01/2024

É ótimo leiam. Tem um plot muito bom, a leitura é detalhada, mas muito boa. Demorei pra ler por falta de tempo.

Habib's 21/01/2024

Foda
A escrita e a narrativa são bem diferentes mas é interessante pra krl
Eu já sabia do plot twist mas msm assim eu me surpreendi de tão bem escrito, eu amei apesar de ficar meio chato as vezes